O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

DISTRITO - Moradores do Loteamento Ijule próximos de receberem as escrituras

De acordo o presidente da Associação de Moradores do Loteamento Ijule, Osni Otásio, cada um dos 528 moradores, quites com a entidade, deverão receber a escritura no prazo de 90 dias.

Devem ocorrer nos próximos dias a finalização de um acordo entre os moradores e possuidores de terrenos do Loteamento Ijule, parte central do Baneário Rincão, com Dauro Martinhago, que ganhou o direito das terras na justiça.

Cada um dos 528 donos de lotes deverá pagar entre R$ 1,3 mil e R$ 2,9 mil pela liberação dos terrenos. Além dos valores pagos Dauro Martinhago receberá dos familiares de João Cardoso 30 hectares de terras na Zona Sul, próximo a Barra Velha.

Segundo o presidente da Associação de Moradores, Osni Otásio, somente receberão a escritura dos terrenos do Loteamento Ijule II as pessoas que estiverem com as mensalidades em dia com a entidade. “Estamos preparando uma grande confraternização para comemorar essa vitória e isso deve ocorrer até o final do ano”, finaliza Otásio, que não esconde a alegria da conquista, que para muitos moradores era uma causa perdida.

A disputa, que vem ocorrendo há muitos anos, deve ser finalizada no prazo de até 90 dias.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Feira de Exposição de Móveis atraiu público no Clube Ipiranga

Para lojistas e consumidores em geral, a mostra estadual de móveis, coordenada pela gerência da empresa De Lucca Móveis, atraiu um grande número de pessoas durantes os dois dias de exposição.

A Sociedade Esportiva e Recreativa Ipiranga, no Centro de Içara foi palco, nos dias 20 e 21 de julho, de uma Mostra de Móveis.

O evento de nível estadual objetivou primeiro o público dos comerciantes lojistas e, posteriormente, o público em geral.

Camas, armários, guarda-roupas, sofás, mesinhas de canto e outros móveis do gênero, fizeram parte da exposição.

Segundo um dos vendedores da mostra, Alex Amâncio, cerca de 200 pessoas passaram pelo local no primeiro dia.

Outro vendedor, Agnaldo Batista, conta que o fluxo de visitantes foi bem maior na parte da noite. “De dia é mais parado porque os comerciantes estão trabalhando”, contou.

A feira estadual geralmente é realizada em Balneário Camboriú, sede de uma das empresas que fornecem os móveis.

Entretanto, o público da Região Sul tinha muito transtorno em se locomover para o Norte de Santa Catarina, bem como comerciantes do Rio Grande do Sul, onde outra empresa que fornece os móveis tem sede.

Essas fábricas, respectivamente, são a Estovale e a Kappesberg.

Segundo o gerente da De Lucca Móveis, Paulo Roberto Brígido, o evento agora é sediado em Íçara, pelo fácil acesso a BR-101, serve para suprir a necessidade dos comerciantes do sul.

Para isso, as empresas que antes só forneciam os móveis para venda na mostra, agora vendem todos os produtos para o De Lucca Móveis, com 40% de desconto.

Brígido diz que esse desconto é repassado aos clientes. “A mostra é só para ajudar os comerciantes daqui, por isso os clientes compram tudo com o mesmo 40% de desconto”, explica o gerente.

Quase todos os móveis foram vendidos. Os que sobrarem ficarão à disposição na loja De Lucca, no Centro de Içara, para venda aos consumidores.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Furto em CEI do PV assusta professores

Na madrugada desta terça-feira, dia 21 de julho, o Centro de Educação Infantil (CEI) Alegria do Saber, do Bairro Presidente Vargas, foi invadido por ladrões. O fato foi percebido, às 6h45min de ontem, pela merendeira Sandra Mara Cardoso, quando abriu o centro escolar e foi quem acionou a Central 190, da Polícia Militar (PM).

Ela encontrou rombos no forro de PVC da varanda da escola, na sala da secretaria e de uma das salas de aula (cujas portas foram arrombadas).

Segundo a diretora, Jussélia Dagostin de Freitas, foram levados da secretaria um computador, duas impressoras, 30 CD’s de dados e um aparelho de estufa para folhas sulfites. Da sala de aula, foram furtados uma televisão de 14” e um aparelho de som.

A dedução da PM é de que os ladrões, primeiramente, arrombaram o forro da varanda e cortaram os fios do alarme, da eletricidade e da linha telefônica, que passa por cima do forro. Depois desceram na Secretaria e arrombaram a porta para levarem os equipamentos, e o mesmo fizeram na sala de aula.

Pela manhã, as aulas foram canceladas, mas à tarde voltaram ao normal.

Os danos materiais já foram reparados, antes da Perícia fazer análise. A diretora alegou ter dado prioridade aos alunos.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Grupo armado invade empresa Giassi.com de Içara e faz reféns

Cinco bandidos fortemente armados não conseguiram roubar o cofre da empresa e fugiram levando vigilantes no carro de um funcionário, que foram abandonados no Rio Maina, em Criciúma.

Cinco homens invadiram a empresa de confecções Giassi.com, em Içara, na madrugada desta terça-feira, segundo relato da Polícia Militar (PM).

O grupo tentou roubar o cofre da empresa, mas não conseguiu. Eles fugiram levando dois vigilantes como reféns e um automóvel. As vítimas foram libertadas e o carro recuperado instantes depois.

Segundo o sargento da PM, José Augusto Rodrigues, os assaltantes entraram na Giassi.com, localizada às margens da Rodovia SC-444, no Bairro Barreira, por volta das 2h.

Armados, eles renderam dois vigilantes e um grupo de funcionários que estava trabalhando no local. As vítimas disseram à polícia que os bandidos queriam roubar o cofre da empresa, mas não conseguiram.

Eles abortaram o assalto e fugiram levando dois vigias como refém em um Fiat Uno, com placas de Criciúma. Segundo informações preliminares, o carro seria de um funcionário da empresa.

As vítimas foram liberadas e o veículo abandonado no Bairro Rio Maina, em Criciúma, horas depois. Até o fechamento da edição ninguém foi preso.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara discute Plano Diretor em oficinas

Representantes das associações de moradores dos bairros de Içara, núcleo gestor e demais interessados participam da Oficina Geral para discutir o Plano Diretor (PD) do Município de Içara, uma ação da Administração Municipal através da Secretaria de Planejamento. O primeiro encontro aconteceu nesta terça-feira, no auditório da Cooperaliança.

De acordo com o secretário de Planejamento, Diego Vittorassi, a oficina servirá para capacitação das lideranças das associações de moradores. “Cada representante de bairro deve voltar à comunidade com material que será discutido entre eles, para que concluam o que é melhor para cada localidade”, explica Vittorassi.

O material final deve ser entregue até o dia 11 de agosto, na secretaria de Planejamento, no Paço Municipal de Içara.

Segundo a Coordenadora do PD de Içara, Yona Brescianini, representante Consorcio Hardt Engemin, empresa responsável pelo Plano, grandes cidades tornaram-se referência em planejamento em função da antecipada fixação do Plano Diretor. “É importante esclarecer que o Plano Diretor não serve para tratar de problemas, como buracos nas estradas, e sim para orientar o crescimento e funcionamento do município”, finaliza Yona.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Secretaria de Obras revitaliza Praça Matriz São Donato

Secretaria de Obras do município de Içara e o Departamento de Trânsito realizam uma série de melhorias em ruas do Centro e na Praça Matriz São Donato, que recebeu além da ampliação na iluminação, pinturas e limpeza de todo calçamento.

Várias ruas centrais estão recebendo sinalização horizontal (pintura de faixas de estacionamento e de pedestres). Uma delas é a Coronel Marcos Rovaris.

“Os serviços seguem um cronograma de trabalho elaborado entre os dois órgãos competentes”, explica o chefe de Departamento de Transito, Paulo Preiss Neto, que alerta para a interrupção de algumas vias ainda nessa semana.

Nesta quarta-feira, o trabalho segue nas Ruas Henrique Lage (lateral do Supermercado Giassi) e Duque de Caxias (Colégio Salete Scotti), a partir das 7horas da manhã. Se estiver chovendo os serviços não serão executados.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Buracos na Rua Henrique Lage prejudicam tráfego de veículos

A cada chuva que cai a um grande buraco existente na Rua Henrique Lage, no Bairro Primeiro de Maio, enche de água, problema que não é novidade para os moradores do local.

Os moradores da Rua Henrique Lage, esquina com a Rua José Alencar, no Bairro Primeiro de Maio, e os motoristas que circulam pelo acesso, são obrigados a conviver, diariamente, com os buracos nas estradas. A situação piora quando chove.

O vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, é autor da Indicação n°257/09, afirma que “esta medida prende-se ao fato de haver muitas reclamações dos usuários e dos moradores daquela rua”.

Conforme Nilda Jesus Ávila, que reside no bairro há 34 anos, quando chove, as bocas-de-lobo entupidas fazem a rua alagar, enchendo os buracos da esquina, criando uma armadilha para os carros que trafegam por ali.

“Por muito tempo foi meu marido quem desentupiu as bocas-de-lobo, evitando que os buracos na esquina ficassem alagados, mas, recentemente, ele fez uma cirurgia e ninguém mais realiza o serviço. Por muitos anos pedimos ajuda à Administração Municipal e nada foi feito", explica a moradora.

Segundo informações da Secretaria Municipal de Obras, até ontem, dia 21 de julho, cinco dias depois da emissão da Indicação, o documento ainda não havia chego até os responsáveis para ececução dos serviços. Acrescentaram que não existem reclamação dos moradores das ruas.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gentil da Luz diz que o comitê gestor é cargo de confiança

O presidente da Câmara de Vereadores Acirton Costa soltou o verbo contra o Comitê Gestor, que diz ter funcionário fantasma, enquanto o prefeito afirma que a equipe está trabalhando.

O presidente da Câmara de Vereadores de Içara, Acirton Costa (PMDB), na sessão de segunda feira, voltou a tocar em um assunto, que causou desconforto a Administração Municipal de Içara.

Ele citou que o Comitê Gestor que não poderia estar recebendo salário pois os cargos ainda não foram criados pelo prefeito Gentil da Luz, e o projeto ainda nem passou sequer pelo crivo dos vereadores.

Costa disparou a metralhadora contra o economista e ex-vereador Murialdo Gastaldon, do Partido Democrático Trabalhista (PDT) um dos gestores. “O expediente na prefeitura é na parte da tarde, e como ele exerce função na Unesc? Não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, ou é fantasma lá ou aqui”.

O presidente da Câmara, frisou que o pedetista trabalha na universidade no período vespertino sendo que a prefeitura está aberta no mesmo turno.

Gastaldono rebateu a declaração de Costa. “O vereador mente lá e cá. Trabalho no Comitê Gestor da Prefeitura de Içara, com o meu colega economista Jorge Folis. Qualquer dúvida, que ele consulte o prefeito”.

Além do PDT, que indicou Gastaldon para fazer parte do Comitê Gestor com o salário de R$ 2,1 mil por mês, o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) nomeou o economista Jorge Folis, que recebe mais de R$ 2,5 mil mensais, Já o Democratas (DEM) também fez sua indicação, porém o empresário Osvaldo Costa preferiu se dedicar a empresa. O partido democrata deve indicar outra pessoa.

A gestora da Secretaria de Administração, Pedra Silvano, informou que eles foram contratados como cargos de confiança do prefeito, e que trabalharam durante o período de 15 de março à 15 de abril como voluntários. “Os dois trabalham no período da manhã, onde realizamos reuniões com secretários e gestores, pois a tarde elas não podem ser feitas já que a prefeitura é aberta para o atendimento do público, e para quem não acredita pode chegar aqui pela manhã e observar”, enfatiza Silvano, sobre o comentário de Acirton.

Gentil da Luz afirmou que o Comitê Gestor foi criado com cargos de CC-1 e CC-2 (cargos de confiança) e por isso não foi necessário enviar um projeto para Câmara de Vereadores. “Como eles aceitaram receber um salário abaixo dos secretários municipais, fiz a nomeação por aqui mesmo. E gostaria de frisar que os dois (Gastaldon e Follis) tem ajudado bastante a Administração Municipal com reuniões com secretários. Quem quiser conferir, convido para que venha todas as sextas-feiras no gabinete do prefeito”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: Nuances de vidas em crônicas (Parte 5)

Percorrendo o mesmo caminho, a uns cinquenta metros à frente, encontramos a bela e confortável residência de Antônio (Nico) e Ivalete Serafim Follis. Ali, naquele local, Maíra cresceu aprendendo com os pais e irmãos: Márcia, Marcio, Marcelo e Maicon, o sentido de uma vida ordeira, onde o trabalho faz parte dos sonhos e os sonhos é um matiz de comprometimento com a vida.

Maíra, a adolescente linda e bem prendada não descuida da escola e dá exemplos a sua turma. Sabe escutar, porque o valor da escuta lhe foi repassada como um valor potencial em sua educação. É alegre e bem resolvida, pois aprendeu que servir a Deus é servir primeiramente a sua família. Aprendeu que a realização de um sonho é construída passo a passo no seu dia-a-dia. Não há realização maior do que fazer feliz a quem se ama, só assim nos sentimos amados, pois sabemos nos respeitar primeiramente.

A decoração linda, o vestido de festa e o sorriso da menina moça do dia 11 de julho, não ofuscava o sorriso dos pais e irmãos, pois todos conspiravam para a felicidade de nossa linda aniversariante. Era uma união familiar fortalecida pelos parentes e amigos.

Felicidade se faz até do fragmento de sorrisos e realizações de felicidades daqueles que nos rodeiam. Sanga Funda inteira esteve de festa nestes dois eventos, nascidos deste amor telúrico e reproduzido na beleza de um contexto onde a nota mais harmoniosa eram os nossos sorrisos. Sangafundenses felizes é o que somos!

Até a próxima semana!

Nuances de vidas em crônicas (Parte 1)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 2)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 3)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 4)
Nuances de vidas em crônicas (Parte 5)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 6)
Nuances de Vidas em Crônicas (Parte 7)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1668: EDITORIAL - A InSegurança preocupa Içara

A onda de assaltos que vem ocorrendo no município tem deixado preocupada a população. O mais recente foi o assalto ocorrido nesta terça-feira a empresa Giassi.com, na localidade de barreiras. E não muito longe desta data uma quadrilha organizada arrombou três caixas eletrônicos da agência do Banco Itaú, na parte central da cidade. Fora outros casos de assassinatos que ainda não foram esclarecidos pela Polícia Civil de Içara.

Existe um empenho do secretário de Segurança Pública em combater o crime, mas para isso deve aumentar o contigente das Polícias Militar e Civil, está última trabalha com plantão nos finais de semana, o que não possível para um município com mais de 60 mil habitantes. A população içarense está acuada e pede mais segurança na cidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.