O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 25 de março de 2010

edição 1.829: EDITORIAL - Seja solidário vote consciente

Quando chega o Natal, a Páscoa, é natural que as pessoas façam campanha em favor dos menos favorecidos. Faz parte da sensibilidade humana fazer o bem .
Mas não se engane com os lobos vestidos de cordeiros, pois as eleições estão aí e o tapinha nas costas, batizados, velórios, começam a fazer parte do dia-a-dia dos políticos. Não se deixe enganar, vote consciente, quem sabe assim acabe a corrupção na política.

CHARGE

POLITICA - Agora só falta o agravo para ação subir à Brasília

O processo que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” moveu contra o prefeito e o vice de Içara, está desde o dia 16 de março, aguardando o agravo para que possa ser julgado em Brasília.



O processo que a coligação “Por Uma Içara Mais forte” (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), para a retirada de diploma, está desde o dia 16 de março esperando o agravo do Tribunal Regional Eleitoral, ou seja: dentro de poucos dias o processo irá ser encaminhado até o Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, onde será sorteado o ministro que irá analisar o caso, para então ser levado até a votação do juiz.
Conforme a advogada de defesa Katherine Schreiner, o agravo ainda levará uns dias para sair. “Acho que sairá depois da Páscoa, pois recém terminaram de montar o agravo do Gentil e ainda falta o do Zanolli”, relata,
Ela explica que também serão intimados os dois advogados de acusação, Gabriel de Souza e Fabiano José Castanhetti, para a apresentação das contra-razões. A advogada relata que a expectativa são boas. “Depois que o processo for para Brasília, também estará fazendo parte Fernando Novais, e nossas expectativas são muito boas”, declara, argumentando que usará como defesa as provas que não existiu o “caixa 2”, como foi alegado.
“O dinheiro que foi gasto teve nota fiscal, recibo e origem. Na prestação de contas do partido, está estipulado que foi gasto pelo partido, só na prestação de contas do Gentil que não foi o recibo”, finaliza.
Até o fechamento da edição a equipe do JI não conseguiu localizar os advogados de acusação Gabriel de Souza e Fabiano José Castanhetti.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Todos ficaram chocados com o que saiu na imprensa, pois, na semana passada, Zé Grilo, confirmou apoio à Dóia”. Vereador André Mazzuchello Jucoski (PSDB), Polakinho, na reunião de domingo, no Balneário Rincão, que tratou do afastamento de José Carlos Galdino (Zé Grilo), da presidência do subdiretório tucano no Distrito.

Tucanos do Rincão
definiram nesta quarta-feira a nova comissão do subdiretório do Distrito Balneário Rincão, em Içara, depois que os componentes entregaram o cargo e pediram o afastamento de José Carlos Galdino da presidência, por ter dado declarações na imprensa de que eles apoiariam Tati Teixeira e não mais Adilor Guglielmi, o Dóia.
Presidente: Amarildo Oliveira; 1º secretário: José Canto; 1º tesoureiro: Sebastião Geraldo dos Santos; 1º vogal: Ídio Zanette; 2º vogal: Ivanir Pacheco; 3º vogal: Dionísio Freitas e 4º vogal: Geovani Martins da Silva.
Agora, vamos ver se os tucanos do Rincão mantem o ninho fechado em favor de Dóia

Ex-prefeito
Júlio Cechinel, indicado pelo PP, e o presidente da Câmara de Vereadores Acirton Costa, homologado pelo PMDB, são os candidatos a presidente do Hospital São Donato.
E na última hora, con-trariando o partido, Joaci Domingos Pereira, colocou o nome a disposição.
E depois dizem que o hospital não é movido a política.

Pais
professores e Secretaria de Educação deveriam se preocuparem com a repercussão e as conseqüências do uso das chamadas pulseiras do sexo por crianças e adolescentes.
A orientação maior cabe aos pais, que devem ter um diálogo franco com os filhos, explicando a eles os perigos associados a essa “brincadeira”.
O recado foi dado.

A Administração Municipal de Içara
renovou nesta terça-feira o contrato com Associação de Moradores do Balneário Rincão (Ambar), sendo que a Secretaria de Saúde de Içara continua responsável pela ma-nutenção dos serviços prestados pela ambulância e a mesma continua à disposição dos moradores do Distrito.
De acordo com o subprefeito José Eloir do Nascimento, apenas uma cláusula foi adicionada. “A cada três meses será apresentado pela Secretaria de Saúde relatório dos serviços prestados com a ambulância, bem como sobre as condições do veículo, que fica sobre inteira responsabilidade da Administração Municipal”, explicou.
A administração continua oferecendo motorista residente no Distrito, combustível, manutenção e “tudo que for necessário para atender a comunidade do Distrito”, ressaltou Gestora de Saúde de Içara, Mira Dagostim, na presença do presidente da Ambar, Lázio Dionísio; e demais membros da associação de moradores.
Vamos ver quanto tempo dura esse casamento.

GERAL - Exames de Mamografia são oferecidos nos bairros

Campanha de incentivo a prevenção do câncer de mama, que teve início em setembro e irá até junho, já realizou três mil exames e a metá é chegar a 7.500, através de ações intensificadas.



A agenda de atividades da Secretaria de Saúde de Içara na busca da prevenção ao câncer de mama, que teve início no mês de setembro, continuará até junho e cuja meta é realização de 7.500 mamografias, sendo que até hoje já foram feitos mais de três mil exames.
Durante a quarta-feira, aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Esperança, das 8h às 17h, ações de coleta de preventivo do câncer de colo uterino, exame clínico de mamas, solicitação de mamografias, coletas de exames de HIV e a confecção do cartão Sistema Único de Saúde (SUS).
Já no sábado, dia 27, as ações serão realizadas no bairro Jardim Silvana, também das 8h às 17h.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense (Casmi), Maristela Vitniski, além dos serviços básicos, as presentes terão orientação ao planejamento familiar, massoterapia, orientação psicológica e distribuição de brindes. Ela também afirma que o trabalho possibilitará que mulheres acima dos 35 anos tenham o direito de realizar um exame de mamografia, conforme critérios preestabelecidos pelo Programa Sismama.
Já a gestora municipal de Saúde, Mira Dagostim, informa que em todas as 17 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas nove unidades subordinadas, são oferecidos exames de mamografia, “mesmo que as ações intensificadas ainda não te-nham chego ao bairro ou que já tenham sido realizadas. Basta que as mulheres busquem as informações no próprio bairro, com a enfermeira responsável para garantir seu direito ao exame”, finaliza a gestora.

POLÍCIA Jovens de Içara tem até o dia 30 de abril para comparecer a Junta Militar-

Os jovens nascidos em 1992, que irão completar 18 anos este ano, devem se apresentar a Junta MIlitar, para se alistar ao serviço militar, cujo prazo final está marcado para 30 de abril.



O governo municipal, por meio da Junta do Serviço Militar, solicita que os jovens que nasceram em 1992 e completam 18 anos, durante este ano, façam o alistamento nas forças armadas, até o dia 30 de abril.
As inscrições são realizadas na Junta Militar, que fica anexa ao Posto do Sine, em frente ao INSS, na Travessa Padre Boleslau, sala 2, no Centro de Içara.
De acordo com o secretário Almir Bortolotto, o horário de atendimento é, de segunda-feira a sexta-feira, pela parte da manhã, das 8h às 12h.
Os jovens já começaram a comparecer esporadicamente de acordo com o secretário, sendo que já foram contabilizados228 inscritos, mas a maior procura mesmo fica durante às últimas semanas.
No ano de 2009, a meta esperada de apresentações, que era de 800 jovens, não foi atingida, sendo que apenas 557 compareceram. Este ano os números podem superar a marca anterior e ser possível alcançar a meta esperada.
O governo federal não tem recursos financeiros o suficiente para manter as despesas com o serviço militar, por isso todos os jovens que se alistam recebem a dispensa, mas ficam de sobreaviso, em caso de um ameaça nacional, podem ser convocados a qualquer momento.
A cerimônia anual do alistamento está para acontecer no dia 19 de agosto, na Praça da Juventude Fernando Pacheco, no Centro, podendo ser alteradas a data ou local devido ao tempo.

VARIEDADES - Município de Içara na rota do turismo em Florianópolis

Assim como outras quatro cidades, Içara está representando a região carbonífera durante o 1º Salão Catarinense de Turismo, que está sendo realizado no Centrosul, em Florianópolis.






A Capital do Estado será palco do 1º Salão Catarinense do Turismo, até o próximo sábado, recebendo, no Centrosul, os municípios que fazem parte do roteiro turístico Encantos do Sul de Santa Catarina, que compreende a região de Paulo Lopes até Forquilhinha.
As cidades de Içara, Criciúma, Urussanga, Nova Veneza e Forquilhinha estarão representando a região carbonífera com artesanatos, produtos coloniais e a divulgação dos roteiros e atrações turísticas de cada local: o mel de Içara, as máscaras de Nova Veneza, as tradições germânicas de Forquilhinha, o roteiro de carvão de Criciúma e os vinhos Goethe, de Urussanga, estarão atraindo o público para a degustação e gerando negócios rentáveis para os municípios da Região Sul.
“Somos parceiros dos municípios para o desenvolvimento do turismo e o crescimento da região. O governo do estado sempre foi o principal incentivador do turismo sustentável”, ressaltou o gerente de Turismo, Cultura e Esporte da Secretaria Regional de Criciúma, Cleberson Nichele. .
“A participação dos nossos municípios garante integração para podermos apresentar os roteiros e ainda nos mostra como devemos fazer para obtermos retorno financeiro com o tur ismo integrado”, destacou a diretora de Turismo de Urussanga, Patrícia Mazon, durante a posse de Murilo Bortuluzzi como coordenador do roteiro Encantos do Sul.
Além de Murilo, que vai coordenar os trabalhos nos 30 municípios do Sul, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, também empossou outros nove coordenadores, um para cada Instância de Governância, nomenclatura usada para definir as dez regiões turísticas do Estado.
O 1º Salão Catarinense de Turismo é uma promoção da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e SANTUR, com incentivo do Funturismo, e o objetivo é promover produtos, atrativos e comercializar roteiros das 10 regiões turísticas do estado, além de discutir as tendências do setor. O evento iniciou na última segunda-feira (22) e até o fechamento no sábado (27) são esperados mais de 30 mil participantes, entre especialistas em turismo, estudantes, profissionais, agentes de viagem e o público final.

ESPORTES - Adversário não comparece e Praia se classifica no Suíço

A equipe do Arceno não compareceu, na noite desta quarta-feira, e o Praia venceu por WO e se classificou para a próxima fase do Campeoanato de Futebol Suíço Noturno do Barracão.



Dando continuidade na última rodada da primeira fase do Campeonato Suíço Noturno do Barracão, na noite de ontem foram realizados mais duas partidas.
No primeiro confronto a equipe do Arceno não compareceu e o Praia foi considerado vencedor da partida por WO, e com isso ficou com a última vaga restante e se classificou para a próxima fase. E quem ficou fora da competição foi o Içara Gesso/CPAI que dependia da derrota do Praia para ficar com a vaga.
E finalizando a rodada, o Viliçara não entrou em campo e a Farben venceu também por W0.
Na chave A já estão classificados para a próxima etapa: Ciclosul (13 pts), Farben (12 pts), Tchê Comunicação (7 pts) e Pedreira (6 pts).
Na chave B os classificados são: Marlan Embalagens (9 pts), Cebola Automóveis (9 pts), Primos(8 pts) e Praia (7 pts).
Na sexta-feira, inicia a segunda fase, às 20h, como o jogo Tchê Comunicação x Cebola, e às 21h, Praia x Ciclosul.
Já foram realizados 30 jogos e as redes foram balançadas 152 vezes, dando uma média de cinco gols por jogo.
A competição é organizada pela Liga Atlética Içarense (LAI)