O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Edição 1.816 : EDITORIAL - Uaci tem função comunitária

Uma das função das associações de moradores é não tem vinculação política e estar atrelada aos anseios comunitários. E essa tem que ser a meta também da União das associações Comunitárias de Içara (Uaci), que já teve como presidente o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.
E tem que trabalhar de forma transparente, buscando o bem comum.
A comunidade espera que o novo presidente da entidade faça um trabalho voltado para todos sem distinção. Afinal, foi pra isso que foi criada.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno



Doença de Alzheimer -1

Sinônimos e nomes populares: demência, esclerose e caduquice, mostra desconhecimento da doença.

O que é? A Doença de Alzheimer é uma doença do cérebro, degenerativa, isto é, que produz atrofia, progressiva, com início mais freqüente após os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, raciocinar, memorizar, que afeta as áreas da linguagem e produz alterações no comportamento.
Quais as causas?
As causas ainda não estão conhecidas, mas sabe-se que existem relações com certas mudanças nas terminações nervosas e nas células cerebrais que interferem nas funções cognitivas. Alguns estudos apontam como fatores importantes para o desenvolvimento da doença:
- Aspectos neuroquímicos: diminuição de substâncias através das quais se transmite o impulso nervoso entre os neurô-nios, tais como a acetilcolina e noradrenalina.
- Aspectos ambientais: exposição/intoxicação por alumínio e manganês.
- Aspectos infecciosos: como infecções cerebrais e da medula espinhal.
- Pré-disposição genética em algumas famílias, não de forma hereditária.
Sintomas:
- "Eu vivo me esquecendo..."
- "Não me lembro onde deixei..."
- "Doutor, facilmente esqueço dos números de telefone e de pagar contas."
- "Doutor, minha mãe esqueceu meu aniversário... meu pai se perdeu..."
São esses os tipos de queixas que se ouvem, às quais geralmente os amigos e familiares reportam como "coisas da idade". Entretanto, se alguma pessoa de suas relações esquecer o caminho de casa ou não se lembra de jeito algum, ou só com muito esforço, de um fato que aconteceu, procure um médico. Pode não ser algo importante, entretanto pode ser também um início da Doença de Alzheimer que não tem cura, mas cujo tratamento precoce atrasa o desenvolvimento da doença, produz alguma melhora na memória, torna mais compreensível as mudanças que vão ocorrer na pessoa e melhora a convivência com o doente.
Diagnóstico:
Uma das dificuldades em realizar um diagnóstico de Doença de Alzheimer é a aceitação da demência como consequência normal do envelhecimento.
O diagnóstico é feito através da exclusão de outras doenças que podem evoluir também com quadros demências.
Por exemplo:
- Traumatismo craniano
- Tumores cerebrais
- Hidrocefalia
- Hipovitaminoses
- Depressão
- Arteriosclerose
- Intoxicações ou efeitos colaterais de remédios
- Intoxicação por drogas e álcool
- Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC)
O tratamento:
Não existe cura conhecida para a Doença de Alzheimer, por isso o tratamento destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa doente dos efeitos produzidos pela deterioração trazida pela condição. Antipsicóticos podem ser recomendados para controlar comportamentos agressivos ou deprimidos, garantir a segurança e a dos que a rodeiam.
A doença de Alzheimer não afeta apenas o paciente, mas também as pessoas que lhe são próximas. A família deve se preparar para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, físicos e financeiros. Também deve se organizar com um plano de atenção ao familiar doente, em que se incluam, além da supervisão sociofamiliar, os cuidados gerais, sem esquecer os cuidados médicos e as visitas regulares ao mesmo, que ajudará a monitorar as condições da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de saúde que precisem ser tratados.

POLITICA - CDR aprova projetos para diversas áreas no município

Em reunião realizada na tarde desta sexta-feira, no Distrito Balneário Rincão, o Conselho de Desenvolvimento Regional, aprovou a liberaçaõ de vários projetos que vão beneficiar Içara.

Festa da Tainha foi tema de almoço realizado nesta sexta-feira, dia 5, no Balneário Rincão, em Içara, entre o prefeito Gentil da Luz e representantes do Lions Club de Içara/Balneário.
O projeto dos organizadores é ampliar ainda mais o evento, visto que no ano de 2009 a festa teve proporções muito maiores que nos anos anteriores. O número de refeições servidas, por exemplo, comparadas com um ano anterior, dobrou, de acordo com o presidente do Lions, Paulo Bitencourt, e o movimento foi muito maior, sendo assim o planejamento é pra cinco dias de evento. “Vamos fazer com que a festa seja maior que a do ano passado e se tudo correr como planejamos, também fará parte do evento a Feira da Indústria e Comercio. É uma idéia do grupo que poderá ser uma grande novidade”, declarou Bitercourt.
“O governo de Içara é parceiro e irá contribuir naquilo que for necessário. No ano passado fizemos uma festa grandiosa e vamos ampliá-la neste ano”, emendou o prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz.
Para isso foi aprovado na tarde desta sexta-feira, na primeira assembléia geral do Conselho do Desenvolvimento Regional da Secretaria Regional em Criciúma, projeto no valor de R$ 35 mil para a reforma do Centro Comunitário do Balneário Rincão, que irá abrigar a 16º Festa da Tainha. Outros projetos que irão beneficiar o município foram aprovados também.
Na área de infra-estrutura: pavimentação da Rua Paulo Brunel, Bairo Liri; aquisição de uma moto niveladora, de um caminhão caçamba com tração para o transporte de lixo sólido e de uma retroescavadeira.
Para Agricultura a aquisição de caminhão baú isotérmico
Também foram aprovados o desassoreamento do Canal da Lagoa do Limoeiro, localidade de Barra Velha até o Rio Araranguá.
Para Educação a aquisição de um ônibus para transporte Escolar; construção de escola de ensino fundamental no Balneário Rincão e construção de uma Cobertura Metálica na quadra poli esportiva da E.M.E.F.Lúcia de Lucca, no Jardim Silvana. E para a área da Saúde a construção da unidade de saúde do Demboski.
“São demandas que a cidade de Içara precisa, por isso estamos encaminhando todos estes projetos para que possamos ter o maior número de obras feitas na cidade”, disse o prefeito Gentil da Luz.
“São projetos importantes, num total de 10 aprovados em diversas áreas, contribuindo com a qualidade de vida da nossa gente”, completou o içarense Sandro Serafim, membro do conselho de desenvolvimento regional.e Içara.
Após o encontro o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, reuniu-se com os prefeitos da AMREC para discutirem problemas de pavimentação e infra-estrutura de loteamentos.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Ele me disse, que em princípio, tinha respeito por Wagner Pizzetti, e que, antes, iria falar com o deputado estadual Manoel Mota”. Foi a resposta do suplente e encarregado de Obras de Içara, Dilnei Darcy Lima, ao Prefeito Gentil Dory da Luz, ambos do PMDB, quando ele fez o convite para assumir a Secretaria de Obras. Esse assunto está rendendo.

Henrique Guglielmi
ex-vice-prefeito de Içara, deve se desfiliar na próxima semana do Democratas para fazer parte da coordenação do primo, o ex-vereador Adilor Guglielmi, o Dóia, que é candidato à deputado estadual em outubro de 2010.
“Estou me desfiliando para evitar constrangimentos dentro do partido, como ocorreu em outras oportunidades”,

Quando o assunto
é o Hospital São Donato a classe política de Içara se coça toda mas não vai a busca de uma solução. Principalmente o PP e PMDB, que “administraram” por muitos anos a entidade.
Caso uma parte do terreno da fundação hospi-talar seja leiloada no dia 16 de abril (falta pouco tempo) a comunidade deve cobrar a dívida de mais de R$ 1 milhão, referente o não recolhimento de INSS dos médicos, dos ex-presidentes, que levaram o problema de barrigas.
Cadê o atual presidente, Valmir Dagostim, que sumiu. Antes de surgir esse problema ele estava toda semana na mídia.

Administração
Municipal de Içara, Secretaria de Saúde e Fundação Assistencial de Içara (FAI) convidam para o segundo "Encontro da Mulher – Estar Bem, Ser Feliz", que será realizado na segunda-feira, dia 8 de março, às 10h, com inauguração da academia ao ar livre na Praça da juventude e às 13h30min, no Salão da Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara
Haverá palestra com a médica, psicanalista e escritora Soraya Hissa de Carvalho, de Belo Horizonte, Minas Gerais, com o tema “Mulher, amor e sexo”.
Mulheres, se organizem e participem.

GERAL - Simoni é eleita presidente da Uaci e Sapinho vai recorrer

Representante da Chapa 1 enviou ofício informando que a Chapa 2 não poderia concorrer às eleições por entregar inscrição fora da sede e Sapinho vai na justiça para impugnar a eleição.



As eleições da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI), aconteceu na noite de sexta-feira, às 19h, sem nenhum problema e com apenas uma chapa inscrita.
Simoni Serafim, da chapa 1, foi aclamada presidente, com 38 votos favoráveis, 6 contrários, dois em branco e um nulo.
O representante da Chapa 2, Rodrigues Mendes, o Sapinho, entrou no Ministério Público para tentar impugnar a eleição, alegando que entregou a inscrição para o presidente da UACI, Vanildo Warmling, dentro do prazo. Mesmo tendo o juíz indeferido o pedido, Mendes afirma que deve tentar impugnar a eleição, na segunda-feira.
Conforme ele, recebeu um ofício da representante da Chapa1, Simoni Serafin, a candidatura da Chapa2, e não com o logo tipo da entidade.
“Estive sexta-feira, às 14h, na entidade e a mesma estava fechada, por isso efetuei a entrega da ficha de inscrição ao atual presidente da instituição, Vanildo Warmiling, em sua residência,”, explicou
Por sua vez, Warmling afirma que só aceitou o procedimento por não ter conhecimento do artigo 24 do Estatuto, que ressalta que as inscrições só poderiam ser efetuadas na própria sede. Ao ser questionado sobre a formação de uma comissão eleitoral para a análise e julgamento imparcial do caso, já que o secretário da entidade e responsável pelas inscrições, Rubens Torres faz parte da Chapa 1, ele respondeu que acha uma medida desnecessária. Sobre a liminar movida por Sapinho, ele é enfático. “Ordem de justiça não se discute, se acata”, finaliza.

POLÍCIA - Proerd utilizará posto policial da Vila Nova como sede do projeto

A equipe que participa do Projeto de Erradição Contra as Drogas (Proerd), consegue, depois de nove anos de implantação em Içara, uma sede fixa, que funcionará no posto do Bairro Vila Nova.



A Polícia Militar (PM) de Içara prepara novas atividades a serem realizadas no posto militar do Bairro Vila Nova, em Içara, com o término da temporada de verão, quando é realizado a Operação Veraneio.
No local será implantado a central do projeto Projeto de Erradicação Contra as Drogas (Proerd), que atende toda a comunidade de Içara.
De acordo com informações do soldado Hélio de Souza, o projeto, que já existe na cidade há nove anos, nunca teve uma sede própria para o planejamento do projetos. E com o novo posto isso se torna mais fácil de ser realizado. “Com o Proerd, atendendo no posto, as melhorias ao bairro serão significativas, principalmente, com o auxilio de mais soldados no local, não havendo mais a necessidade de fechar oa unidade quando o soldado precisar cobrir uma ocorrência”.
Ele ainda completou. “Estamos planejando a construção de um centro de integração no terreno anexo ao posto policial, onde poderá ser feito as atividades do projetos e demais eventos para a comunidade.”
O projeto em si terá inicio em meados de abril, quando, os polícias irão começar as visitas as escolas da região. O projeto atende cerca de 1,2 mil alunos, da rede estadual, municipal e particular na faixa etária de nove a 10 anos, durante o ano, divididos em dois semestres.
Em breve será trocado o comando da 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara.
O Tenente Coronel Adilton Maciel, vem de Tubarão, para assumir o lugar do Major Jorge Silva.

VARIEDADES - Família Feliz presta contas à população

A Associação Beneficente Família Feliz,realizou uma reunião para a prestação de contas referentes ao ano de 2009, e divulgou o cronograma de ações que serão realizadas em 2010.

A Associação Beneficente Família Feliz, realizou na noite de segunda feira, a Assembléia Geral Ordinária, para a prestação de contas do ano de 2009, além da substituição de dois diretores da entidade que se mudaram de Içara.
Após a prestação das contas, que foram aprovadas por unanimidade pelo Conselho Fiscal e pela Assembléia, foi divulgado o cronograma das ações que serão realizadas em 2010, como a aquisição de verbas para o jantar beneficente que será realizado no Centro Comunitário da Segunda Linha, em parceria com o Restaurante Nono Tchillo, e um bazar para a venda das roupas que a entidade recebeu do empresário Jorge Fortulino.
Também foi apresentado o projeto de Fundo de Assistência Técnica Educacional e Social (Fates), que pretende contar com o que sobrou de arrecadaçãoda Cooperaliança em 2009, e agendada uma reunião com o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, no dia 9 de março, as 14h, no Paço Municipal, para a apresentação do projeto em questão e a entrega de um DVD contendo os trabalhos sociais já realizados pela entidade, que já se recadastrou junto a 2a Promotoria Pública de Içara, para o recebimento de verbas dos processos de transações penais, e já recebeu a quantia de R$510,00, e o anúncio de que pretendem participar das palestras ministradas pelo promotor Henrique da Rosa Ziesemer, cujo objetivo é despertar a consciência da população a respeito de seus direitos e deveres.
O presidente da entidade, Daniel Fernandes, agradeceu a todos os presentes, além das pessoas que prestam auxílios.”As portas da Associação Família Feliz estarão sempre abertas para aqueles que quiserem conhecer nosso trabalho, além da nossa prestação de contas que temos o dever de mostrar”, finaliza Fernandes.
A entidade, localizada na Rua Sete de Setembro, no edifício Dona Nena, salas 202 e 203, atende de segunda a sexta-feira, das 17h às 18h. O telefone da entidade é 3468-4017.

ESPORTES - Finais do Praião A e B será neste domingo

Praia e Vila Nova, decidem a Série A, Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções, enquanto União da Praia e São Martinho/Supergasbras fazem a final da Segundona do Praião 2009/2010.





Depois de dois meses de competição, será realizada, neste domingo, as finais do Praião 2009/2010 da Série A e B, no Balneário Rincão, em Içara.
A partir das 8h30min acontece a final do Praião B entre União da Praia x São Martinho/Supergasbras. Quem vencer se garante na Série A neste ano.
O time da praia joga pela vantagem do empate.
Na sequência, às 10h, terá início a decisão do Praião A, Taça Rádio Eldorado/Criciúma Construções entre Esporte Clube Praia x Vila Nova. Por ter melhor campanha o Praia tem a vantagem do empate no tempo normal e na prorrogação.
O campeonato começou com 12 equipes, que disputaram 42 jogos, marcando no total de 125 gols, média de 3 gols por partida.
A maior goleada da competição foi aplicada pelo CPAI sobre o Comerciário: 6 a 2, pela quarta rodada.
Figueroa, do Vila Nova, com 5 gols, é o artilheiro do Praião.
O Esporte Clube Praia obteve seis vitórias e dois empates.
Já o Vila Nova conquistou seis vitórias, um empate e uma derrota.
A Fundação Municipal de Esportes de Içara (FME) pede aos dirigentes, jogadores e torcidas dos dois clubes que evitem discórdias e que proporcionem um espetáculo a altura da competição regional, que há muitos anos faz parte do calendário esportivo do Balneário Rincão.