O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

CAPA: Edição1.920 - Içara, 3 de agosto de 2010

Silveira antecipa volta à Câmara e gera polêmica






NASF visa melhorar atendimento nas 17 Unidades de Saúde






Carro pega fogo e destrói garagem no Centro de Içara

EDITORIAL - Acordo foi feito para cumprir

Os bastidores políticos pegaram fogo no fim de semana com a decisão de Neuzi Berto Silveira (DEM) retornar mais cedo para Câmara Legislativa, deixando os suplentes Arlindo Luciano e Volnei Lino a ver navios. Com isso, a coligação, que, até o momento, pregava harmonia, pode estar por um fio, pelo menos com o PPS, caso não seja honrado o compromisso com Luciano, que esperava ficar mais tempo.
O presidente do DEM, Renato Reús, se diz surpreso com a situação, já Lino, que também é presidente do PPS, espera assumir no dia 15. Uma coisa é certa, acordo não se discute, se cumpre.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - José Zanolli participa do Censo Demográfico 2010

O prefeito em exercicío, José Zanolli (DEM), participou da simulação do Censo 2010, que teve início nesta segunda-feira, com 72 recenseadores que vão percorrer 168 bairros do município.

A cada dez anos, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísta (IBGE), realiza o Censo Demográfico, cujo objetivo é conhecer a rotina da população e das características socieconômicas e, ao mesmo tempo, na base sobre a qual deverá se assentar todo o planejamento público e o privado da próxima década.
Marcando o início oficial do trabalho dos recenseadores, o prefeito em exercício de Içara, José Zanolli (DEM), participou da primeira simulação do Censo, respondendo as 38 perguntas do questionário à coordenadora censitária, Leovane Mallman.
Ele reforçou o pedido para que a população receba bem os recenseadores. “É preciso atender bem os entrevistadores e responder aos questionamentos o mais corretamente possível para que todos conheçam a realidade de Içara”, destacou o prefeito, tendo o pedido reforçado por Leovane. “O conteúdo dos dados declarados são sigilosos”, afirma ela.
O Censo, que iníciou nesta segunda-feira em todo o país, tem como prazo final o dia 30 de novembro para ficar pronto. Para o município de Içara, dividido em 168 setores (regiões), serão 72 recenseadores que terão até novembro para encerrar as entrevistas. Eles estarão usando crachá, colete e computador de mão para coletar as informações.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Quem compra a porca leva os porquinhos, e como ganhamos as eleições e vamos ter que resolver os problemas, desculpe a minha colocação mas é uma verdade”. Vereador Arlindo Luciano (DEM), justificando na sessão de segunda-feira os comentários dos vereadores sobre as péssimas condições que se encontram as ruas de Içara. A frase foi dita na última sessão dele no cargo.

O vereador Neuzi Berto Silveira (DEM)
parece que está se queimando no cenário político de Içara e pode ter a reeleição prejudicada em 2012
Depois de pegar licença por 90 dias o mesmo surpreendeu até a sua bancada ao pedir a vaga para o suplente Arlindo Luciano, que nem teve tempo de esquentar a cadeira. Ficou apenas 30 dias no cargo.
Já Volnei Lino (PPS), que é o segundo suplente e cedeu a vaga à Luciano. “Depois vou me manifestar, nem me preocupo com isso, pois ele (Neuzi) ainda não falou comigo. Eu negociei com pessoas sérias, como o Zé Zanolli, Renato Réus e com o próprio Silveira e espero que eles honrem a palavra, até porque não fui procurado por ninguém. Vou aguardar até 16 de agosto, para depois me posicionar”, finalizou.
Esse assunto deve render, até porque acordo foi feito para ser cumprido, nada mais que isso.

O Tribunal
de Justiça de Santa Catarina atendeu ao pedido de liminar da Fundai que suspende a licença prévia e de Instalação da Mina 101 e impede a licença de operação. A liminar é resultado da Ação Popular de janeiro de 2009 com a alegação de que estudos não foram feitos por uma equipe multidisciplinar, como solicitava sentença da Justiça Federal de 2008.
A empresa Rio Deserto pode recorrer, mas os tra-balhos estão suspensos.

Manoel Dias (PDT)
candidato a vice-governador na chapa com Ângela Amin (PP) esteve na Região Sul, visitou o prefeito Clésio Salvaro no sábado(31) e também deu uma passada por Cocal do Sul e pediu votos na Praça Nereu Ramos, Centro de Criciúma.
Como todos já sabem ele é içarense, já foi vereador no município e também é tio do ex-vereador Vanor Pacheco. Bem que ele poderia ter arrumado tempo para passar em Içara.

O comando do PMDB
saiu da toca e se reuniu com um grupo de filiados no diretório para definir que os candidatos oficiais que o partido vai trabalhar são Ada de Luca, a estadual, e Ronaldo Benedet, à federal, nas eleições de 2010.
O nome de Acélio Casagrande não foi citado no texto enviado por Diogo dos Santos, fotográfo da Administração Municipal. O que me leva lembrar que Casa-grande, como deputado federal conseguiu diversos recursos para Içara o que deveria ser considerado.
Mas o que pode se esperar de um partido que não tem comando.

Frase do dia
“Na política, os ódios comuns são a base das alianças”. (Alexis de Tocqueville - político francês).

GERAL - NASF inicia atividades em unidades de saúde de Içara

Serviços do Núcleo de Apoio à Saúde da Família visam melhorar o atendimento nas 17 unidades de saúde do município, e um dos objetivos é elevar o Índice de Desenvolvimento Humano.

Com o intuito de elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a Administração de Içara implantou em julho o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), constituído por equipes multifuncionais.
“O NASF é inovador e tem por objetivo apoiar, ampliar e aperfeiçoar a atenção e a gestão da saúde nas unidades de Atenção Básica/Saúde da Família além de estimular o aumento da resolutividade da ESF, reforçando os processos de territorialização e regionalização em saúde, bem como levar a saúde pública para mais perto das famílias”, explicou Gestora de Saúde de Içara, Mira Dagostin.
A secretária acrescentou que a rigor as equipes do NASF terão dois tipos de responsabilidades: sobre a população e sobre a equipe de SF. “O desempenho deverá ser avaliado não só por indicadores de resultado para a população, mas também por indicadores de resultado da sua ação na equipe”.
Em Içara, o NASF iniciou as atividades no dia 7 de julho, após aprovação no Conselho Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. Desde então os profissionais estão sendo capacitados, “e estão conhecendo a rede de serviços de saúde do município, realizando um diagnóstico das comunidades, construindo o planejamento das ações”, salientou a enfermeira Glicia Pagnan, Coordenadora de Atenção Básica/ESF/NASF.
Uma das atividades já programadas para iniciar este ano, conforme a gestora de Saúde, é denominada “ação social”, compondo diversos serviços de saúde da família e ações sociais, que serão desenvolvidas nas comunidades, sob organização da equipe do NASF (Psicólogo, Assistente Social, Farmacêutica, Nutricionista, Técnico em Enfermagem, Fisioterapeutas, Fonoaudióloga, Agente de Serviços Gerais e Motorista), que atenderá a população assistida pelas 17 ESFs.

POLÍCIA - Carro pega fogo e destrói garagem no Centro de Içara

O incêndio ocorreu na noite de domingo, depois que o Opala placas LXT-4337, pegou fogo, devido a um problema mecânico, o caso aconteceu na Rua São Donato, no Centro de Içara.

Um carro pegou fogo na noite de domingo no Centro de Içara e destruiu parte da garagem de uma casa.
Após ficar uma semana em manutenção o caminhão tanque voltou a ativa e o Corpo de Bombeiros de Içara gastou cerca de 1,5 mil litros de água para conter o fogo na residência de Tomázia Borges Reús, localizada na Rua São Donato, Centro de Içara. A guarnição evitou que as chamas se espalhasem para os demais cômodos da casa.
O incêndio ocorreu por volta das 21h30min e ficou restrito a garagem, onde estava estacionado o Opala placas LXT 4337, de propriedade de Nirlei Reús, que estava mexendo na mecânica do carro. O fogo teve início por combustão, causado por um curto circuito no sistema elétrico. Ninguém se feriu no incêndio, que causou apenas danos materiais.
A dona de casa, após o susto, se refugiou na residência dos filhos, que moram nas proximidades.
Em outra ocorrência, na tarde de sexta-feira, o Corpo de Bombeiros de Criciúma combateu um incêndio em uma vegetação, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara. Foram gastos 2,5 mil litros de água para conter as chamas, que estavam se alastrando para áreas habitadas.
Recentemente foram registrados, em apenas uma semana, três incêndios em casas de veraneio no Distrito Balneário Rincão, que foram atendidos pela guarnição de Criciúma. As prováveis causas das chamas podem ter sido provenientes de curto-circuito, mas não está descartada a hipótese de incêndio criminoso.

VARIEDADES - Show Nacional na Festa de São Donato

Içara receberá o cantor católico Diego Fernandes, catarinense, que mora atualmente em São Paulo, e realiza shows por todo país, lançando o seu segundo álbum “Não desista de viver”.

A Paróquia São Donato, de Içara, realiza dos dias 5 a 8 de agosto a 60ª Festa de São Donato ( a 11ª Feira da Indústria e do Comércio foi cancelada). Este ano, o evento religioso contará com uma programação especial para os jovens na noite de sábado, dia 7.
A festa inicia na quinta-feira com uma programação religiosa, cultural e recreativa. No sábado, ápice da festa, acontecerá a Missa da Juventude, organizada pelos jovens católicos de Içara, e celebrada pelo Padre Eloir Borges, da Paróquia São Miguel, do bairro Vila Nova, em Içara. A organização promete mostrar o rosto do jovem católico deste século.
Após a missa, ainda no sábado, às 21h, realizar-se-á o 2º Resgate Music, no palco principal, com Show Nacional Católico, com Diego Fernandes. O jovem cantor catarinense já é conhecido na região pela participação no Retiro de Carnaval Vinde e Vede 2010, por participações na Televisão Católica Canção No-va e pelo programa semanal na TV Século XXI. O Ministério de Música Sacrário Vivo, é integrante do Grupo de Jovens Sacrário Vivo, de Içara, e fará a abertura do show.
“O Diego é um cantor bastante conhecido entre os grupos de jovens da região. O show dele é muito animado. A expectativa é de um grande público”, enfatiza Diego Vieira, do departamento de Comunicação Social do Grupo de Jovens Sacrário Vivo.
O Resgate Music está na segunda edição, contudo, superou as expectativas de público no evento passado, tornando-se um sucesso de evangelização, ganhando lugar na Festa de São Do-nato. A iniciativa do evento é do Grupo de Jovens Sacrário Vivo, do Centro da cidade, contando com o apoio da Comissão de Assuntos Econômicos Pastorais (Caep) e de toda a comissão organizadora da Festa de São Donato. A entrada no show é gratuita. Mais informações no site: www.sacrariovivo.com.

ESPORTES - Última rodada da primeira fase definiu as outras quatro equipes

Os resultados do fim de semana garantiram Cristo Rei, Jaqueline, São José e Barracão na segunda fase do Içarense, juntamente com Vila Nova, Barão, União da Praia e Presidente Vargas.

As equipes do Cristo Rei, Jaqueline, São José e Barracão garantiram classificação à segunda fase do Campeonato Içarense após os resultados de domingo. E se juntaram a Vila Nova, ao Barão, ao União da Praia e ao Presidente Vargas que já haviam garantido as vagas antecipadas.
O Vila Nova, foi até a Esplanada e não tomou conhecimento do adversário, vencendo por 3 a 0, com gols de Fernando, João Filipe e Marcelo Cunha, assumindo a liderança da competição. Enquanto o Esplanada se despede sem ter vencido nenhum jogo.
Com o empate em 0 a 0 com o Atlético Içarense o Cristo Rei conseguiu se classificar, enquanto o adversário deu adeus ao Içarense, e agora vai se dedicar a Segunda Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (LARM).
No outro confronto, Boca marcou para o Jaqueline e André Colombo empatou para o Barão, resultado que classificou a equipe colorada, enquanto o Barão já estava garantido.
Com gols de Renan, do São José, e de Udson, para o União do Sul, o empate garantiu as duas equipes na fase seguinte.
Quem teve o passaporte carimbado no domingo, foi o Barracão após vencer o União da Praia por 2 a 1. O Verdão levou vantagem sobre o Atlético Içarense no saldo de gols.
.Já a Barra Velha, em casa, ganhou do Presidente Vargas, por 1 a 0, e encerra a participação no Içarense com uma vitória.
A segunda fase inicia nesse domingo.