O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 16 de agosto de 2008

Esportes: PV e São José decidem o Içarense

Presidente Vargas e São José realizam neste domingo a primeira partida da decisão do Campeonato Içarense de Futebol 2008.
O primeiro jogo será no no campo do Presidente Vargas e o jogo de volta, marcado para dia 24 de agosto, acontece no Complexo Esportivo Dego Rocha (Mòdulo Esportivo), devido o estádio da Vila São José ter sido interditado, por motivo de invasão da torcida.
As duas equipes entram em campo sem vantagem e quem fizer melhor pontuaçãoserá o campeão. Em caso de empate a decisão será nos pênaltis.
O técnico do PV, Edgar Machado não terá desfalques para o jogo e espera o apoio da torcida para sair em vantagem neste primeiro confronto.
Já o presidente do São José, Simão Custódio, sabe que será uma partida difícil mas acredita no potencial dos jogadores que vão ajudar a equipe a conquistar o título municipal depois de 12 anos de jejum.

Variedades: Escolas se preparam para as Olimpíadas de Língua Portuguesa

As Olimpíadas de Língua Portuguesa começa a movimentar as escolas que estão desenvolvendo nas salas de aula as oficinas com os alunos, que escreveram os textos nas categorias de poesia, memórias literárias e artigo de opinião. Cada escola sob a responsabilidade do diretor deverá finalizar com uma Comissão Julgadora e escolherão um texto de cada categoria para re-presentar a escola.
Chegou a hora da organização final do trabalho, onde será formada a Comissão Julgadora Escolar, selecionar os melhores textos, encarregar os alunos autores selecionados de copiá-los em folhas oficiais e, depois, remeter os textos, no envelope, para a Secretaria Municipal de Educação até dia 18 de agosto, explica a coordenadora Edna de Freitas.
A partir desta data iniciará as Comissões Julgadoras Municipais, onde serão escolhidos os textos que representarão o município na Etapa Estadual. Cada escola da Região da Amrec ficou com uma data definida:
Os alunos das 22 escolas de Içara, que participam das Olimpíadas de Língua Portuguesa devem ter os textos escolhidos pelas Comissões Julgadoras dia 25 de setembro.

Polícia: Comandante da PM de Içara deixa o cargo

Major Cabral, como Márcio é conhecido, deixa o cargo com a consciência tranqüila, que somente um bom trabalho pode proporcionar. "É o momento da mudança. Toda instituição precisa de renovações. Esse convite veio na hora certa", acredita.
Depois de quatro anos no comando da 2º Cia da Polícia Militar, o Major irá para o Comando Regional Sul, localizado em Criciúma. "A data ainda não é certa, mas provavelmente será em agosto mesmo", afirma.
No lugar dele, entra o Capitão Cristian Dimitri Andrade, que hoje comanda o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT), de Criciúma.
Em 16 de setembro faria quatro anos que Cabral está em Içara. Durante este tempo, várias realizações foram feitas por ele, assim como objetivos foram cumpridos. "Eu vim para Içara com algumas missões, como iniciar um Conseg, uma polícia comunitária, instalar um PPT, conseguir terreno para as novas instalações da PM", conta.
Além destas metas alcançadas, Cabral ainda conseguiu fazer com que a PM se aproximasse das entidades do município, como o Rotary, CDL, Lions, entre outras.
Renovou também as viaturas da PM. "Hoje das 12 que temos, 10 são novas", conta. O comandante ainda incentivou o esporte na cidade, com a instalação de duas escolinhas de futebol da Anjo para jovens.

Geral: Apae realiza atividades na Semana do Excepcional

Devido à Semana Nacional de Excepcionais, a Escola Sonho Dourado, a Apae de Içara, realiza uma semana de atividades especiais, de 19 a 28 de agosto. A principal transmissão será da rádio comunitária de Içara. "Como já temos uma parceria firme, vamos fazer com que bastante gente nós ouça", explica Clair Faraco, diretora da instituição.
O evento começa terça-feira, dia 19, com apresentações e atividades de integração. Já na quarta, haverá uma palestra na rádio sobre os direitos da pessoa com deficiência, com a assistente social Maria Isabel Nietto.
No resto da semana, serão feitas visitas a outros colégios, palestras aos alunos e à população, atividades de lazer, entre outros. Segundo a diretora, o principal obstáculo a ser vencido é o preconceito. "Muitas pessoas olham para os alunos como alguém fora do normal, mas eles podem fazer muita coisa que ninguém imagina", comenta.
A semana, que foi instituída no Brasil em 1964, é uma oportunidade de sensibilizar e conscientizar a sociedade e os órgãos públicos sobre os direitos fundamentais de cidadania das pessoas com deficiência.
A Apae de Içara funciona há 28 anos, e hoje conta com 182 alunos. Em todo o Brasil, são mais de duas mil instituições.

Política: PMDB coligados realizam comício na Mineração

A coligação "Por uma Içara mais Humana" realizou na noite de ontem, comício no Bairro Aurora, na sede do Barão do Rio Branco, que foi tomado por crianças, jovens, mulheres e homens com bandeiras nas mãos, embalados pelo jingle da campanha de Gentil da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM).
O evento contou com a presença de várias lideranças, entre elas, o presidente da Casan, Valmor de Luca, os ex-prefeitos Deobaldo Pacheco e Arthur Zanolli, e pelo presidente de Honra do PSDB, Martinho Mendes, e do vice-presidente tucano, Dilnei Mendes, além do grupo de vereadores.
Gentil da Luz afirmou que Içara terá o futuro que merece. "Estaremos em todas as partes do município ouvindo a comunidade. Içara deve ser o portal de entrada da AMREC através de um planejamento do entorno da BR-101", afirmou, acrescentando também outras propostas do Plano de Governo como o orçamento cidadão, saúde 24 horas, gestão participativa do processo educativo zelando pela qualidade da infra-estrutura voltada à educação, e garantindo o fornecimento adequado de material didático para aulas de qualidade.
"Faremos com que nossa cidade volte para a rota do crescimento organizado", discursou Zanolli ao apresentar proposta de adotar uma política moderna para atração de investidores e investimentos, políticas de apoio voltadas ao agro-negócio familiar; implantar o "projeto fundo de quintal", entre outros.

Política: PP e PT dão arrancada da campanha

Um grande número de pessoas, entre lideranças filiados dos quatro partidos que compõem a coligação "Por uma Içara mais forte" (PP/PT/PTB/PSDB) prestigiaram o lançamento oficial das candidaturas ao Poder Executivo de Heitor Valvassori e Severiano Valentim , o Nego.
"Pela primeira vez na história que a Vila Nova indica um candidato a vice prefeito Aceitamos esse desafio com o objetivo de instalar o orçamento participativo no município e tenho certeza que vamos fazer o melhor. Somos entrada de Içara, Criciúma e para o Rincão, e a Vila Nova vai virar um canteiro de obras. com a experiência de Heitor, que já fez mais de 100 obras e reformas em Içara, neste 4 anos", enfatiza.
"Vamos incentivar a formação e qualificação de profissionais, e o que tanto me orgulha é que o Governo Lula é quem baixou o índice de desemprego no país e, com certeza, vai liberar muitos recursos para Içara", finalizou.
Heitor por sua vez, disse que pretende fazer muito mais por Içara e não se importa de ser chamado de Zé Pracinha.

Esportes: Içara Latitude 28 mostra força e vence mais uma no Municipal

A segunda rodada do Campeonato Içarense de Futebol disputada no Ginásio Ergino Borges foi bem disputada.
A quipe do Içara Latitude 28 venceu o Mactel por 8 x 6.
Enquanto na outra partida a Ricctieri não suportou a pressão do ataque do Guer reiros/Cooperaliança, cam-peão do ano passado, e per-deu por 3 x 1. Os times brigaram de igual para igual em lances rápidos, a torcida gritava e apoiava a cada lance do jogo
Em partida antecipada, quarta-feira a Vida Sports venceu a FME/Forquilinha de 7 x 4.
Próxima rodada: Ricctieri x Mactel; Guerreiros x Içara Latitude 28.

Polícia: Motoqueiro tarado ataca meninas em Içara

Um motoqueiro anda preocupando as adolescentes de Içara. Por já ter atacado duas meninas na noite de quarta-feira, a apreensão é constante.
Uma das garotas tinha 17 anos e outra, apenas 15. "Levei um susto e fui tentar me defender, mas ele me agarrou, então tive até que chutar a moto e gritar, assim ele me soltou, passou a mão em mim mais uma vez e fugiu", desabafa a vítima de 17 anos.
Depois disso, a adolescente foi direto para casa e pediu para sua mãe a levar na delegacia.
As duas já registraram Boletim de Ocorrência e estão esperando pela investigação da polícia. "Determinei saber qual a cor da moto do segundo registro para que possa comparar com a primeira situação, onde o veículo utilizado era vermelho", relata o delegado Nivaldo Reis.
No outro caso, a garota de 15 anos voltava de um curso quando foi atacada. Ambos os ataques foram no bairro Primeiro de Maio, onde fica o cemitério municipal. A polícia de Içara ainda investiga o caso, e pede para que as garotas evitem andar sozinhas pela noite.

Polícia: Agricultora é absolvida pela morte do marido

O Júri Popular da agricultora I.C.M, que matou o marido com uma batida na cabeça e depois ateou fogo no mesmo, a inocentou. Segundo a defesa de I., o que ela fez, foi em legítima defesa.
O crime foi cometido em 28 de outubro de 2000 e até agora ela respondia processo em liberdade.
O casal é do bairro Urussanga Velha, onde o assassinato foi realizado.
Segundo denúncia do Ministério Público, os dois teriam tido uma briga, quando I. bateu com um pedaço de pau na cabeça do marido. Logo depois, com ele já no chão, teria ateado fogo no corpo.
De acordo com a defesa, o marido batia na agricultora com frequência.

Polícia: Droga é incinerada pela Polícia Civil

A incineração ocorreu na manhã fria e chuvosa de ontem, em uma Olaria na Rodovia Lino Zanolli, bairro Primeiro de Maio, em Içara.
As Polícias Civil e Federal chegaram ao local aproximadamente às 9h. Depois de algum tempo para que o fogo atingisse a temperatura certa, as drogas começaram a ser incineradas, às 9h40min.
Sete grandes pacotes foram abertos, liberando uns torrões menores, onde estavam as drogas. Depois disso, elas iam ao chão, para que de lá, acabassem no forno. Ao queimar, levantavam um forte odor e quem mais o sentiu foi o queimador da olaria que atirava os pacotes ao fogo, Regi-naldo Elias. Ele diz que já havia participado de algumas operações desse tipo, mas nunca com tanta quantidade.
Olhando fixamente para um dos fornos, o delegado Nivaldo Reis comentava a importância da operação. "Quanto estrago isso poderia fazer em várias famílias", afirmou.
Segundo ele, o montante era de 170 quilos, sendo que a maior quantidade da droga era de maconha, 60%, ou seja, 112 quilos, o peso de duas meninas regulares de dezoito anos. Das outras, havia 20% de cada, ou seja, 34 quilos de cocaina e mais 34 de crack.
A droga havia sido apreendida nos anos de 2005 e 2006 e estavam a disposição da Polícia Civil. Conforme o delegado, o material recolhido era de processos já julgados pela Justiça.
A última incineração na região foi em Criciúma, no dia 6 de julho. Em Içara, a última foi há cerca de 14 meses.

Variedades: Coral italiano se apresenta na Casa da Cultura

O prefeito em exercício de Içara, Naelti Vianna, recebeu na manhã de ontem, no gabinete, o Coral Italiano Zumellese, composto por pessoas naturais da cidade do Mel, na Itália.
O grupo veio ao Sul para se apresentar na cidade de Nova Veneza, no aniversário do Coral Peregrinos da Montanha, no próximo sábado. Mas, passaram o dia deesta quinta-feira visitando Içara, onde apresentaram um recital às 19h30min, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.
Pela manhã, os coralistas se apresentaram no Paço Municipal Ângelo Lodetti. No período da tarde a visita foi no Balneário Rincão, onde conheceram pontos turísticos como a Plataforma de Pesca, o Mirante da Caixa D’Água e a Lagoa do Jacaré.
Vianna deu boas vindas ao grupo e agradeceu pela cidade estar recebendo um grupo cultural de tamanha importância. Em conversa informal o prefeito, juntamente com alguns funcionários e os coralistas trocaram informações sobre as descendências. No fim da visita, o grupo deu uma "palhinha" aos funcionários.
Na noite de ontem o coral se apresentrou na Casa da Cultura de Içara, deixando o público emocionado com apresentação e performace dos coralistas.
O Coral Italiano Zumellese, que apresentou músicas da cultura italiana e francesa, demostrava belas canções nas vozes femininas e masculinas, que seguiam os tons do maestro com uma graciosidade e perfeição, recebendo aplausos dos presentes.

Geral: Viaduto que liga Içara e Criciúma será liberado

Depois de sete meses passando por vias laterais pavimentadas, enfim o viaduto do bairro Presidente Vargas, nos limite entre Içara e Criciúma, foi concluído e o trânsito será liberado.
A nova obra fica na Rodovia SC-444, no limite de Içara com Criciúma. Nesta sexta-feira, o trânsito será liberado pelo Deinfra.
Com 90 metros de extensão e oito de altura, o custo do viaduto foi de cerca de R$ 1 milhão. Já o valor total do Anel Viário no trecho de Içara, somando-se as desapropriações, obras de arte e pavimentação, é de aproximadamente R$ 21 milhões.
Os funcionários da Setep – empresa responsável pela obra – finalizaram os serviços de sinalização e a retirada das escoras de madeira ontem para que hoje, às 8h, o trânsito já pudesse ser liberado.
A liberação não será marcada por nenhum ato oficial.
Na próxima semana, começam as escavações para permitir a pavimentação da passagem inferior do anel.
A empresa Setep, vencedora da licitação, inicia agora o trabalho de retirada de material sob o viaduto para seguir com a pavimentação em direção à SC 443, e então, ligar o Anel Viário até a SC 446, no bairro São Simão, em Criciúma.
O Anel de Contorno Viário, que deve retirar o trânsito pesado do Centro de Criciúma e diminuir as filas de verão para o Balneário Rincão, está sendo executado em três trechos distintos.
"Até o final deste ano devemos concluir os trechos do Anel Viário de Criciúma e Içara", destacou o secretário, Édio Castanhel.

Geral: Coopervectra volta a produzir e contrar ex-funcionários

Depois de três anos trabalhando apenas com insumos para outras cerâmicas, a Coopervectra inicia nesta semana a produção de um milhão de listelos cerâmicos por mês. Com isso, a cooperativa, formada por 18 ex-funcionários da antiga Vectra Revestimentos Cerâmicos, contratará 60 também ex-colaboradores para empregos diretos, além de gerar mais 120 indiretos.
A parceria
A responsável por este desenvolvimento é a nova parceira da cooperativa: empresa Sul Brasil Mosaicos, de Criciúma. Esta entrará com o capital de giro, insumos, reformas de equipamentos e equipe especializada na área comercial. "Nós investimos cerca de R$ 300 mil em reformas no maquinário", conta um dos diretores da Sul Brasil Mosaicos, Eduardo Bittencourt.
Já a Coopervectra entra com o que faz melhor: a industrialização do produto e a mão-de-obra. "A partir dessa parceria a cooperativa passa a viver uma nova fase. Assim, garantiremos empregos e renda para muitas famílias", comemora o presidente da Coopervectra, Danilo Simão Rufino.
A Coopervectra
A Coopervectra foi criada depois da falência da Vectra Revestimentos Cerâmicos, em 2005. Apoiados por outras cooperativas como a Cooperminas e Coopermetal, que também surgiram depois da falência de empresas privadas, os funcionários decidiram se unir e tornar-se empreendedores. "Aqui não há chefe, somos todos unidos.A diretoria conta com seis membros. Sou o presidente, mas é cargo social", destaca Rufino.
Na época da falência, cerca de 170 funcionários perderam seus empregos. Com isso, alguns dos trabalhadores se juntaram e resolveram criar a cooperativa, outros foram em busca de novos serviços. Dentro destes três anos, a base da produção era de insumos. "Nós até tentamos voltar a produzir material cerâmico, mas não obtivemos êxito, pois todos aqui são trabalhadores e não temos o principal, o capital de giro", explica o presidente.
O outro lado
Contudo, a Coopervectra não foi a única beneficiada. A empresa Sul Brasil Mosaicos atua hoje no mercado dos três estados do sul, mas com a parceria, estuda expandir as vendas para outras regiões do país. "A partir dos listelos vamos atuar também no mercado de São Paulo", revelou Bittencourt.

Política: Edna da Silva recebeu aval da Justiça Eleitoral para disputar pleito

A presidente licenciada do Sindicato dos Servidores Públicos de Içara (Sindserpi), Edna Benedet da Silva, do PC do B, da coligação "Por uma Içara mais humana" (PMDB/DEM/PDT/PCdoB/PPS/PRB/PRP/PSC/PSDC/PSL/PTC/PTdoB/PR/PV) teve a candidatura ao Legislativo garantida, nesta quarta-feira, pelo juíz eleitoral Marco Augusto Ghisi Machado.
O magistrado julgou improcedente o pedido de impugnação impetrado pela representação do Partido dos Trabalhadores (PT) da coligação "Por uma Içara mais forte", que alegava que Edna teria que se licenciar, também da Secretaria da Educação, do qual é subordinada. Mas, segundo o ducumento da Justiça Eleitoral, desde quando passou a ocupar o cargo de presidente da entidade ela já teve o pedido de licença autorizado e não havia motivo de formalizá-lo novamente
De acordo com o documento, o Ministério Público Eleitoral manifestou-se no sentido da improcedência do incidente. " (...) Nas alegações finais as partes mantiveram suas convicções, postulando o impugnante pela procedência do incidente e os impugnados, pela improcedência. (...) Como dito anteriormente, a jurisprudência eleitoral beneficia os impugnados, sendo o exposto o quanto me basta para julgar improcendente a impugnação. Assim, julgo improcedente a impugnação, deferindo definitavamente o registro da candidatura de Edna Benedet da Silva, qualificada nos autos. Içara, 12 de julho de 2008, Marco Augusto Ghisi Machado, juiz eleitoral da 79ª Zona Eleitoral".
A presidente do PT, Maria Canever da Silva, disse que vai entrar em contato com o advogado da coligação Gabriel de Souza, para ver que posição vão tomar.

Esportes: Vinte bairros participam do interbairros 2008

A Fundação Municipal de Esportes de Içara (FME) deu inicio o segundo ano dos jogos interbairros de Içara 3a Taça Casa do Rock. A novidade deste ano foi à implantação do futebol suíço na competição municipal.
O presidente da FME de Içara, Claúdio Blissari, afirmou que este ano estão participando 20 bairros da região. "O principal motivo desta competição é a integração entre os bairros e fazer aquela junção que está se perdendo a cada dia que passa", afirmou Blissari.
Teve início nesta quarta-feira as modalidades de bocha masculina e de casal, sinuca e campeonato de canastra, faltando apenas o inicio da competição de cabo de guerra que será realizando em apenas um dia de competição em data a ser definida pela FME..
"Jogos como esse sempre movimentam, a cidade, voltar aos tempos dos nossos pais, onde eles brincavam entre si, e não podemos deixar que essas brincadeiras, incutidas em nossa cultura, venham a morrer", comenta o preisente da Fundação Municipal.
A expectativas é de que o evento esportivo ocorra até 8 de novembro. Todos as disputas ocorrem dentro do município de Içara e a agenda será a seguinte: nas segundas-feira ocorrem o futebol suíço, nas terças e quintas-feiras às disputas ficam por conta da bocha masculina e na quarta-feira, será disputada a bocha de casal, sinuca e canastra.
"Programamos que as olimpíadas interbairros deste ano deveriam ser mais intensa, para integrar ainda mais os bairros de Içara, por isso fizemos uma agenda para toda a semana, deixando os atletas ocupados" finaliza Blissari.
Os bairros ainda podem fazer as inscrições.

Polícia: Agricultora que ateou fogo em marido vai a júri popular

Depois de oito anos respondendo a processo em liberdade, a agricultora I.C.M, 58 anos, acusada de ter matado o marido, José Machado, vai a julgamento nesta quinta-feira.
O agricultor tinha 64 anos quando foi assassinado, em 28 de outubro de 2000. Segundo a denúncia do Ministério Público, o casal estava no meio de uma briga, quando I. atingiu o marido com um pedaço de pau. Devido às pauladas, o homem desmaiou e ficou caido no chão da cozinha.
Com ele desmaiado, a mulher ateou fogo na pia, com àlcool doméstico. As chamas se estenderam e atingiram o corpo de Machado. Mesmo com as chamas já altas, os bombeiros conseguiram controlar o incêndio e a casa não chegou a ser destruida.
A sessão do juri popular está marcada para hoje, no Fórum de Içara. O casal morava no bairro Urussanga Velha, na Rua Geral, onde ocorreu o crime.

Geral: Jornalistas da Amrec reagem à tentativa de suspensão da obrigatoriedade do diploma

"A primeira vítima, quando a guerra chega, é a verdade". A declaração de Hiram Johnson, ex-governador da Califórnia, Eestado Unidos, retrata bem a luta dos jornalistas de todo o Brasil.
Nas próximas semanas o Supremo Tribunal Federal deve julgar o Recurso Extraordinário que, se aprovado, vai desregulamentar a profissão de jornalista, porque elimina um dos seus pilares: a obrigatoriedade do diploma em Curso Superior de Jornalismo para o exercício da profissão.
Assim, vai tornar possível que qualquer pessoa, mesmo a que não tenha concluído nem o ensino fundamental, exerça as atividades de apuração e veiculação da notícia, comprometendo a informação da verdade à população.
Contra isso, o Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina promoveu, ontem, uma manifestação na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, visando mobilizar a população em torno da campanha pela manutenção do diploma para a o registro de jornalista.
Na manifestação, estiveram presentes representantes do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, RBS local, Agências de comunicação, Cursos de Jornalismo da Unisul e da Satc, Sindicatos dos Bancários e dos Mineiros além de outras personalidades da região, e o povo, que parou para apoiar a manifestação. "Quanto mais assinaturas conseguirmos, mais força teremos. Vamos mostrar ao Supremo que a po-pulação se importa", relata Sandro de Matias, assessor de imprensa da DMPA.
Os manifestantes estiveram na praça, das 12h às 13h30min. No local, todos de preto, em sinal de luto, som com spots da campanha, cartaz, camisetas do tema, distribuição de folderes e adesivos.
A profissão regulamentada do jornalista não é impedimento para que pessoas se expressem por meio dos veículos de comunicação, já que os bons profissionais dão voz e vez a todos.

Política: Candidatos a vereadores de Içara participam de debate na Difusora

A Rádio Difusora AM 910 intermedia sexta-feira, dia 15, o debate com os candidatos a vereador de Içara. O encontro terá sete nomes representado, cada um, as sete coligações e partidos que disputam o pleito de 2008. (Progressista Trabalhista Social, Por Uma Içara Mais Humana, Por Uma Içara Mais Humana 2, Partido dos Trabalhadores, Partido Verde, Partido Humanista Social e Partido Socialista Brasileiro).
O objetivo da emissora é identificar se eles conhecem a verdadeira função de um legislador e descobrir o que pensam sobre questões sociais em evidência na cidade.
"A emissora propôs a realização do debate nas proporcionais, para que o eleitor esteja bem orientado sobre os critérios para a escolha do vereador. Costumamos ver e ouvir candidatos ao Legislativo prometendo pavimentação de ruas, construção de creches entre outras ações, que não são de sua competência e a população precisa saber disso", informou o Chefe de Redação, Charles Cargnin.
As regras, homologadas segunda-feira, pela Justiça Eleitoral, foram convencionadas pelos representantes legais dos partidos e coligações, em reunião realizada na emissora no dia 7 de agosto. A sistemática do debate consiste em apresentação dos candidatos, quadro de perguntas relacionadas à função de um legislador e aspectos sociais, quadro candidato pergunta para candidato e despedidas. Como ocorre em todos os debates da emissora haverá um mediador da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para analisar pedidos de respostas e o descumprimento das regras.
A resolução 22.718 do Tribunal Superior Eleitoral, de 28 de fevereiro de 2008, permite o debate nas proporcionais, exigindo apenas, no inciso II, do artigo 23, que seja aplicada a equivalência no número de candidatos por coligação ou partido, optando a emissora em convidar um represen-tante de cada, sendo que a escolha do candidato cabe aos partidos e coligações.

Distrito: Alunos do Melchíades fazem bonito no Moleque fase Regional

Com o término dada fase Regional do Moleque Bom de Bola encerrada sábado, os alunos do Colégio Melquíades Bonifácio Espíndola, do Balneário Rincão mostraram-se forte durante todo a competição ostentando assim um segundo lugar. A única derrota foi na decisão.
Para o treinador dos garotos, Sérgio Ferreira, a equipe está de parabéns e bem unida, mostrando um futebol de qualidade. "Agradeço a dedicação dos alunos e também o apoio da direção da escola", comenta Ferreira.
A diretora da escola, Angela Pacheco, disse que ainda está muito empolgada com o resultado al-cançado pelo time da escola. "Todos nós estamos orgulhosos com os meninos, que mostraram o potencial de verdadeiros vencedores".
Angela também lembrou do trabalho feito pelo professor Serginho que treina e apóia o trabalho dos meninos todos os dias, "Ele faz muito mais do que pode, sendo que seu trabalho é voluntário, luta e ajuda os meninos, que os respeitam", finaliza a diretora.

Esportes: Campeonato Municipal de Futsal entra na segunda rodada

Nesta quinta-feira tem a continuidade do Campeonato Içarense de Futsal 2008 com a realização da segunda rodada no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges.
A modalidade que está se fundindo muito bem no município, assim como o futebol de campo, começa a mostrar os talentos dentro de quadra.
Foram contabilizados 21 gols na primeira rodada e duas belas goleadas: Guerreiros 7 x 0 em cima da Mactel e Ricctiere 6 x 1 sobre o Forquilinha. Os goleadores voltam a quadra nesta quinta-feira.
O coordenador de esporte, Daniel de Costa, responsável pelo Ricctiere disse: "Por ser nosso segundo ano, estamos preparados para mostrar todo o nosso potencial, mas sabemos que tem muitos times bons e importantes na competição". Ele acrescenta que para o próximo confronto, o time estará completo para enfrentar uns dos favoritos da competição.
O treinador do o Guerreiros/Cooperalinça, Marcelo Zanelli, afirma que o jogo de quinta-feira será bem competitivo e que os atletas estão bem preparados, para a partida que será equilibrada". Os únicos desfalques serão o zagueiro Piu-Piu e o pivô Zavatina.
Os jogos da segunda rodada serão os seguintes: Içara Latitude 28 x Mactel; Vida Sports x FME Forquilinha; Guerreiros x Ricctieri.

Vaiedades: Exposição busca desenvolver produção cultural de alunos

Com o objetivo de aumentar a produção artística dos alunos, a 2ª Exposição de Artes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Içara trará três dias de desenvolvimento cultural à cidade. O tema do encontro é "Arte Provoca Arte".
Na mostra, que abre as portas hoje, às 9h, na Sociedade Recreativa Ipiranga, serão centenas de trabalhos artísticos confeccionados pelos próprios estudantes. De acordo com a secretária de Educação e Cultura de Içara, Ione da Luz Fernandes, o objetivo não é apenas artístico, mas de desenvolvimento pessoal. "Além de melhorar a produção cultural, a exposição ainda aumenta a auto estima dos alunos, que muitas vezes nem sabe do que são capazes", explica.
Os jovens estão trabalhando no projeto desde o início do semestre, com a ajuda dos professores de arte e dos diretores das escolas. "Muitos professores dão aula em mais de uma escola, o que ajuda no processo", conta a secretária de Educação.
A primeira exposição ocorreu no ano passado e, graças aos esforços da idealizadora do evento, a coordenadora Sônia Ângela Scott, até mesmo pessoas de fora de Içara prestigiaram o trabalho. Segundo ela, a idéia surgiu em um encontro com professores de arte. "Ali nós decidimos mostrar o valor artístico que temos escondidos em nossas salas de aula", conta.
Serão três dias de um espaço gratuito completamente voltado à arte, de 13 a 15 de agosto.

Polícia: Jovens são dispensados do serviço militar em Içara

Foram dispensados do serviço militar 780 jovens, da classe de 1990. No ato, eles receberam o documento que os libera de servir o exército ao completar os 18 anos.
A solenidade de entrega do certificado de reservista aos jovens dispensados do serviço militar foi realizada ontem, às 10h, na Praça da Juventude Fernando Pacheco e contou com a participação do prefeito em exercício, Naelti Vianna e do Presidente do Hospital São Donato, Valmir Dagostim, além de outras autoridades da cidade. "Em tempos de paz, o homem pode cumprir suas atribuições e exercer sua cidadania pacificamente", afirma Naelti Vianna.
Conforme o Secretário da Junta Militar, Almir Bortolotto, a dispensa acontece em virtude do excesso de contingente.
No ano passado, foram 650 os que receberam o certificado de reservistas, 130 a menos que este ano.
Segundo Bortolotto, estes rapazes terão vínculo com o exército até completarem 45 anos de idade. Quem não se apresentou, deve ir até a Junta, para regularizar a situação.
Homens sem certificado de reservista não podem trabalhar com carteira assinada, fazer o título de eleitor, faculdade ou até mesmo receber diploma de conclusão de curso superior.
No evento, foram prestadas as honras à bandeira e feito o juramento. Na mensagem deste, eles confirmam que estão dispostos a atender convocações de emergência e serão dedicados às necessidades do país. "A pátria somos todos nós", afirma o prefeito.
Entretanto, a intenção é que a apresentação desses não seja necessária. "E diga o verde-louro desta flâmula - Paz no futuro e glória no passado", conclui o Hino Nacional, que espera o mesmo.

Geral: Agricultor consciente investe em morango orgânico

Cada vez mais os consumidores brasileiros procuram por produtos orgânicos - assim são denominadas frutas, legumes e verduras cultivadas sem agrotóxicos nem adubos químicos. E isso não é por acaso.
A análise das amostras de frutas e verduras quase sempre mostram teores de resíduos acima do permitido e o uso de agrotóxicos não autorizados para essas culturas, o que pode ser muito prejudicial à saúde, além de acabar com o meio ambiente.
Um olhar no futuro
De olho na sustentabilida de, um agricultor de Içara preza pelo meio ambiente e a saúde da família com o cultivo de produtos orgânicos.
"Quando eu tinha 14 anos, escutei uma conversa entre os adultos. Eles falavam sobre o uso de veneno no repolho. Eu achei aquilo um absurdo e o papo nunca saiu de minha cabeça", relata o agricultor Pedro Alcino Budny.
Entretando, sem alternativas, Budny continuava a cultivar fumo com o pai. "Eu trabalhei desde os nove anos. Com o passar do tempo, aquilo foi se tornando comum, mas eu nunca me senti bem com o uso de agrotóxicos", afirma ele.
Depois de adulto, o agricultor continuou no plantio de fumo. Entretanto, depois de um tempo, a esposa, Margareth Sorato Budny, começou a sofrer de fortes dores de cabeça. "Eu ia no médico e ele não garantia que essa era a razão das dores, mas dizia que o mais aconselhável era parar de lidar com agrotóxicos", conta a agricultora, que trabalha com o marido.
A partir disto, Budny começou a buscar alternativas para os problemas. Começaram produzindo verduras, mas com agrotóxicos. "Eu não tinha nem coragem de oferecer aos amigos pois sabia a quantidade de veneno que ia alí", conta a agricultora. Assim veio a idéia dos orgânicos.
O ponta pé inicial
Há oito anos, Alcino participou de um curso sobre produção orgânica em Canoinhas, no Planalto Norte de Santa Catarina.
Alí, começou a se encantar com a cultura orgânica e assim, deixou a fumicultura de lado. "O veneno contamina a terra, que contamina a água, que depois nós buscamos para beber", ressalta .
"É gostoso trabalhar sabendo que se está vendendo um produto limpo", vibra.
O difícil início
Qualquer mudança exige esforços. Para os Budny, o início não foi fácil. "Muita gente desconfiava. Diziam que a gente colocava veneno durante a noite", diz Margareth.
Porém, ignorando a péssima expectativa dos colegas agricultores, eles foram em frente. Hoje, têm 40 mil pés de morangos, além de cenoura, repolho, alface e tomate. "Minha cabeça nunca mais doeu",comemora Margareth. Em Içara, os morangos Cultura Orgânica são vendidos no Supermercado Giassi.

Política: Lideranças do PT estiveram em Içara

Na manhã de sábado, dia 9, os Deputados Estadual e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores na Aassembléia Legislativa, Pedro Uczai, e Federal,Claúdio Vignatti, estiveram visitando Içara para prestigiar os candidatos petistas aos Poderes Legislativo e Executivo do município.
Na oportunidade tiveram um encontro reservado com os candidatos a vice-prefeito Severiano Valentim, o Nego, e a vereadores do PT. Depois deram uma volta pelo centro da cidade, juntamente com Heitor Valvassori, candidato a prefeito na coligação "Por uma Içara mais forte" (PP/PT/PTB/PSDB), e o Deputado Estadual Valmir Comin (PP).
Depois, Uczai e Vignatti se reuniram com lideranças de Criciúma e região.
A presidente do PT, Maria Canever da Silva, lembra que os deputados vieram dar uma força aos candidatos do PT e também à coligação, que terá lançamento oficial nesta sexta-feira, às 19h, no Salão de Festa da Igreja São Miguel, em Vila Nova, em Içara.