O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.976 - Içara, 26 de outubro de 2010

Moradores fecham rua
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Descontentes discutem chapa de oposoção a Pedro Deonísio Gabriel
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Acidente entre moto e carro deixa trânsito lento na SC
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Moradores querem melhorias urgentes

A comunidade içarense, depois de quase dois de co-branças, cansou de esperar pelas melhorias nas ruas e começa a se manifestar pa-ra que o Prefeito Gentil Do-ry da Luz, agora como responsável da Secretaria de Obras, dê início a pavimentação e patrolamento das estradas como prometeu, como é o caso do Poço Oito.
Gentil terá que arregaçar a manga e cumprir o que vir a prometer, porque a malha viária de Içara é grande, e precisa muito mais do que uma centenas de caçambas de areão. U-ma coisa é certa: se pisar na bola, vai ser cobrado.

CHARGE

De olhovivio na Cultura

Festiva de Teatro Amador

A 9ª edição do Festival de Teatro Amador de Içara será realiza nos dias 27 e 28 de outubro, na Casa da Cultura Pa-dre Bernardo Junkes. Conforme o regulamento é aberta a participação de grupos teatrais e escolas de Santa Catarina.
Na quarta-feira as apresentações iniciam às 9h e vão até às 20h. Já no dia 28 o espetáculo começa às 14h.
Entre inéditas e já publicadas ou apresentadas em outros festivais, doze peças teatrais estão inscritas na categoria de teatro adulto, tendo a duração mínima de 10 minutos e no máximo 60 minutos. “Vale ressaltar que o festival não tem caráter competitivo, e cada grupo receberá um troféu de participação”, explicou a coordenadora de artes Lílian Phi-lippi, acrescentando que o evento tem como proposta fomentar a criação e produção teatral no Sul do Estado; “além de despertar o público para a apreciação da arte e propiciar o acesso da população ao teatro; e criar uma tradição no campo das artes, especificamente, das artes cênicas”.
PROGRAMAÇÃO
27/10-Quarta-feira
9h30min: Grupo Luz da Arte: Baú de Fantasias em: O Impacto Ambiental - Sombrio.
10h: Grupo Quintino em Arte: Casamento de Maria Feia - Içara.
10h30min: Grupo de Teatro Atitude: Aprendendo Brincadeiras - Sombrio.
11h10min: Grupo Luz da Arte: Vicente,o dente que sente - Sombrio.
13h30min: Street Dance FAÇART - Içara.
13h45min: Grupo Luz da Arte: Baú de Fantasias em: O Impacto Ambiental - Sombrio.
14h20min: Grupo de Teatro Atitude: Aprendendo Brincadeiras - Sombrio.
15h20min: Grupo Luz da Arte: Vicente,o dente que sente - Sombrio.
16h30min: Grupo Bocarela das Palavras: O Enfermeiro - Araranguá.
17h: Entrega de certificado e troféu.
19h20min: Voz e violão FAÇART - Içara.
19h40min: Grupo Teatral 801: Não dá Nada - Criciúma.
20h: Cia de Teatro Urussanga em Cena: Geração Trianon - Urussanga.
21h: Entrega de certificado e troféu.
28/10-Quinta feira
14h: Grupo Quintino em Arte: Casamento de Maria Feia - Içara.
14h30min: Grupo Teatral Arte no Palco: O Desaparecimento de Feiurinha - Forquilhinha.
15h30min: Entrega de certificados e troféu

POLÍTICA - Vereadores pedem solução nas estradas danificadas

A revitalização e limpeza das ruas que foram danificadas para colocação da rede de esgoto no município foi a pauta de reunião na Câmara de Vereadores de Içara nesta segunda-feira.

(Mso Nyetto/Jornal Içarense)

A Setep Engenharia e Ar-quitetura, empresa responsável pela instalação da re-de de coleta de esgoto sani-tário no município, vai paralisar a obra nas ruas pavimentadas e focar na recuperação das vias não pa-vimentadas que ficaram danificadas após a execução do serviço, com limpeza e compactação das lajo-tas soltas.
A decisão foi comunica-da pelo engenheiro Gabri-el Augusto Macarine, em reunião na noite de ontem, no Legislativo içarense. O encontro, convocado pelos vereadores, contou também com a presença da diretora administrativa financeira do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Içara (Samae), Suzana Martinhago Cardoso; do engenheiro da Se-tep, Marcelo Del Moro; e dos moradores dos bairros Jardim Elizabete e Jaqueli-ne, entre outras pessoas.
Os moradores se mostraram bastante irritados com a situação das ruas, reclamando das lajotas mal colocadas e da falta de limpeza no local.
De acordo com Del Moro, a empresa ganhou a licitação para executar um projeto com os serviços já definidos, e que o erro já vem de muito tempo, desde a e-laboração do projeto, que prevê a reutilização de ma-terial. Além disso, segundo ele, a Caixa Econômica Federal está dificultando o repasse do dinheiro para continuar a obra.
A representante do Sa-mae também sugeriu a paralisação da obra até que as ruas fossem totalmente recuperadas.
Ao final da reunião, além do reparo nas ruas não pa-vimentadas, com inicio a partir de hoje, ficou definida a data para uma nova reunião, agora entre a Caixa Econômica Federal, o Sa-mae e o Legislativo, para discutir os recursos e as condições em que será reiniciada a obra.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Temos que tomar algumas providências e questionar onde estão indo os recursos. Só estamos pagando e não estamos recebendo nada de volta. Por isso que tem um grande número de associados descontentes com a atual administração da Cooperaliança”. Declaração do empresário José Francisco Pizzetti, na reunião de ontem do grupo de oposição à atual administração da Cooperaliança.

O Prefeito de Içara
Gentil Dory da Luz (PMDB) e o presidente do PP de Içara, Arnal-do Lodetti Júni-or, se reuniram ontem, no Paço Municipal, para juntar forças em favor da vitória de Dilmar Rous-seff (PT) e de Mi-chel Temer (PM-DB), no segundo turno no dia 31 de outubro.
A foto foi postada no Twitter do prefeito que fez o seguinte comentário: “Tudo pelo melhor de Içara”.
Lodetti e Da Luz são ferrenhos adversários políticos de mais de 20 anos, sendo o progressista responsável pelo processo de cassação que o peemedebista res-ponde na Justiça Eleitoral (faltam dois, um no TSE e outro no Fórum de Içara), fora as acusações que marcaram o pleito.
Não sei como os filiados dos dois partidos vão ver essa bandeira branca, mas talvez seja um abertura de uma futura coligação futura entre PMDB e PP. O esforço dos dois deve ser louvável. Afinal, a política é cheia de altos e baixos. Ora se está por cima, ora se está por baixo. Mas que vai se engraçado ver Lodetti e Gentil no mesmo palanque, isso vai.


Ele também twittou
“Vou tomar frente dos trabalhos de infra-estrutura juntamente com o Subprefeito Jairo Custódio, como fiz com o Social farei também com a O-bras sem atrasar salários e pagando os fornecedores, recuperando o crédito da Prefeitura com todo comércio e o meio empresarial. Mais uma manhã que comando frente à Secretaria de Obras. Cheguei cedo na garagem da Prefeitura e agora vai ser assim”. Vou torcer que is-so aconteça, Gentil.

Tem deputado
eleito que pode ser cassado por não ter pago algumas continhas de campanha.
E agora com o Projeto Ficha Limpa qualquer dívida, eu escrevi qualquer dívida, pode gerar a cassação do diploma, caso seja comprovado o débito junto ao Cartório Eleitoral e não como era antes quando os políticos deixavam um rastro de dívidas e só pagavam de quatro em quatro anos.
A lei veio para moralizar a classe política.

O vereador André Mazzuchello Jucoski
o Polakinho pretende reunir o diretor da Santec Resíduos, Willian Vagner Lima, o Presidente da Fundai, Ge-raldo Baldissera, o secretário de Indústria e Comércio, José Zanolli, o secretário de Obras, Jairo Celoy Custódio, e o secretário de Planejamento, Emerson de Jesus, para tratarem sobre o destino do terreno que era usado no antigo lixão do Poço Oito.
Segundo tucano, o lote que servia como depósito de lixo, pode ser recuperado de uma forma que possa ser utilizado para instalação de empresas. “Em visita a Santec conversei com o Willian, que tem uma proposta para apresentar aos vereadores e também a Fundai referente a aquela área, que recuperado pode abrigar várias empresas, e sabemos que vários empresários estão querendo se instalar no município, próximo a BR-101, isso vai gerar empregos para a cidade”; falou Polakinho.
A reunião será dia 8 de novembro, na Câmara.

GERAL - Comunidade do Poço Oito protesta por pavimentação

Cerca de 50 moradores do localidade fecharam acesso à Rua Geral, com veículos, cadeiras e churrasqueira improvisada e manutenção das ruas começou a ser feita no início da tarde.


(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Em protesto, os moradores do Poço Oito bloquearam o acesso à Rua Geral, durante a manhã de ontem. A comunidade acomodada até assou churrasco no meio da rua. Apesar do bom humor, os quase 50 moradores reivindicam uma atenção urgente do Poder Público de Içara.
Entre os descontentes es-tá Alencar Floriano, morador da localidade e proprietário de uma oficina mecânica. Divido entre os negócios e o bem-estar da co-munidade, ele aponta que prefere as melhorias nas ruas, a lucrar com os prejuízos advindos da falta de pavimentação. “Nesse ca-so se ganha e se perde muito. A maioria dos carros quebram por aqui, mas também tem muita gente que deixa de vir a oficina porque não tem como encarar essas ru-as, que estão péssimas. Moro aqui há muito tempo e as estradas nunca estiveram como estão hoje”, afirma.
Conforme o presidente da Associação de Moradores, Alan Mot-ta, o Prefeito Gentil da Luz visitou o local no início da tarde. Em seguida os trabalhos na pavimentação foram iniciados. “Se não tivéssemos trancado a rua, não teríamos recebido atenção”, considera.
A mobilização foi encerrada por volta das 15h.
O encarregado de Obras, Márcio Realdo Toretti, informou que buracos são completados com um material de maior resistência, para a posterior aplicação do areião. “Com a colaboração do tempo, vamos trabalhar para atender o mais breve possível a reivindicação da comunidade”, ressalta Toretti.

POLÍCIA - Colisão com moto e carro causa lentidão na SC-444

Pelo menos quatro acidentes de trânsito foram registrados no município durante o fim de semana; e na manhã desta segunda acidente envolvendo carro e motocileta deixou um ferido.


(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Um acidente causou fila intensa na Rodovia SC-444, ontem pela manhã, no bairro Nossa Senhora de Fátima. A motocicleta placa LYH-5041, colidiu contra o Ford Fiesta placas MGY-7981. O motociclista V.S.F., 64 anos, com dores nas pernas e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros. Já H.D.S., 54, motorista do Fiesta, nada sofreu, houve apenas danos materiais. Ambos veículos eram de Içara.
Na manhã de domingo, 24, por volta das 9h40min, outro acidente foi registrado na Avenida Costa e Silva, no Centro. O Ford Ka placas AHJ-2587, de Içara, colidiu contra o Rena-ult Clio placas MHY-4067, de Criciúma. Houve apenas danos materiais.
Já na madrugada do mesmo dia, E.S., 25 a-nos, chocou o veículo Palio contra um cavalo, na Rodovia SC-444, no trecho de acesso ao Distrito Balneário Rin-cão. O condutor e a ca-roneira não sofreram ferimentos, apenas um grande susto. O animal morreu.
No dia anterior, por volta das 11h45, um Ford Focus de Tubarão capotou no bairro Esplanada. O condutor, J.A.D., 46 anos, que dirigia no sentido Sul/Norte, não sofreu ferimentos e negou assistência hospital. Outra capotagem deixou dois jovens feridos, durante a tarde, na localidade de Santa Cruz, em Içara.

VARIEDADES - Alunos da Escola Ângelo Zanellato criam jornal

O Jornal Zanellato contará a história de Içara e da Escola Angelo Zanellato, através de textos criados por alunos da 8ª série da instituição; a atividade faz parte do projeto pedagógico.


(Maso Nyetto/Jornal Içarense)



A E.M.E.F Ângelo Zane-llato, do bairro Primeiro de Maio, em Içara, está desen-volvendo, com os alunos da 8ª série, um jornal sobre a história da escola e, tam-bém, do município.
A atividade faz parte do projeto pedagógico, que tem como tema Içara Nossa Terra, Nossa Gente, Rumo aos 50 Anos.
“Com a produção dos textos para o jornal, os a-lunos aprenderão um pou-co mais sobre Içara, como as famílias mais antigas da cidade, os costumes, entre outras características his-tóricas”, explica a coorde-nadora pedagógica Maria Lúcia Mendes Topanotti.
O periódico, que se cha-mará Jornal Zanellato, está sendo feito nas aulas da disciplina de Língua Por-tuguesa e é o último tra-baLho do trimestre.
“Este projeto veio a ca-lhar com o tema da Olim-píada de Língua Portugue-sa Escrevendo o Futuro, que é ‘O lugar onde vivo’. Os alunos participaram da Olimpíada criando textos com os diferentes tipo de gêneros literários”, conta Maria Lúcia.
Na última sexta-feira, dia 22, o editor-chefe do Jornal Içarense, o jornalista Vilmar Santos Nietto, o Maso Nietto, esteve na escola para palestrar aos alunos sobre como se faz um jornal.
“Foi muito interessante a troca de idéias entre o jor-nalista, alunos e professo-res. Agora é colocar mãos à obra, para o nascimento do jornal virar realidade”, fala, entusiasmada, a dire-tora Dalva de Mello.
Para o estudante Alison Demétrio, 15 anos, a ativi-dade possibilita desenvol-ver habilidades. “A minha equipe vai escrever uma reportagem sobre o Joesi-nho, que ocorreu na se-mana passada”, explica.

ESPORTE - Criciúma agora quer conquistar a Série C

O Tigre venceu o Macaé-RJ, por 2 a 0, com gols de Marcos Denner e Roni, garantido a vaga na Série B de 2011 e a torcida tricolor teve participação importante na classificação.

(Divulgação Criciúma)

A festa dos torcedores do Criciúma começou minutos antes do apito final que decretou a vitória de 2 a 0 do Tigre sobre o Macaé.
Aos poucos, a torcida começou a pular o alambrado e esperar pelo final da partida atrás do goleiro Ever-ton, da equipe carioca.
Quando o jogo acabou, centenas de torcedores invadiram o campo para comemorar e abraçar os jogadores. Alguns choravam de emoção pela conquista.
Um dos atletas mais procurados na rápida festa antes da descida ao vestiário foi o goleiro Agenor. Ele fez uma defesa extremamente difícil no segundo tempo quando o jogo ainda estava 1 a 0. Praticamente o estádio inteiro gritou em coro “fica Agenor, fica Agenor”.
Emprestado pelo Internacional, o goleiro deve re-tornar a Porto Alegre ao final do empréstimo, mas o clube tentará a permanência dele no Magestoso.
Meia hora depois do fim do jogo a festa saiu do estádio e ganhou as ruas de Criciúma. Soltando foguetes e fazendo buzinaço a torcida deu início a uma co-memoração que se depender da torcida tricolor só deve acabar junto com o campeonato e quem sabe um grito de campeão e uma nova estrela no peito.
Após encerrar a participação na Série C, em novembro, o Tigre irá em busca de um técnico para comandar a equipe na próxima temporada. Em entrevista coletiva após a vitória sobre o Macaé, o técnico Argel Fucks afirmou que vai deixar o clube depois de disputar a final da competição. Ele diz ter feito grandes amizades na cidade e sente-se feliz por traba-lhar no clube, mas fez um desabafo. Não falou abertamente sobre as críticas que recebeu nos seis meses em que está no Sul do Estado, mas “detonou” aqueles que o cobraram demais.
Gaúcho de Santa Rosa, Argel aproveitou o momento positivo para elogiar a escola gaúcha de treinadores, que fez parte das maiores conquistas do Cri-ciúma em nível nacional.
Homenagem
O torcedor símbolo do Criciúma Esporte Clube, o aposentado Ivo Costa, 64 a-nos, faleceu na madrugada deste domingo, dia 24. Ele morreu em casa, após alguns dias hospitalizado.
Ivo Costa foi vítima de uma bomba jogada pela torcida do Avai, em um jogo contra o time da capital, no dia 24 de fevereiro de 2008, e desde então vinha se recuperando da perda da mão. O maior sonho do torcedor era ver o time do Criciúma outra vez na Série B do brasileiro. A equipe tricolor prepara uma homenagem à Costa na próxima partida a ser disputada em casa.