O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

CAPA: Edição2.151 - Içara, 20 de julnho de 2011

Jaguaruna quer implantar modelo ambiental da Fundai
(Bruna Borges/JornalIçarense)


Passaporte Digital implantado em Centro de Educação
(Divulgação)

EDITORIAL - Incentivo cultural evita vandalismo

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Quin-tino Rizzieri, do bairro Jardim Elizabete, vai comemorar os 50 anos de Içara nesta quarta-feira, dia 20, à partir das 18h, com uma mostra intitulada “Das Içarobas ao Cinquentenário”. O evento será dividido em dois momentos.
A Secretaria de Educação e Cultura promove nesta quarta-feira (20), às 19h, a primeira Mostra de Talentos da Casa da Cultura Padre Bernardo Jun-kes. Com muita criativida-de os alunos das oficinas culturais de ballet clássico, danças urbanas, violão e expressão teatral farão apresentações no palco da Casa da Cultura.
São iniciativas como essas que merecem os aplausos da comunidade.

CHARGE

POLÍTICA - Acadêmicas de Serviço Social pedem ajuda aos vereadores

A direção do curso de Serviço Social está peregrinando nas cidades a fim de que os estudantes sejam aceitos para estágio; o problema, segundo eles, é o corporativismo entre as assistentes.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

As acadêmicas do curso de Serviço Social, que estudam na modalidade de En-sino a Distância (EAD), não estão conseguindo fazer o estágio obrigatório do curso na Prefeitura Municipal de Içara.
As estudantes foram até a Câmara Municipal nesta segunda-feira, dia 18, a-companhadas do diretor do Núcleo de Ensino a Distância Uniasselvi/Esucri (Pólo Criciúma), Everaldo José Tiscoski, para uma re-união com os vereadores, a fim de solucionar o problema. “As assistentes sociais que trabalham para a Administração Municipal de Içara não estão aceitando as alunas para estágio. Empresas e algumas prefeituras já abriram este espaço. Gostaríamos que Içara também apoiasse. Não é justo que um aluno que sonha em ser assistente social seja barrado por um profissional que já está na área e sendo pago com o dinheiro do povo”, enfatizou o di-retor do curso.
Segundo Tiscoski, a Lei 122/2009, aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, proíbe qualquer tipo de discriminação na educação.
De acordo com o relato das estudantes, as assistentes sociais de Içara argumentam que o Conselho Regional de Serviço Social (CRESS) de Santa Catarina as proibiu de assinar estágio de acadêmicos.
O secretário de Educação de Içara, Antônio de Mello (PMDB), também presente na reunião, explicou que entrou em contato com o CRESS e informaram que não existia a tal ordem. Para as alunas, o que existe, na verdade, é uma discriminação contra os cursos EAD e medo das profissionais em perderem a vaga que já conquistaram dentro da prefeitura.
O secretário de Educação sugeriu que uma comissão fosse formada, com vereadores, representantes do Executivo e acadêmicos, para irem até o conselho, em Florianópolis, pedir por escrito um documento que comprove que as assistentes sociais de Içara podem ensinar alunos em estágio.
O vereador Diego Vitto-rassi (PDT), responsável pela convocação da reunião, recebeu documentos do diretor do curso, comprovando a legalidade do estágio, e sugeriu uma conversa com o prefeito Gentil da Luz (PMDB). “Vamos levar ao conhecimento do prefeito a situação”, prometeu Vittorassi.
De acordo com Tiscoki, cerca de 300 alunos de Içara estudam na instituição em Criciúma. “Temos um número grande de içaren-ses estudando no curso. Nada mais justo que eles possam estagiar em sua própria cidade”, reforçou.
As acadêmicas pediram agilidade na aprovação do estágio na prefeitura, pois muitas dependem disso para finalizar o curso, que dura quatro anos.

GERAL - Equipe de Jaguaruna conhece gestão ambiental da Fundai

Os vereadores de Jaguaruna aprovaram a criação de uma instituição semelhante a Fundai no município; na tarde desta terça-feira, 19, uma comissão veio conhecer o trabalho da autarquia.

(Divulgação)

Uma comissão do muni-cípio de Jaguaruna, compos-ta por três vereadores, um empresário e o procurador municipal, foi até a sede da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara (Fundai), nesta terça-feira, dia 19, especialmente para conhecer o modelo de gestão ambiental da autarquia e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Içara.
A comissão pretende im-plantar um modelo gestor semelhante em Jaguaruna.
Os integrantes do municí-pio vizinho foram recebidos pelo diretor superintendente da Fundai, Geraldo Baldis-sera, e pela equipe técnica.
“A escolha de Içara como modelo de gestão ambiental se fez em decorrência do tempo e método de atuação dentro do município, bem como a semelhança territo-rial entre as duas cidades, já que estão situadas em zona costeira e se inserem na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. Uma ges-tão municipal ambiental e-ficaz e adequada é uma pre-missa para o desenvolvi-mento ordenado do municí-pio, pois são os entes muni-cipais que conhecem a reali-dade e podem tomar as deci-sões mais adequadas”, ex-plicou o superintendente da Fundai.
A Fundai esclareceu as dúvidas da comissão, expôs os principais obstáculos en-frentados e ficou à disposi-ção do município para au-xiliar na implantação da instituição ambiental.
De acordo com o procu-rador municipal de Jagua-runa, Luiz Dilnei Borges dos Anjos, está tramitando no Legislativo da cidade um projeto de lei para cria-ção do Instituto Municipal de Meio Ambiente de Ja-guaruna. “Os vereadores solicitaram a visita a Fun-dai para obter informações sobre o funcionamento. Eu, junto com o empresário e ex-prefeito Zairo Cabral Luiz, e os vereadores Alício Bitencourt, Adílson Tibur-cio e Sérgio Bitencourt, fo-mos recebidos pela equi-pe da fundação que tirou todas as nossas dúvidas e se prontificou a ajudar na implantação do instituto, explicando como proceder no convênio que vamos fa-zer com a FAT MA, para os licenciamentos”, disse.
Para o procurador, o en-contro, que durou cerca de duas horas, foi bastante es-clarecedor.
A Fundai têm duas fun-ções primordiais: Fiscali-zação e Licenciamento Ambiental. Mas, além dis-so, a autarquia municipal desenvolve projetos ambi-entais e exerce atividades de educação ambiental.

POLÍCIA - Dois suspeitos de assaltos são presos pela Polícia Militar/Içara

Três postos de combustíveis localizados em Içara foram assaltados por quatro homens armados na segunda e terça-feira, sendo que dois deles foram preso na noite de ontem, na divisa com Criciúma.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Guarnição Especial da Polícia Militar (PM) de Içara teve duas noites bem movimentadas com os registros de três assaltos a postos de combustíveis, no município.
O primeiro deles foi o Posto de Serviços Seven, localizado na SC-444. O roubo aconteceu por volta das 22h30min de segunda, no momento em que estava sendo fechado. A informação é que três homens armado, com dois revólver, desceram de um Gol, renderam o caixa e o frentista e cometeram o assalto.
Foi roubado um celular, e dinheiro (a quantidade não foi informada). A polícia realizou uma busca pelos arredores, mas não encontrou suspeito.
Já, na noite de terça-feira, por volta das 19h40min, o proprietário do Posto Pantera, situado as margens da BR-101, no bairro Vila Nova, ligou para Central de Emergência informando que havia sido roubado por três masculinos armados de revólver e enca-puzados. Esses masculinos evadiram-se em um Gol Prata, quatro portas, com rodas de liga leve em direção ao Bairro Aurora.
Rapidamente, as viaturas de Içara foram empenhadas na ocorrência e, durante as buscas, houve outro roubo no Posto Serafim, na Rua Sete de Setembro, no Centro de Içara, com masculinos e veículo de mesma característica. A guarnição, tomando conhecimento do novo assalto, buscaram as possíveis rotas de fuga, conseguindo a abordagem ao mencionado veículo no Bairro Corda Bamba, divisa com Criciúma. No local foram presos dois masculinos, os capuzes utilizados no assalto e o dinheiro roubado. Os infratores informaram que o cidadão que estava armado pulou do carro em movimento na Rodovia Alexandre Beloli, nas proximidades da USI-PE, no bairro Cristo Rei. D.N.G., 18 anos, e B.N., 19, são primos.
Realizada buscas no local, contudo esse terceiro masculino não foi localizado. Os dois foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Içara para lavra-tura do Auto de Flagrante Delito, bem como o veículo utilizado no assalto e o dinheiro recuperado.
No Posto Serafim, os assaltantes levaram uma quantia em dinheiro e um celular de um frentista. A funcionária M.S., 44, disse que ação foi muita rápida e que eles fizeram ameaças e pediram para todos que estavam no estabelecimento deitarem no chão.

VARIEDADES - Escritório da advogada Susiane Formentin em novo endereço

O escritório da advogada Susiane Formentin mudou de endereço e agora está localizado na Rua Anita Garibaldi, 346, no Centro de Içara; a nova sala trouxe mais visibilidade para o negócio.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A advogada Susiane For-mentin Mendes de Olivei-ra, que já atua na área jurí-dica desde 2003, está aten-dendo em novo endereço, em Içara.
Anteriormente localiza-do na Rua Vitória, 392, sa-la 5, no Centro da cidade, o escritório foi transferido para a Rua Anita Garibal-di, 346, também no Centro.
A mudança não foi ape-nas física, mais também na equipe do escritório. Susi-ane desfez a sociedade que tinha com uma outra advo-gada e agora conta com o trabalho da estagiária He-loisa Marciano Pagani, que está no 4º semestre do curso de Direito.
Segundo a advogada, as novas instalações trouxe-ram mais visibilidade para o escritório e melhoraram o acesso dos clientes. “Re-cebo clientes idosos que ti-nham dificuldade de subir as escadas para chegar à antiga sala. O escritório térreo também passou a ser mais visto, atraindo novos clientes”, observou.
Outra novidade do escri-tório é a página na internet: www.susianemendes.adv.br.
“Através do site os clien-tes podem conhecer um pouco mais sobre o meu trabalho e recebem um lo-gin e senha para fazer o a-companhamento dos trâ-mites processuais”, expli-cou a advogada.
Susiane formou-se em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinen-se (Unesc) e concluiu espe-cialização em Direito e Processo do Trabalho, pela Universidade Anhangue-ra, de São Paulo.
A advogada recebeu o troféu Destaque Içarense em 2009 e 2010. “Escolhi Içara para instalar o escri-tório porque é uma cidade que está em pleno desen-volvimento. A demanda por serviços de advocacia está crescendo, principalmente nas área de direito do con-sumidor, previdenciário e trabalhista”, enfatizou a a-dvogada.

ESPORTE - Goiás vence e Criciúma se mantem na nona colocação

Com três gols de Kieza o Náutico venceu o Americana por 3 a 2, enquanto o São Caetano encerrou a sequência negativa ao ganhar do ASA-AL por 2 a 0, resultados colocaram Criciúma e nono lugar.

(Divulgação)

Contando com a ajuda do goleiro Jaílson, o Goiás conseguiu a primeira vitória como visitante na Série B do Campeonato Brasileiro.
Jogando no interior pau-lista na noite desta terça-feira, venceu o Americana por 3 a 1, determinando a primeira derrota do rival no Estádio Décio Vitta.
Foram precisos seis jogos fora do Serra Dourada para o Goiás finalmente conquistar três pontos longe de casa. Até então, havia perdido as cinco partidas como visitante. O resultado leva o time para um pouco mais perto da zona de acesso à Série A: a equipe é 10ª colocada, com 15 pontos, antes no término da 12ª rodada da Série B.
O resultado para o Americana é ruim. A equipe permanece no G-4, na quarta colocação, com 20 pontos.
No outro jogo, o Duque de Caxias cedeu o empate para o Icasa, em 1 a 1.
Criciúma
O Criciúma receberá o Pa-raná sábado, às 16h20min, no Heriberto Hülse, com se-is jogadores titulares com dois cartões amarelos. Estão pendurados os zagueiros Rogélio e Anderson Conceição, os volantes Baraka e Mateus, o lateral Pirão e o atacante Schwenck.
Também soma dois cartões na Série B o atacante Zé Carlos. Todos correm o risco de tomar o terceiro e não enfrentar o Icasa no dia 26 em Juazeiro do Norte.
Depois de três semanas emprestando seu futebol nos treinos da Seleção Brasileira Sub-20, o meia Roni está de volta ao Tigre. Ontem ele treinou com o restante do grupo e a expectativa é que ele volte ao time titular já no jogo contra o Paraná.
Roni foi para a Granja Comary, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, com a expectativa de integrar o grupo de 21 jogadores que vai para a Colômbia disputar o mundial da categoria. No entanto, ele foi cortado, mas voltou satisfeito com a experiência. Especulações que coloca Roni no fu-tebol da Alemanha também não se confirmaram.

DISTRITO - PPS planeja criar Comissão Provisória na Praia do Rincão

Os partidos políticos do Balneário Rincão já começaram as mobilizações para o pleito de 2012; o PPS não quer ficar de fora e prepara a criação de uma Comissão Provisória nos próximos dias.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O Partido Popular Socialista (PPS) vai formar u-ma Comissão Provisória no Balneário Rincão nos próximos dias.
Lideranças que já faziam parte do partido em Içara pretendem fortalecer a sigla também no Rincão, a fim de disputar as eleições municipais em 2012, com candidatura própria. Porém, coligações não são descartadas.
O engenheiro civil Nes-tor Back, que já foi secretário de Obras e Planejamento na gestão o ex-prefeito Deobaldo Pacheco, o Bado, é um dos nomes do partido para a prefeitura do balneário. “Fui um dos fundadores do PPS em Içara e sou pré-candidato a prefeito do Balneário Rincão. A partir da próxima semana vamos realizar reuniões para formar a Comissão Provisória. Além de mim, o suplente de vereador Vol-nei Lino (PPS) também é um dos membros já definidos da comissão. Como moradores do Rincão, vamos trazer a sigla para o novo município”, explica Back, que já foi candidato a vice-prefeito de Içara.
Nesta segunda-feira, dia 18, foram emitidos os primeiros títulos de eleitor do novo município, no Cartório Eleitoral de Içara.
Também segunda-feira foi dada a largada para a organização dos diretórios dos partidos políticos.
Já é possível encaminhar a Justiça Eleitoral as no-minatas das executivas e retomar os procedimentos de filiação partidária.
O chefe de Cartório da 79ª Zona Eleitoral, de Içara, Marcos Moraes, enfati-zou a necessidade de que as pessoas que moram na área de abrangência do Balneário Rincão se dirijam ao Cartório Eleitoral o mais rápido possível para retirar o novo título.
“Este é o momento ideal para fazer a substituição e revisão do título eleitoral. Se não houver fila, o procedimento leva menos de cinco minutos. Convocamos os moradores do Rincão para buscarem seus títulos. Quem deixar para o ano que vem, ano de eleição, pode enfrentar fila”, advertiu Moraes.