O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.177 - Içara, 25 de agosto de 2011

PSD pretende lançar 50 pré-candidatos a vereador até 7 de outubro
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Estudantes das escolas de Sanga Funda e do Jardim Elizabete resgatam Folclore
(Divulgação)


Calegari controla Mutirão de Cirurgia em Içara
(Arquivo/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Vereadores recebem áudios das gravações

Os CDs com os áudios das escutas telefônicas in-terceptadas na investigação do caso das cédulas marcadas, feita pelo Grupo de Combate ao Crime Organizado (GAECO), foram encaminhados à Câmara Municipal de Içara nesta quarta-feira, a fim de colaborar com os trabalhos do Legis-lativo, na instrução da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) ou outro procedimento administrativo que seja eventualmente instaurado contra os três vereadores acusados.
Mas, os vereadores, que já desistiram de criar a CPI, devem escutar a gravação mais por curiosidade, pois o caso das cédulas marca-das é coisa do passado.

CHARGE


POLÍTICA - PSD quer 50 pré-candidatos a vereador até 7 de outubro

O PSD, partido recém-criado no País, ganhou muitos adeptos em Içara, liderados pelo vice-prefeito José Zanolli, ex-DEM; o grupo planeja o fortalecimento da sigla, com pré-candidatos.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O Partido Social Democrático (PSD) de Içara, que aguarda a oficialização da sigla na cidade, junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, já está traçando planos para disputar as eleições municipais de 2012.
Nesta terça-feira, dia 23, cerca de 40 pessoas do partido se reuniram na casa do presidente da Comissão Provisória, o vice-prefeito José Zanolli, para discutir os encaminhamentos.
Entre resoluções do encontro ficou definida a me-ta de filiar 50 pré-candidatos a vereador até o dia 7 de outubro. “Queremos o maior número possível de pré-candidatos. Pessoas que tenham vontade de trabalhar pelo partido”, ressaltou Zanolli.
Os pessedistas içarenses aguardam agora o registro nacional da sigla. Para is-to, o PSD deve ter o apoia-mento mínimo de 0,5% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados na última eleição, percentual e-quivalente a cerca de 490 mil eleitores. Esse apoio deve estar distribuído em pelo menos nove Estados, entre outros requisitos.
A composição da Comissão Executiva Nacional do partido tem Gilberto Kas-sab como presidente; Regina Abreu como 1ª vice-presidente; Roberto Brant, como 2º vice-presidente; João Raimundo Colombo como 3º vice-presidente e Omar Abdel Aziz como 4º vice-presidente.

GERAL - Secretaria de Saúde convoca pacientes que esperam cirurgia

Um mutirão de cirurgias, disponibilizado pelo Governo do Estado, contemplou Içara com 214 operações; a Secretaria de Saúde do município está chamando pacientes para cadastramento.

(Divulgação)

Os pacientes de Içara que já têm o encaminhamento médico para procedimento cirúrgico devem comparecer na Secretaria de Saúde para cadastro.
A intenção da Secretaria é conhecer o número real de pessoas que precisam ser operadas, a fim de que participem do mutirão de cirurgias disponibilizado pelo Governo do Estado.
Para Içara estão sendo disponibilizadas 66 geral (hérnia, colicistectomia- vesícula e varizes); 40 otorrino (amídalas, adenóide, e ambas); 40 ortopédicas (joelho, membros inferiores e superiores e retirada de material de síntese e pinos); e 68 oftalmologia (catarata).
“Pretendemos com isso unificar a lista para podermos verificar a real necessidade em Içara. Sabemos que o número de cirurgias disponibilizadas para a cidade neste primeiro momento, que são 214, não vai suprir toda a demanda, mas vai diminuir bastante as filas”, explicou a gestora de Saúde, Mira Dagostin, acrescentando que já existe o comprometimento para a viabilização de uma segunda etapa.
Os pacientes com as solicitações cirúrgicas confirmadas devem procurar as enfermeiras Carla e Bete, no setor de controle de avaliação, na Secretaria de Saúde, localizada na Rua Marcos Rovaris, 77, Centro.
Conforme a Gerência Re-gional de Saúde, 1.429 cirurgias serão feitas na re-gião, sendo 156 no Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Urussanga; 225 no Hospital São Donato, de Içara; 73 no Hospital São Marcos, de Nova Vene-za; 80 no Hospital Santa Otília, de Orleans; 40 no Hospital de Caridade São Roque, de Morro da Fumaça; 114 no Hospital Henri-que Lage, de Lauro Müller e outras 450 cirurgias de cataratas que serão executadas em uma clínica de Criciúma e nos hospitais de Içara e de Nova Veneza. Para fechar os números das cirurgias destinadas à Regional de Criciúma, 291 cirurgias ainda serão realizadas nos hospitais de Laguna e de Imbituba.
Em todo o Estado, o governo vai investir mais de R$ 20 milhões para pelo menos 22 mil cirurgias eletivas.

POLÍCIA - Estado adere a Campanha Nacional do Desarmamento

Estudos como o Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Ministério da Justiça e o Instituto Sangari, mostram que, quando há campanhas de desarmamento, os índices de criminalidade diminuem.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O ministro da Justiça, Jo-sé Eduardo Cardoso, estará em Florianópolis nesta sexta-feira (26) para, junto com o governador Raimundo Colombo, assinar o Termo de Acordo e Cooperação (TAC) para a adesão de Santa Catarina na Campanha Nacional do Desarmamento – Tire uma arma do Futuro do Brasil.
O ministro participa, ainda, da primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada – Estadual (GGI-E), que acontece no Centro Administrativo do Governo do Estado, a partir das 17h. Na o-casião, Colombo assina o de-creto de reformulação do Gabinete de GGI.
O ministro será recepcio-nado pelo governador Rai-mundo Colombo e o secretário da Segurança Pública, César Augusto Grubba.
Santa Catarina é o 18º Estado a aderir a campanha. Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Bahia, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima e Sergipe já assinaram acordos semelhantes.
Com isso, o Estado se compromete a ampliar a re-de de coleta de armas. Não apenas as Polícias Federal e Rodoviária Federal ficam responsáveis por receber os armamentos e munições.
A campanha entrou em vigor em todo o país em 6 de maio. Desde então, já foram recolhidas cerca de 16 mil armas. A ação tem quatro novidades em relação às anteriores: anonimato para quem entregar a arma; inu-tilização imediata do artefato; agilidade no pagamento da indenização (que pode ser sacada após 24 horas e em até 30 dias); e ampliação da rede de recolhimento de armas.
Estudos como o Mapa da Violência 2011, elaborado pelo Ministério da Justiça e o Instituto Sangari, mostram que, quando há campanhas de desarmamento no país, os índices de criminalidade e homicídios diminuem.
Em Santa Catarina, o GGI foi instituído em 2005, através do decreto 3.094, de 28 de Abril. Tem como objetivo prevenir, reduzir e controlar a criminalidade e a violência no Estado.

VARIEDADES - Associação Viva Basquete de Içara promove feijoada

A Associação Viva Basquete de Içara (Avibi), que usa o esporte para ajudar na conduta social e ética de crianças e adolescentes; realiza uma feijoada domingo, para confraternização.

(Divulgação)

A Associação Viva Bas-quete de Içara (Avibi) vai promover o primeiro e-vento fora das quadras.
A 1a Feijoada da Avibi será realizada no próximo domingo, dia 28, às 11h no SEST/Senat, localizado na Avenida Dilnei Luiz Piove-san, nº 300, Loteamento Ci-dade dos Transportes, Cristo Redentor, Criciúma.
Ingressos podem ser ad-quiridos na Fundação Mu-nicipal de Esportes (FME), Livraria e Papelaria Matesc ou com os organizadores do evento pelos telefones: (48) 9627-7107 (Carlos) e (48) 9944-0873 (Eduardo), no valor de R$15.
Além da feijoada, o even-to vai contar com um vídeo, mostrando a trajetória do basquete içarense em 2010-2011. Um bingo vai fechar a tarde de domingo.
A Avibi, fundada em março de 2010, foi idealiza-da por um grupo de ex-a-tletas, cidadãos içarenses, que se reuniram em prol de um objetivo: repassar ex-periências positivas para os maiores disseminadores de informações: crianças e adolescentes.
Atualmente, a Avibi tem sede na Rua Dom Joaquim de Oliveira, nº 202, no Cen-tro de Içara.
A equipe da associação conta com profissionais de Educação Física, professo-res, administradores e mi-cro-empresários.

ESPORTE - Tigre precisa da vitória para não se distanciar do G-4 da Série B

O técnico Mauro Fernandes quer aproveitar o apoio da torcida para conseguir a segunda vitória do Criciúma sob o seu comando e com isso se manter próximo do topo da tabela da Série B.

(Divulgação)

O técnico Mauro Fernan-des deve entrar em campo com uma equipe mais ofensiva, nesta sexta-feira, às 20h30min, no Estádio He-riberto Hülse, contra o São Caetano-SP, válido pela 19ª rodada da Série B.
Fernandes deve confirmar o esquema com três a-tacantes, com a volta de Schwenck à titularidade. Anderson Conceição e Pe-dro Carmona, também re-tornam após a suspensão.
O Criciúma está em desvantagem nos confrontos diante do São Caetano. Dos 12 jogos realizados, são oito vitórias dos paulitas, um empate e três vitórias dos catarinenses.O Tigre marcou 13 gols e sofreu 27 gols.
A Comissão de Arbitra-gem da Confederação Bra-sileira de Futebol sorteiou Adriano Milczvski, auxili-ado por José Amilton Pon-tarolo e José Carlos Dias Passos.
O clube negocia com o meia Leandro Silva, 27 anos, e há nove atuando no futebol do exterior. Revelado pela Portuguesa, o jogador passou pelo Corinthians, antes de se transferir para a Europa. Atuou também no Japão. Por último, ele estava no Olympiakos, da Grécia.
O Criciúma contratou o preparador físico Júlio A-lencar, por indicação do técnico Mauro Fernandes.