O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

CAPA: Edição2.116 - Içara, 28 e 29 de maio de 2020

Acidente de trabalho deixa operador sem parte da mão direita
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Penúltima rodada do feminino será disputada hoje
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Ministro do TSE aceita agravo da defesa de Gentil
(Divulgação)

EDITORIAL - Adoção é uma forma de carinho e amor

A Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Amigo Bicho) realiza neste sábado, na Praça da Matriz São Do-nato, em Içara, a primeira feira para doação de animais.
Estarão disponíveis para adoção cachorros e gatos que foram abandonados e estão devidamente vermi-fugados, ou seja, tendo tomado remédio para vermes, e alguns castrados.
Para adotar é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência.
Durante a semana o Ministério Público de Içara realizou um seminário sobre a importância da adoção de crianças. Vamos cuidar dos animais e também das crianças abandonadas.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Distimia: estado crônico de depressão

Sinônimos e nomes populares: transtorno distímico, neurose depressiva, depressão neurótica, neurastenia, transtorno depressivo de personalidade.

O que é?
A distimia é uma doença do humor, como a depressão, porém ocorrendo de uma forma crônica, com a persis-tência de tristeza por longo tempo (pelo menos dois anos), durando a maior parte do dia, na maioria dos dias.
O que se sente?
Além do humor triste de forma prolongada, a pessoa pode sentir o apetite aumentado ou diminuído, insônia ou muita sonolência, sensação de baixa energia e cansaço, baixa auto-estima, com pensamentos de não ter valor ou ser incapaz, apresentando ainda dificuldade em con-centrar-se ou em tomar decisões, além de ter sentimentos de falta de esperança. Não necessariamente todos esses sintomas deverão estar presentes, mas muitos são co-muns. Diferentemente da depressão, a distimia pode dei-xar o indivíduo com a sensação de que este é o seu jeito normal de ser, com dizeres como “sempre fui desse jeito”.
Há, portanto, uma perda de autocrítica quanto à do-ença, o que, somado ao baixo in-teresse em várias áreas da vida, pode levar ao isolamento ou a uma vida limitada, com poucos relacionamentos sociais, inclu-sive dificuldades profissionais e familiares. Normalmente não há um período mais agudo da doença, com os sintomas sendo mantidos de uma forma estável durante anos, porém é comum ocorrer à depressão propria-mente dita em uma pessoa previamente com distimia, o que costuma ser chamado de depressão dupla. Em outros casos, pode ocorrer inicialmente um episódio depressivo, em que não ocorre remissão total dos sintomas, e que o quadro clínico caracteriza um episódio distímico.
Como se desenvolve?
A distimia freqüentemente começa cedo na vida, na in-fância, adolescência ou início da idade adulta, por isso facilmente confundindo-se com o jeito de ser da pessoa. Em crianças, muitas vezes expressa-se por irritabilidade e mau humor, ou então pode parecer “boazinha” demais, sendo uma criança que brinca e permanece quieta a maior parte do tempo, que não faz bagunça e não raro, diz-se que esse é o “jeitinho” dela. Em adolescentes pode associar-se principalmente à rebeldia e irritabilidade, mas isolamento e abuso de drogas podem ocorrer.
Como se trata?
A distimia em geral requer tratamento medicamentoso e psicoterápico. A medicação utilizada geralmente envolve antidepressivos, e nos casos em que há Comorbidade (presença ou associação de duas ou mais doenças no mes-mo paciente) com outras patologias, os tratamentos destas também se fazem necessário. A psicoterapia é fundamental no tratamento desses pacientes, podendo ser cognitivo-comportamental, ou de orientação analítica. Em alguns casos, a terapia familiar pode auxiliar na melhora do paciente e de sua família, uma vez que eles vem há muitos anos com um padrão disfuncional de comportamento e relacionamento entre os membros.
Até a próxima semana com mais um assunto.

POLÍTICA - Ministro concede recurso especial para Gentil se defender no TSE

O TRE/SC, por unanimidade, deu provimento ao recurso contra expedição de diploma interposto pela Coligação Por uma Içara Mais Forte, contra o prefeito Gentil da Luz e o vice José Zanolli.

(Divulgação)

O ministro Arnaldo Ver-siani aceitou o agravo de instrumento apresentado pela defesa do prefeito Gentil da Luz no processo interposto pela Coligação Por uma Içara Mais Forte (PP/PT/PTB/PSDB), em 2009, para cassação do diploma, por uso indevido de meios de comunicação e a-buso de poder econômico.
A decisão foi anunciada na noite desta quinta-feira, dia 26. Com a concessão do agravo, a coligação do PP terá 15 dias para apresentar as contrarrazões.
“Brasília decidiu que o recurso especial do Prefeito Gentil será analisado pe-lo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE vai abrir prazo de 15 dias para que a Coligação Por Uma Içara Mais Forte apresente as contrarrazões”,explica a advogada do prefeito, Ka-therine Schreiner.
Como o ministro pediu que o processo tramite em caso de urgência, advogada acredita que até julho será julgado. “Cabem outros recursos dentro do próprio tribunal em Brasília ou do Supremo Tribunal Federal. Mas, o TSE deve resolver a questão”, comenta a advo-gada de defesa.
Estão entre as argumentações da defesa de Gentil, contidas no agravo de instrumento, para que a Corte repense o julgamento: o fato de que a cassação do mandato se deu sem que todos os membros do TRE/SC vo-tassem e sem a convocação de membro substituto para completar o quorum; o acusado não ter tido oportunidade de se defender oralmente, após a alteração da composição originária da Corte Regional; a coligação agravada (PP/PT/PTB/PSDB) não funcionar como um único partido (PP), o que implica a ilegitimidade ativa da coligação para pro-por a ação; o recurso contra expedição de diploma não ser instruído com prova pré-constituída válida, ou seja, para que houvesse condenação, seriam necessárias provas robustas de caixa dois, o que não ocorreu na espécie; entre outras.
A esse respeito, a Procuradoria-Geral Eleitoral assim se pronunciou: “É certo que as irregularidades na prestação de contas ou a existência de evidência que denotem a utilização de va-lores não contabilizados são indícios importantes para que se possa averiguar a existência de abuso do po-der econômico. Mas, a cassação do diploma, sob o fundamento desse ilícito eleitoral exige prova robusta e inconteste dos fatos ca-racterizadores do ilícito, bem como a demonstração inequívoca da existência da potencialidade da conduta apta a influir no resultado do pleito. Em face disso, tenho que o recurso especial está a merecer melhor exame. Pelo exposto, dou provimento ao agravo de instrumento”.
A decisão do TRE/SC, de cassar o mandato de Gentil Dory da Luz e José Zanolli, aconteceu em 2009. Porém, a defesa apresentou as argumentações no agravo de instrumento, e o processo foi levado para Brasília (DF). Agora, após ganho o agravo, a determinação é para que o TSE conduza o julgamento.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Acho que o atendimento está falho, vou fiscalizar para que os funcionários cumpram o horário. Vou ficar na Câmara todos os dias das 13h às 19h e reduzir a carga horária na Cooperaliança”. Darlan Bi-tencourt Carpes (PP), presidente da Câmara, que todas as tardes está no Legislativo.

Fabiano Possamai Manarim
presidente da Associação de Moradores do Bairro Primeiro de Maio, depois de muita insistência, conseguiu se reunir com o Prefeito Gentil da Luz, nesta quinta-feira. A imprensa não pode participar do encontro.
Ficou determinado que na terça-feira haverá uma reunião entre o Poder Público, representantes da entidade e o dono de um terreno (na prefeitura já está como rua) que dá acesso a uma rua entre o Centro Comunitário e a Escola Municipal Angelo Zanelatto.
Vai ser proposto indenizar ou compensar com outra área no Loteamento Valvassori. “Em uma reunião com a associação o dono do terreno se comprometeu em doar a metade do lote e a outra parte venderia com preço baixo, Agora ele não quer mais fazer negócio, é tudo ou nada. Ele quer R$ 80 mil por cada lote. Outra coisa, a pavimentação da Rua Altamiro Guimarães será pavimentada em setembro, pois a prefeitura deve abrir licitação no mês de junho. Vamos aguardar”, disse.

Deputados
ficah suja querem criar cadastro ficha limpa para os brasileiros que pagam as contas em dia, com o objetivo de inibir os maus pagadores. Que moral que eles tem para isso?

Rita Vieira
secretária de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda do Município de Içara, participou em Piratuba (SC), do III Seminário Estadual de Assistência Social.

Além de deixar as ruas uma m.
a Setep voltou a quebrar as calçadasporque esqueceram de fazer uma caixa de concreto em cada ligação de residência. Segundo o pedreiro da Setep as ligações não vão ter acabamento. Imagine, quanta reclamação vai ter. Eu sou um que quero a minha calçada como era antes. Chega de cagada. Agora tem que ver que deixou o furo e quem vai arcar com o prejuízo. Se é a Setep ou o Samae.

GERAL - Içarense perde parte da mão em acidente de trabalho

Morador do bairro Jaqueline, em Içara, que trabalha na empresa Coposul, instalada no mesmo local, sofreu um acidente de trabalho no sábado, dia 21; a empresa já prometeu ajudar.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Há 11 anos trabalhando como operador de extruso-ra na empresa Coposul, localizada no bairro Jaque-line, em Içara, Fábio Júnior Custódio, 32 anos, passou por um momento difícil no sábado passado, dia 21, próximo ao horário de saída do trabalho, ao meio dia.
De acordo com o pai, Ce-demir Custódio, Fábio estava limpando uma das máquinas quando um colega de trabalho, sem perceber que ele estava lá, acionou um botão ligando as extru-soras, fazendo com que a máquina puxasse a mão do rapaz de forma que parte dela foi amputada, restando apenas o dedo polegar.
Apavorados com a situação, os funcionários envolveram roupas ao redor do fe-rimento, a fim de estancar o sangue, e o levaram ao Hospital São José, em Criciúma.
A preocupação de Fábio e da família, além do feri-mento na mão, é a situação financeira, pois, segundo Custódio, o filho tem direito a alguns vencimentos atrasados e antecipação de pagamentos, para ajudar no tratamento e despesas.
De acordo com o responsável pelo RH da Coposul, Marcos Eliel de Morais, a empresa está fazendo todo o possível para ajudar. “Temos convênio com um médico que presta serviço no Hospital São José e pedimos para ele dar suporte enquanto o funcionário estiver lá. Além disso, estamos acertando para pagar alguns di-reitos que ele já tem, como férias, entre outros. Valores também serão antecipados, a fim de facilitar neste momento”, explicou Morais.
Responsáveis e funcionários da empresa também estão em contato com a família para conferir as necessidades. “É uma família que trabalha há bastante tempo conosco, tanto o Fábio, co-mo a irmã. Hoje mesmo estaremos junto com o advogado da empresa para tratar deste assunto”, prometeu o encarregado do Setor Pessoal, nesta sexta-feira.
De acordo com o médico cirurgião de mão, Fabian Pe-ruchi, que está atendendo o caso, Fábio sofreu uma lesão traumática dilacerante muti-lante na mão direita e não há previsão para receber alta. “Quando ele chegou ao hospital, foi atendido pelo ortopedista que estava de plantão. Porém, como a lesão foi muito grave, julgaram melhor transferí-lo para um cirurgião de mão”, relatou. O médico explicou que o paciente deve passar por algumas cirurgias ainda, a fim de reconstituir a pele na região do ferimento. “Queremos preservar o que ele tem, que é o polegar e parte da mão. Por isso,vamos esperar o ferimento evoluir pa-ra saber quantas cirurgias ainda serão necessárias e se não haverá nenhuma outra complicação. Pelo que vi vai demorar para ficar bom. Então, não dá para dizer quanto tempo mais ele ficará internado”, informou Peruchi.

POLÍCIA - Idoso perde controle de carro e capota na SC-444 em Içara

Um motorista de 61 anos acabou perdendo o controle do carro e capotou na SC-444 em Içara próximo a localidade de Vila Nova em Içara, apesar do acidente ele apenas sofreu arranhões.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A semana foi bem movimentada para a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara, que atendeu diversos acidentes.
Na noite de quinta-feira, J.C.S., 61 conduzia o Astra, placas MDX-8808, de Içara, quando não percebeu a mureta de proteção que está sendo construída em cima do viaduto da BR-101, perdeu o controle do carro, capotando na Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), na localidade de Vila Nova.
O idoso, que sofreu feri-mentos nas mãos e na face, foi encaminhado ao Hospital São Donato.
Na quarta-feira, o motorista R.B.E., 32 anos, colidiu so carro enquanto passava pelo redutor de velocidade, no Km 14,75 da SC-444, nno bairro Sanga Funda, em Içara.
No Palio vermelho placas MAZ-8886, também de Içara, haviam dois caronei-ros: C.S., 46, e P.C.S., 21., que apresentavam escoriações leves e foram encaminhados ao Hospital São Donato, em Içara.
Algumas horas depois, também na SC-444, J.A.M. 24, acabou caindo da motocicleta no bairro Presidente Vargas. A caroneira K.S.S., 20 anos teve escoriações e foi encaminhada ao São Donato.
No final da tarde de quarta-feira, ocorreram mais dois acidentes na SC-444, também no Presidente Var-gas. O engavetamento envolvendo três veículos e uma colisão traseira entre um carro e uma moto levou um ferido ao Hospital São Donato. Os carros que se envolveram no acidente foram Corolla placas MJK-0009, de Criciúma, o Gol placas MIZ-8990, de Içara, e o outro Gol placas BIN-7437, também de Içara.
Na sexta-feira de madrugada, Diorge Nandi Vieira, 27, morreu ao perder o controle do Voyage placas MDQ-0110, de Ja-guaruna, que capotou na BR-101.

VARIEDADES - AIPA-Amigo Bicho realiza feira para doação de animais em Içara

Cachorros e gatos encontrados nas ruas de Içara, ou que sofreram maus tratos pelos antigos donos, foram tratados e estarão para doação na Praça Matriz São Donato na manhã de hoje.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Amigo Bicho) realiza neste sábado, dia 28, a primeira feira pa-ra doação de animais, que acontece das 9h ao meio dia, na Praça da Matriz São Donato, em Içara.
Estarão disponíveis para adoção de 25 a 35 animais, entre cachorros e gatos, de-vidamente vermifugados, ou seja, tendo tomado remédio para vermes, e alguns foram castrados.
Para adotar é necessário apresentar CPF, RG e comprovante de residência.
“Estamos pedindo estes documentos para que possamos fazer o controle de quem está adotando os ani-mais e, depois, conferir se eles estão sendo bem tratados”, explicou o secretário da AIPA-Amigo Bicho, Max Amaral.
Também é necessário que as crianças que desejam adotar um bichinho es-tejam acompanhadas de um responsável mais velho, pois os animais só serão entregues na presença de um maior de 18 anos.
A associação pede a contribuição da comunidade com ração e dinheiro.
“Estamos aceitando doações em dinheiro e ração. Mas, a ração é o que esta-mos pedindo mais no momento”, enfatiza Amaral.
A AIPA-Amigo Bicho foi fundada no início deste a-no e é formada por içaren-ses preocupados com os animais abandonados na cidade.

ESPORTE - Criciúma já está definido para o jogo deste sábado

O Tigre fez os últimos treinamentos na manhã desta sexta-feira e o técnico Edson Gaúcho confirmou a equipe que enfrenta o Duque de Caxias, no São Januário, pela segunda rodada.

(Divulgação)

Com Pedro Camona co-mo novidade, o Criciúma está definido para o confronto pelo Brasileiro da Série B neste sábado,diante do Duque de Caxias, no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro.
A formação foi confirmada pelo técnico Edson Gaúcho desde o treino de terça-feira, embora ele ainda tenha realizado um treinamento tátíco na manhã de ontem no Majestoso.
A equipe que enfrenta o Duque de Caxias pela segunda rodada do brasileiro da Série B terá a seguinte formação: Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Toninho e Marinho Donizete; Carli-nhos Santos, Pirão, Diogo Oliveira e Pedro Carmona; Roni e Schwen-ck.
Às 13h desta sexta-feira a delegação tricolor deixou Criciúma com destino a Porto Alegre, e da capital gaúcha, de avião, seguiu para o Rio de Janeiro.
Meia Breitner, que no Campeonato Catarinense atuou pelo Figueirense, já está em Criciúma. Ele foi oficialmente anunciado nesta quinta-feira.
E por falar em meia, o Criciúma anunciou mais um atleta. Vai trazer para o Heriberto Hülse o meia Dudu. Jogador natural do Paraná e totalmente desconhecido estava atuando no Nacional de Muriaé, que disputa a segunda divisão do campeonato de Minas Gerais. Dudu é uma indicação do empresário An-derson Nasralla, que possui bom trânsito no Cruzeiro e está iniciando uma relação de negócios com o Criciúma. O Tigre terá direito a 30% dos direitos federativos do meia, que vem para somar no clube.