O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

CAPA - Içara, Edição: N º 2.050 19 e 20 de fevereiro de 2011

Cooperaliança presta contas
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Reparos nas ruas ruduz reclamações de comerciantes
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Hoje tem o milhão contra o tostão

Todas as atenções estão voltadas a eleição da Coo-peraliança que tem na dis-puta duas chapas.
Pela Chapa 1, com apoio da maioria das lideranças políticas de Içara, está Pedro Deonízio Gabriel, que busca a reeleição. Ele tem no histórico o manda-to de cinco legislatutas de vereador.
Pelo lado da Chapa 2, vem Cléber Oliveira da Silva, que conta com apoio de apenas uma sigla e empresários, e rotulou a chapa do tostão contra a chapa do milhão.
Será uma disputa do gi-gante contra o pequeno, sem dúvidas, onde vai pre-valecer quem articular me-lhor e levar o maior número de associados no ginásio do Salete Scotti dos Santos, neste sábado, será o vito-rioso nesta eleição.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno

Função sexual dos homens obesos

Resultados de estudo, re-centemente publicados no Jornal da Associação Ameri-cana de Medicina, demons-traram que em homens o-besos que apresentavam disfunção erétil, a redução do peso e a mudança do es-tilo de vida melhoraram a função sexual. Existe uma associação entre obesidade e função sexual em homens, que é independente das do-enças relaciona-das à obesida-de, como dia-bete, hiperten-são ou hiperli-pidemia (o au-mento de gordu-ra no sangue). Ou seja, a obesi-dade em si, po-de interferir so-bre o desem-penho sexual.
Para testar se a redução do peso e a mudança do estilo de vida poderiam promover algum benefício sobre a fun-ção sexual, previamente comprometida, pesquisa-dores da Universidade de Nápolis, na Itália, acompa-nharam, durante três anos, homens obesos com disfun-ção erétil, sem diabete, hi-pertensão ou hiperlipide-mia, e com índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
Estes pacientes foram di-vididos em dois grupos: o primeiro, chamado de inter-venção, recebeu instruções detalhadas de como reduzir 10% ou mais do peso total, através da diminuição da ingestão alimentar e do aumento da atividade física. O segundo grupo, chamado de contro-le, recebeu somente infor-mações generalizadas so-bre os benefícios para a saú-de, produzidos pelo exercí-cio e pela escolha de uma a-limentação equilibrada, in-formações essas sem nenhum de-talhamento.
Após dois a-nos, o grupo in-tervenção apre-sentou uma re-dução do peso (avaliado pelo IMC) e um au-mento de ativi-dade física (me-dida por minu-tos de atividade física por semana). No grupo controle não houve modificação no peso e na atividade física.
No grupo controle (os que não haviam reduzido o peso e nem aumentado a atividade física), este índice ficou inalterado (ou seja, continuou baixo).
O resultado deste estudo deve servir como mais um incentivo para os indivídu-os obesos alterarem os pa-drões alimentares, melho-rando assim a saúde e a qualidade de vida.
Um ótimo final de sema-na a todos!!!!!

POLÍTICA - Associados da Cooperaliança elegem hoje nova diretoria

As eleições para a nova diretoria da Cooperaliança acontecem neste sábado, das 8h às 17h; a estimativa é de que 10 mil pessoas passem pela Escola Salete Scotti dos Santos para votar.

Os mais de 30 mil associados da Cooperaliança, terão o direito de votar neste sábado, dia 19, para eleger a nova diretoria.
Duas chapas se inscreveram para o pleito.
Para ter direito a voto, não basta que a pessoa tenha a fatura de energia em seu nome. É preciso ser associado. Para saber se está habilitado, o cidadão deve conferir na fatura o campo “Matrícula”, no qual deverá conter um número. Caso contrário, o consumidor não é associado.
O sócio deve estar em dia com o pagamento das faturas. E as pagas no dia 19 não dão direito de voto.
Pessoas jurídicas devem apresentar contrato social, original ou cópia autenticada; e as entidades sociais, livro ata ou estatudo so-cial, também original ou cópia autenticada.
Em todos os casos é necessário apresentar documento com foto.

COLUNISTA - Maso Nyetto

“Independente de partido, a-gora somos cooperativistas. Te-mos representantes de todos os partidos e queremos deixar claro que indepen-dente de posição nas decisões da cooperativa, todos tem o mesmo valor de decisão”. Pedro Deonísio Gabriel, presidente da Cooperaliança, que busca a reeleição neste sábado.

Prefeito Gentil Dory da Luz
e o presidente municipal do PMDB, Adilton Tramontin, garantem participação maciça dos peemedebistas na campanha do candidato a presidência da Cooperaliança, Pedro Deonísio Gabriel e do vice Jorge Rodrigues, representantes da Chapa 1.
Segundo Gentil, foram convocados 100 coordena-dores espalhados em 10 sub-regiões, “o trabalho é forte e intenso, o partido irá cumprir sua meta e a vi-tória da Chapa 1 será o meu maior presente de aniver-sário”, ressaltou da Luz, que sábado (19), dia da elei-ção, comemora mais um ano de vida e quer de presente a reeleição de Gabriel.

Sobre a chapa 2
encabeçada por Cléber Oliveira da Silva e Clau-dionor Rafael, não recebi nenhuma informação.
Só posso dizer que esse grupo de oposição tem que trabalhar cinco vezes mais que a Chapa 1, caso queira fazer uma votação expressiva amanhã.
Como a eleição não é o-brigatória, muitos tem que ser buscados em casa.

PC do B
e PDT podem unir forças em Içara para 2012 e ser uma frente contra a co-ligação pretendida pelo Prefeito Gentil Dory da Luz, que está mexendo os pauzinhos para trazer o PP para perto do PMDB.
Mesmo assim, não são páreos para enfrentar uma frente com peemedebistas e progressistas. Sózinhos, nem vereador elegem.

Estou decepcionado
com os vereadores, principalmente com o Jurê Bor-tolon (PMDB) e André Mazzuchello Jucoski (PSDB), que me afirmaram que iriam falar sobre o pronto-socorro do Hospital São Donato na primeira sessão da Câmara, nesta quinta-feira.
Parece que eles tem medo de bater de frente com o presidente da entidade, o vereador Acirton Costa (PMDB). Enquanto os parlamentares fecharem os olhos e levarem de barriga os problemas do hospital a situação não vai melhorar. Vou aguardar a próxima sessão, segunda-feira, dia 21 de fevereiro, para ver qual vai ser o vereador que vai comentar o assunto.

Paulo Preis Neto
presidente do Samae, Laudelino Calegari, se-cretário de Saúde, e José Eloir do Nascimento, ex-secretário de Obras, são possíveis candidatos a uma vaga no Legislativo içarense em 2012.

Ex-vereador
Sálvio Castagnetti, foi aclamado, mais uma vez, presidente da Associação de Moradores do Rai-chaski, em Içara.
Ele vai substituir Simo-ni Serafim, presidente da UACI.

GERAL - Comerciantes compreendem transtornos causados por obra

Após receber reclamações com relação aos transtornos causados pela instalação da rede de esgoto sanitário, o JI foi conferir a opinião dos lojistas e eles se mostraram compreensivos.

(Alex Chichlla/Jornal Içarense)

Apesar dos transtornos causados pelas obras de esgotamento sanitário em Içara, os comerciantes têm se mostrado mais compreensivos com a situação.
Depois de muitas reclamações de moradores e lojistas, por conta do barulho, sujeira e dificuldade de acesso às ruas, a repavi-mentação começou a ser finalizada em algumas das ruas, acalmando os ânimos da população.
Para a comerciante Sil-vana Colle, que tem uma loja na Rua Sete de Setembro, nos últimos dias houve uma melhora.
“Estou percebendo que eles estão arrumando mais rápido as estradas onde são feitos os buracos para colocar a tubulação. Isto que deve ser feito, pois antes a empresa fazia a obra e deixava o local sem repa-vimentar”, conta Silvana.
Porém, segundo a comerciante, o barulho, a sujeira e a dificuldade dos carros estacionarem têm inco-modado bastante. “Não somos contra a obra, pois ela está sendo feita para o desenvolvimento da cidade. É preciso apenas que e-les façam rápido, pois atrapalha muito”, observa.
Já proprietária de uma loja na Rua Henrique Lage, Maria Gorete Aguiar da Silva, relata que a obra foi tranquila. “Eles começaram a fazer e, uma semana depois, já cobriram tudo. Está ficando bom”, elogia.
Na Rua Marcos Rovaris, que foi repavimentada recentemente, os lojistas também reconhecem a necessidade da obra.
“O barulho nos atrapalhou bastante. Mas, temos que entender, pois não tem como eles trabalharem sem ligar as máquinas”, opina a funcionária de um dos estabelecimentos, Bárbara Lisi Linhane.
De acordo com a proprietária de uma outra loja, na mesma rua, os buracos deixados no período de aproximadamente 20 dias, que transcorreram as obras, atrapalharam bastante.
“Os buracos e o barulho incomodaram muito. Porém, é uma coisa inevitável, e é uma obra boa para a cidade. Nós entendemos, mas alguns clientes não”, observa a lojista Lúcia Lictenfels Prudência.
A fim de evitar os mesmos transtornos nas demais ruas que sofrerão com as obras, uma reunião será feita na Câmara Municipal de Içara, segunda-feira, dia 21, às 16h.
O encontro será realizado entre representantes da empresa Setep Engenharia, responsável pela obra, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara, e vereadores do município.

POLÍCIA - Polícia detem assaltante no Balneário Rincão

As Polícias Militar e Civil que atuam no Distrito Balneário Rincão efetuou a prisão de as-saltantes durante a semana no município a última delas aconteceu na madrugada de sexta-feira.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Ação da polícia continua forte no Distrito Balneário Rincão já que neste período a migração de criminosos parece ser muito maior naquela região.
Uma ação de furto a residência na Rua Jorge Lacer-da, na Zona Sul do Rincão, foi interrompida na madrugada da última sexta-feira. O crime teve registro por volta das 5 horas, quando o vigilante particular, reparou a invasão.
Rapidamente informada, a Polícia Militar conseguiu chegar ainda a tempo do flagrante. Com bicicleta e alimentos alheios, D.S.F. foi levado à Delegacia da Policia Civil. Pela manhã, foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Cri-ciúma.
A PM prendeu também no Balneário Rincão, D. L. G., de 19 anos, por furto. O jovem entrou em uma Ví-deo Locadora e anunciou assalto. Com ele a polícia encontrou R$ 109,50, três carteiras de cigarro, uma garrafa de Dreher e uma fa-ca de cozinha com 10 cm de lâmina. Ele confessou o crime, não reagiu a prisão.
A semana foi pesada no Rincão. Na terça-feira, dois assaltantes foram localizados, após assaltarem uma casa. O flagrante aconteceu na Lagoa dos Freitas, onde eles tomavam banho. E.S.M., 21 anos, e R.G.F., 18. Na casa de E., a polícia localizou vários objetos furtados. A dupla, que já tem passagens pela polícia, e depois do flagrante e registro do boletim de ocorrência, foi encaminhada ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

VARIEDADES - Ex-vereador de Içara lança livro sobre vida e política

O ex-vereador de Içara, José João Rabello, lança, no dia 25 de fevereiro, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, livro autobiográfico da sua trajetória na época da Ditadura Militar.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

José João Rabello tem o registro de nascimento em 1º de outubro de 1934, na cidade de Laguna. Porém, nem ele mesmo tem certeza de sua origem. Rabello é fi-lho de mãe solteira, que fa-leceu quando ele era ainda menino. Na juventude foi criado por pais adotivos.
Mesmo com a vida difí-cil, que o empurrava para caminhos tortuosos, até hoje ele guarda e aplica os ensinamentos dos pais.
“De tanto ouvir que ga-rotos na minha situação a-cabavam nas drogas ou na criminalidade, comecei a estudar os casos, ao longo de 40 anos, e vi que não era bem assim. Hoje, aos 76 a-nos, sou uma pessoa de bem, tenho seis filhos, dez netos e dois bisnetos”, diz.
A história de vida de Ra-bello, entrelaçada aos a-contecimentos políticos da época de sua juventude, é contada no livro ‘Sob a Luz do Amor’, que será lança-do na próxima sexta-feira, dia 25, às 19h30min, na Casa da Cultura Padre Ber-nardo Junkes.
“O livro relata, além da minha história pessoal, acontecimentos ligados aos ex-presidentes Getúlio Vargas, João Goulart e Jus-celino Kubitschek. Falo também sobre o golpe mili-tar de 1964, do qual fui víti-ma”, comenta.
José João Rabello, popu-larmente chamado de Zé Rabello, foi eleito vereador de Içara em 1962, pelo PTB. “Assumi o cargo em 1963, ficando até 1966. O PTB foi extinto e ajudei a fundar o MDB, que em seguida tam-bém deixou de existir. En-tão, fui um dos fundadores do PMDB, partido pelo qual me candidatei a pre-feito de Içara em 1982”, conta o político.
Rabello perdeu a eleição para Artur Zanolli, por 23 votos. Em 1985, com o aval de cinco diretórios do par-tido na Região Sul, o ex-candidato a prefeito pas-sou a ocupar o cargo de a-gente da Previdência Soci-al em Criciúma, função que exerceu até se aposentar, em 1991. “Na época, repre-sentantes do Partido da Reconstrução Nacional (PRN), do então presidente Fernando Collor de Mello, pediram que eu assinasse um documento me filiando à sigla. Não aceitei por não concordar com a ideologia partidária deles. Com isso, perdi metade da minha a-posentadoria. Mas, não me arrependo. Dignidade aci-ma de tudo”, fala Rabello.
Para o ex-vereador, nos dias de hoje, todos os par-tidos políticos são iguais. “Antigamente as siglas ti-nham um estatuto, uma i-deologia. Havia os de es-querda, direita, etc. A par-tir do golpe militar, os par-tidos políticos brasileiros passaram a ter ideias igua-is. Agora todos estão coli-gados”, reprova.
Rabello conta que é do tempo em que vereador não recebia salário.
“Em 1962 comprei uma bicicleta para poder ir às sessões da Câmara. Além de não recebermos salário, não ganhávamos condu-ção. Naquela época tam-bém não se gastava em campanha política, como é feito hoje. Atualmente, a grande maioria da popula-ção recebe favores em troca do voto. Acho que cada po-vo tem o governo que mere-ce”, opina Zé Rabelo.
O livro autobiográfico do ex-vereador foi escrito por Gesiel Gonçalves, possui 187 páginas e será publica-do pela Editora Soller.

ESPORTE - Primeira fase do Praião termina neste fim de semana

A última rodada da primeira fase, será apenas para cumprir tabela para os classificados Vila Nova, CPAI, Carbonífera Criciúma e Praia, mas para o União da Praia é uma questão de vida e morte.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O término da primeira fase do Praião, Taça Jorge Zanatta, será neste fim de semana com a disputa de seis partidas.
Em jogo de classificados, o líder Vila Nova entra na arena de areia, no domingo, contra o CPAI, terceiro na tabela classificatória, o confronto servirá para cumprir tabela.
O Praia encara o Trilho, que tem chances de se classificar caso vença o jogo.
Outro encontro de classificados será entre AJAX e Carbonífera Criciúma.
E para finalizar a rodada, Siderópolis e Espaço Alternativo podem se classificar com um empate.
No sábado, o lanterna União da Praia enfrenta o Palmeiras, oitavo colocado, e a vitória pode colocar o time rinconense na segunda fase da competição, portanto os três pontos são questão de vida ou de morte.
E no outro jogo da tarde, o São José precisa da vitória ou do empate para passar para a próxima etapa do Praião.
Pela Série B, Jubaa e Ju-ventus jogam no sábado, e o vencedor se garante na semifinal, junto com Quarta Linha, Comerciário e Brasil Pedreiras.