O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.992 - Içara, 19 de novembro de 2010

Iniciada demolição dos quiosques no Rincão
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


Mello busca apoio para se eleger presidente da Câmara
(Andrê Dal. Pont/Divulgação)


Grupo Façart é 3º lugar em Festival de Dança
(Divulgação)

EDITORIAL - Carpes e Mello na disputa

Depois das eleições de de-putados e de governadores em outubro, e no clima das disputas para a presidência da Cooperaliança, que o-corre em março de 2011, as atenções estão voltadas pa-ra a escolha do presidente da Mesa Diretora da Câma-ra de Vereadores, no dia 23 de dezembro.
Até o momento, os can-didatos são Darlan Biten-court Carpes (PP) e Antô-nio de Mello (PMDB), que estão no terceiro mandato, e buscam apoio dos oito ve-readores do Legislativo.
Até o dia da prévia vai ter muita negociação entre os partidos do PP,PMDB, PSDB, DEM e PDT. Que vença o melhor.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Tenha cuidados com as unhas (1)

“Debaixo das unhas de u-ma pessoa podem ser en-contradas células mortas, poeiras, ácaros, bactérias e fungos. Isso sem contar re-síduos diversos que depen-dem da atividade profissi-onal da pessoa”, comenta Solange Teixeira, dermato-logista da Unifesp.  
As unhas podem ainda de-nunciar eventuais proble-mas de saúde. Algumas alte-rações na aparência podem ser o reflexo de doenças sis-têmicas, como a anemia, do-enças cardíacas e diabetes.  
A podóloga Tatiany Ker-messi lembra que apenas fazer as unhas com certa fre-qüência não é o suficiente para mantê-las limpas. “O ato de fazer as unhas deve ser realizado a cada 20 dias, pois a retirada da cutícula facilita a penetração de fun-gos e bactérias”, comenta.  
Se você costuma devorar as unhas da mão, fique sa-bendo que além de interfe-rir na sensibilidade tátil, o ato de roer aumenta o risco de inflamações e infecções.
“Nossa pele é normal-mente composta por uma flora de bactérias e fungos. Se a pessoa estiver com o sistema imunológico baixo, em um ambiente propício, esses fungos e bactérias po-dem se proliferar”, explica Tatiany Kermessi.
As bactérias encontradas embaixo da unha vivem na pele podendo causar algum distúrbio ao organismo. Os tipos mais freqüentes de se-rem achados são o estafilo-cocos, estreptococos e os p-seudômonas. Já a levedura mais freqüente é a cândida.
É importante lembrar que essas bactérias e leveduras podem ser transmitidas pa-ra outras pessoas bem como para outras partes do corpo. Ferimentos abertos ou lo-cais de resistência menor, como as superfícies muco-sas, são áreas com maior ris-co de contaminação.
Segundo Solange, as do-enças mais fáceis de serem encontradas nas unhas são as infecciosas. “Alguns fun-gos e leveduras causam do-enças que levam ao espes-samento, alteração de colo-ração e descolamento das u-nhas”, ensina.  
Outra doença que pode a-parecer debaixo da unha é a verruga, causada pelo ví-rus HPV. Muitas vezes essa doença leva a deformação e descolamento, que podem ser confundidos com mico-ses e tumores. Manchas es-curas, pretas e acastanhadas podem não ser apenas su-jeira ou resíduos, mas sim uma alteração racial ou mesmo um tumor maligno, chamado melanoma.
O restante repasso na pró-xima semana...

POLÍTICA - Antônio de Mello (PMDB): “Agora chegou a minha vez”

O vereador peemedebista, que está no terceiro mandato, declarou ser candidato à presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Içara, cuja diretoria assume no ano de 2011.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A presidência da Mesa Diretora da Câmara Muni-cipal de Içara é o desejo de todo o vereador, segundo o peemedebista Antônio de Mello. Por isso, para ele, chegou o momento certo de assumir o posto.
“Estou no terceiro man-dato. Já abri mão do cargo várias vezes para manter a unidade partidária e acor-dos de coligações. Agora chegou a minha vez”, enfa-tizou Mello, em visita ao Jornal Içarense, nesta quin-ta-feira, dia 18.
Para reunir o maior nú-mero de votos, o vereador pede apoio ao prefeito Gen-til da Luz e ao atual presi-dente da Casa, Acirton Costa, ambos do PMDB. “Espero contar com o apo-io do prefeito e que ele se envolva na minha eleição da mesma forma como se envolveu na eleição do a-tual presidente. E que o presidente tenha a mesma postura que eu tive na elei-ção dele. Na qual, além de apoiá-lo, fui um dos articu-ladores e trabalhei incan-savelmente para que ele fosse eleito”, destacou.
Além disso, Mello pediu consideração da sigla. “Es-pero que o partido tenha a mesma consideração que sempre tive. Sempre abrin-do mão em nome da unida-de partidária”, ressalta.
De acordo com o verea-dor, o momento é de con-versação. “É um pouco prematuro falar agora quem já declarou apoio à minha candidatura. Pois, a qualquer momento os vo-tos podem mudar. Depen-de de interesses partidári-os e administrativos”.
Na opinião de Mello, a própria candidatura e a do vereador Darlan Bitenco-urt Carpes (PP), são natu-rais, sendo os dois os prin-cipais candidatos. “Eu e o Darlan somos os mais ve-lhos de Casa. Nós dois esta-mos no terceiro mandato. O Darlan deve receber o a-poio dos progressista, eu dos peemedebistas e, nós dois estamos em busca do votos dos outros parti-dos”, explica Mello.
O vereador diz estar tra-balhando bastante e aguar-dando com ansiedade no-tícias da viagem do prefe-ito a Brasília, na qual levou projetos para o município.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Não tenho posicionamento, porque ninguém me falou nada, não estou a par da situação e nem parei para pensar no assunto.”. Vereador Neuzi Berto Silveira (DEM), sobre a gestão com-partilhada entre Casan e Samae, cujo ex-presidente José Zanolli é do mesmo partido. Pelo que parece o assunto ficou no esquecimento dos demais vereadores’ .

Os professores de Içara
Dauro Daré e Edna Freitas fo-ram homenageados nesta quinta-feira na Sociedade Recreativa Mam-pituba pelo governo do estado de Santa Ca-tarina, através da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma, pelos 30 anos de atividades.

A Executiva
do PSDB se reúne na próxima semana para discutir sobre os encaminhamentos sobre a Coopera-liança. Se vão apoiar Pedro Gabriel ou lançar candidato próprio. O presidente de honra Martinho Mendes está no páreo.

Moradores
do bairro Vila Nova devem se reunir no dia 25 de novembro, no centro comunitário da localidade, com o Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, para discutir as prioridades nas áreas de Educação, de Saúde e de Obras.


Prefeito Gentil Dory da Luz
postou no twitter uma foto em Brasília, com o ve-reador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP), e a gestora de projetos Marli de Faveri. “O vereador Joacir Do-mingos, que nos acompa-nha aqui, em Brasília, está impressionado com a nossa acessibilidade nos minis-té-rios”, twittou Gentil.
Pelo que pa-rece, Boca, que tem sido um crítico severo da Administração Municipal, vai usar o plenário na segunda-feira para tecer elogios ao Prefeito de Içara. Se for merecido, tem elogiar, afinal até o pre-sidente do PP, Arnaldo Lodetti Júnior, afirmou, recente-mente, que a atual administração tem sido bastante confusa mas que o prefeito está certo em algumas coisas.

Moradores da Rua Lauro Müller
continuam colocando barricadas com o objetivo de proibir a circulação de ônibus, depois que a pavimentação de lajota da estrada foi recuperada.
se Decisão da subprefeitura do Rincão de coibir a circulação de ônibus nas ruas centrais do balneário teve como causa principal a revolta dos moradores.

Cansados de ver a pavimentação de suas vias destruídas pelo peso dos veículos, eles ergueram várias barricadas, a maioria ainda de pé nos cruzamentos.
Desde quarta-feira, os ônibus convencionais são obrigados a utilizar um estacionamento próximo à Avenida Leoberto Leal e à SC-444. Como medida compensatória aos usuários, a empresa está utilizando micro-ônibus para a baldeação e circulação interna

GERAL - Primeiro quiosque começa a ser desmontado no Rincão

Servidores da subprefeitura iniciaram trabalhos de desmanche dos quiosques em cumprimento à determinação do Ministério Público Federal e procurador da Justiça analisará procedimento.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Enquanto um quiosque recebia uns poucos clien-tes, outro vinha abaixo nesta sexta-feira, 19. Por volta das 9h, três servi-dores da subprefeitura do Distrito Balneário Rincão iniciaram a demolição de um dos estabelecimentos.
De acordo com os ope-rários, os trabalhos segui-rão durante o fim de sema-na. Pela avaliação dos tra-balhadores, do material ex-traído, apenas uma peque-na quantidade de madeira poderá ser reaproveitada. O restante estaria consu-mido por cupins ou inser-vível para construção.
A intenção inicial expos-ta pelo subprefeito, Jairo Celoy Custódio, seria des-montar os quiosques e des-tinar os materiais a pes-soas que necessitam.
Conforme o subprefeito, o procedimento será realizado primeiro nos quioques já a-bandonados, para em seguida conti-nuar a derrubada do estabelecimento que permanece em funcionamento. “Tem gente vivendo lá, não dá para sim-plesmente derru-bar”, disse.
O procurador da Justiça, Darlan Air-ton Dias, informou que irá avaliar o procedimento em e-xecução pela Ad-ministração Muni-cipal e o tempo em que será finalizado.
“A prefeitura teve 90 dias para cum-prir a determinação. E co-meçou a trabalhar no 91º. Vamos analisar a situação para tomarmos uma pro-vidência”, ressaltou.
O procurador público acrescentou ainda que a multa diária de R$ 1mil já está em vigência.

POLÍCIA - Família é amarrada em assalto no bairro Presidente Vargas

Dois homens, um deles armado assaltou um lanchonete e rendeu um casal e dois filhos na madrugada de onten, enquanto na noite de quinta-feira, um casal foi assaltado em frente de casa.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Duas famílias passaram por momentos de tensão em assaltos ocorridos nos últimos dias. Na madruga-da de ontem, por volta das 2h, dois homens, um deles armado, assaltaram uma lanchonete na Rodovia SC-443, no bairro Presidente Vargas, em Içara.
O proprietário do estabe-lecimento M.C., 39 anos, a esposa e dois filhos foram rendidos pela dupla, que levou cerca de R$ 4 mil em dinheiro, um notebook e o veículo Palio placas MBB-8662, de Criciúma.
Conforme o sargento Fontoura, da Polícia Mili-tar de Içara, a família foi a-marrada pelos homens an-tes da fuga. Enquanto rea-lizava rondas às 6h, a Polí-cia Militar encontrou o veículo aban-donado na Linha Três Ribeirões, li-mite com o município de Criciúma.
Já na noite de quinta-fei-ra, 18, por volta, ao che-gar em casa um casal foi abordado por um ho-mem arma-do, na Rua Getúlio Var-gas, próximo a Padaria do Wagner, no Centro da cidade.
O motorista, C.V.T., 23 a-nos e a esposa estavam no carro no momento da ação. O assaltante teria coloca-do o revólver no rosto da mulher, mandando que o casal abandonasse o veí-culo rapidamente.
Ele fugiu levando o Celta branco, placas AST-0527, de Içara. A Polícia Militar realizou buscas mas não encontrou o suspeito.
O delegado da Polícia Ci-vil de Içara, Rafael Marin Iasco, analisa as descrições físicas do homem, que se-gundo ele não caracteri-zam autoria de desmanche e sim prática de menores.
No mesmo dia, a violên-cia urbana pautou a sessão da Câmara Municipal de Içara, com a solicitação de reforço na segurança.
A iniciativa partiu do ve-reador André Jucoski, vulgo Polakinho, que teve o veí-culo arrombado e alguns objetos furtados. Ele incitou que os colegas se integrem em busca de providências.

VARIEDADES - Especialista em apneia e ronco completa um ano em Içara

Samir Machado Veran é o único especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial em Içara e o cirurgião dentista completa um ano de atendimento em consultório próprio na cidade.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Apesar de trabalhar des-de 2008 no Hospital São Donato, foi em novembro de 2009 que o cirurgião dentista Samir Machado Veran passou a atender em consultório próprio, no município de Içara.
Além de ser membro do corpo clínico do hospital, Veran atende também na Unimed e Clínica do Sono, em Criciúma.
“Resolvi instalar o con-sultório em Içara por que, aqui, seria o único especia-lista em cirurgia e trauma-tologia. Em Criciúma seria o quinto. Além disso, já tra-balhava há bastante tempo como cirurgião dentista e achei que estava na hora de abrir um consultório”, explica o profissional.
Veran conta que está contente com o trabalho no município. “Estou receben-do muitos pacientes indi-cados por colegas, que en-caminham estas pessoas para consultarem comigo, quando há necessidade de fazer cirurgias mais com-plicadas”, ressalta.
Outra especialidade do cirurgião dentista é o tra-tamento do ronco e apneia do sono, considerados hoje problemas de saúde públi-ca mundial, pois se estima que atinge 30% da popula-ção. Veran especializou-se na área neste ano, em curso na cidade de Florianópo-lis. “Na maioria das vezes, o ronco e a apneia do sono são tratados com o uso de aparelho. Mas, dependen-do do caso, é necessário cirurgia”, explica Veran.
O profissional se diz sa-tisfeito com os resultados do trabalho e conta um fato curioso. “As esposas me li-gam agradecendo pelos maridos não estarem mais roncando”, comenta.
O cirurgião dentista ini-ciou o trabalho em clínicas de Criciúma, de Forquilhi-nha, de Morro da Fumaça, de Cocal do Sul e fazendo plantões no 24h do bairro Próspera, em Criciúma, pa-ra urgências odontológi-cas, até março de 2009.
Natural de Criciúma, com familiares em Orleans, Veran formou-se em 2002, na Universidade Luterana do Brasil, em Canoas, Rio Grande do Sul. No ano de 2003, especializou-se em cirurgia bucal, em Floria-nópolis.
Fez especialização em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial de 2005 a 2008, em Campinas, São Paulo. Na mesma cida-de, cursou Sedação com Óxido Nitroso, em 2008.
Após o término da espe-cialização, iniciou o traba-lho como cirurgião e trau-matologista no Hospital São Donato, de Içara, Hos-pital São Roque, de Morro da Fumaça, e Hospital Nossa Senhora da Concei-ção, de Urussanga.
Em 2009, aperfeiçoou-se em Implantodontia, em Florianópolis e, em 2010, em ronco e apneia do sono.
Além do trabalho como cirurgião dentista, Veran é presidente da ONG SOS Vi-ra-Lata (Associação de Pro-teção aos Animais), de Cri-ciúma, e membro do Comitê de Ética no Uso de Animais da Universidade do Extre-mo Sul Catarinense (Unesc).

ESPORTE - Semifinalistas do Suíço da LESC são conhecidos

Foram conhecidos na noite desta sexta-feira, os dois últimos semifinalistas do Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC), que são Lodettes e Cerâmica Vargas.

(Divulgação)

Na noite desta sexta-feira foram conhecidos os dois últimos semifinalistas do Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC).
No primeiro confronto realizado no Campo do Jorge, no bairro Jaqueline, o Marlan Embalagens foi surpreendido pelo Lodetes e perdeu por 4 a 2, ficando fora da próxima fase. Agora o Lodetes encara a equipe do Lage Silva.
Já, no jogo de fundo a Farmácia São Donato saiu perdendo mas conseguiu empatar em 1 a 1 com a Ce-râmica Vargas e garantiu vaga na semifinal.
A semifinal deve ocorrer na próxima sexta-feira, dia 26 de novembro, entre Lage Silva x Lodetes e Farmácia São Donato x Pinheirinho Auto Peças.
A final está prevista para ocorrer em 3 de dezembro
De acordo com o presidente da LESC Valdir Da-miani Alves, o nível das equipes foi bem superior do que a competição passada, levando um grande número de torcedores a cada rodada do campeonato.
Até o momento já foram contabilizados 38 jogos um total de 160 gols com média de quatro gol por partida, os cartões amarelos já somam-se 94 enquanto os vermelhos apenas 11. O ar-tilheiro da competição continua sendo França, do Marlan Embalagens, com um total de 14 gols.