O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

VARIEDADES - Siga o Jornal Içarense no Twitter pelo @icarense

A nova febre mundial e usada por muitos internautas agora também mais perto dos leitores do Jornal Içarense. Siga você também o @icarense no Twitter e faça parte dessa rede virtual.

O Twitter (twitter.com) é o mais popular sistema de micro-blogging da internet, isto é, funciona como os Blogs, mas de forma bem mais compacta e direta.

O site ainda não possui versão em português, mas os brasileiros (inclusive os içarenses) já estão em peso nessa rede.

O Jornal Içarense, além do blog (jidiario.blogspot.com), agora tem sua versão no Twitter, no site twitter.com/icarense.

O Twitter consiste basicamente em publicar ideias em até 140 caracteres (letras, espaços, números, toques, etc). No início, o usuário deveria responder à famosa pergunta: “O que você está fazendo agora?” Entretanto, eles descobriram um novo proveito, usar o sistema para transmitir notícias em tempo real, curtas, diretas e úteis.

Assim, o jornalismo em todo o mundo migrou para essa nova rede, usando o Twitter como uma das ferramentas mais instantâneas e populares dos últimos tempos na era da informática.

Os usuários do Twitter são identificados pelo símbolo @ antes do nick (nome de usuário), até então apenas utilizado para e-mails.

Assim, no @icarense, o leitor internauta verá os títulos das principais matérias do dia do Jornal Içarense, seguido do link para a respectiva matéria publicada no Blog JI Diário, com informações completas e fotos.

Então não perca mais tempo, acesse o site do Twitter, se cadastre, e passe a seguir o @icarense, além disso, você também poderá “twittar”, isto é, enviar as ideias, pensamentos, links, ou seja lá o que for para todas as pessoas lerem (claro, em até 140 toques).

Alguns dos atuais 51 seguidores do @icarense:

@shoppingdella
@Deputado_Acelio
@deciogoes
@portalengeplus

Ilustração: Reprodução (Twitter @icarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Suspeito de ter assaltado posto de gasolina é preso

Pelotão de Patrulhamento Tático abordou homens sobre moto suspeitos de terem assaltado posto de combustíveis há dois dias. Eles portavam uma arma e moto tinha a placa dobrada.

Dois homens sobre uma motocicleta Honda preta (com a placa dobrada, escondendo a identificação) corriam pela Rodovia SC-444 ontem (dia 13), por volta das 8h30min, fazendo zigue-zagues entre os veículos, inclusive andando sobre o acostamento, quando foram avistados pela guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) da Polícia Militar, que fazia rondas.

Ao perceberem que estavam sendo seguidos, um deles jogou uma sacola no mato, que policiais do PPT encontraram mais tarde e identificaram ser um revólver de calibre 38 e número de identificação JJ373587.

Após a abordagem, o PPT constatou se tratarem de E.M.N., 25 anos, e Z.M.N., 18 anos.

Eles batiam com as descrições dos assaltantes de um posto de combustíveis, que efetivaram assalto na noite de terça-feira.

Eles foram levados para a Delegacia de Polícia Civil e o dono do estabelecimento foi chamado, a fim de fazer reconhecimento.

Ele reconheceu apenas o mais velho, E.M.N. O rapaz de 18 anos foi liberado, pois foi constatado que ele não teve participação no assalto.

Já o mais velho foi preso em flagrante, após confessar a participação.

Com ele, foram apreendidos a arma, munições e R$ 54,75 em dinheiro.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Lagoa do Faxinal: Moradores pedem posto de saúde

.

Enquanto o prefeito Gentil da Luz percorre os bairros com a ação da Mesa do Prefeito, as comunidades da Lagoa dos Esteves e do Faxinal se organizam para conquistar um posto de saúde.

Segundo Fábio Freitas, representante da Associação Coral Lagoa dos Esteves, as localidades estão precisando muito da unidade de saúde, pois o mais perto que podem recorrer é em Pedreiras ou Coqueiros, que é difícil chegar para quem não tem meio de transporte.

Além disso, quando chega a temporada de verão aumenta o número de moradores na comunidade e a necessidade de utilizar o serviço de saúde também.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Fórum e Cartórios estão fechados devido à Gripe A

Devido à ameaça de epidemia de Gripe A, o juiz de direito e diretor do Fórum da Comarca de Içara, Fernando Ritter Medeiros, resolveu suspender o expediente externo e os prazos processuais durante os dias de 12 a 18 de agosto, podendo ser prorrogado.

Além do Fórum, os três cartórios de Içara também estão fechados para a população. São eles: Cartório Cristina Castelan Minatto, Cartório Cabreira e Cartório do Registro de Imóveis.

Segundo o tabelião substituto do Cartório Cabreira (que atende a cerca de 150 pessoas por dia), Otávio Pelegrino Piucco Júnior, “a decisão é bem-vinda, pois visa a preservação da saúde pública”.

Casos urgentes em período de expediente serão atendidos pelo juízo competente. Os casos urgentes fora do período de expediente serão atendidos pelo sistema de plantão.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Moradores exigem reformas de nove pontes em até 10 dias

Moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima cansaram de esperar por promessas e anunciam que administração municipal tem 10 dias para consertar pelo menos duas das nove pontes do bairro.

O Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, é cortado por um riacho e, ao todo, são nove pontes que ligam o bairro à SC-444.

A mais recente delas foi construida há pelo menos quatro anos e todas se encontram em péssimo estado.

Apenas por uma é possível a travessia de carros, as demais apenas a pé, de moto ou bicicleta.

Segundo a costureira Alvaci Teixeira, moradora do bairro há 8 anos, os moradores estão cansados de tantas promessas.

Há quatro faixas com os dizeres “Pontes Já” espalhadas pelo bairro. Três, nas entradas às marges da Rodovia SC-444 e uma no centro do bairro.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima, Edson Cardoso (Choplim), enviou, no dia 12 de agosto, um protocolo ao vice-prefeito, José Zanolli, e ao secretário de obras, José Eloir do Nascimento, e pretende entregar ao prefeito de Içara, Gentil da Luz.

O documento informa o descontentamento da população em relação às pontes e anuncia: se pelo menos duas das nove pontes do bairro não forem concertadas em até dez dias, as 680 famílias moradoras do bairro irão fazer uma grande manifestação.

O vice-prefeito alegou não poder garantir a resolução das obras. “Assinei o protocolo por uma questão de elegância. A Secretaria de Obras tem um projeto para consertar todas as pontes”, afirma Zanolli.

Choplim disse que o povo está cansado de esperar esse projeto que nunca sai do papel e pretendem tomar as próprias medidas radicais caso não seja atendido a reivindicação.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Eleições para Executiva do PMBD de Içara devem ocorrer em outubro

Segundo PC o Partido teria ficado “partido” na atual Administração Municipal, mas, o presidente do PMDB diz haver comunicação na medida do possível com integrantes e coligados.

Até o fim do ano, acontecerão as eleições para presidência do PMDB em Içara. Pelo estatuto do partido, a escolha será em outubro, mas segundo o atual presidente, Adilton Ricardo Tramontim, não há uma data acertada.

Nos bastidores, algumas pré-candidaturas são mencionadas. Paulo César Crescêncio (PC), confirma interesse no cargo eletivo e conta que Tramontim disse, em conversa informal, que não se candidataria nessa eleição.

PC explica que milita com o prefeito Gentil Dory da Luz há mais de 20 anos e que, uma vez eleito, ele parece ter esquecido a empreitada que enfrentaram juntos.

Segundo ele, falta aproximação entre os integrantes do diretório peemedebista e a Administração Municipal e que a os filiados reclamam da ausência de comunicação. “Meu objetivo é aproximar o partido à administração. O prefeito tem deixado a desejar, não ouve o partido, não compartilha as decisões”, comenta.

Sobre possível desistência da candidatura em favor de PC, o presidente do PMDB afirma: “Qualquer filiado no partido tem condição de concorrer. O PC tem capacidade para disputar essa eleição comigo ou com qualquer correligionário e de exercer um bom papel, se eleito”.

A respeito de sair candidato, ele ainda relata que precisa discutir com o partido e que isso será feito daqui 30 dias, quando retorna de férias. “Sou a favor sim da renovação, mas o fato de ter dito que talvez abriria mão da candidatura à presidência do partido não me impossibilita de pensar melhor mais na frente”, argumenta Tramontim, incisivo.

O político rebate as constestações de que estaria há muito tempo no cargo; são seis anos de mandato, de um ele abriu mão para Crescêncio. O líder peemedebista diz que a Administração Municipal se comunica com o partido na medida do possível. “As informações são repassadas de acordo com as possibilidades e aquelas decisões cabíveis ao PMDB são discutidas e tomadas”, finaliza.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Aposentado por invalidez pode requerer quitação da casa própria

Quando se adquire uma casa financiada pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), juntamente com as prestações mensais para quitar o financiamento, o mutuário paga um seguro destinado à quitação do imóvel no caso de invalidez ou morte.

O SFH entende invalidez total e permanente como incapacidade total ou definitiva para o exercício da ocupação principal e de qualquer outra atividade laborativa, causada por acidente ou doença, desde que ocorrido o acidente, ou adquirida a doença que determinou a incapacidade, após a assinatura do instrumento contratual de compra e venda do imóvel.

Os contribuintes da Previdência Social aposentados por invalidez têm direito a requerer a quitação do imóvel junto ao agente financeiro, que iniciará o processo enviando ao INSS formulário próprio a ser preenchido pela Seção de Gerenciamento de Benefícios por Incapacidade, com informações relativas à concessão do benefício de aposentadoria por invalidez, a partir dos antecedentes médicos do segurado. Com o formulário preenchido o segurado retorna ao agente financeiro para a conclusão do processo de quitação do imóvel comprado.

A Previdência Social concede a aposentadoria por invalidez ao trabalhador que, por doença ou acidente, for considerado incapacitado para exercer as atividades ou outro tipo de serviço que lhe garanta o sustento.

Todos os segurados da Previdência Social têm direito a requerer esse benefício desde que cumpram com a carência de, no mínimo, 12 contribuições mensais. Essa carência, porém, é dispensada nos casos da incapacidade provocada por acidente de qualquer natureza e nas situações em que o segurado, após filiar-se à Previdência Social, for acometido de alguma das doenças ou afecções previstas no artigo 151 da Lei 8.213: tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, neoplasia maligna, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave, doença de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante), síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids), contaminação por radiação com base em conclusão da medicina especializada, e hepatopatia grave. Não tem direito à aposentadoria por invalidez o segurado que, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benéfico, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Paciência tem limites

Longe de mim reclamar do sistema bancário, que sempre “mostra-se eficiente”, mas a paciência alheia tem limite. Estava na fila de um banco localizado no município de Içara a fim de realizar um depósito em espécie. Primeiro, ao chegar no local não vejo nenhum profissional do banco atendendo no caixa. Após uns cinco minutos surge uma moça, um tanto atarefada, com muitas coisas a fazer.

Permaneço em pé, circulando pelo banco, para tentar demonstrar minha impaciência com a situação. Já se passaram 15 minutos e a fila de pessoas no aguardo de atendimento só aumenta. Analisamos a situação, uma única pessoa para atender em torno de dez pessoas, para receber seguranças que levam e trazem dinheiro ao banco, e também pegar e guardar os malotes de empresas da cidade.

Temos dois problemas graves. O excesso de tarefas para apenas um único trabalhador e também a longa fila de espera. Enfim, após 32 minutos aguardando fui atendido, mas com certeza saí prejudicado, pois esses minutos que excederam a minha paciência também roubaram o meu tempo de trabalho.

Cristiano Manoel de Medeiros, jornalista

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1683: EDITORIAL - Gripe Suína muda hábitos

Nos últimos dias o único assunto que envolve as pessoas de forma mais intensa é sobre o vírus da Gripe Influenza A (H1N1). Desde então a prática da maioria da população tem sido a de adquirir máscaras e gel álcool, com medo do contágio. Muitas pessoas tem evitado sair nas ruas para não ter contato com seres humanos, outros não usam mais o aperto de mão para o cumprimento, e se o fazem, imediatamente, lavam as mãos, com medo de contrair a bactéria. Enfim, a síndrome asseada (higiênica) tem mudado os hábitos da sociedade.

É claro que o vírus é preocupante, mas, está havendo um exagero por parte da maioria, que de forma paranóica passam o dia lavando as mãos ou qualquer objeto que foi tocado por terceiros. Até nas missas os padres estão evitando que os fiéis se dêem as mãos na hora da confraternização. Cadê a fé do povo?

Não se pode ser ignorante a ponto de fechar os olhos para a realidade, temos que ter os pés no chão, e torcer que Gripe Suína seja passageira, caso contrário, os donos de farmácias e de laboratórios vão enriquecer na venda de máscaras e gel.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.