O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

ESPORTES - LAI oficializa diretoria na FCF e quita dividas da antiga diretoria

O presidente da Liga Atlético Içarense, Paulo César Crescêncio, oficializou na Federação Catarinense de Futebol, a nova diretoria da entidade, que é a única de Içara registrada na FCF.

O presidente da Liga Atlética Içarense (LAI), Paulo César Crescêncio, o PC, participou de uma reunião nesta terça-feira na Federação Catarinense de Futebol (FCF), com o presidente Delfin de Pádua Peixoto, quando foi oficializada a entrega de um formulário com o registro da nova diretoria da entidade içarense.

Há mais de um mês o professor de educação física João Carlos de Matos Cizeski, o Cal, foi empossado como vice-presidente da LAI em substituição a Valdir Damiani Alves, que formou a Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC), na qual é presidente, e pelo estatuto da Federação Catarinense de Futebol ele não poderia participar de duas entidades.

“O presidente Delfin Peixoto confirmou que a LAI é a única entidade registrada na cidade, não havendo nem uma outra com as mesmas características”, afirmou PC.

Crescêncio também acrescenta que foram quitadas todas as dívidas que estavam em aberto pela antiga administração da LAI.

O próximo objetivo da entidade é colocar em ordem a sede, anexo ao Módulo Esportivo em Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Artista plástico ensina como pintar retratos em tela na Casa da Cultura

Somente por um dia, artista de Florianópolis virá à Casa da Cultura de Içara para ministrar uma oficina, intitulada “Aprenda a Pintar Rostos” e as inscrições ainda estão abertas.

No dia 1° de agosto, sábado, o artista plástico florianopolitano, Paulo Ricardo Campos, ministrará uma oficina de artes sobre pintura de rostos em tela.

A aula será na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, Centro de Içara, das 13h às 22h.

Duas amostras de pinturas de retratos (fotos acima) estão à expostas na Casa da Cultura para incentivar as pessoas a se inscreverem na aula.

Segundo a auxiliar de coordenação cultural, Sanete Monteiro Dagostin, o contato foi através de umas das alunas da oficina de música que a própria Casa da Cultura oferece.

Assim, as aulas são oficialmente oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, através do Departamento Cultural.

As inscrições para as aulas podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na Casa da Cultura de Içara, que fica na Praça Matriz São Donato, no Centro de Içara.

Mais informações podem ser obtidas através do telefone (48) 3432-5847.

Além dessa oficina relâmpago, a Casa da Cultura oferece outras oficinas artísticas gratuitamente, como as de música, pinturas, street dance, ballet clássico e teatro.

O projeto estende-se não somente à Casa da Cultura, mas também a algumas escolas do município e está associado com a Administração Municipal de Içara, através da Secretaria da Educação.

Segundo a Coordenadora de Departamento Cultural, Lilian Rosane Philippi, é um incentivo à participação da sociedade na cultura local e, por enquanto, é só um dos projetos, em convênio com a Secretaria de Educação Municipal.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Auto-escolas em Içara ainda não acataram exigência do Detran

As modificações necessárias no tratamento aos condutores em formação com deficiência auditiva, exigidas pelo Detran, ainda não foram acatadas por auto-escolas da cidade de Içara.

Uma recomendação do Ministério Público de Santa Catarina foi acatada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que vai exigir modificações no tratamento dispensado aos condutores em formação com deficiência auditiva nas auto-escolas espalhadas pelo país.

Segundo a recomendação, elaborada pela 30ª Promotoria de Justiça da Capital, os centros de formação de condutores devem disponibilizar aos aprendízes com necessidades especiais o conhecimento por meio do uso e difusão de libras e da tradução e interpretação de libras (linguagem dos portadores da deficiência auditiva).

Em Içara, as auto-escolas ainda não foram comunicadas pela Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que é uma regional do Detran.

Segundo a diretora da Auto-escola Objetivo, Joelma Fernandes Bezerra, o Ciretran encaminhou apenas uma carta exigindo um carro adaptado para deficientes físicos, com problemas de mobilidade. Quanto aos demais, ainda nada foi encaminhado.

As demais escolas também alegaram desconhecer a nova exigência do Detran e disseram que iriam se inteirar sobre o assunto. Além disso, as auto-escolas informaram que não há procura pelos deficientes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Conselho da Indústria e Comércio visa rever legislação

A primeira reunião do Conselho da Indústria e Comércio de Içara, realizada nesta quinta-feira (16), na sede da Prefeitura Municipal, definiu pela criação de um Regimento Interno para aumentar a fiscalização nas empresas que tiveram benefícios do Poder Público e melhorar a oferta de empregos na cidade.

“Temos um distrito industrial com apenas dois anos de uso e poucas vagas de trabalho para oferecer”, argumentou o presidente do Conselho e vice-prefeito, José Zanolli. Segundo ele, é necessário melhorar a legislação e começar a cobrar das empresas o retorno pelos benefícios oferecidos pela Administração Municipal, como isenção de impostos e doação de terrenos.

Além disso, o Conselho também decidiu rever algumas doações de terrenos feitas para empresas que ainda não se instalaram no Distrito Industrial, já que existem outras, como a Vida Marinha, de Criciúma, que esperam espaço para se instalar na cidade.

O próximo encontro do Conselho está marcado para o dia 28 de julho, quando já devem ser apresentadas sugestões de critérios para a criação do Regimento Interno.

O Conselho da Indústria e Comércio de Içara é formado por representantes da Prefeitura Municipal, da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII) e da Câmara de Vereadores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Quintino Rizzieri cria Mural do Escritor para os alunos

A Escola Quintino Rizzieri, em Içara, desenvolve o chamado Mural do Escritor no pátio do colégio para exibir semanalmente as obras dos estudantes, de primeira à oitava série.

Com o objetivo de incentivar os alunos à prática da escrita, desenvolver neles um melhor vocabulário e atrair a participação da família, a direção da Escola Municipal Quintino Rizzieri tem realizado projetos junto aos alunos, como o Mural do Escritor, o Correio Escolar e a distribuição gratuita de revistas Coquetel.

“Dentro do projeto da leitura e escrita, estamos desenvolvendo o mural do escritor, nele os alunos de primeira a oitava série expõem os textos poemas, poesias, narrações entre outros gêneros”, explica a diretora, Jaqueline dos Santos, a respeito do Mural.

Todas as semanas, novos autores com as biografias são colocados no mural para que todos possam ler e conhecer os talentosos escritores.

Levando a leitura e escrita para as famílias, os pais podem participar do Correio Escolar, escrevendo cartas para os filhos, estimulando o hábito e o prazer de ler e escrever. As cartas estão sendo entregues por estudantes vestidos de carteiros.

Outra ação importante é a distribuição gratuita de revistas Coquetel para alunos de 3ª à 8ª série. Na revista, além de diversão, o aluno amplia o vocabulário, melhora a gramática, desenvolve atenção e raciocínio, além de adquirir mais conhecimento.

Tudo isso é realizado com professores, tornando as ações mais eficazes.

Foto: Divulgação (Escola Municipal Quintino Rizzieri)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÌTICA - Auditoria na administração de Heitor está próxima de iniciar

Segundo Réus, a Administração Municipal ainda não havia rebatido o relatório apresentado pelo PP, pois Içara já sofria muito com o assunto e que uma auditoria vai resolver a situação.

No começo do ano, a atual Administração Municipal de Içara, do Prefeito Gentil da Luz (PMDB), deu início a uma série de reclamações sobre a gestão anterior do município, do ex-prefeito Heitor Valvassori (PP), que poderia ter deixado uma dívida que ultrapassaria os R$ 21 milhões e que seria realizada uma auditoria para investigar melhor.

Para chegar aos valores, o procurador geral do município, Walterney Ângelo Réus, informa que foram realizados levantamentos no inicio do ano em todos os setores e secretarias da prefeitura.

Os progressistas rebateram as criticas dois meses depois, mesmo antes da realização de uma auditoria, com relatório apresentado pelo presidente do partido Arnaldo Lodetti Junior, informando que a divida seria de pouco mais de R$ 5 milhões.

Conforme Lodetti, o PMDB não se pronunciou após o relatório ter sido apresentado pelo PP. Porém, para Réus, seria perda tempo continuar discutindo o assunto. “O município não precisa ficar sofrendo tanto com bate-bocas na imprensa uma auditoria resolverá a situação”.

O procurador informa que para iniciar auditoria restam apenas alguns processos a serem seguidos. “Acredito que agora faltam apenas 15 dias para que ela comece”, informou.

Segundo Réus, o motivo pelo qual uma auditoria será realizada, seria as inúmeras denúncias feitas pela população içarense, de que havia irregularidades no mandato de Valvassori, e que estas deveriam ser apuradas.

O pepebista comenta que se auditoria for realmente correta e dentro da lei, irá apontar os valores apresentados nos relatórios do PP. "É estranho que ela, somente, será realizada logo após sete meses de administração, quando o correto seria logo no inicio do mandato do prefeito Gentil da Luz", finaliza Lodetti.

Foto: Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Marion SILVEIRA: Benefício por invalidez poderá ter revisão de duas ilegalidades

Segurados do Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS -, aposentados por invalidez podem ter reajuste de até 25% no benefício. Há duas revisões no cálculo aos que tiveram a aposentadoria concedida e recebeu o auxílio-doença após 1999, com até 114 meses (12 anos) de contribuição.

A primeira correção é referente ao direito de quem foi aposentado por invalidez incluir no tempo de contribuição o período em que recebeu o auxílio-doença. Já a segunda é devido a um erro de cálculo do auxílio do INSS que originou a aposentadoria.

Somadas as correções, o benefício pode ter um aumento de até 25%, no caso de um segurado que contribuiu pelo teto do INSS. Para segurados que tiveram como média de contribuição o valor de quatro salários mínimos, o reajuste máximo é de 11,4%.

No caso do cálculo da aposentadoria por invalidez, o INSS pode não ter considerado os auxílios como salários de contribuição na hora do cálculo do benefício. O valor do auxílio corresponde a 91% da média das 80% maiores contribuições feitas pelo segurado. Já a aposentadoria por invalidez corresponde a 100%.

Na hora de converter o benefício, o INSS pode ter aumentado em nove pontos percentuais o valor. Quando o correto seria refazer as contas contando, nos anos de contribuição, o tempo em que o segurado recebeu o auxílio.

A segunda revisão refere-se ao reajuste do auxílio-doença com erro de cálculo a partir de dezembro de 1999, quando a lei determinou que o INSS aplicasse, para os segurados com menos de 144 meses de contribuição, uma regra, baseada num decreto, na qual o auxílio teria como base a média de todas as contribuições. Porém, já havia lei que dizia que a média do benefício deveria ser calculada em cima das 80% maiores contribuições.

Como o Decreto não pode invalidar a lei. Os aposentados têm obtido êxito no judiciário.

A revisão do auxílio pode ser feita até por quem ainda não está aposentado, basta ter recebido auxílio-doença com este equivoco no cálculo para ter direito a receber as diferenças.

No caso das duas revisões, os atrasados serão pagos de acordo com as diferenças dos últimos cinco anos. Quem tem aposentadoria por invalidez há menos tempo terá as diferenças pagas referente apenas ao período do recebimento.

Para entrar com a ação é necessário a carta de concessão e memória de cálculo do benefício, identidade, CPF e comprovante de residência.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Demitido da Afasi

Próximo de completar sete meses sem receber as rescisões trabalhistas desde o dia 18 de janeiro, os ex-trabalhadores da Afasi (Associação Feminina de Assistência Social de Içara) ingressam na justiça do trabalho, com audiência marcada para o dia 14 de setembro às 15 horas, na segunda vara do trabalho. A audiência foi marcada pelo SENALBA (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, Orientação e Formação Profissional do Estado de Santa Catarina), representante legal dos ex-trabalhadores.

Os cerca de 187 demitidos, estarão presentes na audiência acompanhando os trabalhos dos advogados do sindicato. O advogado Robson Gomes Carneiro, que representa os ex-servidores, nos falou da importância da audiência para resolver a falta do pagamento das nossas rescisões que o Senalba vai buscar um entendimento para esse impasse.

Acreditamos na justiça, o que o prefeito Gentil Dory da Luz fez foi um ato irresponsável nos demitindo através de um decreto, e em seguida se negando a pagar nossas rescisões. Estamos ansiosos com a chegada da audiência, foi assim que conseguimos dar as baixas nas carteiras de trabalho, para poder receber o seguro desemprego e através de um alvará judicial. E o juiz da 2º Vara do trabalho, José Lucio Munhoz, determinou naquele momento o saque do FGTS, nos garantido mais esse beneficio.

Acreditamos que os problemas enfrentados até agora, entre os ex-trabalhadores da Afasi e o prefeito Gentil da Luz, podem se resolver nesta audiência.

Pedro Luiz, um dos 187 demitidos da Afasi

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1665: EDITORIAL - Administração Municipal pretende com auditoria provar dívidas

Depois de sete meses a Administração Municipal de Içara deverá no prazo de 15 dias dar início a uma auditoria que deve apontar que a dívida herdada pelo prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) é superior a R$ 20 milhões e não de R$ 5 milhões como alegam o prefeito anterior Heitor Valvassori (PP) e o presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior.

Esse acerto de contas, que sai do espaço político para entrar no caminho da economia, será encabeçado pelo procurador geral do município Walterney Réus, que para chegar aos valores realizou um minucioso levantamentos desde o início do ano em todos os setores e secretarias da administração pública.

Após Gentil da Luz ter assumido o comando no Paço Municipal, houve uma troca de papéis entre as administrações de ontem e as de hoje, neste caso, PP e PMDB, e desde então o povo içarense ficou a ver navios e sem saber quem tem razão neste maranhado de espinheis, como diz o vereador Antônio de Mello (PMDB), cada vez que o assunto é tocado na Câmara Legislativa de Içara.

A comunidade içarense aguarda ansiosa pela auditoria e vai assistir de camarote essa briga, que não tem data para terminar. Quem viver, verá!

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.