O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Edição 1.804: EDITORIAL - CarnaRincão agita região

Para os que torciam contra o CarnaRincão, foi um tiro no pé e para os organizadores e participantes um momento de festa. Pois o evento foi sucesso de público e de participação de blocos e escolas de samba, beficiando tambémo comércio local.
No que tange a violência, houve poucas ocorrências, mas, que não tiraram o brilho do carnaval. Agora é não deixar a peteca cair e fazer mais bonito em 2011.

CHARGE

COLUNISTA - Susiane Mendes


Gravidez durante
aviso prévio garante estabilidade à empregada


A estabilidade da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, está prevista na Constituição Federal e é, ao mesmo tempo, um direito fundamental individual da gestante e um direito social, uma vez que traduz os valores de uma sociedade comprometida com a maternidade, a infância, a vida e a dignidade humana.
Uma questão que ainda gera muito debate é se em caso de a concepção ocorrer durante o período de aviso prévio indenizado, em que a empregada é dispensada da prestação de serviço, poderia usufruir da garantia de estabilidade de gestante.
Em recente decisão o Tribunal Superior do Trabalho (TST) decidiu um caso concreto em que a concepção ocorrera durante aviso prévio indenizado, determinando que a trabalhadora deve usufruir da garantia de estabilidade de gestante.
Isto ocorre porque, sendo que, a data de saída a ser anotada na CTPS deve cor-responder à do término do prazo do aviso prévio, ainda que indenizado e que, pa-ra haver estabilidade da gestante, é necessário que a empregada esteja grávida na da-ta da imotivada dispensa do emprego, o TST entendeu ser devida a indenização pelo período de estabilidade de gestante uma vez que a extinção do contrato torna-se efetiva somente após a expiração do aviso prévio.
São múltiplos os direitos da gestante garantidos pela Constituição Federal, o que demonstra que a intenção do legislador era tutelar, tanto a empregada quanto o nascituro. A título de exemplificação, temos o art. 6º, da Constituição, que aponta os direitos sociais, entre eles "a proteção à maternidade e à infância", o art. 201, que trata da previdência social e ressalta que esta atenderá, nos termos da lei, à "proteção à maternidade, especialmente à gestante", o art. 203, inc. I, que fala da assistência social e expressa que "será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição, e tem por objetivo a proteção à família, etc...
Portanto, a decisão que garantiu a estabilidade a gestante, mesmo que a concepção tenha ocorrido no curso do aviso prévio indenizado, está alicerçada em vários dispositivos constitucionais, que garantem especial proteção à mãe trabalhadora e à criança que ainda está por nascer, o que levou o ministro Horácio Pires do Tribunal Superior do Trabalho, em julgamento quanto a estabilidade de gestante, a concluir que: “O fato de a gravidez ter ocorrido durante o aviso prévio indenizado não é suficiente para afastar o direito pretendido, pois, sendo de iniciativa do empregador a dispensa do cumprimento do aviso, a liberalidade patronal não pode servir como óbice ao pleito”.

POLITICA - Terminou ontem recesso da Câmara Legislativa de Içara

Depois de 60 dias de recesso parlamentar os vereadores retornaram as atividades nesta sexta-feira, sendo que a maioria dos projetos em pauta reivindicam melhorias nas estradas do município.



Depois de sessenta dias de férias e algumas sessões extraordinarias durante o recesso os vereadores de Içara retornaram as atividades nesta quarta-feira.
Foram aprovados 13 indicações, sendo que a maioria reivindica a Secretaria de Obras melhorias nas ruas e limpeza de rios nos bairros Ponta do Mato, Vila Nova, Presidente Vargas, Jardim Elizabete, Jardim Silvana e Marili.
Também foram aprovados três requerimentos, dois deles convidam para uma reunião no dia 10 de março a direção do Hospital São Donato, o Ministério Público e o departamento técnico do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) para tratar sobre a dívida patronal com a União superior a R$ 1 milhão que originou leilão de uma parte da entidade. Mais cinco moções fizeram parte da pauta.
O presidente da mesa diretora, vereador Acirton Costa (PMDB), agradeceu a presença de todos e pediu a colaboração dos vereadores para que a Casa continue fazendo um bom trabalho em 2010. “A porta está aberta para todos, sejam bem vindos. Quero registrar com voto de pesar o falecimento de Rafael Mazzuchello ocorrido em janeiro”, finalizou.
O vereador Osmar Manoel dos Santos (PP) solicitou ao colega Antônio de Mello (PMDB) que incluísse na Indicação nº 03/2010, que trata do Projeto de Lei que autoriza o Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto) a realizar drenagem nas proximidades do Centro Comunitário do Barracão, os bairros Presidente Vargas e Raichaski, que também sofrem com problemas de esgoto a céu aberto.
O vereador de Criciúma, Vanderlei Zilli (PMDB) acompanhou a sessão.
Hoje acontece mais uma sessão ordinária, às 19h.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Sou um homem de muita fé e vivo em constante oração. Eu ainda vou para a reeleição e serei o primeiro prefeito reeleito de Içara.”. Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), confiante que será absolvido nos processos de cassação que estão sendo julgados na Fórum de Içara e no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

Recebi denúncia
de que uma máquina carregadeira da Administração Municipal de Içara foi flagrada efetuando serviço, no final da tarde de sexta-feira, dia12, em terreno de propriedade particular, no Balneário Rincão.
O secretário de Obras e subprefeito do Distrito Balneário Rincão, José Eloir Nascimento, afirmou ter ciência do serviço, confirmou que o terreno é particular, mas que no local estão sendo colocados entulhos e restos de construções, que não dá para ser usado nas estradas. “Não temos uma área para depositar esse tio de material e por isso foi colocado naquele local”.
E sobre a denúncia de Maria Canever da Silva, registrada na edição 1.787, de 22 de janeiro, de que um funcionário estaría vendendo areia a um morador da Zona Sul, Nascimento afirmou que não apurou nada até o momento porque a denunciante não enviou as fotos e o vídeo da denúncia.
Quando se tem uma denúncia, como essa, tem que ír a fundo, pois existe areia para colocar nas ruas mas tem para servir terceiros. E principalmente, com suspeita de ter sido vendida. O prefeito Gentil da Luz deveria ter intervido neste caso, pois é uma forma transparente de fazer uma “Içara Mais Humana”.

Começa a briga
por espaço no Balneário Rincão. O ex-prefeito Bado Pacheco está namorando uma chapa de consenso no PMDB com o empresário Custódio Abílio da Silva, o Nenen do Abimar.
Parece que Pacheco começou uma briga interna dentro do partido, que tem uma maior preferência pelo ex-vereador e secretário de Governo Jairo Celoy Custódio, que faz parte do Grupo de Gentil da Luz, no qual Nenen não morre de amores.

Prefeito de Içara
Gentil da Luz convidou o encarregado de Obras, Dilney Darci Lima, para assumir a Secretaria, no lugar de José Eloir Nascimento, que acumula duas funções. “Ele me disse que, em princípio, tinha respeito por Wagner Pizzetti, e que, antes, íria falar com o deputado estadual Manoel Mota”.
Da Luz confirmou o nome de Gilmar Bonifácio para o Comitê Gestor, que tem mais duas vagas para preecher.

Nada melhor que um dia após o outro
Lembro que alguns anos atrás, coloquei uma foto do então petista Gilmar Bonifácio com o vereador Gentil Dory da Luz, de que poderia acontecerr uma aproximação entre os dois partidos e o mesmo solicitou que fizesse uma retratação pois existia uma grande diferença do PT para o PMDB. Agora, Bonifácio assume cargo de grande responsabilidade dentro do governo de Gentil da Luz. Quem mudou? Ele ou o Gentil?

GERAL - Estudantes da rede estadual em Içara voltam as aulas

Depois do feriado, cerca de 7,3 mil alunos da Rede estaduaal de Educação, voltaram as aulas em Içara, já as escolas e CEI’s do município retornam as atividades na segunda-feira, dia 22.



Ontem teve início do ano letivo nas escolas estaduais da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera),
De acordo com Ana Emília, da Secretaria Regional de Educação, no município de Içara voltaram aos bancos escolares cerca de 7,3 mil alunos, matriculados em 11 colégios estaduais.
Conforme Lilian da Silva, diretora da Escola Sa-lete Scotti dos Santos, uma das maiores rede de ensino em Içara, o primeiro dia foi bem movimentado, devido muitos alunos novos e a preparação do projeto letivo. “Todo o começo de ano é puxado para todos, tanto para os alunos, quanto para os professores”, explicou Lilian.
Ela acrescenta. “Temos um grande número de alunos, em todos os horários, e um projeto escolar que seguimos a risca levando nosso padrão de ensino”, finaliza.
As aulas na Rede Municipal de Içara voltam com o calendário normal a partir de segunda-feira, 22 de fevereiro.
Durante os três dias pós-carnaval estarão sendo feitas reuniões pedagógicas com professores e diretores.
Segundo informações da Secretaria de Educação cerca de 5 mil alunos retornam nas 18 escolas do ensino fundamental e nos 41 Centro de Educação Infantil (CEI).

POLÍCIA - Vítimas de sequestros prestam depoimento na Polícia Civil

O empresário e o genro, residentes em Içara, que foram alvo de um sequestro relâmpago na madrugada de segunda-feira, prestaram depoimentos ontem, na Delegacia de Polícia Civil.



O empresário Santo José da Silva, 57 anos, um dos proprietários da Casa do Rock em Içara, e o genro, Juliano Goulart, 27, foram libertados pelos sequestradores, por volta da 1h30min de terça-feira, na região do Rio Maina, em Criciúma.
Abalados, eles foram socorridos por populares e levados até a casa do empresário, em Içara, onde a família passou quase 24 horas de agonia, acompanhando osintensos trabalhos da Polícia Civil na tentativa de localizar o cativeiro onde estavam as vítimas.
Os dois prestaram depoimentos na manhã desta quarta-feira ao delegado Antônio Márcio Campos Neves, na Delegacia DE Polícia Civil (DPC) do Balneário Rincão. Trêmulo, com os olhos machucados e ainda com dores nos braços, Santos apenas agradeceu. Fez questão de destacar o papel da Polícia Civil, a mobilização criada por causa do então possível sequestro e a participação no caso da senadora Ideli Savatti, do deputado estadual Décio Góes e do Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina, Ronaldo Benedet.
Conforme o delegado, a ocorrência deve ser repassada à DPC de Içara, onde atua Rafael Marin Iasco. Contudo, o inquérito terá acompanhamento direto da Central de Criciúma.
Ainda na tarde de ontem, as vítimas realizaram exame de corpo delito. Goulart tinha hematomas nos olhos, nos punhos e ferimento interno. Por causa do tempo em que ficou com as mãos presas, também perdeu a sensibilidade. Além da violência sofrida pelos criminosos ele se feriu ao ser transportado no bagageiro da Hilux.
No cativeiro, numa casa de madeira em Criciúma, os dois ficaram sem comer por quase 24h. Ficaram com os olhos vendados até o final da tarde de segunda e foram ameaçados com arma de fogo. A pouca água que consumiram foi retirada da chuva. As mãos permaneceram presas até horas antes de serem soltos. Levados até a beira do trilho da Vila Francesa, tiveram orientação para onde seguir. E assim fizeram. Estavam sem celulares, documentos e dinheiro.

VARIEDADES - CarnaRincão: sucesso de público nos 4 dias de folia

A Rua Paraná, no Centro do Balneário Rincão, ficou tomada pelas escolas de sambas, blocos carnavalescos e foliões, que extrapolaram na alegria e garantiram o sucesso do Carnaval 2010.



O CarnaRincão garantiu aos veranistas e moradores do Distrito Balneário Rincão, em Içara, quatro dias de folia e descontração.
No final da tarde de segunda-feira, logo após a apuração das notas dos jurados no quesito blocos e equipes carnavalescas da Gincana Verão Mais, os ganhadores invadiram a Rua Paraná para festejar a vitória, no último dia de festa.
Os componentes do Bloco Casa Verde vibraram ao vencer o bloco Ilê Aiyê com uma diferença de 104 pontos. O mesmo ocorreu com os campeões e vice do desfile da Gincana Verão Mais, respectivamente equipes Azul/Lilás e Verde/Rosa.
O prefeiro Gentil Dory da Luz, fez uma avaliação sobre o CarnaRincão 2010.
“Ótimo. Muita alegria. A confraternização entre as famílias e a vibração e o sorriso em cada rosto foi maravilhoso. Consolidamos o Carnaval Regional, e a participação efetiva dos municípios de Nova Veneza, Forquilhinha, Treviso, Urussanga e Morro da Fumaça mostrou que conseguimos unir, não só a cidade, mas, também toda região. Acreditamos no potencial que temos e faremos cada vez melhor.”, comentou.
“A imprensa, com a cobertura espontânea, também foi fundamental. Com a pequena estrutura financeira, R$ 100 mil, em comparação com o município de Joaçaba que recebeu 1,5 milhões, nosso carnaval foi um espetáculo. Também vale salientar a segurança pública, que foi impecável, com nenhuma o-corrência registrada”, finaliza o prefeito de Içara.
Sem desmerecer as outras cidades mas, a participação de Urussanga foi decisiva na vitória da equipe Azul e Lilás, no CarnaRin-cão 2010. Mais de quarenta pessoas representaram o município, no Balneário Rincão, em Içara, na noite de domingo, dia 14. O público que acompanhou o desfile, na Rua Paraná, também aplaudiu e ficou impressionado com a passagem dois carros, um Ford 1929 e outro enfeitado com adereços típicos da colonização italiana.
Um Ford 1929, totalmente original, de propriedade do urussanguense Aroldo Quarezemin, que hoje mora em Içara, chamou muito a atenção dos ex-pectadores.
O público acompanhou atenciosamente a cada carro alegórico e depois se esbaldou na folia no Calçado João Luiz Pacheco, dando uma mostra de que o carnaval de Içara não perde para outros eventos realizados no Estado.

ESPORTES - Joinville empata e aguarda adversário para final do Campeonato Catarinense

Tigre saiu perdendo para o Imbituba, de 3 a 2, e acabou virando a partida nos minutos finais da segunda etapa, dando uma esperança aos torcedores, que acreditam na classificação.



Deu a lógica. Mas não foi fácil. Debaixo de muita chuva, num gramado escorregadio e com alguns pontos enlameados, o Joinville empatou com o Metropolitano por 2 a 2 e garantiu uma vaga na final do Turno do Campeonato Catarinense.
Lima, de cabeça, num lance em que lembrou o atacante Dário Maravilha, abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Ricardinho, de fora da área, acertou uma bomba, à meia-altura do gol de João Paulo aos 42 minutos. Cristiano, aos 8 minutos do segundo tempo e Mário André aos 48, anotaram os gols do Metropolitano.
O técnico Roberval Davino orientou o time do Metropolitano a avançar a marcação, tentar pressionar a saída de bola do Joinville. Em alguns lances, a tática deu resultado. Nequinha e Leandrinho, pela direita, avançavam e alçavam bolas para a área. Trípodi, isolado, e bem marcado não conseguia concluir com precisão. O Joinville se deu conta rapidamente e passou a sair jogando de forma mais rápida, tentando abrir espaços pelo meio – Ricardinho, Cris e William eram os armadores. Lima, lá na frente, brigava com os zagueiros e sempre levava a melhor.
O Joinville entrou em campo para jogar pela vantagem do empate e foi o que fez os comandados de Sérgio Ramírez.
Nesta quinta-feira, dia 18, é a vez de Avaí e Atlético Ibirama se enfrentarem na Ressacada, em Florianópolis, e decidirem quem vai jogar a final com o time da Manchester catarinense. O time da capital joga pela vantagem no tempo normal, só perde a vaga se sair derrotado de campo.
Nesta nova etapa da competição estadual, a equipe que joga em casa tem a vantagem do empate para avançar à final, já que possui melhor campanha na primeira fase. Vale o mesmo critério para a decisão do turno.