O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Edição 1779: EDITORIAL - Ano Novo vícios velhos

O ano de 2010, pelo andar da carruagem, não será de muitas mudanças, tanto na política quanto na área de segurança de Içara.
Parece que os vícios vão continuar e os içarenses vão ter que conviver, mais um ano, com a insegurança e com a briga entre PP e PMDB, no que tange a cassação do Prefeito Gentil da Luz e do vice José Zanolli.
E não é uma questão de pessimismo e sim de falta de expectativa de melhora, o que não se apresentou até o mo-mento. Se isso ocorrer, Içara agradece.

CHARGE

COLUNISTA - Walterney Réus

Cerca de 1,5 bilhão de beija-flores

Vocês, leitores, recordam aquela velha história do beija-flor que tentava apagar um incêndio na floresta, enquanto os demais animais fugiam esbaforidos? Alguns até paravam para perguntar o que ele fazia, carregando gota d´água no bico e indo de encontro ao fogo, e, quando ouviam sua resposta de que “estava fazendo sua parte”, caiam na risada e desabalavam a correr.
Agora, pergunto eu, leitores: fosse 1,3 bilhão de beija-flores, vocês acham que eles conseguiriam apagar o incêndio na floresta? Hã?!?! Respondam: 1,5 bilhão de beija-flores sobrevoando um incêndio, e derramando, em conjunto, 1,5 bilhão de gotas d´água, conseguiriam, ou não, apagar o incêndio?
Pois não é que somos 1,5 bilhão de cristãos no mundo? É vero; junte Católicos, Protestantes, Espíritas, e todas as demais denominações religiosas derivadas do Cristianismo, e teremos 1,5 bilhão de pessoas adotando, ou dizendo adotar, os postulados do Cristo como princípios éticos, normas de conduta. Então, eu pergunto: Por que cargas d´água, não conseguimos debelar esse incêndio que faz brasa do planeta?
Ouso dizer que não conseguimos tal objetivo simplesmente porque não exercitamos essa crença. Em outras palavras, para ser menos eufemístico, simplesmente não cremos, ainda. O povo, que somos nós, se toca para dentro das igrejas católicas, dos templos evangélicos, dos centros espíritas, mas não joga a religião para a rua, não pratica a religiosidade. Emparedamos a religião.
Não estou aqui falando daquela religiosidade de pouca utilidade, consubstanciada no falso moralismo, ou ainda naquela carolice que só faz ralhar com comportamentos pessoais. Isso não é religião, é preconceito. Estou falando é da religião praticada pelo Cristo, a religiosidade social. Não há caridade maior, demonstração de amor mais pungente do que você lutar, esforçar para criar melhores condições de vida para pessoas que você nunca vai ver, nunca vai ouvir o nome.
Saiu nos jornais, dia desses, a farra que vereadores estavam promovendo com o dinheiro público, passeando, fazendo compras, quando deveriam estar participando de atividades para as quais foram convocados. Um deles, em tom de galhofa, disse: tudo pelo povo. Ele falou tirando um sarro, mas falou uma verdade. Tudo isso é pelo povo. Pelo povo que não participa; pelo povo que não fiscaliza; pelo povo que não se integra nem se interessa; pelo povo que não exercita a religiosidade. A 101 é uma vergonha? Falta de religião; Os hospitais são um caso de polícia? Falta de religião. A segurança é um caso de demência? Falta de religião. O serviço público é um caso de cadeia? Falta de religião.
Quando você fiscaliza um órgão público, para que não se corrompa nem promova desvio de recursos, leitora, está praticando a religião, seja ela qual for; quando você, leitor, cria uma ONG para, em grupo, fiscalizar as licitações, as notas fiscais, e o uso dos recursos, isso é religião, das mais nobres, porque é amor.
É,1,5 bilhão de cristãos, praticando Cristianismo, com certeza apagam qualquer incêndio. Os corruptos e corruptores que assolam a nação, contam com a impossibilidade de um beija-flor dar conta do recado. A mídia desonesta que corrompe o senso crítico, conta com a ineficiência de um único beija-flor. As nações putrefatas que lançam os tentáculos pestilentos sobre outras nações, contam com a falta de voz de um só beija-flor.
Enfim, todos os maltratadores da coisa pública, da ética social, do compromisso com a verdade, todos eles sabem que não perderão a capacidade de queimar nossa terra até o talo, enquanto lá de cima um único beija-flor estiver lançando gota d´água sobre eles. Experimente jorrar água, para ver se a caterva não some. (Reprise)
Até a próxima semana!!!

POLITICA - Escolha de novo secretário de Içara segue critério político

Segundo o prefeito Gentil da Luz a nomeação de Adair de Souza, em quem diz ter total confiança, como secretário de Assistência Social de Içara segue critérios políticos e administrativos.



O suplente de vereador Adair de Souza, o China, (PMDB) foi nomeado, no dia 2 de janeiro, secretário de Assistência Social, pelo prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB).
China é citado como testemunha em um dos processos de cassação do prefeito e do vice José Zanolli, e teria fornecido documentos e gravações que comprovariam fraudes na prestação de contas de 2009 dos então candidatos ao Executivo içarense.
“Minha opinião pessoal é de que a nomeação dele para uma das Secretarias mais importantes, depois de ter nos prestados todas aquelas informações, é no mínimo muito estranho”, declarou o presidente do PP no município, Arnaldo Lodetti Júnior.
De acordo com Da Luz a escolha é devido Souza ser representante do bairro Presidente Vargas (PV). “ Foi no PV que tivemos o segundo maior desempenho, em geografia, nas eleições de 2008. Ele teve um grande número de votos e além disso coordenou muito bem, em 2009, o Projeto Mesa do Prefeito”, explicou o prefeito, acrescentando: “Adair é de minha confiança e foi escolhido por competência e critério político, processo de cassação não tem influência nas nomeações dele ou de outros secretários”.
China limitou em afirmar que conhece e acompanha a trajetória política de Gentil e que questões processuais precisam ficar na esfera jurídica. “Gentil acredita e confia na minha pessoa, por isso me nomeou para a Secretaria de Assistência Social”, relatou.
Silvana de Vasconcelos Cechinel, responsável pela implantação da secretaria no município, é man-tida como secretária adjunta da pasta em parceria com Souza.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Não tenho intenção política de me tornar prefeito, o que eu quero é ser presidente da Câmara de Vereadores de Içara.”. Frase do vereador Joaci Domingos Pereira (PP), o Boca, quanto a pretensão política em Içara.

Gentil da Luz e José Zanolli

reuniram o colegiado no dia 7, no Balneário Rincão, para fazer uma avaliação do ano de 2009 e foram expostas as metas e os objetivos para este ano.“O ano de 2009 foi o melhor da minha vida. Mesmo com todas as dificuldades financeiras, os processos e muitas outras coisas, conseguimos vencer e pagar o décimo terceiro e o salário do mês em dezembro; todos os fornecedores, além de termos deixado os convênios em dia. Estamos resgatando a credibilidade da prefeitura e neste novo ano vamos humanizar ainda mais o atendimento e realizar as obras que estão em nosso planejamento. Só tenho a agradecer”, declarou Da Luz.
As reuniões com os secretários e gestores serão realizadas uma vez por mês. Semanalmente acontecerão encontros com os responsáveis pelas pastas divididas em grupos: Administrativa (Fazenda, Compras, Administração e Planejamento); Infra-Estrutura (Subprefeitura, Agricultura, SAMAE, Obras, Fundai, Industria e Comércio e Planejamento); Social (Assistência, Educação, Saúde, FAI e FME).
O comentário deste ano é a indicação de Adair Benjamim de Souza, quinto suplente do PMDB, para o cargo de secretário de Assistência Social, arrolado como testemunha do PP no processo de Gentil. É mais um monge no monastério.

Pedro Marques

tem sido um crítico quanto a gestão compartilhada entre Samae e Casan. Espero que ele não esteja sendo boca alugada do PP, partido dele.

Vereador

Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, aspira substituir Ronaldo Benedet na Secretaria de Segurança Pública de SC.
Acho nome fraco.

Grupo ligado a Naelti Vianna (PP)

ex-vice-prefeito de Içara, Naelti Vianna (PP), estaria articulando chapa para disputar as eleições da Cooperaliança, em março de 2011. Contudo o pepebista relata desconhecer este fato. “Soube disso através de comentário, comigo não houve esta conversa. Nós temos o Pedro Deonizio Gabriel como candidato do PP a presidente da instituição”, declara.
Segundo o presidente do subdiretório do PP no Balneário Rincão o grupo pensa em encaixar um representante na diretoria da Cooperaliança, mas isto será feito junto com o partido içarense, numa única chapa. Já o dirigente da sigla no município, Arnaldo Lodetti Júnior, garantiu que Gabriel permanece como candidato do partido na instituição, a menos que o diretório decida pelo contrário.
O PP se reúne hoje, às 19h, na sede do diretório, para fazer um balanço de 2009, rever processos de cassação de Gentil da Luz, entre outros assuntos.

GERAL - Içara terá mais benefícios dentro do Programa Bolsa Família

O Governo Federal liberou novos benefícios para o município de Içara, todos ligado ao programa Bolsa Família, e os nomes dos beneficiados já estão disponíveis nas unidades de saúde.



A Secretaria de Assistência Social de Içara, comunica que o Governo Federal liberou novos benefícios para o município, dentro do Programa Bolsa Familia (PBF).
A lista com os nomes dos novos beneficiários encontra-se disponível nas Unidades de Saúde dos bairros e na Secretaria de Assistência Social, localizada no Centro de Içara.
Segundo a Assistente Social do Programa, Ana Sílvia Simon, é importante que as famílias compareçam à agência da Caixa Econômica Federal de Içara, o mais breve possível, “munidas de documento de identidade, para que possam retirar o cartão, cadastrar senha e sacar o benefício disponível”, explica Ana Sílvia.
Atualmente 1.537 famílias de Içara recebem o benefício.
O Programa Bolsa Família (PBF) é um programa de transferência direta de renda com condicionalidades, que beneficia famílias em situação de pobreza (com renda mensal por pessoa de R$ 70 a R$ 140) e extrema pobreza (com renda mensal por pessoa de até R$ 70), de acordo com a Lei 10.836, de 9 de janeiro de 2004 e o Decreto nº 5.209, de 17 de setembro de 2004.
O Programa Bolsa Família integra a estratégia Fome Zero, que tem o objetivo de assegurar o direito humano à alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional e contribuindo para a erradicação da extrema pobreza e para a conquista da cidadania pela parcela da população mais vulnerável à fome.

POLICIA - Secretário de Segurança se reúne com comerciantes do Rincão

O secretário de Segurança PúblicaRonaldo Benedet participou de uma reunião com policiais e membros da sub-prefeitura e comerciantes, para discutir melhorias na segurança do Distrito



Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, comerciantes, representantes das Polícias Militar e Civil e do Poder Público de Içara, se reuniram na sub-prefeitura do Distrito Balneário Rincão para discutir sobre melhorias na segurança.
Na ocasião, o secretário Ronaldo Benedet pediu ajuda à Administração Municipal de Içara para fiscalizar os comércios e ajudar na segurança.
Além de cobrar que os comerciantes tenham seguranças particulares nos estabelecimentos, Benedet pediu para que os clientes sejam mais fiscalizados, e que se houver algum suspeito no ambiente, ligue para o 190.
Cobrado da falta de policiais, Benedet, destacou que a polícia está com um número maior de efetivo que do ano passado.
A Polícia Militar do Rincão conta com sete viaturas e duas motos que fazer a ronda diariamente, além dos 30 policiais por dia nas ruas. Já a Civil conta com cinco agentes, um escrivão e um delegado.

VARIEDADES - BBBs da 10ª edição do reality show já geram polêmica no país

Estreia do BBB 10, que vai deixar mais um brasileiro milionário, é nesta terça-feira, dia 12, quando serão apresentados os 15 participantes e os outros dois por sorteio, além do 1º líder da casa.



Polêmicas a cerca dos 17 integrantes do Big Brother Brasil 10 (BBB 10), cuja estreia será nesta terça-feira (12), começam a serem geradas na mídia do país. Os novos candidatos a ganhar R$ 1,5 milhão no reality show veículado pela Rede Globo foram apresentados no dia 5 de janeiro e, desde então, especulações a respeito de suas vidas e dos motivos pelos quais foram escolhidos são divulgados.
De acordo com informações do blog oficial da produção do programa os 15 sortudos foram selecionados através dos vídeos que enviaram e de uma série de entrevistas (sendo uma delas a famosa Cadeira Elétrica), já os outros dois serão divulgados na noite desta terça-feira e deverão ser um homem e uma mulher, dos quais um será escolhido como o primeiro líder do BBB 10.
Os 17 participantes ficarão divididos em duas casas, que não terá um muro físico separando-as, como na edição anterior, mas promete criar uma espécie de divisão invisível, segundo informações do diretor de núcleo do Big Brother, José Bonifácio de Oliveira, o Boninho.
Um dos selecionados, o modelo e engenheiro agrônomo Elieser Ambrósio, 25 anos, faria parte do casting do Studio Desirée Soares, que pertence à mulher de Galvão Bueno, e fica em Londrina, no Paraná. No portfólio dele, está escrito que Elieser tem 1,88 metro de altura, usa manequim 40 e calça sapatos 42.
A Globo relatou, de acordo com o site Terra, que não teve acesso às informações mais detalhadas dos participantes, mas que os critérios de escolha são do diretor Boninho, já a produção do BBB 10 afirmou desconhecer este fato, mas que, mesmo que Elieser seja do casting da agência da esposa de Galvão Bueno, isso não teria interferido na escolha do modelo.
Quem ganhar o reality show levará para casa o valor de R$ 1,5 milhão, R$ 500 mil a mais do que foi pago de 2005 até 2009. Quem ficar em segundo lugar vai ganhar R$ 150 mil. O terceiro colocado receberá a quantia de R$ 50 mil.
No total, o Big Brother recebeu 370 mil inscrições no país. No ano passado, de agosto a dezembro, a produção do programa saiu em busca de pessoas interessadas em participar do confinamento em diversas cidades brasileiras, como Fortaleza, Curitiba, São Paulo, Belém, Brasí-lia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e Salvador.
Os critérios de escolha sempre geram polêmica entre os inscritos.

ESPORTE - Raio atinge três jogadores do CPAI e jogo é adiado

A última partida da terceira rodada do Praião 2009/2010, foi adiado após três atletas ficarem feridos por um raio que atingiu a arena de areia, na tarde de domingo, assustando torcedores e jogadores.



O susto do forte ruído de um raio, que forçou o encerramento antecipado da terceira rodada do Praião, marcou o domingo no Balneário Rincão.
A queda do raio atingiu os atletas Alexandre, Sassá e Dedé, do CPAI, que estavam no aquecimento, e forçou o cancelamento do jogo diante da Carbonífera Criciúma. A descarga ocorreu a 15 metros de uma das traves encerrando a partida entre Praia e Palmeiras, que estave em andamento. A partida foi encerrada aos 36 minutos da etapa final pelo árbitro Almir Bortolotto.
O Praia estava ganhado do Palmeiras por 2 a 1 e caso a arbitragem mantenha o resultado a equipe do Rincão se isola na liderança da competição, com nove pontos.
Segundo Darlan Carpes, diretor do CPAI, os atletas passam bem e estão em fase de recuperação.
Pela manhã o Vila Nova venceu o Ajax por 3 a 0 e alcançou a Carbonífera Criciúma na segunda colocação, com seis pontos. O Alô Você ganhou do Espaço Alternativo por 2 a 1. Agora, Trilho, São José, CPAI e Alô Você dividem a quarta posição com quatro pontos.
Além do Espaço Alternativo, o oitavo lugar é compartilhado por Ajax, Palmeiras e Siderópolis, com três pontos. O Comerciário ainda não pontuou e está na lanterna da tabela.
A Fundação Municipal de Esportes de Içara irá remarcar a partida para uma próxima data, ainda não definida, e a tabela irá prosseguir normalmente.