O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.159 - Içara, 30 e 31 de julnho de 2011

Qual o número ideal de vereadores para Içara?
(Bruna Borges/JornalIçarense)


Incêndios no Rincão estão virando rotina de vândalos
(Adroaldo Gaucho/Jornal Içarense)


Chuva deve adiar rodada do Içarense 2011
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Câmara de Içara deve seguir com 20 mãos

Depois do caso das cé-dulas marcadas que ainda está rendendo um ipobe a próxima discussão na Câ-mara de Vereadores é sobre o número de cadeiras no Legislativo. Se mantem os 10 ou amplia para 13.
A maioria dos vereado-res é favorável aumento de mais três vagas para 2012, alegando que as comuni-dades terão mais represen-tatividade no Legislativo.
Com a emancipação do Balneário Rincão, Içara per-derá cerca de 30% dos limi-tes, e dez vereadores seria o número ideal. Entidades de-veriam abraçar a causa e se manifestar sobre o assunto.

EDITORIAL -

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE

POLÍTICA - Projeto de emenda à lei propõe treze vereadores na Câmara

No dia 20 de julho foi assinado, por oito vereadores da Câmara Municipal de Içara, o projeto de emenda à lei orgânica, que altera o número de vereadores para 13; veja o porquê da proposta.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A Câmara Municipal de Içara, que hoje conta com dez vereadores, deve pas-sar a ter 13 na próxima le-gislatura.
A maioria dos vereado-res é favorável ao projeto de emenda à lei orgânica municipal, que propõe o aumento no número de ca-deiras, que já está trami-tando no Legislativo.
A justificativa do projeto, assinado por oito vereado-res, dá conta de que o nú-mero de cadeiras deve ser definido conforme a nova ordem constitucional, atra-vés da Emenda Constituci-onal nº 58, de 2009, que fi-xou em até 13 o número de vereadores para cidades cuja população esteja entre 30 e 50 mil habitantes.
Caso seja aprovada, a e-menda entra em vigor na data da publicação, com e-feito a partir da legislatu-ra que inicia em 1º de jane-iro de 2013.
Mesmo com a justificati-va, os vereadores Jurê Bor-tolon (PMDB) e Darlan Carpes (PP), não concor-dam com o número.
Para Bortolon, deveriam ter mais cinco legisladores.
“Quanto mais vereado-res, melhor. Além disso, cada bairro possui a uma associação de moradores. É justo que estas pessoas que estão à frente tenham a chance de se candidatar. Acredito que com 15 verea-dores as despesas não irão aumentar, pois antes tí-nhamos um assistente par-lamentar para cada verea-dor, e era possível pagar. Agora, foram exonerados. Então, tudo vai ficar dentro da normalidade e, também, a Câmara deverá economi-zar mais”, disse Jurê.
Já para Carpes, o número ideal seria 11. “Desde o iní-cio defendi 11 cadeiras, po-is, Içara vai ter a quantida-de de habitantes reduzida devido à emancipação do Rincão. Já adiantei para os outros vereadores minha posição. Porém, vou ser vo-to vencido”, ressaltou o presidente da Câmara.

GERAL - Direção do HSD fará reuniões itinerantes para prestar contas

A comunidade, apesar de ajudar o Hospital São Donato em todos os eventos que promove, ainda está receosa, devido a escândalos do passado; por isso, a diretoria quer prestar contas.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Com a credibilidade afetada, devido aos escândalos aos quais foi envolvido, o Hospital São Donato (HSD) busca se reerguer com a ajuda da comunidade. De acordo com a diretora administrativa da instituição, Cleide Geremias, serão feitas reuniões em to-das as comunidades da cidade para prestação de contas dos trabalhos do hospital e divulgação da campanha “Luz que vem do coração”, que visa estimular os içarenses a contribuir uma quantia em dinheiro por mês, através da conta de luz, para ajudar o entidade hospitalar.
Na tarde desta quinta-fe-ira, dia 28, a prestação de contas, que já foi levada à Câmara Municipal e instituições como o Rotary Clube, chegou à Cooperali-ança. Na cooperativa, reuniram-se lideranças de entidades e diretoria.
Após relatar as dívidas que o hospital ainda está pagando, Cleide informou que a instituição também está investindo. “Compramos coisas que são necessárias no momento, como seis bercinhos aquecidos e quatro novas incubadoras. Não estamos só pagando dívidas, mas também investindo. Por isso, precisamos da ajuda das pessoas”, ressaltou.
Para a diretora, é necessário que toda a população se envolva. “A comunidade tem ajudado muito. Mas, a gente precisa de ainda mais engajamento. O hospital não é meu, eu vou passar, mas é de todos”, enfatizou.
Após a explanação de Cleide, o integrante da diretoria da Cooperaliança, Quintino Pavei, levantou a discussão sobre o número limitado de pessoas que toma as decisões no hospital. “A comunidade ajuda, mas também precisa participar mais efetivamente. São cinco ou seis pessoas que decidem”, opinou.
Sobre o assunto, a diretora do HSD disse que uma proposta de mudança do estatuto do hospital já foi enviada ao Ministério Público em Florianópolis e a-guarda definição. “Com a alteração do estatuto, 19 entidades farão parte da administração do hospital. Pedimos a ajuda dos empresários para que ajudem a fazer pressão para que o Ministério Público aprove”, acrescentou Cleide.
O presidente da Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão, João Picollo, lembrou que é necessário mais horas de atendimento nas unidades de saúde do município para não sobrecarregar o hospital. A-lém disso, observou que é preciso fazer uma “ótima campanha” para divulgar as boas ações da instituição, para que as pessoas comecem a acreditar e apostar no HSD.
Quem também se manifestou foi o secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Içara, Silvio João Viana. Para o secretário, é preciso investir no bom atendimento. “Os funcionários devem dar atenção para os pacientes. Fiquei satisfeito em saber que o hospital já está fazendo um trabalho neste sentido”, destacou Viana.

POLÍCIA - Ladrão pode ter colocado fogo em casa no Rincão

Mais uma residência foi incendiada no Balneário Rincão e a suspeita é de que um ladrão entrou para furtar, além de levar vários produtos ainda colocou fogo na casa, que ficou destruída.

(Adroaldo Gaucho/Jornal Içarense)

Uma casa de alvenaria, de 75 metros, ficou total-mente destruída pelo fogo na manhã desta quinta-fei-ra, na Zona Sul, do Distrito Balneário Rincão, em Içara.
A guarnição do Corpo de Bombeiros foi acionado e gastou cerca de 6 mil litros de água para conter o fogo, que ainda não se sabe co-mo começou.
De acordo com declara-ções de vizinhos, um meli-ante teria arrombado a ca-sa, localizada na Rua An-drade Neves, e ateado fogo, antes de fugir com os pro-dutos do furto.
Também não é possível saber se algo foi furtado, pois tudo foi destruído pe-las chamas e não havia ninguém na casa.
Neste ano, várias casas foram atingidas por incêndios criminosos e até o momento ne-nhum suspeito foi detido o que deixa a popu-lação impotente e preocupada com a falta de segurança.
Em maio, o Corpo de Bom-beiros gastou dois mil litros de água para apa-gar o incêndio em uma casa na Rua Manoel Hi-pólito, no Rincão. O propri-etário, G.L, 50 anos, disse que a casa estava abando-nada e não tinha energia elétrica.
Já, em junho, a casa de madeira localizada na Zo-na Sul, foi atingida pelo fogo pela segunda vez, em menos de dois dias. A.C. e dois filhos menores residi-am no local.
Neste mês, uma casa si-tuada na Rua Pedro Amé-rico, no Balneário Rincão, em Içara, próxima a Lagoa do Jacaré, foi incendiada. A causa é desconhecida.

VARIEDADES - Balneário Rincão terá entrega de agasalhos neste sábado

A população carente do Balneário Rincão vai receber, na tarde de hoje, na Associação de Mulheres Voluntárias do Mirassol, agasalhos da 9ª etapa da campanha “o frio dói, doe calor”.

(Divulgação/Jornal Içarense)

A equipe multi-institu-cional da Campanha do A-gasalho "O frio dói, doe calor", composta por 22 en-tidades da Região Sul, há 10 anos recebe roupas, cobertores, calçados, entre outros itens para o inverno, e distribui nas comunidades carentes.
Neste sábado, dia 30, a entrega dos agasalhos chega a 9ª etapa, no Balneário Rincão. Famílias necessitadas das comunidades de Mirassol, Chico do Poço, Vila dos Pescadores, Lagoas do Geraldo, Freitas e Jacaré, receberão parte das roupas que foram recolhidos durante a campanha, que começou em abril.
Os moradores interessados podem se dirigir a Associação das Mulheres Voluntárias do Mirassol, às 14h. “A cada semana en-tregamos as doações em localidades diferentes. O que sobra em um lugar, é levado a outro na semana seguinte”, explica o integrante da Cruz Vermelha, Almir Fernandes.
Nas oito etapas que já a-conteceram neste ano foram distribuídas mais de 45 mil peças, atendendo a 2.150 famílias, o que equivale a 8,6 mil pessoas.
Em Içara, a caravana já percorreu, em outras ocasiões, as localidades de Es-planada, Ronco D´Água, Linha Pasqualini e Linha Gonçalves.
Além dos bairros de Içara, a campanha de 2011 fez entregas nas cidades de Criciúma, Forquilhinha, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici.

ESPORTE - Criciúma pressiona e marca nos descontos

Em uma noite de muita chuva, no Estádio Heriberto Hülse, o Tigre venceu a Americana-SP, por 1 a 0, com de Doriva, e sobe para a quinta posição na tabela de classificação, se aproximando do G-4

(Divulgação)

Nos acréscimos da segunda etapa, o Criciúma venceu o Americana por 1 a 0, nesta sexta-feira, no Estádio Heriberto Hülse, em duelo pela 14ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
Com este resultado, o ti-me catarinense chega a 23 pontos, ultrapassa o adversário paulista desta noite, que segue com 21 pontos, e se aproxima do G-4.
A equipe da casa foi melhor durante toda a partida e criou diversas chances de gol, porém não conseguia balançar as redes. Pedro Carmona chegou a acertar a trave adversária em cobrança de falta.
Além disso, Jailson - que já tinha feito uma grande partida diante da Portuguesa na rodada anterior - fez algumas boas defesas e segurou o empate até os minutos finais. Porém, aos 48min do segundo tempo, Doriva completou de cabeça um cruzamento da direita e decretou a vitória da equipe mandante, para delírio da torcida, que fez a festa na noite chuvosa desta sexta-feira, que vem castigando o Sul de Santa Catarina.
Na próxima rodada do Brasileiro da Série B, o Cri-ciúma visitará a líder Portuguesa, no Estádio Canin-dé, em São Paulo. Enquanto o Americana receberá em casa a Ponte Preta, que está na vice-liderança.