O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Capa: Edição 2.227 - 8 de novembro/2011

FRAMBER JÚNIOR/JI
POLÍCIA: Jovem é morto com três tiros no Bairro Aurora
Masculino com antecedentes criminais foi executado a sangue frio e PC investiga o caso.




DIVULGAÇÃO
POLÍTICA: Edna da Silva toma posse na Câmara
“Uma sociedade justa só se constrói com a mulher nos espaços políticos”
A advogada e suplente do PC do B assumiu a vaga no Legislativo no lugar de Jurê Carlos Bortolon (PMDB)

CALEBE BORGES/JI
ESPORTES: Giassi goleou a Farben em rodada atrasada



PÁGINA DOIS: Festival de teatro amador começa nesta terça-feira

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

PMDB de olhovivo na disputa do PP


A política é dinâmica e quem agrega mais apoio consegue os melhores resultados. E isso, não deve ser diferente dentro do PP, entre a chapa 1 (Golias) e chapa 2 (Davi), que vão para o embate nesta terça.
Quem acompanha de camarote essa disputa é o PMDB, pois o resultado desta disputa vai ser importante para definir as coligações do ano que vem.
Os interesses políticos e pessoais caminham lado a lado, mesmo que muitos progressistas neguem, e quem sair vencedor hoje vai ser peça importante nas eleições de 2012.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Edna Benedet (PCdoB) assume cadeira no Legislativo de Içara

Com a licença do vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB) para assumir a Subprefeitura do Balneário Rincão, a suplente da coligação Edna Benedet (PCdoB) assumiu a vaga na Câmara.

DIVULGAÇÃO
A posse da vereadora Edna Benedet da Silva (PC do B) na Câmara Municipal de Içara, na noite desta segunda-feira, 7, foi bastante prestigiada, levando à sede do Legislativo representantes da Administração Municipal, servidores públicos, líderes comunitários e políticos da região.
Edna assumiu o lugar do vereador Jurê Carlos Bortolon (PMDB), que está no comando da Subprefeitura do Balneário Rincão.
No início da sessão, a vereadora suplente fez o juramento e, em seguida, tomou o lugar junto aos demais colegas legisladores.
Durante o Horário Político, Edna fez o primeiro pronunciamento na tribuna. Ela agradeceu a presença da família; líderes sindicais; demais representantes da sociedade civil organizada; e companheiros de partido, entre eles a deputada estadual Ângela Albino (PC do B) e o vereador de Criciúma Douglas Matos (PCdoB). “Para nós do PCdoB este é um momento histórico. É motivo de muito orgulho como mulher, socialista, que luta pelos trabalhadores e aposentados, ocupar uma cadeira na Câmara de um município onde a maioria do eleitorado é composta por mulheres”, discursou Edna, ressaltando que “uma sociedade justa só se constrói com a mulher nos espaços políticos”.
A vereadora comentou que é preciso criar uma nova forma de governar, priorizando a população, através dos conselhos comunitários e orçamento participativo.
Entre os projetos que Edna pretende levar à diante, está o debate com a sociedade para a cobrança de royalties do lixo que Içara recebe de outros municípios, revertendo os valores para o Hospital São Donato; e a criação do Dia Municipal Contra o Câncer de Mama, a fim de ajudar as mulheres voluntárias que lutam pela causa no município.
Edna é a terceira mulher a Câmara de Içara: As antecessoras foram Iara Amândio Martínez (PP) e Nair Sartor Calegari (PSDB).

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Quem quiser ser presidente do PP tem que bater chapa comigo, Não abro mão, sou candidato. Nas eleições de 2012 sou a favor da cabeça de chapa”. Júlio César de Luca, candidato a presidente do Diretório do PP.

A disputa pelo comando do PP

nesta terça-feira, deverá ser de Golias contra Davi, e .não deve ter surpresas. Pois, lendo os nomes das duas listas, a Chapa 1, encabeçada por Júlio César de Luca, conta com a maioria das lideranças de peso do partido, sem desmerecer os demais. Por exemplo, tem o ex-presidente Arnaldo Lodetti Júnior, os ex-prefeitos Júlio Cechinel e Heitor Valvassori, os vereadores Osmar Manoel dos Santos, Darlan Carpes e Itamar da Silva, mais os ex-vereadores, Iara Amândio Martínez, João Batista Rodrigues, Tarcício Lima, Danúbio Gervázio Vieira e Valmor Rosso, entre outros.
Já, a chapa 2, conta com Dalvânia Cardoso, os ex-vereadores João de Bitencourt e Luiz Otávio Nunes, o Lula, Pedro Neves Marques, Sérgio Pizzetti (filho do ex-vice-prefeito Quintino Pizzetti) e as demais pessoas não tem um peso grande na política.
Estão sendo esperados 2,3 mil filiados que vão escolher os 44 membros do Diretório. Se for olhar no papel a chapa 1 deve dar um banho, mas, pode haver surpresas, pois a chapa 2, que é contra a coligação com o PMDB, ao contrário de uma parte da chapa 1, deve fazer das tripas o coração para ter a maior votação possível e ter direito proporcional dentro do diretório para “não entregar o ouro para os bandidos”.

Júlio César de Luca
Não tenho problema com ninguém dentro do partido. Mas, se tiver que haver disputa, sou candidato. Mas, tudo dentro do processo democrático. Trabalho para ter cabeça de chapa nas eleições do ano que vem”.
Comentário da semana passada

Dalvânia Cardoso
O nosso grupo, formado por várias lideranças de base do partido, é que vai decidir se aceita ou não a proposta. Por enquanto, não vou manifestar minha opinião, para que não digam que interferi. Vamos resolver em conjunto”.
Comentário da semana passada.

Nesta quinta-feira
a Câmara de Vereadores de Içara realiza uma sessão solene para a entrega da medalha do Mérito Desportivo Rafael Batista Mazzuchello à personalidades içarenses ligados ao esporte amador.
Os homenageados são Adílio Augusto Lima (em memória), José Serafim da Silva (em memória), Dalcioni Pizzetti, Dejaime Leacina, Flávio Felisberto, Nivaldo Valvassori, Patrick Ferreira, Paulo Dal Pont, Rodrigo Ranthum e Rodrigues Mendes.
A sessão solene inicia às 19h na sede do Legislativo e a comunidade está convidada a participar.

Frase
“Sou osso duro de roer, quero ver até onde vão essas denúncias.” (Deputado Federal e Ministro de Trabalho Carlos Lupi (PDT-RJ), sobre as suspeitas de cobrança de propinas de ONGs.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Entidades realizam ação social no bairro Vila Nova

Testes rápidos de hepatites e glicemia, requisições de mamografia, consultas clínicas com médicos e odontologistas, carteira de identidade e cartão SUS; estas foram as ações feitas em Vila Nova.

DIVULGAÇÃO
A Igreja do Evangelho Quadrangular e os Conselhos de Saúde Locais promoveram neste sábado, dia 5, a Ação Social Pescadores de Almas.
As atividades foram direcionadas à comunidade do bairro Vila Nova e aconteceram na Escola Antônio Guglielmi Sobrinho.
Os moradores puderam fazer testes rápidos de hepatites e de glicemia, requisições de mamografia, consultas clínicas com médicos e odontologistas, carteira de identidade e cartão Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, as crianças e alunos da escola se divertiram com brinquedos, pinturas, receberam mudas de árvores da Fundação Ambiental de Içara (Fundai), conheceram o leão mascote do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e ainda receberam um delicioso lanche.
Para o pastor e também um dos organizadores do evento, Valdimir dos Santos, a ação deste sábado foi de encontro com os propósitos da igreja. “O objetivo da igreja nesta ação é de se aproximar do povo e ajudar aos menos favorecidos. Muitos valores e princípios básicos estão se perdendo, e a igreja tem a possibilidade de resgatá-los com ações deste tipo, que nos aproximem da comunidade”, acredita.
Representantes da Administração Municipal de Içara também estiveram presentes na ação.
O secretário de saúde de Içara, Laudelino Calegari, ressaltou a importância do evento. “Quando recebemos o convite para colaborar com a ação, aceitamos prontamente. A Secretaria Municipal de Saúde entende a importância destes atos e, por isso, toda a equipe foi mobilizada e compareceu”, declarou.
“O foco da nossa Administração sempre foi o social e isso se comprova, mais uma vez, neste local”, emendou o prefeito Gentil da Luz.
O vice-prefeito José Zanolli, professores, representantes da Pastoral da Criança e da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI), secretários e gestores também ajudaram o nas atividades da igreja e conselhos de saúde.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Jovem é assassinado na porta de casa na Mineração

A Polícia Civil investiga oque poderia ter levado ao assassinato de Diego Réus, ocorrido no Bairro Aurora, e um aparelho celular achado no local do crime pode ajudar a elucidar o caso.
FRAMBER JÚNIOR/JI
Diego Réus, 26 anos, foi executado com três tiros no peito após ser chamado em frente de casa, na Rua Nei Amilton Brasil, no Bairro Aurora (Mineração), em Içara. Ele chegou a ser encaminhado ao Hospital São Donato pelo Corpo de Bombeiros. Contudo, não resistiu aos ferimentos.
Segundo depoimentos de vizinhos a Polícia Civil após os disparos um homem saiu a passos largos do local, mas não puderam identificá-lo.
A vítima já tinha sido ameaçada no sábado anterior ao crime, quando teve a casa alvejada por tiros. Ele não registrou queixa por estar ciente que era procurado pela Polícia Civil e poderia ser preso a qualquer momento.
Réus, que era bem conhecido no meio policial por tráfico de drogas, furto e com um mandado de prisão preventiva por um homicídio ocorrido em 2006, foi apontado como um dos participantes de ataques terroristas durante as eleições de 2008 em Içara. Com ele foram encontrados explosivos de fabricação caseira, escondidos na garagem da casa.
Segundo o Delegado da Polícia Civil de Içara, Rafael Marin Iasco, já existe um nome com grande possibilidade de ser o autor do crime, pois informações preliminares apontam que o suspeito tinha entrado em contato com a vítima momentos antes de acontecer o crime.
Réus também era investigada como suspeito de cometer outro crime envolvendo o assassinato de um homem com vinte e sete facadas cerca de dois meses.
Um aparelho celular encontrado no local do crime pode ajudar a Polícia Civil chegar até o autor dos disparos que tiraram a vida de Diego Réus. Os indícios levam a acerto de contas por tráfico de drogas

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Missionários da Assembleia de Deus realizam blitz

O 17º Congresso de Missões, de 12 a 15 de novembro, foi divulgado por um grupo de cerca de 20 alunos do curso de missões da Assembleia de Deus neste sábado, dia 5, através de blitz.

DIVULGAÇÃO
Cerca de 20 alunos do curso de missões da Assembleia de Deus de Içara realizaram neste sábado, dia 5, uma das atividades práticas do curso: a divulgação do 17º Congresso de Missões, que acontece de 12 a 15 de novembro.
Para isto, os estudantes organizaram a Blitz Missionária do Órgão Ceifeiros da Hora Final.
Muitos veículos foram abordados nos quatro pontos da blitz: Rua Coronel Marcos Rovaris (semáforo da Dagostin Calçados e no cruzamento da Ferrovia Tereza Cristina), e também na Rua Vitória (semáforo do Supermercado Abimar e no cruzamento da Padaria Vitória).
Além do convite para o evento, todas as pessoas receberam um panfleto com uma mensagem bíblica de evangelização.
O órgão Missionário Ceifeiros da Hora Final atualmente mantém 54 famílias de missionários em países das Américas, Europa e África. São alcançadas oito nações, incluindo o Brasil.
No Brasil a instituição possui missionários nos Estados do Amazonas, Minas Gerais e diversos municípios do interior de Santa Catarina.
Países como Haiti, Venezuela, Espanha, Portugal, Mali, Cabo Verde e Paraguai também possuem enviados pelo órgão.
No campo missionário são desenvolvidos trabalhos sócio-religiosos. Além da evangelização são executados serviços sociais como alfabetização de crianças, doações de alimentos, ajuda financeira e espiritual.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Interfirmas de Futsal completa a quarta rodada com 191 gols

CALEBE BORGES/JI
Com jogo único na semana, o Giassi Supermercados faturou a ultima vitória da quarta rodada do Campeonato Interfirmas de Futsal, Taça Içara Rumo aos 50 anos, ao vencer por 6 x 2 a Farben e mantendo o grande número de gols registrados nos 24 jogos ocorridos na competição.
A partida atrasada oorreu nesta segunda-fei-ra no Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges.
A quinta rodada não será realizada nesta se-mana, pois o ginásio receberá o 17o Congresso de Missões das Assembleias de Deus de Içara.
Os jogos recomeçam na próxima semana.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.