O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

E MAIS: Confira o que você só vai encontrar hoje no Jornal Içarense

Edição 1606 - quarta-feira, 22 de abril de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Criciúma: Defesa Civil recebe doação da Colgate.

Aparece mais um filho do presidente Lugo.

United Airlines perde US$ 382 milhões.

Pub leiloa assento usado pela duquesa Camila Parker-Bowles.

Advogado mostra genitálias e é preso.

Suspeito é encontrado degolado.

Caso Besc: Três seguem detidos.

Polícia Rodoviária Federal (PRF) investiga acidente com ônibus argentino.

Timbé do Sul: Preso suspeito de estupro e homicídio.

Criciúma: Adolescente é baleado de raspão.

Criciúma: Duas padarias são assaltadas.

Inter massacra fazendo oito no Caxias e é bicampeão do Gauchão.

Palmeiras desencanta e respira na Libertadores.

Ronaldo marca um e classifica o Corinthians.

Muitos gols na terceira rodada do feminino.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

ESPORTES - Hoje tem mais dois jogos no Suíço do Barracão

A segunda fase do Campeonato de Futebol Suíço Noturno do Barracão, Taça Lan House Sun Shine, tem mais dois jogos na noite desta quarta-feira.

A equipe do Volnei Automóveis vai com tudo para cima da Quarta Linha em busca de mais uma vitória na competição.

No outro jogo da noite a Farben enfrenta o Inimigos da Bola. Na sexta-feira jogam Moniari x Primos e Praia x Só Silva.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - LAI preparada para Campeonato Içarense

A Fundação Municipal de Esporte (FME) Içara já começou os preparativos para a edição 2009 do Campeonato Içarense.

As inscrições foram abertas no dia 27 de março e a competição terá abertura oficial no terceiro domingo de maio, dia 17.

As equipes já confirmadas são: Barão, Barracão, Vila Nova, União da Praia, Jaqueline, Presidente Vargas, Atlético Içarense, Esporte Clube Praia, União do Sul e Praia.

Está prevista para essa semana uma reunião entre a Liga Atlética Içarense e os dirigentes das equipes para discutir os encaminhamentos do Campeonato Içarense.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Atenção do Tigre se volta contra o Naútico na Copa do Brasil

Depois de encerrar a participação na quadrangular final do Campeonato Catarinense com uma derrota para o Joinville o Criciúma volta a campo nesta quinta-feira contra o Náutico.

Eliminado do Campeonato Catarinense 2009, depois de uma série impressionante de péssimos resultados o Criciúma tenta terminar o primeiro semestre de forma positiva.

Nesta quinta-feira, no Estádio dos Aflitos, em Recife, diante do Náutico, o Tigre precisa eliminar os pernambucanos para prosseguir na Copa do Brasil.

Para seguir na competição nacional o Criciúma terá, no entanto, que fazer muito mais do que mostrou no campeonato estadual. É preciso saber marcar gols e evitar os dos adversários.

Uma vitória simples garante o Tigre vivo na competição. Os outros resultados que interessam a equipe catarinense são empates acima de 2 a 2.

A torcida, descontente com o time, espera que o Tigre jogue bem mais do que ocorreu na derrota por 2 a 1 contra o Joinville, no Heriberto Hülse, domingo, na última partida do quadrangular final do Campeonato Catarinense.

A torcida do Tigre levou uma faixa ao estádio. Nela, uma afirmação dura e irônica sintetizava o sentimento dos tricolores: “Obrigado pelo campeonato. Apoio tem limite”. De forma pacífica, a torcida deixou recado para a direção e aos atletas do clube.

No outro jogo de domingo, a Chapecoense derrotou o Avaí por 1 a 0, na Ressacada, em jogo válido pela última rodada do quadrangular. O gol da vitória foi marcado pelo atacante Rômulo, no primeiro minuto do segundo tempo.

O resultado garantiu a Chapecoense na final do Estadual, contra o próprio Avaí, e um lugar na Série D do Brasileiro.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Banda Aracnídeos lança primeiro CD: Edson Galinha

A nova banda da região sul-catarinense já é popular entre seus conterrâneos e já gravou seu primeiro álbum independente, com duas faixas bem-humoradas, no estilo Mamonas Assassinas.

Desde a formação, em 2004, a Banda Aracnídeos vem ganhando novos fãs a cada show que realiza. Isso graças à irreverência dos músicos e, claro, da qualidade das músicas, que lembram as críticas sociais bem-humoradas dos Mamonas Assassinas e do Ultraje a Rigor, grupos consagrados que servem de inspiração a esses cinco inovadores da região, que formam a Banda Aracnídeos.

São eles: Angelo Lodette (vocal), Eduardo Sehnem Ferro (baixo), Emílio Fermo (violão), Fernando Coan (guitarra) e Luiz Fernando Nazário (bateria).

Esses jovens, de entre 22 e 28 anos, lançaram o primeiro CD independente no final de 2008, intitulado “Edson Galinha”, nome de uma das duas músicas que compõem o álbum.

Segundo o vocalista, essas músicas já existiam há cerca de dez anos, na primeira banda, mas que só agora puderam ser gravadas e divulgadas profissionalmente.

Com o som pop-rock e as letras sem meias palavras, os Aracnídeos (nome dado devido aos cravos que todos tinham no nariz) criticam o baixo nível cultural que a grande mídia tem mostrado e ao apelo sensual, como eles mesmo dizem “desce a cultura, sobe o Ibope”, na faixa “MPB da TV”.

Já “Edson Galinha” conta a história verídica de “um senhor chamado Edson, já falecido, (69 anos). Ele contou que, quando pequeno, mantinha ’relações amorosas’ com a penosa... foi o suficiente para boas risadas”, explicou Angelo, que é o autor da voz de galinha durante a música, que também faz ao vivo nos shows, incentivando o público a brincar, imitando a galinha em cima do palco.

Durante a seção de fotos (com a participação especial de cinco galinhas de verdade), Angelo conta que elas causaram certos acidentes intestinais nas roupas dos integrantes. Além de um deles ter medo de pegar uma na mão, ainda tiveram que andar com elas pelas ruas para levá-las ao estúdio.

O objetivo da banda é a gravação de um CD completo e a divulgação a nível nacional, “viver de música (o sonho de todo músico)”, como diz o vocalista e explica: “Gravamos somente duas músicas devido ao alto custo da gravação e não temos o dinheiro para gravar um CD com pelo menos dez músicas”.

Para adquirir um CD ou contatar os rapazes para shows, o telefone é 9917-5141, além do orkut.

Fotos: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Trotes dificultam a atuação do Corpo de Bombeiros

“Mais de 20% das 400 ligações recebidas pela central de emergência do Corpo de Bombeiros são tentativas de trotes”, conta o soldado da central, em Criciúma, Antônio Medeiros.

A central telefônica do Corpo de Bombeiros existe para encaminhar o atendimento a situações de risco como incêndios, afogamentos ou desabamentos de prédios.

Contudo, na prática, esse funcionamento não é bem assim: de acordo com informações do soldado da central de emergência de Criciúma (193), que atende Criciúma, Içara e regiões vizinhas, 20% das 400 ligações recebidas diariamente são mentiras envolvendo incêndios, acidentes fictícios e até cantadas aos bombeiros de plantão na central de atendimento.

“As tentativas são excessivas. Porém, os soldados têm estratégias que, na maioria dos casos, conseguem captar e diferenciar uma emergência de um trote. Uma delas é fazer a pessoa repetir o endereço algumas vezes, reparar na ansiedade e, principalmente, verificar se ela está ou não nervosa. A partir disso acionamos o Corpo de Bombeiros”, contou o soldado Antônio Medeiros, da central de emergência.

Conforme o militar, os horários de maior concentração de trotes à central telefônica são os finais de turnos das escolas, quando crianças e adolescentes se reúnem para telefonar dos orelhões localizados nas dependências dos colégios.

Em Içara, o último trote que deslocou a equipe do Corpo de Bombeiros em vão foi no dia 19 quando o carro pipa foi direcionado para as proximidades da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na SC-444. A informação da central era de que um incêndio havia ocorrido numa casa no bairro Liri. Ao chegar lá, a guarnição não encontrou nenhuma ocorrência constatando o trote.

Segundo informações da central de emergência, a época em que mais ocorrem esses trotes é na temporada de Verão, onde o fluxo de trotes parte do Balneário Rincão. Porém, durante o ano, Criciúma e Içara são as cidades com mais telefonemas indevidos. “As crianças vêem o Corpo de Bombeiros andando pela cidade e ouvem também as nossas palestras e o telefonema grátis. A partir disso, iniciam as ligações”, disse Medeiros que ainda fez um alerta às pessoas mal-intencionadas. “As crianças devem pensar que, enquanto estão ocupando as linhas passando um trote, a mãe pode estar em casa passando mal e precisando de socorro”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: CEFET realiza primeira formatura

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tec-nologia (CEFET) Pólo Presencial de Içara realizou no dia 17, sexta-feira, a formatura dos alunos dos cursos de Soldagem, Modelagem Têxtil e Costura Industrial. Uma parceria entre Governo Federal, Prefeitura Municipal de Içara e empresas da área de metalurgia, têxtil e confecção.

O evento, que contou com a presença Prefeito Municipal de Içara, Gentil Dory da Luz; da Reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, Professora Dra. Consuelo Aparecida Sielski Santos; Gestora Municipal de Educação, Giovana dos Santos; Pró-reitor de Relações Externas do Instituto Federal de Santa Catarina, Marcelo Carlos da Silva; Diretor Geral do Instituto Federal de Araranguá, Ândrei Zwetsch Cavalheiro; Coordenadora do CEFET/Pólo Presencial de Içara, Maria Neli Vieira de Souza, e do paraninfo das turmas Luis Carlos Perraro, aconteceu no Centro Comunitário do bairro Jardim Elizabete.

“Eu tenho a saúde, a educação e a qualidade de vida como prioridade no meu governo, haja vista que não podemos administrar nossa cidade como uma empresa privada que tem como objetivo de gerar lucro; devemos e estamos governando para melhorar a vida da nossa gente, com o pensamento sempre voltado para as pessoas que são o bem mais precioso do município de Içara”, declarou o prefeito Gentil da Luz parabenizando os formandos pela força de vontade e interesse e a equipe do Cefet municipal e estadual pelo incentivo dado aos alunos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Gentil recebe diretoras de CEIs e Escolas municipais

O prefeito de Içara Gentil da Luz recebeu nesta segunda-feira, dia 20, para mais um ‘Café com Prefeito’, diretoras de escolas municipais e Centro de Educação Infantil (CEIs) de Içara.

No descontraído encontro, Gentil falou do compromisso de todos com o Projeto Içara 50 Anos que tem como principal objetivo elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.

Para que a proposta obtenha êxito foi criada a Secretaria de Bem Estar Social que está centralizando todos os programas sociais para facilitar o atendimento à população. “Educação é parte importantíssima neste processo. Com maior qualidade na educação maiores serão as oportunidades de melhores empregos. Não existe outra forma de melhorar a qualidade de vida das pessoas se não for através da Educação”, enfatizou o vice-prefeito José Zanolli.

Da Luz salientou que o IDH mede a qualidade de vidas das pessoas de um bairro, cidade, estado e alguns itens são avaliados para se obter este índice; um deles é a educação. Também foi falado sobre o concurso de redação com o tema IDH que será elaborado pela Secretaria de Educação. “Esta é mais uma forma de envolvermos todas as pessoas neste propósito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos içarenses”, declarou o prefeito registrando que a situação financeira do município continua precária.

“Nossa proposta é sanear o municipio neste primeiro momento. A situação é tão delicada que recentemente fomos surpreendidos com o atraso no pagamento das parcelas da única patrola que o municipio tem em condições de uso. O pagamento não é feito desde maio de 2008. Agora estamos tomando às providências para negociar com o credor e não perdermos a máquina”, ressaltou Gentil da Luz chamando a todos para fazer parte do grandioso projeto de humanizar a cidade que é o Içara 50 anos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Processo Seletivo de Içara: resultado sairá na quinta

O resultado do Processo Público Simplificado será na próxima quinta-feira, dia 23, quando os candidatos aprovados serão chamados para, nos próximos dias, o sistema de saúde normalizar.

Conforme o site Faepesul (www.faepesul.org.br), o resultado dos aprovados no concurso para a contratação de funcionários na área da saúde de Içara será no próximo dia 23 de abril.

A comissão coordenadora do processo seletivo prorrogou as inscrições que duraram até 13 de abril. As inscrições se iniciaram no dia 6 de abril e encerraram na data limite da prorrogação.

“Estamos aguardando ansiosamente as contratações desses profissionais. Eles vão atender a grande necessidade que atualmente a Secretaria de Saúde vem passando”, ressaltou Fabrício Pagani Possamai, Gestor Municipal de Saúde de Içara.

Possamai ainda adiantou sobre uma campanha que provavelmente deve ser divulgada nos próximos dias. Será um mutirão com finalidade de eliminar as filas de exames médicos nos Postos de Saúde.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Projetos na espera de aprovação

Com os vereadores das bancadas do PP e PSDB se ausentando no momento que começa a Ordem do Dia, onde é destinado para a votação dos projetos, muitos estão pendentes.

O protesto é de que os vereadores de oposição não são favoráveis ao redutor de 30% que a Administração Municipal quer descontar dos demitidos da Afasi.

Com isso a Câmara deixa de apreciar e aprovar os seguintes projetos:

Em primeira votação PE/018/09, que autoriza abrir crédito suplementar.

Os projetos que estão em votação final o Projeto de Lei Nº. PE/021/09, que autoriza o Samae celebrar convênio com a Liga Atlética Içarense.

Projeto de Decreto Legislativo Nº. DL/040/09, que homologa convênio entre a Prefeitura Municipal de Içara e o Instituto Contato.

Projeto de Lei Nº. PE/023/09, que autoriza o Poder Executivo a contratar servidores em caráter temporário, para atendimento ao Programa Segundo Tempo.

O Projeto de Decreto Legislativo Nº. DL/004/09, que homologa convênio com a Associação de Produtores de Feijão e Milho.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PP trabalha para conquistar a Prefeitura no próximo mandato

O presidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, fez avaliação sobre os cem dias de trabalho e reuniões entre os progressistas de Içara. Ele ainda criticou a administração Municipal.

“Estamos preocupados com o andamento da cidade. Em cem dias de mandato, já encontramos diversos problemas relacionados ao sistema de saúde e principalmente a falta de verdade por parte dos governantes atuais”. Com essas palavras, o presidente do Partido Progressista, Arnaldo Lodetti Junior, protestou os atuais trabalhos da Administração de Gentil Dory da Luz.

Lodetti informou que atualmente os integrantes do partido têm como principal foco, nas reuniões e encontros, os pontos que serão executados para a conquista do próximo pleito 2012/2016.

Os progressistas reelegeram Lodetti no dia 31 de março. A partir disso buscam melhorias e principalmente a unidade da sigla. “Queremos fazer uma oposição responsável. Vamos analisar todos os projetos com olhar crítico visando o melhor para a população. Fiscalizaremos tudo, mas cuidaremos para não prejudicar os moradores”, adiantou Lodetti.

No início de maio, dia 5, o grupo fará uma reunião, às 19h, na sede do partido, onde definirão a questão de um possível movimento contra a instalação da Mina-101 na localidade de Santa Cruz. “Nós vamos ouvir um pequeno grupo do partido que quer essa movimentação e então definiremos o que o será feito pelo PP”, antecipou.

Outro ponto debatido pelo presidente ainda foi em relação às dívidas anunciadas por Gentil da Luz. “Eles propagaram uma dívida com valor absurdo e nós provamos que a informação não foi verdadeira. Até hoje os veículos de comunicação aguardam a resposta do prefeito em relação a isso".

Lodetti também criticou a prefeitura em relação ao não-cumprimento da palavra junto aos ex-funcionários da Afasi. Ao ser questionado de que todo o problema também foi gerado na administração do Partido Progressista, Arnaldo disparou: “Essa afirmação é equivocada, não fomos nós que demitimos os ex-funcionários”.

Contudo, vale lembrar que essas contratações eram irregulares e o próprio presidente progressista, em entrevista ao Jornal Içarense no dia 5 de fevereiro, deu a seguinte informação em relação ao impasse: “Vejo que realmente falhamos nessa parte. Contudo, o erro foi gerado desde a época do ex-prefeito Deobaldo Pacheco (PMDB). A situação veio se arrastando e os seguintes prefeitos não deram valor à entidade social”, (Edição 1557, JI).

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: EUA torturam presos mesmo depois de confissão

A agência EFE distribuiu a seguinte notícia no dia 18 de Abril de 2009: A CIA (agência central de inteligência americana) mandou aplicar a asfixia simulada e outros métodos coercitivos a supostos membros da Al-Qaeda mesmo após os presos já terem confessado tudo o que sabiam, segundo o informou o New York Times neste sábado.

O periódico cita ex-funcionários dos serviços de inteligência dos Estados Unidos da América (EUA) e uma nota de pé de um memorando legal divulgado esta semana para assegurar que táticas "especialmente brutais" foram aplicadas contra Abu Zubaydah, que, entre outras coisas, foi confinado dentro de uma caixa e imprensado contra a parede. As ordens foram dadas por oficiais de alto escalão na sede da CIA.

Estas ordens se basearam em relatórios "muito inflados" sobre a importância do membro da Al-Qaeda, conforme indicam entrevistas e uma revisão dos documentos publicados esta semana, destaca o jornal.

O New York Times explicou que Zubaydah tinha fornecido informação muito valiosa sob práticas de interrogatório menos rígidas e que as táticas coercitivas não produziram avanços.

"Apesar de os responsáveis pelos interrogatórios no terreno terem achado que Zubaydah estava colaborando, elementos dentro da CIA ainda acreditavam que ele estava escondendo informação", afirma a nota de pé de um dos relatórios aos quais o jornal teve acesso. Os interrogatórios começaram no Paquistão e continuaram em uma prisão secreta na Tailândia.

Semanas após a detenção do terrorista, uma equipe da CIA chegou ao local e não alterou as táticas do interrogatório, e ainda começou a deixar o acusado sem dormir, sem roupa e a diminuir a temperatura da cela de Zubaydah.

O preso continuou fornecendo informação importante e os responsáveis pelos interrogatórios começaram a pensar que não se tratava de um líder e sim de um membro que falsificava documentos para a Al-Qaeda. Apesar disso, funcionários americanos ainda pensavam que se tratava de um importante líder terrorista da Al-Qaeda.

Alguém viu a ONU emitir resolução contra os Estados Unidos por atentar contra os direitos humanos? Alguém vê vozes tonitruantes pedirem barras do Tribunal Internacional Penal para os Presidentes dos Estados Unidos, por crimes contra a humanidade? Não!!! O silêncio sepulcral é a norma.

Enquanto isso, comentaristas histriônicos verberam contra Evo Morales, simplesmente porque ele é um índio na presidência da Venezuela e anormaliza as tentativas de expropriação das riquezas daquela nação. Enquanto isso, a imprensa marrom (do Oiapoque ao Chuí, do Ártico à Antártida) quer por que quer a cabeça de Fidel Castro, de Hugo Chavez e de qualquer figura pitoresca que não sintonize com os donos do poder, tão bem defendidos e representados pela massa corrupta. Não tem jeito, quanto mais observamos o andar da carruagem, mais nos damos conta do acerto de Lula ao dizer que, vasculhando bem vasculhado, a responsabilidade pelas atrocidades está sempre no mesmo porão.

É mais difícil punirmos os que se nos assemelham.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1606: EDITORIAL - Dia 21 de abril, apenas um feriado

É demagogia comemorar a data de 21 de abril como Dia de Tiradentes e esquecer o 19 de abril, Dia do Índio, que tem a mesma ou mais importância que o alferes mineiro.

Os índios, há mais de 500 anos, viviam neste imenso Brasil e hoje vivem em pequenas terras sendo controlados pelos homens brancos.

Muitos deles estão civilizados e até com graduação universitária, mas ainda é tratado com desprezo pela sociedade branca. Basta visitar as aldeias espalhadas por Santa Catarina, como no Morro dos Cavalos, em Palhoça, ou em Biguaçu, para conferir de que forma vivem esses homens, que deveriam ter mais valor.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.