O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1594 - quarta-feira, 1º de abril de 2009

Colunista: Maso NIETTO

Informativo do Samae: Aumento de tarifas.

Planta transgênica gera substância anti-HIV.

Prefeito de Passos de Torres é cassado.

Programa DST/HIV/Aids atende mais de 230 prontuários.

Servente detido por abuso.

Benedet defende criação de novos Consegs em Criciúma.

Foragido de Criciúma é preso.

Criciúma: Trio é preso por tráfico de drogas.

Barack Obama mantém popularidade.

Húngaros querem bater recorde de roncos simultâneos.

Japão aprova resolução contra Coreia.

Caminhoneiro de SC morre no Piauí.

Decretada prisão de suspeito de morte.

Funcionários podem ter dado golpe.

Criciúma faz um jogo fraco e apenas empata no Heriberto Hülse.

Apesar de críticas, Brasil está preparado para enfrentar Peru.

Para Alonso, difusores podem deixar títulos.

Içara recebe caminhão do Tigre no sábado.

Campeonato de Bocha já tem data definida.

Ciclismo comemora mais uma conquista.

Notas com Rô: sociedade, fotos e recadinhos.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

DISTRITO - Bicho-do-pé e pulga continua infestando casas no Mirassol

De acordo com a agente comunitária, Albertina da Silva, no ano passado foram detetizadas 220 casas no Mirassol, que estavam infestadas, e desde 1º de janeiro nada foi feito até agora.

Moradores do Mirassol, na Zona Sul do Balneário Rincão, sofrem com o surto de bicho-do-pé e pulgas devido ao grande número de animais existente na localidade.

A casa da artesão Catarina Correia está infestado de bicho-do-pé e pulgas, praga que atingiu toda a família, sendo que uma criança de 5 anos é a mais infectada. O mesmo ocorre na residência do aposentado Ledoir Silveira.

A agente comunitária Albertina da Silva, afirma que no ano passado foram dedetizadas 220 casas e neste ano nada foi feito. “Aqui tem muitos cães soltos e para resolver o problema tem que ser feito um trabalho contínuo”, explica.

De acordo com Maricelda Medei-ros, médica veterinária da Vigilância Sanitária, que cuida do caso, um projeto já está sendo constituído, junto à Vigilância Epidemiológica.

O projeto consiste em visitar os locais mais críticos e fazer um estudo sobre o ambiente e sobre os infectados, começando assim, um tratamento de saúde com essas pessoas.

Segundo o subprefeito, José Eloir do Nascimento, nesta semana uma equipe irá até a localidade para começar a colocar veneno em alguns pontos.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Cuidado! Não acredite em nada que lhe disserem... hoje

Título enganador... Afinal, nem todos são adeptos ao Dia da Mentira, “celebrado” em todo 1º de abril. Mesmo assim, é bom tomar cuidado, tem gente que leva a “brincadeira” a sério demais...

De acordo com o registro histórico da Organização das Nações Unidas (ONU), o dia da mentira surgiu na França em razão da mudança na data da festa de ano novo, que era comemorada no dia 25 de março e, tendo a duração de uma semana, terminava no dia 1º de abril.

Após a implantação do calendário gregoriano, o rei Carlos IX escolheu o dia 1º de janeiro para ser o início do ano, mas muitas pessoas não gostaram da mudança e continuaram fazendo as festas na data antiga.

Naquela época, as notícias demoravam muito para chegar às pessoas, fato pelo qual atrapalhou a adoção da mudança da data por todos.

Mas as pessoas que aceitaram bem a mudança da data passaram a fazer brincadeiras, gozações com aquelas consideradas conservadoras, enviando-lhes presentes estranhos ou convites para festas que não existiam. Com isso, a data passou a ser duvidosa, pois os resistentes nunca sabiam se tais convites eram verdadeiros.

No Brasil, foi o estado de Pernambuco o primeiro a adotar a brincadeira, onde foi feita a circulação de uma publicação em “A Mentira”, em 1º de abril de 1848, tendo como notícia o falecimento de D. Pedro, sendo desmentida no dia seguinte.

Atualmente, quem mais gosta da brincadeira são crianças, embora muitos adultos levem a tão a sério que acabam prejudicando outras, como foi o caso de Felipe José, 17 anos, estudante, morador do Raichaski.

Ele já foi vítima de uma “mentirinha” que lhe causou vários problemas. “Me avisaram por telefone que minha irmã tinha sido atropelada, eu sai da escola, perdi prova e, quando cheguei em casa, nada tinha acontecido, ainda levei uma baita bronca da minha mãe”, contou o jovem.

A propósito, as informações são verdadeiras, mas a fonte é do site Brasil Escola, e não da ONU.

Primeiro de Abril!

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - LAI pode obter financiamento público para o ano de 2009

A Liga Atlética Içarense (LAI) pode conseguir verba pública de R$ 50 mil este ano para continuar os projetos para o ano de 2009, incetivando cada vez mais o esporte amador em Içara.

O governo sempre esteve ligado a projetos na área social, pricipalmente os que envolvem cultura, esporte e arte sempre são o mais bem visto. E todos os anos são liberadas mais verbas para a produção de novos projetos ou mesmo, para a continuidade de projetos já conhecidos.

A cidade de Içara já foi contemplada com algumas verbas na área esportiva, o que ajudam a incrementar o esporte amador.

Na segunda-feira, dia 30 de março, foi aprovada em primeira votação o financiamento da Liga Atlética Içarense (LAI). O montante que a entidade deverá receber da Administração Municipal de Içara é de R$ 50 mil. O valor seria utilizado para a manutenção dos serviços e a redução nas taxas de inscrição das equipes nas competições.

A proposta ainda terá que passar por uma segunda votação, na Câmara de Vereadores. Por isso, o projeto volta à pauta na primeira sessão no Legislativo Municipal em abril, que será na quinta-feira, dia 2 de abril.

Se aprovado, o recurso será destinado anualmente, dividido em até duas parcelas.

Com a liberação desta verba, as competições que estão no calendário da cidade para o ano de 2009 seriam de melhor acesso a todas as comunidades, já que os preços das inscrições ou mesmo as formas de realizações da competição se tornarão mais fáceis.

Agora a liga de Içara espera a aprovação do dia 2 de abril, para iniciar os projetos e competições.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Içara: Caminhão colide com locomotiva

Choque entre uma locomotiva da Ferrovia Tereza Cristina e um caminhão carregado de madeira foi registrado na tarde desta terça-feira na localidade de Linha Esperança, em Içara. Segundo o Corpo de Bombeiros, o caminhoneiro, Jair Martins da Silva, 30 anos, teria cortado a frente da locomotiva.

Silva foi encaminhado para o Hospital São Donato com suspeita de fraturas na clavícula e costela. O motorista, que foi arremessado para fora do caminhão numa distância de quase 200 metros, também apresentava escoriações generalizadas pelo corpo. Mas está fora de perigo.

Com a colisão, o caminhão ficou totalmente destruído após ser arrastado por quase 100 metros. O trem, que fazia o trajeto Esplanada-Içara e estava com os vagões vazios, teve que ser guinchado por outra locomotiva da ferrovia.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Polícia Militar de Içara segue ouvindo os bairros da região

Quatro bairros de Içara já receberam a visita da PM de Içara onde exploram os problemas vividos nesses locais. Moradores do Bairro Aurora serão ouvidos nos próximos dias.

O projeto implantado pelo Governo do Estado de promover a ouvidoria da Polícia Militar e Civil de Santa Catarina está tendo andamento positivo em Içara, como afirma o tenente Eversom Everson Luiz Francisco.

“Dos quatro bairros que visitamos, foi possível tomar conhecimento das dificuldades de segurança que eles enfrentam e designar um sargento que será responsável por cada um dessas comunidades e locais adjacentes”, informou o tenente. Os bairros que já foram ouvidos junto à associação de moradores foi Jaqueline, Vila Nova, Esplanada e, por último, o bairro Presidente Vargas, cuja reunião que aconteceu na última terça feira, dia 24.

De acordo com a conclusão do tenente sobre todos os problemas ouvidos, o bairro Presidente Vargas (PV) foi o que apresentou mais problemas. Um estabelecimento localizado na entrada do bairro atualmente é o pior cenário vivido pelos moradores. “Eles contestaram algumas ações inapropriadas por parte dos funcionários desse estabelecimento”, revelou.

Outros problemas como brigas e inconvenientes na saída da escola do PV também é um caso a ser resolvido pela Polícia Militar de Içara.

Um sargento será encarregado para cada bairro a fim de encaminhar as medidas que serão tomadas.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Içara: Clube de Mães participam de café com o Prefeito

O "Café com o Prefeito" realizado na manhã de segunda-feira, contou com a participação de representantes dos 53 clubes de mães e da terceira idade de todo o municipio de Içara.

O prefeito Gentil da Luz apresentou o projeto "Içara 50 anos" e detalhou a proposta de trabalhar os principais fatores para elevar os IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

O objetivo, de acordo com o prefeito, é somar forças e trocar ideias com as entidades organizadas, promovendo uma administração participativa e que tem como foco principal o bem estar do cidadão, abrindo assim o leque com oportunidades que envolvam as associações com o projeto "Içara 50 anos". Todas as medidas adotadas pelo Executivo visam o crescimento do IDH. Içara hoje é a 193ª de Santa Catarina e a 11ª dos onze municipios da Amrec.

“Também temos o desafio, e para isso contamos com o apoio de vocês, de fazer com que a sociedade compreenda a importância de mudar esta realidade”, explica Gentil, ressaltando que o comprometimento de todos com a proposta de elevar o IDH do municipio, índice que registra a qualidade da educação, saúde e padrão de vida dos cidadãos de uma cidade, vai trazer benefícios para as gerações futuras elevando a qualidade de vida.

Outro ponto vai ganhar destaque. Todos os trabalhos artesanais confeccionados nos clubes serão valorizados e comercializados dentro das comunidades, em festas locais, “afinal há muitos talentos dentro dos clubes. O espaço pode ser utilizado para aliar diversão ao incremento da renda familiar”, afirmou o prefeito. As pessoas envolvidas com os clubes de mães e da terceira idade também terão a função de conhecer os problemas e dificuldades de cada comunidade, buscar soluções em conjunto com a Administração Municipal para que os resultados sejam encontrados efetivamente.

Fotos: Alexandra Cavaller (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Posto de Saúde do Balneário Rincão ainda continua com problemas

Apenas um médico para atender uma vez por semana a todos os moradores do distrito. Segundo o secretário de Saúde, Fabrício Possamai, dentro de 20 dias a situação será normalizada.

“É uma vergonha o que estamos vivendo aqui. Imagine um posto de saúde sem médicos”, contestou o aposentado Léo Simoni.

Nas zonas sul e norte do Balneário Rincão, apenas uma médica atende todas às terças-feiras no PSF localizado no centro. A profissional recebe os pacientes apenas pela manhã e o limite de atendimento são doze pessoas por dia.

Caso haja casos emergenciais, o paciente terá que esperar a chegada do Corpo de Bombeiros (que sai de Içara) ou a ambulância do Samu. Isso porque o veículo que era disponível nos outros anos pertencia a Ambar (Associação de Moradores do Balneário Rincão) e o convênio ainda não foi renovado.

De acordo com o secretário de Saúde, Fabrício Pagani Possamai, o impasse terá resolução em mais ou menos 20 dias. Isso porque o edital que lançará o concurso para a contratação de profissionais na área da saúde já se encontra na Prefeitura Municipal de Içara e será publicado ainda nesta semana. “Não é só a unidade do Rincão que está precisando de médicos, outros pontos estão com o mesmo problema. Acontece que existe um processo judicial em cima disso, se contratarmos alguém estamos sujeitos a uma multa de mais ou menos R$ 10 mil”, explicou Possamai.

Segundo ele, o sistema de contratações será realizado através da análise de currículos, exigindo pouco tempo até tudo estar pronto. “Dentro de mais ou menos 20 dias, esses profissionais já estarão contratados”, garantiu.

Em relação à ambulância, que pertence à Associação de Moradores do Balneário Rincão, enquanto os enfermos aguardam por atendimento, os representantes da Ambar e a Administração Municipal de Içara parecem não querer chegar a um consenso. É que, no acordo, os moradores não aceitaram perder o comando da ambulância, que conseguiram através de emenda de deputado.

A proposta era a de a Ambar ceder a ambulância à prefeitura, que em troca, disponibilizaria um motorista e arcaria com todas despesas de manutenção do veículo, o que não foi aceito.

Foto: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Prefeito de Içara assina convênio com Coopafi

Prefeito de Içara, Gentil da Luz, assinou segunda-feira, o primeiro convênio entre Administração Municipal e Coopafi (Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara), no valor de R$ 20 mil/ano.

“Precisamos fortalecer este projeto da cooperativa de Agricultura e Pesca. É de extrema importância para a cidade. Afinal, quando a agricultura está bem, o município caminha bem, é um processo que caminha junto”, declara o prefeito.

Presentes no encontro, membros e diretoria da cooperativa, secretário de Agricultura, Silvio Viana.

Para o presidente da Coopafi, José Manoel Rabelo, esta foi uma ação muito importante realizada pela Administração Municipal. “É pela primeira vez que conseguimos ter o Executivo como parceiro. A cooperativa ainda não tem possibilidades de caminhar com as próprias pernas, por isso precisamos de apoio para realizar um trabalho melhor e dar a assistência necessária aos cooperados”.

Fotos: Alexandra Cavaller (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Sem adversários, Lodetti Jr é aclamado presidente do PP

Com a desistências de quatro candidatos, o atual presidente do Partido Progressista (PP), Arnaldo Lodetti Júnior, continuará a frente da sigla por mais dois anos e promete oposição responsável.

Com a desistência dos quatro candidatos à presidência do PP, Arnaldo Lodetti Júnior foi aclamado presidente da Executiva Municipal por mais dois anos, em encontro realizado nesta terça-feira no auditório da Cooperaliaaça.

Os desistentes foram Naelti Vianna, Júlio Cesar de Lucca, Danúbio Gervásio Vieira e Vamilso Pacheco. Todos eles abriram mão ao atual presidente.

Vianna, que ficou como vice-presidente, justificou que, por motivos profissionais e também por Lodetti estar dentro de todos os processos em que o partido entrou na justiça pedindo a cassação do atual prefeito, é complicado trocar o comando do PP neste momento. “Outro motivo é que sou pré-candidato à prefeito nas próximas eleições”, finalizou.

Vieira, por sua vez, justificou que ocorreram algumas coisas (não explicou) nos últimos dias, o que lhe deixou descontente. “Só peço que a Vila Nova tenha um representante na Executiva, mas escolhido pelos filiados do bairro”.

Já Pacheco abriu mão por ter sido escolhido como delegado estadual. Lodetti afirmou que De Lucca cedeu a oportunidade para ele continuar.

Depois de definir o diretório e o presidente, o próximo passo do PP será definir as metas que serão desenvolvidas em Içara. O partido, que esteve quatro anos no comando, pretende fiscalizar, contestar e rever as propostas da atual administração.

Uma delas é em relação à Mina-101. Um grupo do partido, que sempre se mostrou a favor da mineração, quer cobrar de Gentil da Luz a instalação já.

Marcelo Matiola Goulart foi escolhido como presidente da Juventude do Partido Progressista (JPP).

Fotos: Maso Nyetto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - "Família Feliz" em Ação Social

No dia 21 de março, a Associação Beneficente Família Feliz doou duas cadeiras de rodas para Gustavo Nascimento Flores e Kalébe Alberto Hirsch (foto), que sofrem de deficiência física.

Os equipamentos foram adquiridos através de um convênio de subvenção social do Governo do Estado, através de emenda do deputado estadual e secretário de Planejamento, Altair Guidi, que sempre tem auxiliado a entidade. Ele se prontificou em ajudar na manutenção da Associação Beneficente Família Feliz e ajudar sempre que for necessário.

A Família Feliz, em nome de todos os diretores, faz um agradecimento todo especial ao deputado e secretário de Planejamento e ao Governo do Estado, que sempre quando foi preciso foram parceiros da Associação Família Feliz.

O presidente, Daniel Fernandes, lembra também que a entidade promove no dia 2 de maio um jantar típico italiano, no Salão Paroquial da Igreja São Donato, no Centro de Içara.

Foto: Daniel Fernandes (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Élza de MELLO: A cultura em todos os tons (4)

As manifestações religiosas nas comunidades içarenses deram margem à fé, primeiramente, e depois ao encontro social. Onde houvesse a preparação para um evento religioso, havia também a união da comunidade. Tomo aqui o tempo da quaresma como exemplo de participação comunitária. Era comum, no período que antecede a Semana Santa, as rezas da via-sacra. Todas as quartas e sextas-feiras, rezava-se em frente às estampas das estações, expostas na parede da capela, e que marcam o martírio e a crucificação de Jesus Cristo. Havia as orações e a cantiga em que narrava toda a via-sacra do Filho de Deus. E por menor que fosse a comunidade, as vias-sacras eram celebradas com a presença quase unânime dos moradores.

Era realmente uma manifestação de fé e de temor a Deus. Parece que expiávamos pelos pecados contra o Divino Filho de Maria. Hoje ainda há as rezas das vias-sacras, porém com pouca presença.

Os encontros de famílias tomaram o lugar das vias-sacras e já refletem sobre os pecados sociais atuais: as desigualdades sociais; a falta de solidariedade e de orações na família; o consumismo exacerbado e a desunião dos lares; entre outros pecados. O jejum e a abstinência da carne na Semana Santa não são mais observados. Há diversos discursos religiosos e comerciais para determinar a celebração da Páscoa. O sentido lato da palavra Páscoa foi mudando com a evolução do comércio em nossas localidades.

As rezas nas localidades eram, segundo pesquisa oral, bem mais branda que a devoção dos católicos das Ilhas dos Açores. Lá, além das práticas religiosas nas capelas, havia também as peregrinações. Eram indispensáveis romarias pelas comunidades de cada ilha. Entre orações e sacrifícios, pedia-se pela graça de não haver os abalos de terra tão comum no arquipélago açoriano. Então, aproveitava-se o período da quaresma para a peregrinação, dirigida sempre por um romeiro que mediava toda a caminhada, inclusive era ele que se dirigia às casas para pedir algum pão, ou água a os acompanhantes do sacrifício quaresmal. Aqui, segundo nossos ancestrais, não havia o temor pelos abalos de terra, embora este medo só fosse desaparecendo pelas gerações seguintes, quando ficou comprovado, por algumas décadas, a inexistência dos tremores e abalos de terra em Santa Catarina. No entanto, algumas manifestações ainda são encontradas como a caminhada da Sexta-Feira Santa, em quase todas as localidades da paróquia São Miguel, de Vila Nova, em Içara.

A caminhada da Paróquia São Donato vem polarizando os fiéis que percorrem do Bairro Aurora, saindo da capela Santa Bárbara, para a Matriz São Donato, no Centro da cidade de Içara.

Já está se tornando uma tradição, pois, a cada ano, soma mais caminhantes de outras localidades, ao evento socio-religioso.

Algum resquício da tradição sempre permanece, como se fosse uma chama de fé e de apego à cultura popular. E esta chama vai trazendo mais e mais aderentes, mostrando o poder da cultura em nossa formação religiosa.

Falar de eventos religiosos nos nossos municípios de base luso-açoriana é falar de fé e de crença. Todo o calendário social estava em sintonia com o calendário religioso. O ano litúrgico era o fator determinante para as práticas de produção econômica e religiosas.

A religiosidade dava ênfase à vida social das comunidades litorâneas de nossa terra e de nossa gente. E o período da quaresma era um tempo de fé fervorosa na ressurreição e na vida eterna.

É preciso acender a chama da fé para a cura dos males do século. A Igreja faz este convite e reforça a cada caminhada da penitência. É preciso saber ouvir!

Até a próxima semana.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1594: EDITORIAL - Gentil começa a superar a pressão dos içarenses

O PMDB ficou 8 anos fora do poder somente na oposição e, desde 1º de janeiro, passou a ser situação e sentir na pele a responsabilidade de administrar Içara. Mas, passados mais de 90 dias de governo, algumas situações começam a se regularizar, mesmo que ainda haja uma pressão da comunidade içarense, o que é normal.

Os maiores problemas reclamados são os péssimos estados em que se encontram as ruas em quase todos os bairros. Mesmo mostrando boa vontade, as precariedades das estradas continuam.

O prefeito Gentil Dory da Luz está ciente da sua responsabilidade nos próximos três anos, 8 meses e 29 dias e deve se empenhar para buscar alternativas e que bons ventos assoprem em direção de Içara e que a turbulência dê lugar a calmaria, mesmo que isso deixe a oposição contrariada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.