O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Esportes: PC assume a LAI e busca parcerias para as competições de 2009 em Içara

O presidente da LAI, Paulo César Crescêncio, o PC, está estudando, junto à diretoria, mudanças no Campeonato Içarense e realizações de novas competições no município neste ano.

A Liga Atlética Içarense (LAI) começa o ano pensando em novas competições para a temporada de 2009 no município. Os assuntos estão sendo discutidos pela atual diretoria da liga de futebol.
O novo presidente Paulo César Crescêncio, o PC, informou que, em uma reunião realizada na Liga Araranguaense, ficou confirmada a participação de duas equipes de Içara na Copa Sul dos Campões. O Esporte Clube Presidente Vargas e o Clube Esportivo São José, que irão defender as cores da cidade. "Novas reuniões serão feitas, mas já está tudo confirmado no que se refere a esse assunto", afirmou PC.
Um segundo projeto descrito por ele é a preparação para o Campeonato Içarense 2009. "Será feita uma reunião, nesta semana ou na próxima, com todos os dirigentes de clubes, para que possamos planejar algumas mudanças para a competição deste ano, principalmente no que se refere à valorização dos atletas da cidade, enquanto a premiação terá uma mudança mais representativa, pois queremos incentivar os times a crescerem e fazer da competição um destaque".
Sobre o episódio envolvendo o ex-presidente Valdir Alves, que levou os móveis da liga como garantia de uma dívida da Lai com ele, PC enviou um ofício à Fundação Municipal de Esportes (FME) para saber de que forma os materiais foram retirados da sede, que está instalada em uma sala anexa à fundação, no Complexo Esportivo Ramos Rousseng, em Içara.

Esportes: Criciúma surpreende o Avaí e se aproxima do Joinville na tabela

O Tigre realiza um jogo tranquilo em casa e vence o Avaí por 4x2, com direito a gol-contra logo no inicio. Durante todo o tempo, a torcida gritou com o time, que chega à terceira vitória.

Nesta quarta-feira foi dia de clássico no Estádio Heriberto Hülse. Criciúma e Avaí se enfrentaram pela 4ª rodada do Campeonato Catarinense. O Criciúma mostrou sua força jogando em casa e bateu o Avaí por 4 a 2.

Com a vitória o Tigre chegou aos nove pontos e encosta no Joinville pela liderança do Estadual. Já o Avaí, com a derrota, permanece em terceiro lugar com sete pontos ganhos. Essa vitória foi importante por dar uma maior motivação aos atletas, que vinham sendo muito cobrados depois da queda para a Série C.

No primeiro tempo, o Criciúma abriu 2 a 0, com Zulu, aos nove minutos e Lima, aos 18. No segundo tempo, o Avaí esboçou uma reação e, aos 23 minutos, Ferdinando marcou o primeiro do Leão. Mas o Criciúma voltou a comandar as ações e, com gols de Kempes, aos 39, e Lima, aos 43 minutos, o Tigre praticamente definiu a partida. Aos 49 minutos, o Leão da Ilha descontou com Odair cobrando falta e vencendo o goleiro Zé Carlos, que retornou à equipe e tem sido o titular no Catarinense.

A torcida vibrou com o time, do início ao fim da partida e foi embora contente ao ver que o Criciúma está voltando aos velhos tempos. Na próxima rodada o Avaí enfrenta, no sábado, dia 31, o Atlético de Tubarão, na Ressacada às 18h15min. Já o Tigre vai até Itajaí para jogar com o Marcílio Dias também no sábado, às 20h-30min, no Estádio Hercílio Luz.

O time do Criciúma entrou em campo com a seguinte formação: Zé Carlos, Michel, Basílio (Leonardo), Filipe, Lima, Luis André, Paraná, Mateus, Marcelinho, Kempes e Zulu. Nesta quinta-feira, finalizando a quarta rodada do Campeonato Catarinense, jogam Brusque x Joinville e Figueirense x Atlético de Ibirama. Caso o Joinville vença a partida, passa para 12 pontos, deixando o Criciúma em segundo, com 9.

Variedades: Profissão Ferreiro: uma tradição familiar a beira de ser extinta


Donato Dal Pont é o único ferreiro de Içara e da região. Em entrevista ao Jornal Içarense, ele contou a trajetória da família ressaltando que a profissão é um dom que nasce em cada um.

A arte de fazer com que a liga do metal ganhe a cor do sol sobre as brasas e o maravilhoso dom de transformar matéria bruta em utensílios que multiplicam as habilidades do homem no meio em que vive foram decisivos para fazer Donato Dal Pont, 59 anos, se apaixonar pela ferraria e atuar na área durante 44 anos.

Donato tinha 15 anos quando soldou o primeiro ferro. A profissão foi uma herança do pai, que assim como ele, começou cedo. Atualmente, Pedro Dal Pont, tem 88 anos e é aposentado. Ele deixou os negócios por conta do filho. "Tenho sete irmãos. Todos nós ajudávamos meu pai nos trabalhos da ferraria, mas o único que persistiu no ramo fui eu", contou o último dos ferreiros da região de Içara.

Dal Pont também revelou que, a partir do ano que vem, Içara não mais contará com os serviços da ferraria. "Assim como o meu pai, eu estou quase me aposentando. Já trabalho há 44 anos nesse ramo, agora preciso descansar", confessou. Sendo assim, a profissão estará completamente extinta da região, pois ninguém mais da família tem interesse no ramo.

Apesar de estar prestes a abandonar o arado, o ferreiro fez questão de ressaltar o quanto é apaixonado pelo ofício. "Ser ferreiro é um dom que as pessoas deveriam melhor valorizar, pois trata-se de uma profissão antiga e fascinante", comentou.

Poucas regiões do país possuem ferraria. A profissão, que tempos atrás era valorizada, hoje está completamente esquecida. Isso graças à evolução da tecnologia que oferece meios mais fáceis para a realização do trabalho.

Um bom exemplo de um livro antigo e que cita o termo é a Bíblia. O primeiro livro (Gênesis) fala de Tubalcaim que teria sido o ancestral de todos os artesãos que trabalham com o ferro e o bronze. Vale observar que o nome bíblico Tubalcaim se compõe de Tubal (região do Oriente, rica em depósitos de metal) e Caim que, em várias línguas semíticas, significa ferreiro. Sendo assim, Tubalcaim seria o apelido de um ferreiro da região de Tubal, a quem a tradição bíblica confere o título de pai de todos os ferreiros de todos os tempos e transforma o cognome em nome próprio.

Polícia: Constantes fugas de jovens preocupam Conselho Tutelar


No mês de janeiro, diversas fugas de casa foram registradas no Conselho Tutelar de Içara. A maioria dos jovens tem entre 11 e 15 anos e o vício em drogas é a causa principal para deixarem as residências.

Brigas, discussões, divórcios e rebeldia são algumas das causas pelas quais cada vez mais adolescentes e jovens estão fugindo das famílias, em Içara. No entanto, o vício em drogas é apontado pelo Conselho Tutelar como o grande vilão. "Em janeiro, as escolas estão de férias e quanto mais tempo livre, mais problemas", afirma a conselheira de Içara, Rainildes Fernandes.

O último caso foi registrado há cerca de uma semana. Três garotos de 14 e 15 anos pediam carona na Rodovia SC-444 e foram encaminhados ao Conselho pela Polícia Civil. Dois deles eram de Sangão e o outro, de Criciúma. Segundo a conselheira, Rosane Alano, eles foram encaminhados para casa. "Notamos que o garoto de Criciuma tinha problemas e sugerimos ao conselho de lá que o encaminhasse a um psicólogo", conta.

Quando crianças, os adolescentes fogem, e a primeira ação do conselho é levá-los de volta. Caso os pais não tenham estrutura para tomar conta deles, outros familiares são procurados. Em casos extremos de não haver ninguém para ajudar, os jovens são encaminhados à família acolhedora e, se o promotor julgar necessário, vão para a adoção.

Geral: Novos profissionais de saúde serão contratados na próxima semana

Vereadores aprovaram o projeto de lei para as contratações emergenciais. Segundo o Secretário de Saúde, serão chamados os funcionários que eram remunerados pela Afasi, mas foram demitidos há cerca de duas semana.

As portas dos postos de saúde de Içara abrirão em pouco tempo. Pelo menos é isso que promete o secretário de Saúde, Fabrício Possamai. Depois que o projeto de lei para contratações emergenciais foi aprovado ontem, na Câmara de Vereadores, falta apenas a sansão do prefeito para a normalização dos serviços.

Possamai não soube informar números, mas afirma que serão contratados funcionários suficientes para a demanda dos 17 postos de saúde da família (PSF) de Içara. "Nós temos que remanejar todo o grupo e ver quais postos precisam de determinados profissionais. Se der tudo certo, na próxima semana a situação irá se normalizar no município", diz.

Os profissionais demitidos serão recontratados. Desta vez, diretamente com a Administração Municipal, através do Fundo Municipal de Saúde. Conforme documento aprovado pelo Legislativo, a forma de contratação pela Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi) não era bem vista pelo Ministério Público, por isso a demissão em massa dos servidores. Além da contratação emergencial, estão sendo convocados os médicos, enfermeiros e técnicos que passaram no concurso público.

A situação do sistema de saúde em Içara está caótica há cerca de duas semanas e, dos 17 postos, apenas sete estão funcionando normalmente.

Edição 1552 - Política: TRE emite parecer sobre processos encaminhados contra vereadores

O Tribunal Regional Eleitoral emitiu nesta terça feira, dia 27, parecer sobre os processos encaminhados pela equipe do PMDB contra os vereadores pepebistas Darlam Carpes e Osmar dos Santos.

O advogado da coligação "Por Uma Içara Mais Forte", Gabriel de Souza, informou na manhã de ontem, dia 28, que esteve em Florianópolis, na terça-feira junto com o procurador do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Carlos Fontelli, que deu parecer em relação aos processos emitidos contra dois vereadores do Partido Progressista.

O documento enviado contra o vereador Darlan Carpes foi relacionado às prestações de contas, que foram rejeitadas na Justiça Eleitoral de Içara. Já para o vereador Osmar Manoel dos Santos (o Marzinho), o motivo foi a suspeita de compra de votos, com áudio e vídeo comprovando o fato.
Esses corpus foram encaminhados pelo advogado da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", Reinaldo José Silvano, no final de 2008.

De acordo com Souza, o promotor não acatou os processos. "Ele considerou a rejeição de Darlam no sentido de um fato isolado", explicou o advogado. "Em relação ao vídeo que supostamente apareceria o vereador Marzinho fazendo compra de votos, o promotor considerou dispensável, pois o som era difícil de ouvir. Assim, ficou claro que ele estava apenas contratando um cabo eleitoral", completou se referindo ao processo de Santos.

Uma outra questão também informada por Souza foi a rejeição das contas do prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB). De acordo com ele, o TRE também deu parecer pela rejeição. Do outro lado, o advogado da coligação "Por Uma Içara Mais Humana", Paulo Preiss Neto, ainda não estava sabendo do parecer sobre os processos e nem sobre as contas de Gentil. "Só recebi uma informação extra-oficial, dizendo que eles tinham sido julgados, mas ainda não fui chamado", disse Preiss, sem saber do parecer do TRE.