O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Capa: Edição 2.211 - 14 de outubro/2011

DIVULGAÇÃO
PÁGINA DOIS: Alunos do Quintino Rizzieri fazem festa no Dia da Criança






ARQUIVO/JI
GERAL: PF continua investigando denúncia contra HSD
O possível superfaturamento de prontuários do SUS está sendo investigado desde abril de 2010 quando foram recolhidos vários documentos



ARQUIVO/JI
POLÍTICA: PP vai tentar na Justiça requerer mandato de Boca






DIVULGAÇÃO
ESPORTES: Equipe Sub-15 empata e precisa vencer para seguir no Catarinense

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Boca está na mira do PP pelo mandato

De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos podem pedir a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa. Isto é o que pretende o PP de Içara com relação ao mandato do vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, que filiou-se ao PMDB na sexta-feira, dia 7.
O advogado de defesa vai alegar que o havia incompatibilidade de ideias entre o PP e o vereador, que se sentiu excluso do partido. Boca, que há bom tempo é só elogios para Gentil da Luz, terá que gastar muita saliva para ficar com o cargo.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: PP vai pedir mandato de Boca (PMDB) no Legislativo

Com a saída do PP e filiação ao PMDB, o vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, pode perder o mandato devido à questão da fidelidade partidária; o PP já afirmou que vai pedir o mandato.

DIVULGAÇÃO

De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os partidos políticos podem pedir a decretação da perda de cargo eletivo em decorrência de desfiliação partidária sem justa causa.
Isto é o que pretende o PP de Içara com relação ao mandato do vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, que filiou-se ao PMDB na sexta-feira, dia 7.
“Ainda não iniciamos o processo. Mas, o partido vai, sim, pedir o mandato. Estamos esperando apenas o processamento das filiações pela Justiça Eleitoral, que deve ser efetivado nesta sexta-feira, dia 14, e a certidão de filiação”, explicou o presidente da Comissão Provisória do PP, Tarcísio Lima.
Questionado se está preocupado com a possível perda do mandato na Câmara Municipal, Boca preferiu não comentar, dizendo que o assunto deve ser tratado com o advogado Gabriel Schonfelder.
Segundo o advogado, é necessário esperar a ação, para então tomar providências. “No momento não há o que fazer. Assim que for feito o pedido para tomada do mandato, devemos contestar, arrolando testemunhas. Não posso adiantar quais teses vamos usar para que o vereador permaneça no cargo. Mas, em suma, o argumento será com relação à incompatibilidade de ideias entre o PP e o vereador, e a possível exclusão que ele sofreu enquanto estava no partido”, ressaltou o advogado de defesa de Boca.
Eleito vereador de Içara em 2004 e reeleito em 2008, pelo PP, Boca explicou, em entrevista coletiva concedida em julho, o motivo que o levou a decidir pelo PMDB. “Tenho como justificar a minha ida para o PMDB. Sou filho de Içara e jamais vou perder a oportunidade de ser eleito novamente vereador, apoiando o prefeito Gentil da Luz, pelos grandes projetos que está comandando e que eu estou a par. Quero acompanhar o crescimento do município. O meu voto vai continuar sendo daqueles que tiverem o melhor para a cidade”, enfatizou o vereador, na ocasião.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Estou conversando com O PP e o PMDB para definir meu rumo, mas, agora tenho interesse de ficar no PP”. Vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, no dia 5 de outubro, mas dois dias depois se filiou no PMDB, dando uma amostra de que não dá para se confiar em muitos políticos.

Paulo Cezar Balsan (Balim)


morador há mais de 16 anos do bairro Presidente Vargas, é um dos nomes do PMDB para concorrer ao Legislativo em 2012. “Quero trabalhar ainda mais pelo Presidente Vargas. Meu nome está à disposição do partido e chegou a minha vez”, argumentou Balim, completando: “É hora da renovação e o bairro precisa de caras novas”.
De acordo com o prefeito Gentil da Luz, Balim é uma liderança ativa e possui, dentro do partido e na comunidade, uma forte aceitação. “Sempre disposto a ajudar a Administração Municipal, o bairro Presidente Vargas e outras comunidades da cidade, Paulo Cézar Balsan merece uma oportunidade”.
O vereador que representa hoje o Presidente Vargas na Câmara Municipal, Joaci Domingos Pereira, o Boca, disse que não se sente ameaçado por haver mais um pré-candidato do bairro. “Quem tem condições de ganhar, vamos ver lá na frente, as pesquisas vão dizer. Não me sinto ameaçado, o que é para ser, vai ser”, declarou Boca, que também terá a concorrência de Adair Benjamin de Souza , o China.

Enquanto
a ex-secretária de Administração Dalvânia Cardoso declarou em outro jornal que o governo Gentil da Luz é baseado somente em promessa e que poderia ser trocado para Gonverno Fará da Luz, o vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, trocou o PP pelo PMDB porque Gentil da Luz está trazendo muitas obras para Içara.
E agora? Até há poucos dias Boca era do PP.

Neusi Silvestre
residente no bairro Boa Vista afirmou nesta quinta-feira, em alto tom, no Paço Municipal, que não vai assumir a Secretaria de Indústria do Comércio e que o Jornal Içarense andou Equipe da 79ª Zona Eleitoral (Içara) prestou 220 atendimentos durante o feriado desta quarta-feira (12) em Balneário Rincão, no evento "Ação comunitária", realizado na Colônia de pescadores Z33. Foram 75 transferências, 10 alistamentos e 135 revisões de dados.
Este foi o 2º atendimento volante ocorrido em Balneário Rincão, o que é bastante importante por tratar-se de um novo município. No evento anterior realizado pela Justiça Eleitoral, no início de setembro, o cartório já havia feito 230 operações com eleitores que compareceram na Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Balneário Rincão.
Outros atendimentos devem ser feitos.escrevendo coisas que ele não falou.
Quero lembrar ao Silvestre que os comentários dele estão nas ediçõ-es2162 e 2163, no mês de agosto. Quem não se garante, não se estabelece.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Prontuários superfaturados no HSD ainda são investigados

O possível superfaturamento de prontuários do SUS está sendo investigado desde abril de 2010, quando a Polícia Federal recolheu documentos administrativos no Hospital São Donato.

ARQUIVO/JI
A Polícia Federal de Criciúma continua a investigação sobre a possível fraude em procedimentos realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital São Donato (HSD), de Içara.
A denúncia foi feita pelo diretor clínico da entidade, o ginecologista Lauro Nogueira, ao Ministério Público, em abril de 2010.
Em junho deste ano o Jornal Içarense divulgou que a polícia estava ouvindo pacientes que tiveram os prontuários superfaturados. Na ocasião, o delegado federal de Criciúma, Rafael Broietti, disse que não era possível dizer quantas pessoas tiveram os prontuários adulterados, mas, que foram muitas.
Nesta quinta-feira, dia 13, Broietti afirmou que a investigação ainda segue, com a convocação de pacientes. “Estamos chamando o pessoal e perguntando também se foi cobrado algum valor à parte, para fazer os procedimentos”, explicou o delegado.
O número de pacientes envolvidos no caso não pôde ser contado. “São milhares de pessoas. Estamos dividindo a proporção de pacientes em cada procedimento”, ressaltou Broietti.
Em março deste ano, a Secretaria Regional de Saúde e o serviço de auditoria do SUS constataram a suposta fraude através de relatórios emitidos à Polícia Federal. Porém, os dados não são conclusivos, por isso a investigação continua, ainda sem prazo para acabar. “Não temos um prazo estipulado para concluir a investigação”, observou o delegado.
Ainda em abril de 2010, a Polícia Federal esteve na instituição a fim de recolher documentos administrativos dos anos de 2009 e 2010. Inúmeras caixas com papéis foram levadas em caminhonetes da polícia.
A denúncia feita pelo diretor clínico dava conta de que o hospital estaria cobrando procedimentos do SUS que não eram realizados, ou seja, eram descritos nos prontuários os mais caros, enquanto que os pacientes recebiam procedimentos mais baratos.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Edna Benedet

Aposentadoria da dona de casa

É muito comum, as pessoas pensarem que basta ter a idade de 60 anos, se mulher e 65 anos se homem, para se aposentar, sem a necessidade de ter um período mínimo de contribuição. Porém, para se aposentar por idade na área urbana, o segurado(a), deve contribuir no mínimo durante quinze anos.
Em caso de aposentadoria por idade na área rural a idade é reduzida em cinco anos, devendo o segurado(a), comprovar que trabalhou nos últimos quinze anos na atividade agrícola.
O que chamou a atenção nos últimos dias é a “Aposentadoria da Dona de Casa”, que a partir deste mês de outubro, poderão contribuir com valor correspondente a 5% do salário mínimo, o equivalente a R$ 27,25, para se aposentar com um salário mínimo.
Porém, não são todas as donas de casa que podem contribuir e se aposentar dentro desta alíquota menor. Esse benefício foi criado para as donas de casa de baixa renda, ou seja, a renda familiar não pode ultrapassar dois salários mínimos, devendo ainda a segurada estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), do governo federal.
A dona de casa de baixa renda e que se enquadrar nos critérios acima, terá direito a aposentadoria por invalidez; aposentadoria por idade, auxílio-doença, salário maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Essa nova contribuição garantirá que várias pessoas de baixa renda tenham acesso aos benefícios previstos no Regime Geral de Previdência Social., acesso ao regi-me previdenciário, garantindo uma velhice com um pouca mais de dignidade.



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Assaltos e furtos marcam feriado de 12 de outubro

Assalto a uma Lan Hause e dois furtos foram registrados no município de Içara na véspera e no feriado do dia 12 de outubro, aumentando o índice de ocorrências, o que preocupa a população.

FRAMBER JÚNIOR/JI
Uma lan house localizada na Rua Santa Rita de Cássia, no bairro Presidente Vargas foi alvo de assaltantes na noite desta terça-feira, dia 11.
Conforme informações divulgadas pela Polícia Militar, três homens entraram no estabelecimento, vestidos com moletons pretos e encapuzados. Armado, o trio roubou R$ 70, além de vídeogame, notebook, palm top e a carteira com documentos do dono do estabelecimento, S.P.V., 50 anos. Em seguida, o grupo fugiu em um Gol verde.
Já, na quarta-feira, ocorreu um furto a uma residência na Avenida dos Esportes, no Distrito Balneário Rincão.
De acordo com C.T., 58 anos, em registro de Boletim de Ocorrência na Delegacia Civil de Içara, ao chegar em casa encontrou uma das janelas lateral arrombada e foram subtraídos vários objetos, entre eles, uma máquina de cortar grama, um liquidificador e roupas.
Também no Rincão, na Zona Sul, no mesmo dia, a Polícia Militar abordou M.I., 27, que tinha cinco cigarros de maconha. A droga foi apreendida e contra o masculino foi lavrado um Termo Circunstanciado.
Outro furto foi registrado no Lotemaneto Jorge de Luca, no Jardim Silvana. A.M., 35, relatou que ao chegar na residência a porta estava arrombada e dois televisores haviam sido furtados.
Segundo o Delegado da Polícia Civil, Rafael Marin Iasco, os três envolvidos em assaltos no Balneário Rincão até os últimos dias já estão presos, inclusive os assaltantes do ultimo caso envolvendo a Expresso Coletivo Içarense e os três ocorrências envolvendo taxistas na região. Ele também acrescenta que outros suspeitos estão sendo investigados por outros crimes ainda sem solução no município.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Crianças do bairro Nossa Sra. de Fátima ganham Festa

A Associação de Moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima, em parceria com o Conselho Local de Saúde e Clube de Mães, realizou a Festa da Criança nesta quarta-feira, dia 12, feriado.

DIVULGAÇÃO
Um dia inteiro de atividades, distribuição de lanches e brinquedos envolveu a comunidade do bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, nesta quarta-feira, dia 12.
Foram consumidos na Festa da Criança mais de 800 cachorros-quentes; 200 litros de refrigerante; 320 quilos de doces, entre balas, bombons, pirulito e mel; além da distribuição, também gratuita, de 492 brinquedos.
Para o presidente da associação de moradores do bairro, Edivaldo Novaki, o Nilo, “o sucesso da ação se deu devido ao trabalho conjunto da associação, Conselho Local de Saúde e Clube de Mães, principalmente através de empresas e entidades que fizeram as doações”. A festa entrou para o calendário de eventos da comunidade.
A associação é formada por: presidente Edivaldo Novaki; vice-presidente Francisco Bueno; secretário Ederson Silva; 2º secretário Alfredo Miranda; tesoureiro Valdeci Marques da Silva; 2º tesoureiro Aldo Wagner Fernandes; diretora de cultura Maria Cardoso Patrício; diretora social Maria Madalena Sebastião; diretor de esportes Edson Amarante Fraga; suplentes: Elizandro da Silva, Jucinéia Accordi, Már-cio Felizardo, Tarcísio da Luz Alves, Benta Torquato, Clodoaldo de Souza Soares; Conselho Fiscal: Oscar Martins, Ademir Borges Cechinel, Joelson Bernar-do; Suplentes: Ivo Maxmivk, Sunamita de Carvalho e Adairton Bernardo.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esporte: Vôlei masculino de Içara na Copa Adesc

DIVULGAÇÃO
A equipe de vôlei da Fundação Municipal de Esportes de Içara (FME) participa no próximo sábado, 15, da Copa ADESC categoria prémirim masculino, em Florianópolis.
As vagas para a fase final serão disputadas entre FME/Içara x Cimed (Florianópolis) e Braço do Norte x Santo Amaro da Imperatriz.
Com bons resultados durante o ano a modalidade ainda conquistou no último sábado o primeiro lugar no Regional Sul ‘Escola Esporte Cidadã’, ao vencer a equipe de Imbituba. E também está classificada em todas as categorias (iniciante, prémirim, mirim, infantil e infanto – de 11 a 18 anos) para a final da LAVM (Liga Atlética do Vale do Mampituba), na qual participam município das regiões da AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), A-MUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) e AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).
O projeto de voleibol efetivado pela Administração Municipal de Içara, por meio da Fundação Municipal de Esportes (FME) está sob a coordenação do professor Daniel Reis, que comanda treinos de segunda a quinta-feira no Ginásio Ergínio Januário Borges.
O elenco conta com cerca de 70 atletas de 11 a 17 anos, que participaram neste ano do Regional dos Joguinhos Abertos e Olesc; Festival Murialdo de Vôlei; e Circuito Içarense, alcançando resultados expressivos com chances de serem campeões em todas as categorias.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Sub-15 empata pelo Catarinense

DIVULGAÇÃO
Com um empate em casa (1x1), com o Paes Leme, de Imbituba, a equipe Sub-15 da Fundação Municipal de Esportes de Içara (FME) ficou no compromisso de vencer o Metropolitano, em Blumenau, no próximo sábado, 15, para buscar a classificação no Campeonato Catarinense Infantil de Futebol.
De acordo com o treinador Allan Rezende os meninos apresentaram um bom futebol, mas cederam ao empate no final do jogo. “Não conseguimos o resultado esperado, mas fizemos um bom jogo e o empate deixa a equipe içarense no compromisso de vencer o último jogo da rodada para seguirmos na competição”, comentou.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.