O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.031 - Içara, 25 de janeiro de 2011

Jovem é assassinado com cinco facadas no Rincão
(João Henrique Brandão/Jornal Rincão)


Oposição define chapa até sexta-feira
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Gentil da Luz vistoria serviços na Esplanada
(Divulgação)

EDITORIAL - Serafim recua e esvazia oposição

O empresário Sandro Gi-assi Serafim, após firmar compromisso com o grupo de oposição tendo anunciado o Márcio Toretti como candidato vice numa chapa contra a atual diretoria da Cooperaliança, voltou a-trás da palavra dada
Na sexta-feira, a Executiva do PMDB se posicio-nou a favor de Jorge Rodrigues e Serafim, acuado resolveu abrir mão da sua candidatura deixando a oposição a ver navios, que já está a procura de outro nome para cabeça de chapa.
Com essa decisão, Sera-fim deu um tiro no próprio pé, pois provou não estar preparado para a política, mesmo tendo um sobrenome forte que é o Giassi, pois essa era a grande oportunidade para medir o termômetro do seu nome.

CHARGE

De olhovivo no Rincão

Dicas de segurança

1) Não deixe as luzes externas acesas durante o dia. Durante a noite, pode indicar que há alguém na casa, mas durante o dia, deixa explícito que a casa está vazia;
2) Procure conhecer os vizinhos e combine com ele medidas de auxílio mútuo;
3) Não comente com estranhos sobre viagens ou ausências de casa;
4) Comunique a ausência a um vizinho de confiança e solicite que o mesmo coloque o lixo em sua lixeira. Telefone para ele de vez em quando para saber se está tudo bem;
5) Evite deixar chaves nas portas ou próximo a elas. Os agentes podem tentar "pescar" a chave, usando uma janela, ou derrubá-la, puxando-a por baixo da porta com um pedaço de papel ou tapete;
6) Peça para algum vizinho ou parente recolher correspondências visíveis e suspenda a entrega de jornais e revistas;
7) Nas ausências prolongadas, peça a um parente para visitar periodicamente sua casa, para demonstrar a presença de pessoas (abrindo janelas, regando jardins, entrando com o carro na garagem e etc.);
8) Não deixe jóias ou dinheiro em casa, mesmo dentro de cofres, use cofres de bancos;
9) No caso de residências com jardim na frente, contrate alguém para mantê-lo limpo, evitando aspecto de abandono;
10) Utilize timers para ligar um rádio ou uma televisão, para dar a impressão de ocupação da residência;
11) Só deixe chaves com pessoas de absoluta confiança;
12) Evite colocar cadeado do lado externo do portão. Isso pode denunciar a ausência dos moradores;
13) Desligue a campainha. Assim, você deixa em dúvida quem vier a usá-la somente para verificar se há alguém em casa. Utilize alarmes, ou placas indicativas de cão bravo (fator intimidador).
14) Procure podar as arvores para dificultar o esconderijo dos agentes ou mesmo que estes venham a realizar uma escalada.
15) Mantenha as portas e as janelas fechadas e se possível com trancas adicionais.

POLÍTICA - Serafim desiste de candidatura e grupo de oposição busca substituto

Em prol de um projeto maior para Içara e zelando por seu futuro político dentro do PMDB, o empresário Sandro Serafim desistiu da candidatura à presidência da Cooperaliança, de Içara.

(Diego Dos Santos/Divulgação)

O empresário Sandro Se-rafim, que havia lançado candidatura à presidência da Cooperaliança pelo grupo de oposição, desistiu do pleito na noite da última sexta-feira, dia 21.
De acordo com o ex-candidato, o motivo foi a desaprovação por parte do Di-retório do PMDB.
“Enviei uma carta ao Di-retório do partido para que se manifestasse sobre minha decisão de encabeçar a oposição. Durante a reunião, que aconteceu sexta-feira, a maioria dos membros demonstrou apoio a chapa de situação, com Pe-dro Deonízio Gabriel (PP) de presidente e Jorge Rodri-gues (PMDB) de vice”, conta o empresário.
Quando questionado sobre o fato de já saber da po-sição do partido, Serafim contesta. “Eu estava confiante por que algumas pessoas do PMDB vieram prestar apoio. Então, estava articulando com os partidos e lideranças. Mas, depois que o Diretório foi contra, resolvi desistir”, relata o peemedebista.
No encontro da sigla, realizado no Restaurante Nono Tillo, na Segunda Linha, as 60 pessoas do Dire-tório não votaram sobre o caso de Serafim, apenas alguns falaram, motivando a desistência.
Para o presidente do PM-DB de Içara, Adilton Tra-montim, a decisão foi sensata. “O Sandro soube a hora certa de retirar a candidatura. Ele ficou com crédito perante o Dire-tório”, opina o líder.
Rodrigues oficializado

Tramontim confirmou ainda o nome do empresário Jorge Rodrigues como vice de Pedro Deonízio Ga-briel (PP). Ele estava esperando o encontro do Dire-tório para oficializar o candidato. “A maioria foi a favor de Jorge Rodrigues formar uma chapa de consen-so”, ressalta o presidente.
A sigla vai se reunir nos próximos dias para tratar de outros cargos a que tem direito na diretoria da cooperativa, nos conselhos A-dministrativo e Fiscal.

Serafim na política

A desistência do pleito está ligada também às intenções políticas do empresário. “Como filiado do PMDB, resolvi desistir respeitando a posição do partido. Além disso, penso em meu futuro político dentro da sigla”, destaca.
Serafim fala da posição do prefeito Gentil da Luz. “O prefeito lançou minha candidatura. Depois, no decorrer do processo, mudou de opinião, pensando em um projeto maior para Içara. Sendo, para isso, necessário apoiar a chapa de situação, com o candidato progressista”, explica.
De acordo com o empresário, o partido não fez nenhuma promessa, apenas o prefeito, que o cogitou co-mo possível sucessor no governo municipal. “O prefeito disse que, conforme as composições que forem feitas, eu poderei ser o candidato à sucessão na Administração Municipal. Sobre isto, posso dizer que me coloco à disposição do partido. Como empresário, já venho colaborando com o município e pretendo continuar ajudando no desenvolvimento da cidade”, ressalta Serafim.

Credibilidade de Serafim

A possibilidade da desistência da candidatura a-balar a credibilidade do empresário em futuras eleições não o preocupa no momento. “O tempo dirá se as pessoas vão acreditar em mim. Sempre venho pautando minhas ações nos valores e princípios mora-is. Fiz isso em respeito ao partido. Respeito a opinião de cada cidadão”, enfatiza.
O ex-candidato explica que conversou com pessoas ligadas ao grupo de oposição antes de tomar a decisão. “Falei com algumas pessoas e disse que se o Diretório não fosse favorável eu iria desistir. Não po-deria entrar na campanha sem o apoio do meu partido”, adverte.
Vice sem presidente

Para o candidato a vice-presidente da cooperativa, na chapa de oposição, Márcio Toretti (PP), a notícia foi inesperada e causou um “baque”. “Não conversei com o Sandro após a desistência da candidatura. Ele vinha sofrendo muitas pressões. Infelizmente teve que tomar esta decisão. Hoje sou um vice sem presidente. Vou fazer o que o grupo decidir”, fala o encarregado de Obras da prefeitura de Içara

Grupo busca substituto

Na noite desta segunda-feira, dia 24, o grupo de o-posição, formado por empresários e profissionais li-berais, reuniu-se para avaliar a situação e pediu para Toretti tirar o nome da disputa para que não houvesse retaliação por parte da Administração Municipal.
Durante a semana a o-posição vai convesar com outras pessoas e até sexta-feira definirá os nomes da Chapa 2.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Içara está passando por um momento ímpar, com a aplicação dos recursos do PAC o município vai se transformar; Além disso, haverá eleições no Balneário Rincão em 2012 e quero estar com o PMDB para contribuir também”. Empresário Sandro Serafim, ao tentar justificar a sua desistência de participar da chapa de oposição a atual diretoria da Cooperaliança de Içara.

Sandro Serafim
perdeu a grande oportunidade de crescer politica-mente em Içara. Se tinha pre-tensão de ser candi-dato a pre-feito, deu um tiro no pé, pois no PMDB ele não é unanimidade.
Ele se precipitou ao anunciar a candidatura junto com o Márcio Toretti, pois sabia que seu nome não passaria na Executiva do PMDB, já que a maioria ha-via se manifestado a favor de Jorge Rodrigues. Perde ponto ao não manter a palavra com a oposição e ceder a pressão dos peemedebistas. Apenas se desgatou po-liticamente, mas nada melhor que o tempo, princi-palmente na política. Ele afirmou pra mim que não cederia a pressão e que seria candidato Toretti não escondeu o desconforto com a situação criada por Serafim mas afirmou entender a pressão que ele estava passando dentro do partido.

As articulações
que ocorreram entre PP e PMDB na Câmara Municipal e na Cooperaliança pode se repetir no Balneário Rincão em 2012, com os dois partidos na cabeça de chapa. O PMDB indica o nome do prefeito e o PP do vice. Alguém dúvida?

Em baixa
o PDT e o DEM, que afirmaram apoiar a chapa de oposição a atual diretoria da Cooperaliança, segundo Sandro Serafim, e ainda não definiram pra que lado vão pender.
Pelo menos, para a imprensa nada disseram.

Gentil da Luz
se mostra um grande articulador e tem tudo para ser reeleito sem ter oposição, pois o partido mais forte e que poderia encarara o PMDB de frente é o PP, mas a possível coligação entre as siglas não deixa dúvidas disso. Ele conseguiu colocar e tirar o Sandro Se-rafim na disputa interna do partido sem se queimar.
O Monge da Luz só tem que tomar cuidado para não ficar achando que é o cara.

Os gastos (1)
com cartões corporati-vos do governo federal bateram recorde e alcançaram a marca de R$ 80 milhões em 2010, de acordo com um levantamento divulgado pela ONG Contas Abertas.
O valor representa R$ 15 milhões a mais que o valor contabilizado no ano anterior, o que equivale a um aumento de 24%. Agora que o Lula saiu, começa a parecer as “coisas”.


O mau uso (2)
dos cartões corporati-vos abalou o Governo Lu-la em 2008, após o governo apresentar gastos suspeitos de ministros.
O caso resultou na demissão da então ministra da Igualdade Racial, Ma-tilde Ribeiro, que usou o cartão em compras em um free shop, enquanto o ministro do Esporte, Or-lan-do Silva,chegou a pagar uma tapioca. E diária em motel, será que teve?

Frase
“A política é uma praga tal que eu aconselho todos a não se meterem nela”. (Thomas Jefferson - Ex-presidente amaricano - 1743-1826).

GERAL - Entrega de fumo deverá ser paralisada essa semana

Cerca de 600 representantes dos produtores de fumo da Região Sul decidiram pela interrupção da entrega do pAroduto até a próxima segunda-feira, quando deverá continuar a negociação do reajuste.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Produtores deverão interromper a entrega do fumo até a próxima segunda-feira, dia 31. A medida foi definida em consenso entre lideranças sindicais e representantes da classe fumageira em assembleia na noite desta segunda-feira, em Araranguá.
Conforme o coordenador da Comissão do Fumo da Micro Região dos Sindicatos de Trabalhadores do Vale do Araranguá, Val-decir Andrada, a paralisação da entrega visa pressionar as empresas fumagei-ras em prol da assinatura do protocolo de intenções e seguimento da negociação do reajuste da tabela na próxima semana. “Os produtores que ficaram de acordo vão deixar o fumo em casa até a resposta das fumageiras”, ressaltou o coordenador da comissão.
Segundo Andrada, poucos representantes se opuseram à decisão da assem-bleia. Entre os quais estava o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Içara, Jair de Stefani. No último contato feito com Stefani, o posiciona-mento contrário à interrupção seria exposto aos mais de 600 fumi-cultores presentes..
O posiciona-mento do sindicato, segundo Stefani, seria fa-vorável pela continuidade das vendas até a próxima semana. “Es-tamos apreensivos por u-ma possível da greve da classe. Se for para tomar uma decisão, que seja por uma mobilização grande”, comentou momentos antes da assembleia.
A categoria apresentou no último dia 17, uma proposta de 11,32% de reajuste. Com a negativa por parte das empresas, uma nova proposta com a solicitação de unificação da tabela e acréscimo de 1,27% sobre os valores foi apresentada.
“O valor foi reduzido quase a zero. Só pedimos agora que todas as empresas paguem o mesmo valor”, explica o presidente do sindicato.
O alto endividamento dos produtores também es-teve em discussão no encontro e a desvalorização da produção também entraram em debate.
Na manhã de ontem, Stefani acompanhou algumas compras do produto no município. Ele relatou que todo o procedimento ocorreu normalmente. O município é o terceiro maior produtor do Estado, sendo que cerca de 10 mil famílias catarinenses são subsidiadas pelo fumo.
Os produtores prometem uma ação mais enérgica na próxima semana, caso a resposta das empresas não for favorável ao grupo.Eles querem organizar um movimento forte e capaz de fa-zer frente às fumageiras, nem que para isso tenham que ir para o confronto.
Os fumicultores resolveram cancelar temporariamente a entrega dos produtos até que as empresas assinem o protocolo de intenções. Caso isso não ocorra até o dia 31 de janeiro medidas mais enérgicas poderão ser tomadas, como o fechamento das fumageiras, impedindo que entre ou saia produto dos depósitos em Araraguá e de outras cidades vizinhas.

POLÍCIA - Içara registra o primeiro homicídio do ano no Rincão

Transeuntes encontraram homem ferido em um matagal próximo à Lagoa do Jacaré na manhã de ontem; a vítima não resistiu e veio a óbito com cinco facadas no rosto; caso está sob investigação.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A manhã de ontem inici-ou tumultuada para os moradores da Lagoa do Jacaré, no Distrito Balneário Rincão, em Içara. Por volta das 6h30min, populares encontraram um corpo masculino no matagal próximo à lagoa. Conforme o morador que acionou a Polícia Militar, a vítima ainda estava respirando quando foi encontrada. Mas, o homem não resistiu aos feri-mentos e veio a óbito.
Conforme Vitor Bianco Júnior, delegado do Rin-cão, Renato Guerreiro Al-ves, 30 anos, apresentava cinco golpes a faca pelo rosto, um próximo ao olho e o restante no crânio. Segundo o delegado, há forte indício de envolvimento com o tráfico de drogas, pois latas de alumínio utilizadas no consumo de crack, foram encontradas perto do corpo, que foi reconhecido no final do dia por uma prima.
Segundo o técnico em necropsia do Instituto Médico Legal (IML de Criciú-ma, Almir Fernandes, além de tatuagens o corpo apresentava várias cicatrizes, o que poderia indicar um período de reclusão em presídio. Al-ves residia no bairro São Francisco, em Criciúma.
Uma moradora relatou ter ouvido uma discussão entre dois homens durante a madrugada. Os populares também disseram que o local é ponto de venda e de uso de entorpecentes e que temem pela segurança, já que o policiamento é precário nas imediações.
A autoria do crime permanece em investigação.
Na mesma madrugada, uma tentativa de homicídio foi registrada na Zona Sul do Rincão. De acordo com a autoridade policial, um menor de 17 anos foi atingido por um tiro na cabeça. Ele teria afirmado à Polícia Militar que havia sido assaltado. Até a tarde de on-tem, o jovem permanecia internado no Hospital São Donato.

VARIEDADE - Casal içarense ganha “tapa no visual” do programa Mais Você

Através de uma carta enviada pelas colegas do C.E.I. Chapeuzinho Vermelho, a merendeira Gina e o marido participaram do quadro Tapa no Visual, do programa Mais Você, da Globo.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A realização de um sonho. Esta foi a definição feita pela merendeira Elis Regina Martins, a Gina, e o marido Tomás Ricardo Barcelos, da participação no quadro Tapa no Visual, parte do programa Mais Você, da TV Globo.
No dia 10 de dezembro, a história da içarense foi a-presentada em rede nacional. A oportunidade surgiu graças à carta enviada por cinco professoras do Centro de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, do Bairro Aurora, em Içara.
Gina é merendeira no CEI e as colegas notaram que ela pouco sorria, devido ao mal estado dos dentes. A carta das professoras comoveu a apresentadora do programa matinal, Ana Maria Braga.
“Dia 30 de outubro foi meu aniversário e minhas amigas do CEI enviaram a carta. Em novembro o pessoal da TV Globo entrou em contato com elas. Por uns 15 dias elas ficaram trocando e-mails com a produção e marcaram um dia para a gravação no CEI”, conta Gina.
Porém, toda a tratativa entre as professoras e a produção do Tapa no Visual fo-ram feitas sem a merendeira saber.
“No dia da gravação per-cebi uma movimentação es-tranha na escola. As professoras me disseram que a RBS viria gravar um especial de Natal e, depois, pediram para que eu fosse comprar uma lâmpada. Quando voltei as crianças anunciaram em coro que eu estava no quadro Tapa no Visual. Foi muito emocionante”, relata Gina.
No dia 21 de novembro a merendeira foi para a capital paulista, onde ficou por 13 dias fazendo um tratamento estético. A escolhida passou por uma série de especialistas. Dentista, dermatologista, cabeleireiro, consultora de imagem, entre outros profissionais, garantiram a transformação no visual.
No dia da gravação do programa, já no Rio de Janeiro, o esposo de Gina, Tomas Ricardo Barcelos, junto com a diretora do CEI, Inslane Felipe, e a professora Maria Inês, foram receber a merendeira, após a transformação. “Foi uma surpresa muito grande, uma emoção. Ela ficou totalmente transformada”, conta, entusiasmado, o marido.
Para Gina, a transformação mudou sua vida. “A-gora posso conversar com as pessoas sem ter vergonha dos meus dentes. Sempre surgiam outras prioridades, gastos com a família, e não guardávamos dinheiro para o tratamento dentário. Com os implantes melhorei minha autoes-tima. Graças as minhas a-migas e a Ana Maria”, ressalta a merendeira.
O quadro Tapa no Visual com a participação da iça-rense foi transmitido no dia 10 de dezembro.
“Não chegamos a assistir o programa naquele dia, pois estávamos no avião, voltando de viagem”, relata Gina, que mal sabia que outra surpresa aguardava pelo casal.

ESPORTE - Segunda rodada do Praião com 13 gols

Seis partidas deram prosseguimento na segunda rodada do Praião neste fim de semana e os destaques foram as equipes içarenses Vila Nova, Praia e CPAI, que venceram seus compromissos.

(Maso Nyetto/ Jornal Içarense)

O tempo ficou firme no fim de semana e o calor não prejudicou a disputa da segunda rodada do Praião 2011, Taça Jorge Zanatta, que acontece na arena esportiva do Balneário Rin-cão e tem a organização da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara.
Em duas rodadas e 12 jogos disputados nenhuma equipe conseguiu a proveitamento de 100%.
Depois de começar a competição empatando com o Praia o Vila Nova conseguiu a primeira vitória e a vítima foi o União da Praia que perdeu por 3 a 0. Com o resultado o Vila No-va assumiu a liderança da competição, com 4 pontos e segue na campanha em busca do tricampeonato.
Já o Praia não deu moleza para o São José a plicou 2 a 0, conseguindo a segundo lugar na tabela, perdendo no saldo de gols.
Na terceira colocação vem a Carbonífera Criciú-ma que empatou em 1 a 1 com o Martinho.
O CPAI conseguiu um placar magro de 1 a 0 contra o Espaço Alternativo, resultado que levou a equipe içarense ao 5º lugar, enquanto o Ajax, ocupa a quarta posição após vencer o Trilho por 2 a 0.
O campeonato segue no fim de semana.