O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Edição 1.726: EDITORIAL - Acúmulo de cargos, acúmulo de criticas

A Administração Municipal do PMDB e coligados vai completar 10 meses de governo e ainda gera criticas e desconfianças dos içarenses.
A falta de um cronograma de trabalho, devido secretários acumularem até três cargos, vem prejudicando o desempenho dos gestores e também da gestão administrativa.
Até 2010, o prefeito Gentil Da Luz promete manter os secretários multiuso e isso dá uma amostra de que os serviços públicos vão continuar sendo levados de barriga, abrindo espaços para as críticas, que nem sempre são construtivas.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Acúmulo de cargos na Gestão de Içara provoca inacessibilidade

Alguns secretários e dirigentes de órgãos e setores importantes do município de Içara acumu-lam várias funções o que gera inacessiblidade e diminuição da qualidade dos serviços públicos.

Desde que assumiu a Administração Municipal de Içara, há quase 10 meses, o prefeito, Gentil Dory da Luz (PMDB), não nomeou oficialmente a pasta de governo. Muitos dos se-cretários são interinos e alguns respondem por mais de uma Secretaria ou função na gestão.
O problema agrava-se com a inacessibilidade de alguns dirigentes. Esse fato é alvo de reclamação e críticas da Câmara de Vereadores de Içara, cujos legisladores constantemente relatam a dificuldade e a reinvindicação é também da população.
Um dos exemplos que melhor caracterizam a situação é a do sub-prefeito do Balneário Rincão e Secretário de Obras e Serviços Urbanos (interino), José Eloir do Nascimento. Ele não foi encontrado para falar sobre o assunto, contudo nas semanas anteriores o mesmo problema já era detectado.
O Jornal Içarense (JI) tentou falar com ele na Sub-prefeitura do Rincão, onde ele deveria atender no período da manhã, mas segundo a secretária ele já havia saído. Ela disse que o secretário esteve lá entre 7h30min e 9h e não mais retornaria, tentamos o contato às 9h30min.
O celular de Nascimento ou está desligado ou não é atendido; já na Secretaria de Obras à tarde ele também não se encontrava e a secretária mais uma vez deve ter anotado o pedido de retorno de ligação do JI, o que não aconteceu novamente.
Outros casos de acúmu-los de função/cargo na A-dministração Municipal são o vice-prefeito, presidente da Samae e secretário de Indústria e Comércio, Zosé Zanolli e o Procurador Geral do Município, presidente interino da Fundai e da Defesa Civil, Walterney Ângelo Réus.
Réus declarou que a atribuição de vários cargos a uma só pessoa se dá pelo fato do município estar quebrado e, deste modo, precisa trabalhar com o possível. “A própria definição demonstra que ao acumular funções não se rende 100% daquilo que poderia oferecer”, teorizou. Quanto às críticas que tem recebido dos vereadores ele diz que é obrigação deles fiscalizar, mas não tem acompanhado as observações dos parlamentares nas sessões da Câmara de Içara.
Questionado sobre a influência de se cumular cargos na acessibilidade, ou contrário disso, dos secretários, gestores e demais dirigentes públicos Réus argumenta: “Tenho atendido a todos que me procuram, seja da imprensa ou sobre qualquer outra questão”, finaliza.
Até o fechamento desta edição não foi possível falar com Zanolli.
O Prefeito de Içara afirmou que todos os representantes de pastas no município têm formação acadêmica e que ter mais de um cargo não é problema. “Só ajuda, porque estamos lincando as àreas e isso contribue na realização dos trabalhos”, declarou.
Ele revelou ainda que a situação persistirá até o final do ano, visto que a preocupação é manter salários em dia e pagar o décimo terceiro regularmente.
“Estamos passando por um deserto, devido às dificuldades financeiras a tendência é reduzir ainda ma-is o quadro de funcionários”, enfatizou.
Com relação aos secretários que não atendem celulares, mantém-os desligados ou não são encontrados nos seus respectivos locais de trabalho admite ser contrário, pois entende que as pessoas do serviço público precisam estar disponíveis 24 horas por dia.
“Telefone é feito para ser atendido. O José Eloir está tendo uma grande oportunidade, dada por mim enquanto prefeito. O tempo vai mostrar que ele está errado. A inacessibilidade é algo que não concordo e pela qual chamo atenção dos secretários”, finalizou referindo-se explicitamente ao sub-prefeito do Balneário Rincão.

GERAL - Crianças aprendem história de Içara em Projeto Cultural

Locomotiva de Flores visa o resgate da história de Içara, atrelada ao advento da ferrovia no sul de Santa Catarina e as transformações sociais e econômicas produzidas no município.



Abertura da primeira edição do Projeto Locomotiva de Flores quarta-feira, 14, no Museu Ferroviário Anselmo Cargnin, em Içara, objetiva resgate da história local ligada à “Maria Fumaça” e desenvolvimento sócio-econômico. Até o dia 16 de outubro serão expostos trabalhos, realizados pelos alunos, musicais e teatro sobre o tema.
A iniciativa é da Coordenação de Museus do município em parceria com os Petis (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) dos bairros Esplanada, Jaqueline e Pedreiras, Administração de Içara, Secretária de Educação e Casa de Cultura. É parte da atividade nacional “Primavera nos Museus”, do Ibraim (Instituto Brasileiro de Museus).
Segundo a coordenadora de Museus do município, Sanete Monteiro Da-gostim, “visa-se conscientização das crianças para que saibam que museu não é depósito (é uma escola a parte) e que o nosso filhote faça parte do calendário nacional”, comenta
“Com o Projeto Locomotiva de Flores o Museu pode ser abordado como espaço educativo para trabalhar a história de Içara. Enquanto história, nós somos os sujeitos e se não nos sentirmos assim não a construiremos”, teorizou a historiadora estagiária da Casa da Cultura, Alanna Fernandes Duarte.
Para o prefeito Gentil Dory da Luz “um povo sem história é um amontoado de gente, não se pode falar do muncicípio sem mencionar ferrovia e trem”.

POLÍCIA - Homem é preso por tráfico de drogas no Jardim Elizabete

Uma denúncia de populares, provocou a prisão de um elemento de 37 anos na noite de terça-feira por tráfico de drogas e mais uma acusação de furto de moto, no Bairro Jardim Elizabete, em Içara.



A Central de Emergência da Polícia Militar de Criciúma recebeu na noite de terça-feira, dia 13 outubro, uma denúncia de que na Rua Tubarão, no bairro Jardim Elizabete, em Içara, uma homem estaria comercializando drogas.
A guarnição se deslocou até o local e abordou R.M., 37 anos, sendo encontrado com o elemento 15 pedras de crack e mais R$ 307 em dinheiro.
A denúncia também relatava de que ele utilizava uma motocicleta de cor azul para fazer o transporte da droga. E no momento da abordagem o suspeito portava o documento da Honda CG 125 Titan, placa MAO-3398, de Içara.
Os policiais militares se deslocaram até a residência de M., aonde foi apreendido o veículo de duas rodas. No local também foi encontrado um torrão de maconha. Após o flagrante o meliante foi encaminha-do à Delegacia de Polícia Civil de Içara e a motoci-cleta guinchada até o pátio do Farol Guincho, localizado no Loteamento Barrei-ras, em Içara.

VARIEDADES - Professores especiais para alunos especiais

O Dia do Professor é uma data para se demonstrar carinho e gratidão pelo profissional que se dedica à formação do cidadão de maneira integral; sem olhar crença, cor ou classe social.



Quem visita a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara percebe logo na entrada que é uma “Escola Especial de Sonho Dourado”. Um observador, mais aguçado, concluirá que acreditando nos alunos a Apae permiti-lhes esse sonhar especial. Responsáveis por esse trabalho são os professores; porque para educandos especiais profissionais também “excepcionais”. Que merecem um feliz Dia do Professor, 15 de outubro.
São mais do que docentes, são educadores diferenciados que se adaptam a necessidades individuais e integram as possibilidades coletivas. Eles aprendem com a diferença na Educação Especial.
Prova disso são os depoimentos dos seus alunos, amor é a palavra predileta para definir o que sentem pelos professores. “Minha professora é muito boa, cuida da gente. Ela é muito bonita”, declarou Silvia Gonçalves, da turma da docente Claudete André Vitório.
Já Jean Ademar Pedroso, aluno da educadora Andréia Domingos Henrique, elogia: “A minha é ótima e maravilhosa. Boa mãe e boa professora. Desejo muita felicidade para ela e que ela continue a melhor professora do mundo”.
Segundo Claudete é um trabalho que requer demonstração de carinho, pois eles precisam, e é preciso despir-se de qualquer preconceito, pois só assim conseguem despertar o potencial dos discentes e prepará-los para a sociedade. “É uma lição de vida. É gratificante vê-los superando as dificuldades. Só precisamos acreditar neles, mostrar que podem e o resto eles fazem”, declarou a educadora.
Contudo é preciso apaixonar-se pela atividade e ser um pouco mãe, enfermeira, amiga e confidente. “É muito bom, bem diferente do ensino regular, porque eles são mais próximos da gente”, comenta a professora Rosinei Ramos.
Para Mariléias de Assis da Silva “o melhor é a sinceridade deles, são espontâneos, nos respeitam e valorizam”.
Mas nem só de flores vive um educador da Apae. “Temos que repetir várias vezes, de várias formas, mas superamos as dificuldades com as trocas e interação com a equipe da escola”, explica a professora Rosângela Euzébio.
Andréia também se sente recompensada. “Fazemos com amor, nos doamos e recebemos o retorno. É uma questão de dar oportunidade e eles se superam a cada dia”, finalizou.

ESPORTES - Atletismo, futsal e handebol movimentaram o Joesinho

A competição, realizada pela Fundação Municipal de Esportes, reúne estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares de Içara, na disputa de diversas modalidades no Joesinho.



O tempo bom colaborou para a disputa dos Joguinhos Escolares de Içara, o Joesinho, que teve início terça-feira, dia 13, no Complexo Esportivo, João Ramos Rousseng, em Içara
Participam da competição municipal atletas de 18 escolas que irão movimentar o esporte no município durante toda a semana.
As escolas foram divididos em duas chaves, na A estão os atletas de 7 a 8 anos enquanto no grupo B a briga fica por conta dos atletas de 9 a 10 anos.
As modalidades a serem disputadas até sexta-feira são Futsal, Futebol Suíço, Atletismo, Vôlei, Xadrez e Tênis de Mesa.
Na abertura e durante todo o dia de ontem foram realizados as modalidades de Tênis de Mesa e o início das competições de atletismo. Na classificação geral do Tênis, ficou assim o naipe masculino: 1°) Tranqüilo Pissetti (Nossa Senhora de Fátima), 2°) José Reús (Rio dos Anjos) e 3°) Maria da Glória e Silva (Bairro Aurora). Já no lado feminino a colocação foi a seguinte: 1°) Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete), 2°) Lúcia de Luca (Jardim Silvana) e 3°) Maria da Glória e Silva (Bairro Aurora).
Nesta quarta-feira teve continuidade das modalidade de atletismo, futsal e handebol.
A campeã do futsal, categoria 7 e 8 anos, foi a Escola Ângelo Zanelatto, do Bairro Primeiro de Maio.
No handebol categoria 7 e 8 anos os alunos da Maria da Glória consagraram-se campeões no masculino e no feminino.
Nesta quinta-feira, dia 15, será dado a continuidade do futsal masculino e do futebol suíço masculino.
A atleta Maria Helena Bitencurt, de 8 anos, da Escola Maria da Glória e Silva, mostrou-se feliz pelo desempenho nas disputas do handebol. “O nosso time jogou muito melhor, pois treinamos durante o ano nas aulas de Educação Física, e o resultado foi a conquista do handebol nos Joguinhos”, finalizou.