O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

CAPA: Edição1.873 - Içara, 28 de maio de 2010

Programa ProJovem forma novos profissionais em Içara






Comunidade de Vila Nova realiza bingo para reconstruir casa






PRB discute sobre a origem histórica do partido

EDITORIAL - Trocar seis por meia dúzia

Com quase 17 meses de administração o Prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli então mantendo um time, que na opinião deles, está ganhando e não tem porque trocar. Ao contrário da opinião deles, a oposição vem questionando desde o início do mandato que a equipe é fraca e precisa começar a fazer gols para não perder de goleada nas próximas eleições. O time do prefeito, que tem 12 partidos coligados, tem 31 meses pra mostrar serviço.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - PRB realiza palestra sobre republicanismo

O partido, que tem como principal representante o vice-presidente José Alencar, realizou o evento para divulgar a sigla em Içara, além de apresentar as pré-candidaturas para deputados.

O Partido Republicano Brasileiro (PRB) de Içara, promoveu na noite de quinta-feira, dia 27, no auditório da Cooperaliança, uma palestra sobre o Republicanismo, assim como a apresentação das metas para as eleições de 2010.
O evento contou com a presença do presidente nacional do conselho de ética da legenda, o jornalista Jerônimo Alves, além do presidente da executiva estadual do partido, Paulo Henrique Ferreira, o presidente municipal, Aldo Wagner Fernandes e o presidente do PRB Jovem, Daniel Loch, cujo discurso foi voltado para os jovens da região carbonífera, além das autoridades da legenda da Região Sul.
Fernandes, que também é pré-candidato a vaga de deputado estadual pela sigla, fala a respeito do encontro. “A palestra de Jerônimo será sobre a origem histórica do partido, assim como realizar a apresentação do partido para a sociedade e retratar a sua ascenção”, enfatiza o presidente municipal, ressaltando que também será a apresentação da pré-candidatura e a de Alves, como deputado federal, além de citar como ponto forte da sigla o vice-presidente da República, José de Alencar, como um dos responsáveis pela ascenção do partido a nível nacional.

COLUNISTA - Maso Nyetto


”Não podemos nos curvar em prestar atendimento a entidade, temos que buscar junto ao prefeito que se faça um convênio para esse tipo de trabalho”. Vereador Antônio de Mello (PMDB), na sessão de ontem, sobre o Centro de Recuperação de Vida Jovem que precisa de psicóloga e de assistente social.

O projeto de sistema de esgoto sanitário
a ser implantado na cidade pelo Samae - Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - será o motivo da reunião na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, conforme o requerimento do vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho (PSDB).
Para Polakinho a reunião será importante para esclarecer as dúvidas dos vereadores em relação à obra. “Vamos nos informar com o presidente do Samae (José Zanolli) sobre todo o processo, desde como acontecerá às obras de implantação do sistema de esgoto, o início das obras, quais as ruas e bairros que irão receber este investimento e o tempo de conclusão da mesma”; explicou vereador tucano.
A reunião será às 17h, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira da Câmara Municipal de Içara.

Para chegar
em um resultado nas investigações das denúncias de superfaturamento no Hospital São Donato a Polícia Federal terá que convocar os ex-presidente e exdiretores dos últimos 5 anos.
Só assim saberá quem é o vilão nesta história que está se prolongando.

O médico
Lauro Nogueira e a ex-diretora Morgana Zock afirmaram na terça-feira que a funcionária J., havia confirmado para eles de que era a responsável pelos fraudes.
Não foi isso que ela me falou duas semanas atrás e nem para a Polícia Federal. Neste mato tem coelho.

José Zanolli (DEM)
assume no dia 2 de junho o comando da Administração Municipal de Içara, no lugar de Gentil da Luz (PMDB), que pegará 30 dias de férias e mais 30 de licença médica. Agora falta saber quem vai ficar no lugar dele no Samae. Zanolli, tem que colocar alguém da sua confiança, caso contrário, se depender de uma ala do PMDB, ele não volta mais para o Samae.

Apenas 4 pessoas
participaram da Audiência Pública sobre o primeiro quadrimestre do ano do cumprimento das metas, correspondentes a Lei de Responsabilidade Fiscal, realizada nesta quarta-feira.

Também pudera
a reunião ocorreu na sala de reuniões da Secretaria de Saúde.
Porque não fizeram na Câmara de Vereadores ou na Cooperaliança?
Falta de propaganda, nem a oposição apareceu.

Frase
”A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas”. (Alfred de Musset - escritor francês - 1810-1857)

GERAL - Alunos do ProJovem prontos para o trabalho

Programa concebido pelo Governo Federal proporciona qualidade profissional a jovens içarenses, dos 70 alunos formados, mais de 30% já está inserida no mercado de trabalho na região.

A noite de ontem, 27, foi marcada pela formatura das primeiras quatro turmas do Programa ProJovem Trabalhador Juventude Cidadã, na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI), na Praça da Juventude Fernando Pacheco.
Os formandos pertencem aos cursos de Assistente de Vendas e Eletricistas, os quais por seis meses frequentaram aulas teóricas e práticas, contabilizando 70 formandos.
A coordenadora municipal do programa, Rita de Cássia Vieira, acredita que os alunos estão preparados profissionalmente, sendo que a meta de inserir 30% dos estudantes no mercado de trabalho foi ultrapassada.
Durante o período de estudo os alunos foram beneficiados com lanche, seguro de vida, material escolar, camisetas, vale transporte a quem mora longe e bolsa auxílio de até seis parcelas de R$ 100 a quem alcançar pelo menos 75% da frequência mensal.
“Mesmo com benefícios alguns acabam evadindo, por terem que trabalhar ou por não se encaixarem no perfil do programa”, considera a coordenadora. O índice de desistência do curso chegou a 10%.
A formatura foi organizada e promovida pelos alunos do curso de Secretariado, que há mais de 30 dias estruturam o evento com a orientação de uma professora.
Mais 200 jovens estão inseridos nos cursos de Secretariado, Assistente Administrativo, Corte de Cabelo, Corte e Costura, Soldador, Assistente de Vendas e Eletricista.
A coordenadora classifica a ocasião como um incentivo aos alunos que acreditaram no projeto do Projovem Trabalhador.

POLÍCIA - Comunidade realiza bingo para reconstruir casa incendiada

Associação de moradores e Conselho Local de Saúde do bairro Vila Nova, realizam um bingo, no sábado, oejetivando arrecadar fundos para a reconstrução de uma casa que pegou fogo há um mês.

A Associação de Moradores do Loteamento Vila Nova e o Conselho Local de Saúde estão organizando um bingo para arrecadar fundos para a reconstrução da casa de Apolônia de Jesus, que ficou, completamente, destruída pelas chamas a cerca de um mês.
O bingo, será realizado neste sábado, dia 29 de maio, às 18h, no Centro Comunitário do Loteamento Vila Nova, e as cartelas, que estão sendo vendidas pelos membros da comunidade, custam R$ 5 cada.
O valor a ser arrecadado no evento será destinado para o pagamento da mão de obra e de alguns materiais primários para o início da construção.
O Corpo de Bombeiros de Içara afirma que o número de incêndios na cidade de Içara, é muito significativo e que os maiores casos acontecem em residências de madeiras, onde existem pessoas fumantes, que se descuidam na cozinha e deixam o gás do fogão aberto.
Alerta: Não sair com fogão ou material elétrico ligado; não deixar aparelhos de gás próximo a janelas e ter extremo cuidado com a frigideira quente.
Fumantes: Não fumar manipulando objetos inflamáveis; não fume na cama ou sofá quando tiver sono; procure usar cinzeiros e somente jogue o cigarro no lixo se estiver apagado. E evite deixar qualquer material que entre em combustão no alcance de crianças.
As pessoas interessadas em ajudar podem entrar em contato com o presidente da associação, Tonhão, no telefone (48) 9606-3244.

VARIEDADES - FAI completa um ano com grande comemoração

A Fundação Assistencial de Içara, entidade sem fins lucrativos,realizará um evento em comemoração ao primeiro aniversário, que acontecerá no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges.

A Fundação Assistencial de Içara (FAI), entidade sem fins lucrativos, fundada em maio de 2009, completa um ano de atividades, exercidas com apoio da sociedade, tornando-se assim mais um instrumento de cidadania, de dignidade e de respeito aos direitos humanos.
Através dela são realizados encontros semanais onde as participantes dedicam-se a trabalhos manuais como bordados, pintura, crochê, tricô e outros, e atividades de lazer.
É importante também salientar que a FAI tem como parceiros a Administração Municipal de Içara, o SAMAE (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto), e as Secretarias do município, possibilitando que as ações sejam, a cada dia, mais viáveis e que beneficiem um número cada vez maior de pessoas.
Em comemoração ao primeiro ano de funcionamento da entidade, acontecerá durante a tarde desta sexta-feira, a partir das 14h, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges (Módulo Esportivo, com expectativa de um público de 1.400 pessoas, que são integrantes dos 52 clubes de mães e da melhor idade, além dos participantes de oito clubes da Efias (Entidade Feminina Içarense de Assistência Social), distribuídos em Içara.
Na programação estão previstas apresentações artísticas e para finalizar o encontro uma tarde dançante sob o comando do cabo Deloir Ilíbio (Beko), responsável pelo Posto da Policia Militar de Vila Nova, que realiza eventos voluntariamente no município.
Para a presidente da FAI, Ivonete Zanolli, licenciada desde abrilpor problemas de saúde, além das atividades sociais como campanha do agasalho e incentivo a renda familiar com confecção de produtos artesanais a “fundação também tem o compromisso de elevar a auto estima dos participantes através de tardes dançantes, passeios, bingos e palestras”, salientou. Já para a primeira dama, Marielza Lagos da Luz, que também se envolve diretamente com os trabalhos da FAI as atividades realizadas tem como objetivo beneficiar a comunidade, melhorando a qualidade de vida, “visualizando um futuro melhor especialmente para as mulheres e idosos, grupos com os quais trabalhamos diretamente, proporcionando lazer e efetivando a cidadania, elevando o IDH do município”.

ESPORTES - Joinville derrota Criciúma e decide Copa SC com Brusque

O time da Manchester Catarinense devolveu o placar da primeira partida contra o Tigre e vai decidir o turno da Copa Santa Catarina com o Brusque , que venceu a Chapecoense por 3 a 0.

O Joinville (JEC) venceu o Criciúma por 2 a 0 na noite desta quinta-feira, dia 27, na Arena. Com o resultado, o Coelho garantiu vaga na final do turno da Copa Santa Catarina.
Os joinvilenses irão decidir o título com o Brusque, que goleou a Chapecoense por 3 a 0, no Augusto Bauer.
O Joinville fez a lição de casa e não deixou o Tigre abrir marcador. Com um gol de pênalti, Lima abriu o placar na Arena, aos seis minutos do primeiro tempo. Chris deixou o dele aos 33 da segunda etapa.
O departamento de futebol do Criciúma confirmou a contratação para o restante da temporada 2010, do atacante Lins, 22 anos, que estava na Ponte Preta de Campinas.
O jogo
Precisando ganhar de qualquer jeito, o JEC começou pressionado e construindo boas jogadas de ataque. Apesar da pressão, o Tigre começou a crescer no jogo na metade do primeiro tempo. A melhor chance foi em uma falta, aos 18 minutos. O meia Guilherme chutou forte, assustando o goleiro Fabiano, que fez ótima defesa.
Na segunda etapa, o Joinville seguiu impondo o ritmo, mas o Criciúma estava mais ligado no jogo. Bons lances conduziram o restante da partida. O jogo ficou mais equilibrando com oportunidades de gols dos dois lados. Até que Chris pegou o rebote de Miro Bahia e fechou a conta na Arena.O Tigre ainda teve um jogador expulso, Cris, no finalzinho de jogo, levou vermelho por ter atingido Miro Bahia.
O Brusque mostrou que tudo é possível quando se tem esperança e venceu a Chapecoense por 3 a 0 no Augusto Bauer, em Brusque, garantindo vaga na final do Turno da Copa Santa Catarina contra o Joinville.
Ricardo Xavier, duas ve-zes, e Valdo marcaram no segundo tempo na heróica vitória brusquense.
Precisando vencer por três gols de diferença, e fa-zendo um primeiro tempo abaixo da expectativa, a o-pinião unânime era de que a Chapecoense estava ga-rantida na final do estadu-al. O segundo tempo mos-trou mais uma vez, abu-sando da óbvia expressão, que o futebol é uma cai-xinha de surpresas.
A primeira partida da final, segundo a Federação Catarinense de Futebol, será no próximo domingo, dia 30, na Arena, em Join-ville. O segundo jogo será na próxima quarta-feira, dia 2 de junho, no Estádio Augusto Bauer.