O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

CAPA: Edição1.947 - Içara, 11 de sestembro de 2010

Michel Temer quer ser "advogado das causas de Santa Catarina"
(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)


Samae constrói adutora de água entre Jardim Silvana e Tereza Cristina
(Divulgação/Jornal Içarense)


Imprudência provoca acidente na Centro de Içara
(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Dia para esquecer

Um fato que marcou o mundo foi o de 11 de setembro, quando terroristas da AlQaeda realizaram ataques suicidas simultâneos aos Estados Unidos, destruindo as torres gêmeas do World Trade Center, provocando a morte de 2.993 pessoas, incluindo 19 terrorista.
Desde então o mundo vive com um pé atrás, com medo de que a qualquer momento um homem -bomba resolva se explodir.
Hoje, os norte-americanos são mais cautelosos e baixaram a crista por se acharem os poderosos senhores da guerra.
A data não vai se esquecida, principalmente para aqueles que perderam um ente querido na tragédia.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno


Antraz - Guerra Bacteriológica (1)

O Antraz, também conhecido como terrorismo químico-biológico, termo ultimamente muito difundido devido aos últimos acontecimentos mundiais. Nada mais é do que a liberação intencional de produtos quíicos ou agentes infecciosos muito prejudiciais à saúde.
Tais produtos ou agentes causadores de infecções podem ser liberados no ar por meio de poeiras ou através da colocação dos produtos nas fontes de água que abastecem cidades, principalmente. Tal atitude tem a única e clara intenção de prejudicar as populações dos países onde ocorre, acrescida da possibilidade de alastrar doenças pelo mundo todo - pois quem garante que alguém que se contaminou não irá fazer uma viagem antes de saber que está doente?
Dentre os agentes infecciosos existem várias bactérias como o anthrax, e principalmente vírus, como o da varíola, cujas vacinas nem seriam suficientes para todos, doença considerada erradicada no mundo e somente manipulada em laboratório hoje em dia. Muitas dessas doenças já foram exaustivamente estudadas, outras ainda não estão suficientemente conhecidas.
A contaminação pode ocorrer de três formas:
1- Contato com a pele, em que pode haver uma lesão e causar doença localizada ou se disseminar pelo sangue;
2- Por digestão de algum alimento contaminado, causando doença generalizada;
3- Por via respiratória, considerada a pior forma, causando doença respiratória, que pode leva ao óbito.
Aliados ao medo e ao terror causados pela idéia da disseminação de tais doenças, ainda teríamos a grande dificuldade de diagnosticar uma epidemia em curto prazo para adequado manejo de doentes e do controle de disseminação das doenças, além da falta de diversos tipos de vacinas em quantidade suficiente para atender a todos os indivíduos que poderiam ser atingidos. Afinal, numa situação dessas, quem vamos vacinar primeiro? Continua...
Um bom final de semana a todos e até semana que vem! Beijos...

POLÍTICA - Michel Temer se reúne com lideranças em Içara

O presidente nacional do PMDB, Michel Temer, vice de Dilma Rousseff (PT), veio a Içara nesta sexta-feira, e declarou a vontade de ser “advogado das causas de Santa Catarina”.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O presidente nacional do PMDB e vice de Dilma Rousseff (PT) à presidência, Michel Temer, esteve em Içara na noite desta sexta-feira. Temer concedeu entrevista coletiva à imprensa, inaugurou comitê supra-partidário e encerrou a noite em uma concentração política.
Em entrevista coletiva, Temer disse que tem visitado muito o Estado e, caso eleito, deseja ser “advogado das causas de Santa Catarina”.
Sobre o escândalo da quebra de sigilo fiscal de pessoas ligadas ao PSDB, Temer declarou que o assunto foi usado para exploração política e que lamenta que apenas este caso tenha vindo à tona, sendo que a Receita Federal averiguou que cerca de 3 mil pessoas já tiveram os dados violados.
O presidente nacional do partido declarou que a grande maioria dos peeme-debistas catarinenses apoia a chapa Dilma/Temer.
A afirmação também foi feita pelo prefeito de Içara e coordenador da campanha no Sul, Gentil Dory da Luz. “A maioria das lideranças do PMDB no Estado apoia Dilma. Tanto é que já passamos à frente nas pesquisas de intenção de voto no Sul”, disse Da Luz, sobre o crescimento de Dilma em Santa Catarina, com relação ao adversário José Serra (PSDB).
O coordenador acrescentou ainda que convidou Temer para dez encontros em Santa Catarina, sendo que oito já foram realizados até agora.
“Içara é a maior cidade governada pelo PMDB no Sul do Estado. Os líderes regionais estão concentrados aqui hoje. A vinda de Temer dá maior importância à região e fortalece a campanha à presidência”, ressalta o prefeito de Içara, que está empenhado na campanha de Michel Temer e Dilma Rousseff
Ainda na entrevista coletiva, Temer foi perguntado sobre o pedido de suspensão de Eduardo Pinho Moreira. “Não gostaria de voltar a esse acidente. O processo está parado. Depois das eleições vamos trabalhar a unidade do PMDB”, declarou.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Para a recuperação da área verde vamos contar com a colaboração de escolas que serão indicadas pela Secretaria de Educação que também é parceira na realização do evento”". Presidente do Fundai, Geraldo Baldissera, sobre o dia da Árvore, em 21 de setembro.


O vereadores de Içara
aprovaram na sessão ordinária de quarta-feira o requerimento para uma reunião a fim de tratar de assunto relacionado à demolição dos quiosques da orla marítima no Balneário Rincão. A proposição é de autoria de Jurê Carlos Bortolon e Antônio de Mello, ambos do PMDB.
No encontro, que acontecerá nessa segunda-feira (13), após a sessão ordinária, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, será debatido o assunto, além dos vereadores, com o Presidente da Fundai , Geraldo Baldissera, com o Procurador do Município, Valterney Réus, com o Sub-Prefeito do Balneário Rincão, José Eloir do Nascimento, com o Superintendente Regional da Fatma, com o representante do Ministério Público Federal e com os donos dos quiosques da orla marítima.
Com certeza, nessa reunião irão todos os vereadores.


Um grupo (1)
do Balneário Rincão li-gou para o JI para contestar a informação de que o Prefeito de Içara Gentil Dory da Luz foi escolhido como um dos 100 melhores administradores do Brasil, segundo a 7ª edição do Prêmio JK, que o içarense recebe em Brasília, em 14 de setembro.
Para o grupo isso é uma piada.


A informação (2)
foi repassada pela assessoria de imprensa da Administração Municipal de Içara no dia 31 de agosto.
É importante que as pessoas tenham senso crítico e manifestem de forma pública, mas, é necessário que tenham cuidados pa-ra não serem usados como joguetes de terceiros, com interesses políticos.


Rápidas
* Porque é que apenas uma minoria de vereadores participa das reuniões realizadas fora do horário das sessões, como ocorreu quinta com o Samae e Setep. Será que os outros não são avisados ou não tem tempo.
* Presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, deve se manifestar na próxima semana sobre o processo de cassação de Gentil da Luz (PMDB) e José Zanolli (DEM) que corre no Fórum de Içara.
* Depois das eleições, tanto o PP quanto o PMDB vão ter que se empenhar bem mais apagar o incêndio que ocorre dentro das siglas, divididas por grupos com pensamentos contrários.
* O peso fiel da balança vai ser os votos que cada grupo vai conseguir para os candidatos à governador e à deputados estaduais e federais, principalmente se algum deles for eleito.
* O ex-vereador João de Bitencourt (PP), é o coordenador em Içara da campanha à reeleição do deputado estadual Altair Guidi (PPS), que era do PP, e sempre contou com o apoio do ex-prefeito Heitor Valvassori.


Frase
“Um homem não está acabado quando ele é derrotado, mas quando desiste..” (Richard Nixon - ex-presidente norte-americano que renunciou ao cargo).

GERAL - Descaso nas ruas do bairro Presidente Vargas

Bairro apresenta ruas em que as lajotas estão cedendo e outras dominadas por buracos; a Imaruí e a Justino Isaías dos Passos são as mais críticas e as obras deverão ser iniciadas na próxima semana.


(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Para trafegar em algumas ruas do bairro Presidente Vargas, em Içara, é preciso que os motoristas façam manobras. Já os moradores, mantêm as janelas e portas fechadas para fugir da invasão da poeira.
Morador da Rua Justino Isaías dos Passos, Odilon Duarte, diz que as condições da estrada têm provocado danos materiais a diversos motoristas que passam pela região.”Já vi carros deixarem proteção de motor e descarga pela rua”, relatou.
Em diferentes pontos da localidade, as lajotas estão cedendo e formando aberturas nas estradas. Na rua Imaruí a reclamação muda.
O presidente da Associação de Moradores do Bairro Presidente Vargas, Paulo Silveira, aponta ainda que a Rua Imaruí não está em condições de trafegabilidade em função dos buracos. “Nesta rua não passa carro. Algumas foram patroladas há uns dois meses, mas não foi colocado areão”, ressaltou.
Silveira disse ainda que procurou o Poder Executivo na época em que o vice-prefeito, José Zanolli, atuava, mas nenhuma providência concreta foi realizada. “Só prometeram, mas até hoje não fizeram nada. O secretário de Obras não existe no município de Içara”, expressou.
Conforme o encarregado de Obras da Administração Municipal de Içara, Dilnei Darcy Lima, o cronograma de recuperação da malha viária deverá chegar ao bairro na próxima semana, juntamente com o Loteamento Planalto.
Até o fechamento desta edição não foi possível entrar em contato com o secretário municipal de Obras, José Eloir do Nascimento, que é o responsável pela Secretaria de Obras.

POLÍCIA - Polícia Civil inicia preparos para Operação Veraneio

Ação iniciada ontem, fiscalizará aplicação das normas de trânsito para prevenção de acidentes; em 2009 foram registradas 75 infrações, mas sem acidentes, soldado dá dicas para prevenção de acidentes.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Antes mesmo do início da primavera, a Polícia Civil de Içara, juntamente com Delegacia Regional de Segurança, já inicia os preparativos para Operação Veraneio, direcionada ao Distrito Balneário Rincão.
Conforme o delegado, Rafael Marin Iasco, foi realizada uma reunião esta semana para discutir os procedimentos da operação, que terá início oficial no dia 15 de dezembro. O delegado disse ainda, que o efetivo deverá sofrer aumento para a operação, em função do crescimento populacional que ocorre nos litorais nessa época do ano.
Em razão da baixa temporada, o número de ocorrências na localidade tem apresentado um crescimento. Na última quinta-feira, 9, uma usina de tratamento de madeira na localidade de Pedreira, foi assaltada. O autor teria desativado as câmeras de vigilância e levado um note-book, calculadora, motos-serra, caixa de ferramentas e dinheiro em espécie.
Na tarde do mesmo dia, a Polícia Militar recuperou no bairro Mirassol um veículo furtado em Criciúma, que estava ocupado por cinco adolescentes, dois de 15, dois de 14 e um de 13 anos, os quais foram encainhados à uma delegacia especializada.
Na noite anterior, um assaltante armado levou o aparelho celular de uma feminina de 39 anos, nas proximidades do Mercado Treviso, Zona Sul do Balneário Rincão.
De acordo com a Polícia Militar (PM) de Içara, sete policiais atuam na locali-dade e que rondas diárias são realizadas pela guarnição pelo Distrito.

VARIEDADES - Mãe paraplégica dá a luz a um menino no Hospital S.José

Enfrentando todas as dificuldades de uma gravidez de risco, por causa da paraplegia, Daiane Bonfim Velho, 28 anos, deu a luz a um menino saudável, no Hospital São José, em Criciúma.


(Taize Pizoni/Divulgação)

Daiane Bonfim Velho, 28 anos, que sofreu um acidente de trânsito há nove anos e ficou paraplégica, teve um momento de grande alegria nesta quinta-feira, dia 9 de setembro.
Ela deu a luz a um menino de 3,45 quilos e medindo 49 centímetros, superando as dificuldades impostas por sua paraplegia e enfrentando uma gravidez de risco.
“Meu filho é um guerreiro desde que foi gerado”, exclamou a mãe.
Daiane é moradora do bairro Nova Iorque, em Forquilhinha, e teve o bebê na Maternidade do Hospital São José, em Criciúma.
A família comemorou o nascimento de Enzo. Para a avó materna, Marlene Aparecida Velho, o neto “é o milagre da vida”.
Foi na tarde de ontem que Daiane pode ver o filho. Por ter nascido prematuro, no oitavo mês de gestação, o bebê ficou na incubadora, a fim de manter a temperatura e fortalecer os pulmões. Já a mamãe, não podia levantar por causa da cirurgia.
Quando a técnica de enfermagem entrou no quarto, Daiane pediu que levassem a criança até ela. Ao mesmo tempo que, o pai, Altamir Rodrigues, 23 anos, e a irmã mais velha, Jhenifer Kauani Velho Mota, 10 anos, também se alegraram com a chegada do pequeno Enzo.
Casada há quatro anos, ela não pretendia ter o segundo filho e os médicos desaconselhavam, mas o marido queria. A jovem engravidou quando tomava uma medicação que cortou o efeito do anticoncepcional.
Na descoberta da novidade, um misto de alegria e preocupação contagiou a família. “Eu fiquei com os dois sentimentos. Tinha medo dele não nascer perfeitinho, porque eu fico muito tempo sentada”, comentou Daiane. Até o quinto mês de gestação, foi tudo bem. Depois, infecções em decorrência da paralisia incomodaram.
Após a alta médica, mãe e filho retornam para a casa. “Faço tudo sozinha, só no começo vou precisar de todo mundo”, pediu Daiane. E a filha Jhenifer prometeu ajudar: “Eu já cuidava dela antes”.

ESPORTE - Caiçara enfrenta Cocal do Sul e pode assumir a liderança

Içara estará sendo representada em peso no Regional da LARM neste fim de semana, além do Caiçara, que disputa a Primeira Divisão, o Atlético Içarense fará a estreia na Segundona.


(Arquivo/Jornal Içarense)

Depois de ter adiantado uma rodada, no feriado de 7 de setembro, algumas equipes, que participam do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), terão o fim de semana de folga e voltam a campo no dia 2 de outubro pela sexta rodada.
O colorado içarense, não teve tanta sorte e neste domingo, dia 12, irá disputar os três pontos, que pode levá-lo a liderança, contra o Cocal do Sul. O time de Içara ostenta o quinto lugar com nove pontos, sendo que em cinco jogos foram três vitorias e duas derrotas, destaque para a goleada do último sábado, dia 4, quando venceram pelo placar de 5 a 2, a equipe do Mãe Luzia. Já na terça, perdeu por 1 a 0 para o Internacional, de São Defende.
A direção da LARM destaca para este fim de semana a abertura da Segunda Divisão, que terá a participação de oito equipes e Içara está sendo representada pelo Atlético Içarense, que busca um resultado positivo para garantir uma vaga na elite de 2011.
Os içarenses jogam domingo contra o Figueirense, em Criciúma.