O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

CAPA: Edição2.002 - Içara, 4 de dezembro de 2010

Praça São Donato está mais iluminada
(Divulgão)


Motociclista fica ferido após colisão com Palio na Rodovia SC-444
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Gentil pede apoio de Tiscoski e de Pizzolatti na liberação de verbas
(Divulgação)

EDITORIAL - Onde existe fumaça há fogo

O PP e o PMDB (Arena x MDB) sempre foram inimi-gos históricos, pelo menos em Içara, passando o ranço político de pai para filho. E isso ainda existe.
Mas pelo o que vem ocor-rendo ultimamente na polí-tica nacional não estra-nhem os eleitores içarenses se nas próximas eleições o PP e PMDB estarem juntos.
É claro, que nem todos são favoráveis, mas como as decisões são feitas em blocos, e, a maioria vence.
Existem boatos de que o advogado Gabriel de Sou-za, responsável pelos pro-cessos de cassação de Gen-til da Luz, deve assumir cargo no governo atual, o que é uma amostra de que em 2012 tudo pode ocorrer.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


Cuidado com a chegada do verão

Dicas:
1 - Nesta época do ano, além da intensidade de radiação que chega na su-perfície da Terra ser ma-ior, há a diminuição da proteção natural a que es-tamos expostos, pela des-truição da camada de o-zônio. Portanto, evite o excesso de exposição so-lar e use fatores de prote-ção com os filtros solares.
2 - As lâmpadas fluo-rescentes, presentes nos escritórios, emitem radia-ção que pode levar a al-terações de proteínas de nossa derme, levando a flacidez da pele.
3 - A pele clara deve ser protegida da luz com fil-tros solares que ofereçam proteção contra raios ul-travioletas (tanto UVA co-mo UVB).
4 - A maior incidência dos raios solares nesta é-poca do ano pode aumen-tar os riscos causados pela irradiação das estru-turas intra-oculares.
5 - A radiação ultravio-leta, quando absorvida pela nossa pele, leva à formação radicais livres que podem causar o en-velhecimento da pele. O uso contínuo de cremes hidratantes adicionados de substâncias, como a vitamina C, a vitamina E e outros antioxidantes es-pecíficos, que ajudam na proteção contra os radi-cais livres.
6 - A alimentação ba-lanceada, contendo vita-minas e gorduras poli-in-saturadas (como Ômega 3 - coma bastante peixe), têm se mostrado muito eficiente como fator adici-onal para melhorar a qualidade da pele.
7 - O excesso de exposi-ção aos raios ultraviole-tas podem causar pro-blemas mais graves, co-mo a diminuição da imu-nidade, que propicia a pi-ora ou o reaparecimento de processos infecciosos, como o Herpes simples ou outras doenças virais ou bacterianas. 
Observação: Ao perce-ber qualquer sinal estra-nho na pele, procure o médico da Unidade de Saúde da Família mais próxima da sua casa. 
Minha fonte de pesqui-sa: www.corpore.org.br.
Se você tiver dúvidas, críticas ou sugestões es-creva para mim, eleitor : vivi.maragno@hotmail.com.

CHARGE

POLÍTICA - PP do Rincão levanta nomes para as eleições em 2012

O ex-vice prefeito de Içara e atual vice-presidente do PP no município, Naelti Viana, fala sobre as conversações do partido quanto às eleições municipais no Distrito Balneário Rincão.

(Arquivo/Jornal Içarense)

As eleições para o novo município Balneário Rin-cão, que acontecerão em 2012, já mobilizam lideranças dos partidos políticos do município.
De acordo com o ex-vice prefeito de Içara, Naelti Vi-ana, o Partido Progressista (PP) tem quatro nomes de possíveis candidatos a prefeito do Rincão, sendo, o próprio, um deles. “O pessoal quer que eu seja candidato. Mas, esta é uma questão que precisa de mu-ita conversa, depende da decisão do partido”, ressalta Viana, ao ser questionado sobre a possibilidade de enfrentar o pleito.
Além do ex-vice prefeito, a sigla cogita os nomes: do primeiro suplente do PP de Içara, vereador Fábio Della Bruna Vieira; o ex-candidato a vereador e uma das lideranças do bairro Pedreiras, segundo maior colégio eleitoral do Distrito, José Luiz da Luz; e o ex-vereador Francisco Hortên-cio Mota, o Teco.
Viana comentou que, ao contrário do que dizem alguns boatos, não há possibilidade de o PP e o PM-DB estarem juntos no pleito do Rincão. “O PP vai ter candidato, já está disputando. O partido abre espaço para coligação, para vi-ce”, esclarece Viana.
Segundo o ex-vice prefeito, o partido está envolvido no momento com as eleições da Cooperaliança e a Operação Veraneio, após a temporada e o pleito da co-operativa, as reuniões sobre o novo município passarão a ser mais frequentes. “Vamos começar a trabalhar o time de vereadores e as composições. Pois, o nosso diretório vai se transformar em uma Executiva”, ressalta.
Já para as eleições municipais em Içara, Viana comenta que a tendência é inversa a do Rincão. “O PP e o PMDB estão articulando uma coligação”, conta.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“O PP deu um tiro no próprio pé. A Executiva concordou na ‘ideia brilhante’ de pedir para colocar um assistente no processo, dando ideia para o PMDB. Isto atrapalhou mais do que já estava atrapalhado”. Advogado Gabriel de Souza, sobre a ação contra Gentil Dory da Luz.

Está dando o que falar
a notícia de que o advogado Gabriel de Souza será nomeado em um cargo comissionado na Administração Municipal de Içara, a pedido do prefeito Gentil Dory da Luz. Souza foi responsável pelos processos de cassações contra o peemedebista. Outra bomba é de que o presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, seria indicado até o final do ano como secretário de Planejamento.
Se isso for verdade, o PP, já demonstra fraqueza e avaliza a reeleição de Gentil da Luz em 2012. E quem dançou nesta briga foi o Adair de Souza, o China, que até hoje está esperando oa explicação do Gentil da Luz sobre a sua demissão. Pode esperar sentado.
Gabriel disse que a notícia não procede e que nem se fosse o último emprego do mundo não aceitaria. E se o Arnaldo Lodetti Júnior e o Júlio Cesar De Luca quiserem ficar abraçados com o Gentil o problema é deles. “Não faria sentido trabalhar para alguém que estou querendo cassar o mandato. Não vou deixar isso em branco vou processar que repassou a informação”. Lodetti, por sua vez, também, afirmou que a notícia não é verdadeiro e é coisa de quem quer prejudicar o PP. Já o Prefeito Gentil da Luz não foi encontrado para se manifestar.

Começa
a contagem para troca da presidência da Câma-ra de Içara. A expectativa é grande pra saber quem vai ser o novo diretor da Casa. Já foram especula-dos Valmor Rosso e Fran-cisco Hortêncio Mota.


Passamos
de 2 mil edições acer-tando e errando mas sem-pre focando a transparência e levando aos leitores os fatos que ocorrem em Içara e região. Nesta cami-nhada foramais amiza-des do que inimizades,

Rápidas
* Alunos do Projovem usaram 15 minutos do horário político de quinta-feira da Câmara de Vereadores de Içara conforme requerimento de Diego Vittorassi.
* O ex-vice-prefeito Naelti Vianna afirmou que o PP do Rincão vai disputar as eleições sem a interferência de Içara, que quer fazer aliança com o PMDB.
* As imagens da agressão de uma servente da Escola Melchíades Espíndola está no YouTube. E quem liberou tem ligação com a escola. Quem foi?
* Bastou o Jairo Custódio assumir a subprefeitura do Rincão pra casa ficar em ordem. Não é a toa que é forte concorrente a vaga de prefeito do Distrito.
* Acirton Costa(PMDB) afirmou que vota em Darlan Carpes (PP) e que o progressista vai ser, sem dúvida, o próximo presidente da Câmara Municipal.
* Ex-prefeito Júlio Cechinel afirmou na coluna da Karina Manarin que não pretende voltar disputar as eleições, alegando que sua condição financeira é melhor na iniciativa privada. Não entedi o que ele quis dizer com essa declaração.

GERAL - Içarense enfrenta dificuldades para conseguir atendimento médico

Presidente da Associação do bairro Presidente Vargas, Paulo Silveira, tentou por três dias atendimento médico no serviço público; e assunto deverá ser tema de reunião na próxima semana.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Conseguir atendimento médico tem sido uma dificuldade aos içarenses. A saga enfrentada pelo presi-dente da Associação de Moradores do Bairro Presidente Vargas, Paulo Sil-veira, representa a atual condição da saúde pública no município.
Nesta terça-feira, dia 30, Paulo levou a filha que estava com desidratação pa-ra consultar na unidade de saúde do bairro, às 15h, mas o posto estava fechado em razão de uma reunião interna. Silveira teve que se deslocar até a unidade 24h do bairro Próspera, em Criciúma, onde foi prescrita uma medicação emergencial.
No dia seguinte, segundo ele retornou à unidade de saúde do bairro às 9h e a médica teria saído às 8h30min para realizar visitas domiciliares e não teria mais voltado ao posto pela manhã. Já nesta quinta-feira, 2, uma nova tentativa de atendimento, desta vez no Hospital São Dona-to, em Içara, foi frustrada pela falta de corpo clínico.
De acordo com o diretor do HSD, Acirton Costa, há dez dias três novos médicos foram contratados pa-ra atuar no pronto-socorro. Ele diz ainda não ter conhecimento da falta de a-tendimento. “A situação ainda está delicada. Precisaríamos de no mínimo mais três médicos”, ressalta Costa, acrescentando que a direção está trabalhando para quitar a dívida da instituição que supera R$ 12 milhões, entre pendências bancárias, INSS e folha de pagamento. A diretora do HSD, Clei-de Geremias, não foi localizada.
A enfermeira responsável pela unidade do Presidente Vargas informou que o atendimento médico é realizado de segunda à quinta-feira, pela manhã e à tarde. Ela acrescentou que todas unidades possuem cronograma de reuniões internas, as quais são realizadas todas as quartas-feiras na localidade.
O secretário de Saúde, Laudo Calegari, disse que não ter conhecimento da situação. Mas, declarou que está prevista para a próxima semana uma reunião para tratar do atendimento médico nas unidades do município.

POLÍCIA - Colisão deixa motociclista ferido na rodovia SC-444

Moto se envolve em acidente com veículo no bairro Vila Nova e motociclista fratura a perna direita; e na mesma tarde rodovia tem engavetamento com três veículos envolvidos.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Uma motocicleta CG Strada, placa IDW-5216, de Içara, se envolveu em acidente com um veículo Palio, placas MGZ-3131, de Lauro Muller, na tarde desta sexta-feira. O acidente foi registrado no KM 8 da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), no bairro Vila Nova, em Içara.
O Corpo de Bombeiros de Içara foi acionado para prestar apoio ao SAMU. Segundo informações do batalhão, o condutor da moto, V.T., 37 anos, sofreu fratura lacerante na perna direita. Ele foi encaminhado ao Hospital São José, em Criciúma. O motorista do Palio, J.L.S., 40 anos, saiu ileso da colisão.
Na mesma tarde, por volta das 13h50-min, a Polícia Militar Rodoviária (PM-Rv) registrou engaveta-mento próximo à rótula do Anel Viário, no bairro Presidente Vargas.
Se envolveram na ocorrência um veículo Celta, placas MTH-3208, de Tubarão, um Gol, placas LYZ-3567, de Içara e um Palio, placas MFL-5050, de Criciúma.
Já na rodovia BR-101, em Laguna, o motociclista M.V.E, 34 anos, veio a óbito ao se envolver em acidente com uma Scânia placa IOY 6847, de Caxias do Sul. A caroneira sofreu lesões graves. A moto tinha placa de Criciúma.

VARIEDADE - EJA realiza formatura na próxima terça-feira

O projeto Educação Para Jovens e Adultos (EJA) vai formar, terça-feira, dia 7, mais uma turma de estudantes; e a solenidade acontece na sede da Fundação Assistencial de Içara (FAI).

(Divulgação)

Com quase 15 anos de e-xistência, o projeto para E-ducação de Jovens e Adul-tos (EJA), mantido pela Ad-ministração Municipal de Içara, através da Secretaria de Educação, realiza a for-matura de mais uma tur-ma. São 35 alunos, de 5ª a 8ª série e de uma 4ª série.
O evento acontece na próxima terça-feira, dia 7, nas dependências da Fun-dação Assistencial de Içara (FAI), com início às 19h.
As aulas do EJA são mi-nistradas no período no-turno, na modalidade de Supletivo.
Atualmente, existem cin-co núcleos em funciona-mento, três de séries inici-ais, localizadas no bairro Mirassol (Balneário Rin-cão); na Escola Quintino Rizzieri (Jardim Elizabete); e na Escola Ângelo Zane-lato (Primeiro de Maio).
O núcleo de 7ª e 8º séries funciona na Escola Esta-dual Augusta Scotti Bacis, no Cristo Rei; e por último, o núcleo de 5ª e 6ª séries em Lombas Pedreiras, sendo as aulas ministradas no centro comunitário.
“Acredito que a educa-ção de adultos resgata a o-portunidade que estas pes-soas não tiveram. É muito fácil condenar aqueles que não estudaram. Mas, não podemos fazer isso sem saber quais as dificuldades pelas quais eles passaram e que os impediram de ter acesso à educação. Pode ter sido problema familiar, financeiro ou, até mesmo, doenças. Porém, agora, se eles decidirem voltar à es-cola, eles podem. É um res-gate da cidadania”, ressal-ta a coordenadora do EJA, Dorís Iolanda Dagostin dos Santos.
A coordenadora conta o caso de um dos estudantes. “Temos um aluno de 45 a-nos que tinha carro, mas não podia dirigir, porque não possuia carteira de motorista. Ele sentia-se in-comodado e apreensivo quando ia dirigir, pois po-deria ser pego a qualquer momento. Com a alfabeti-zação, ele pôde tirar a ha-bilitação”.
Alunos do núcleo da E-ducação de Jovens e Adul-tos (EJA), do bairro Miras-sol, Zona Sul do Balneário Rincão, viveram uma expe-riência inédita recentemen-te, eles foram pela primeira vez ao cinema. “Conver-sando com os eles, desco-bri que a maioria nunca tinham ido ao cinema. En-tão, resolvemos levá-los”, explica a professora pro-fessora Elisângela Faet Lopes. “Eles ficaram im-pressionados com o tama-nho da tela”, conta sobre o passeio no dia 9 de agosto.
Na classe, há estudantes com idades entre 15 e 56 a-nos, todos na fase de alfa-betização. A Administra-ção Municipal fornece a professora, material didáti-co e merenda, e a Associa-ção de Mulheres do Miras-sol disponibiliza o local.

ESPORTE - Lage Silva conquista campeonato da LESC

Em uma partida bem disputa a equipe da Lage Silva venceu a Farmácia São Donato por 3 a 2 e ficou com o título do 2º Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva Sul Catarinense.

(Miguel Nietto/Jornal Içarense)
Um grande número de torcedores lotou o Campo do Jorge, no bairro Jaqueli-ne, em Içara, para assistir a final do 2º Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva do Sul Catari-nense.
A Lage Silva venceu a Farmácia São Donato por 3 a 2 e ficou com o título.
Marcaram Pelha (2) e Everaldo para a equipe campeã, descontando Cavaco e Bicudinho.
O artilheiro foi França, da Marlan Embalagens, com 14 gols.