O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 21 de março de 2009

ESPORTES - São José vai aproveitar o apoio da torcida para surpreender o Turvo

A equipe, que é a única representante içarense na Copa Sul dos Campeões, devido à desistência do Presidente Vargas, estreia domingo diante do Turvo, no Módulo Esportivo Ramos Rousseg.

Neste fim de semana será disputada mais uma rodada da Copa Sul dos Campeões. Os jogos são válidos pela segunda fase da competição regional.

As equipes, após os campeonatos estaduais, se reforçaram pois o campeonato é um celeiro e os jogadores vão dar tudo de si, para quem sabe, estourar no futebol amador e chegar ao time profissional como o Criciúma, como já ocorreu com muitos atletas.

O único time que representa o município de Içara, o São José, fará a primeira partida oficial neste domingo contra o Turvo, favorecido na primeira fa-se pela desistência da equipe do Santos.

Já a equipe turvense conseguiu classificar-se dentro de campo ao golear o Metropolitano, de Nova Veneza.

Na avaliação do presidente da Liga Atlética Içarense (LAI), Paulo César Crescêncio, o PC, a Copa dos Campeões é de um nível muito alto o jogo contra o Turvo pode ser complicado. “Sabemos que será uma partida difícil já que o time turvense é um dos favoritos a ser o campeão da competição”, finalizou PC.

O jogo está marcado para às 15h30mim deste domingo no Módulo Esportivo Ramos Rousseg. E antes da competição oficial haverá um amistoso com a equipe mista do São José contra um combinado da Rádio Difusora de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Moda outono-inverno 2009 já está nas ruas de Içara

Nesta sexta-feira, dia 20 de março, iniciou oficialmente o Outono e, com essa data, veio o friozinho (a chuva de ontem) e as novas coleções da estação já estampam as vitrines das lojas de Içara.

A previsão de frio intenso durante o outono pode trazer benefícios para a economia catarinense, segundo o site ClicRBS.

Segundo a Central RBS de Meteorologia, o outono em Santa Catarina será influenciado pelo fenômeno climático La Niña — resfriamento da temperatura do Oceano Pacífico na linha do Equador, provocando mudanças nos ventos —, que desencadeia mudanças no clima várias partes do planeta.

Neste ano, o frio intenso, típico do inverno, pode chegar mais cedo. Está prevista a chegada antecipada de massas de ar frio polar ao Estado, mas a condição está relacionada com a intensidade do fenômeno em 2009, que não deve ser tão forte.

O friozinho que aparece de vez em quando, intensificado a cada dia, marca o início da chegada do outono e os lojistas viajam a São Paulo em busca de estoque apropriado.

De acordo com a proprietária de uma loja de roupas no Centro de Içara, há mais de dez anos, Geneci Viana Feliciano, o que vai mudar mesmo é a moda indiana, em virtude da novela “Caminho das Índias”, da Rede Globo de Televisão. “Possivelmente, isso será novidade para os adolescentes que seguem a moda, pois nós já trabalhamos com esse tipo de roupa há um bom tempo”, comentou Geneci.

O proprietário de outra loja no centro de Içara, Jorge Viana, já tem à disposição as peças em modelo indiano e garante: “Estampas tigradas, de bichos, listras, mangas largas e muito dourado marcarão essa moda outono-inverno para o segmento feminino”.

Geneci concorda, ao prever que tecidos finos, bordados em relevo, roupas bem coloridas são a possível tendência dessa estação. Para a linha masculina, não muda, segue a mesma do ano passado. “Sabemos pelo o que as empresas nos mandam nos folhetos e revistas, não há diferença notável na moda masculina”, informou.

A estilista Gabriela Melo informa que os moletons, jaquetas e calças, seja com listras ou xadrez, continuam sendo o figurino do homem nesse outono e inverno de 2009. Já nas mulheres predomiam tecidos: cotton bio, veludo, veludo cotelê, flanela, seda, cores neutras e suaves.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Bombeiros registram seis incêndios ocorridos neste mês

De acordo com o cabo do Corpo de Bombeiros de Içara a equipe de segurança atende cinco a seis ocorrências por dia. Neste mês, os casos mais graves form os incêndios e mal súbitos.

No mês de março, a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Içara atendeu a seis incêndios, como conta o cabo Fermiano Silva. “O mais grave ocorreu em uma casa no Balneário Rincão, ao todo foram cinco”. No mês de janeiro, a equipe atendeu a 162 chamadas. Já em fevereiro, o número diminuiu, totalizando 141 ocorrências, entre elas, quatro incêndios.

Neste mês, até o momento foram arquivadas 105 ocorrências, com quatro incêndios. De acordo com os registros, o maior transtorno é devido a mal súbitos que ocorrem na região. Só no ano passado, de janeiro a março, foram mais de 400 as chamadas para atender à população içarense.

Nestes meses, ocorreram 42 chamadas de auxílio à população, duas chamadas de afogamentos e arrastamentos, 25 chamadas de incêndios e seis decorrentes de transtornos no meio ambiente.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Anel Contorno Viário: Trecho de Içara é finalizado pela SDR

O último trecho do Anel de Contorno Viário que passa pelo município de Içara já está liberado para o trânsito. Cerca de 1,5 quilômetro de rodovia pavimentada está à disposição dos motoristas que precisarem trafegar entre as Rodovias SC-444 e a SC-443, passando pelo bairro Presidente Vargas. A nova ligação asfáltica facilita também o tráfego de quem precisa se dirigir à municípios vizinhos e não deseja passar pelo Centro de Criciúma.

“Mesmo com o mau tempo dos últimos meses e com a paralisação da pedreira da Setep, conseguimos cumprir o prazo e entregar mais um trecho do Anel Viário para a população”, destacou o secretário Regional Édio Castanhel, lembrando o esforço de todos para que a meta fosse cumprida. Com a liberação do trânsito, todo o trecho do Anel de Contorno Viário que estava sendo executado exclusivamente pela Secretaria Regional está concluído.

Foto: Divulgação
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Professores de Içara participam de Olimpíada de Matemática

Professores de matemática da Rede Municipal e Estadual de Ensino do município de Içara participaram do 4º Encontro da Olimpíada Regional de Matemática. O evento aconteceu no final de semana no Centro de Ciências Físicas e Matemáticas da Universidade federal de Santa Catarina), em Florianópolis.

Foram oferecidas aos participantes cinco micro palestras que abordaram ferramentas frequentemente usadas para resoluções de problemas olímpicos, e duas oficinas de resoluções de problemas olímpicos.

O encontro teve como objetivo preparar os professores para a 12ª Olimpíada Regional de Matemática (ORM) e a 31ª Olimpíada Brasileira de Matemática.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Troca de funcionários causa transtornos no posto de correio

População se revolta nas filas do posto de correio do Balneário Rincão por ter que esperar mais de meia hora para serem atendidos. A troca de funcionários é o motivo do transtorno.

A aposentada Honorata Zilli, moradora do Balneário Rincão, saiu de casa, segunda-feira pela manhã, com o propósito de retirar a conta de telefone do posto de correio. Ao chegar ao local, foi surpreendida pela imensa fila que cercava toda a calçada da frente da subprefeitura.

Brigas e discussões faziam parte do momento, que deu início já pela manhã. Em meio a todo o transtorno, pouco mais de meia hora depois aguardando na fila, Dona Data, como é conhecida, desistiu de pegar o documento e foi embora.

“A culpa não é das atendentes, mas de quem colocou elas na função. Uma moça que estava atendendo não entende nada de informática e estava fazendo tudo manualmente, o que gerou a fila e toda a demora”, explicou a aposentada, que depois de tentar três dias seguintes acabou desistindo e se deslocou até a agência lotérica.

Todos que aguardavam na fila estavam revoltados com a situação. Isso porque, de acordo com relatos dos usuários do correio, a antiga funcionária que trabalhava no posto dava conta dos serviços sozinha e não deixava a situação chegar a tal ponto.

"Estamos nessa situação há aproximadamente 40 dias que foi quanto trocaram as funcionárias. Tem três atendendo, mas elas não dão conta", expôs o aposentado Léo Simoni, que já estava há 20 minutos aguardando para ser atendido.

O local fecha às 16h e as pessoas que ficaram para trás são obrigadas a ir embora e voltar no dia seguinte, ainda correndo o risco de não serem atendidas.

De acordo com o sub-prefeito, José Eloir Nascimento, os problemas estão ocorrendo porque a atual administração está ajustando problemas decorridos com a antiga funcionária. “Ela já trabalhava alí há algum tempo, por isso já conhecia todo o pessoal, o que facilitava a agilidade. Acontece que muitas vezes, quando ela não conhecia, ela carimbava e mandava o documento de volta para o correio de Içara”, contou Nascimento.

“Acontece que agora queremos que todas as correspondências sejam cadastradas, existem cartas alí de mais de dois meses”, completou. Eloir garantiu que a partir de segunda-feira tudo será normalizado e as funcionárias trabalharão no fim de semana para colocar as correspondências em dia.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Rede Feminina de Combate ao Câncer recebe visita de Vereadores

Atendendo o convite da presidente da entidade, Eulália Borges Geremias, alguns vereadores de Içara, foram conhecer as dependências da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara.

Após a sessão ordinária desta quinta-feira, os vereadores de Içara realizaram uma visita à sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer do município, que funciona em anexo ao Hospital São Donato.

Os parlamentares municipais conheceram as instalações e os trabalhos realizados pela entidade. Uma equipe de voluntárias, que atende a comunidade feminina, também foi apresentada.

A presidente da entidade, Eulália Borges Geremias, explicou como funciona o processo de atendimento e pediu ajuda para a aprovação do projeto de repasse de recursos da Prefeitura a entidade. “Nós aqui da Rede também realizamos um trabalho informativo com palestras em empresas, escolas e clube-de-mães”, explicou a presidente.

Na ocasião os vereadores informaram as voluntárias da Rede Feminina que o projeto de convênio foi aprovado em primeira votação na quinta-feira e que na próxima segunda-feira será realizada a última votação e o recurso deverá ser liberado pela Administração Municipal de Içara.

Na sessão do dia 9 de março a presidente da entidade Eulália Borges Geremias usou 30 minutos do horário político para expor o trabalha da entidade e também pediu apoio para aprovação do convênio.

A Rede Feminina funciona em Içara há 18 anos com apoio de 42 mulheres voluntárias.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Fobia ou medo?

Fobia (do Grego "medo"), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares. Sob o ponto de vista clínico, no âmbito da psicopatologia, as fobias fazem parte do espectro das doenças de ansiedade com a característica especial de só se manifestarem em situações particulares.

São três, os tipos de fobias:

1. Agorafobia - Medo de estar em lugares públicos concorridos, onde o indivíduo não possa retirar-se de uma forma fácil ou despercebida;
2. Fobia Social - Medo perante situações em que a pessoa possa estar exposta a observação dos outros, ser vítima de comentários ou passar perante uma situação de humilhação em público;
3. Fobia Simples - Medo circunscrito diante objetos ou situações concretas.

O DSM IV (Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais - Quarta Edição), divide as fobias simples em 5 tipos:

• Animais (aranhas, cobras, etc.);
• Aspectos do ambiente natural (trovoadas, terremotos, etc.);
• Sangue, injecções ou feridas;
• Situações (alturas, andar de avião, andar de elevador, etc.);
• Outros tipos (medo de vomitar, contrair uma doença, etc.).

Tratamento:

Poderá ser farmacológico e/ou cognitivo-comportamental ou farmacológico e/ou psicodinâmico.

• Comportamental - A exposição controlada e progressiva ao objeto fóbico. Neste caso através de técnicas de relaxamento e controle da ansiedade procura-se dessensibilizar o indivíduo;
• Cognitivo - Ajuda-se a reestruturar os pensamentos anómalos. Este objetivo é conseguido também através da aquisição de informação sobre o objeto ou a situação fóbica;
• Psicodinâmico - Busca o entendimento e elaboração do(s) significados simbólicos da doença e dos sintomas desenvolvidos, bem como, a elucidação dos ganhos secundários desses.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1587: EDITORIAL - Entidades do Rincão fazem um dia de mobilização

O momento em que o município de Içara está passando é de muita dificuldade, o que vem deixando a comunidade arrepiada e irritada pelo péssimo estado em que se encontram as estradas (que não é de hoje que está essa situação).

O mesmo problema ocorre no Distrito Balneário Rincão, cujos moradores fazem neste domingo um manifesto para cobrar do Poder Público de Içara algumas reivindicações, como a renovação do convênio com a Associação de Moradores do Balneário Rincão para manutenção da ambulância, limpeza da Lagoa do Jacaré, demarcação da área de pesca, entre outros pedidos.

A responsabilidade pelo município, a partir de 1º de janeiro, é do prefeito Gentil da Luz e coligados, que devem se empenhar para colocar a casa (município) em dia e é necessário que tenha um prazo para isso ocorrer.

As entidades do Distrito Balneário Rincão estão fazendo a sua parte, que é reivindicar melhorias para as comunidades. Mas, em quatro anos, durante a administração passada, nenhuma destas entidades encabeçaram um manifesto em prol do Rincão. Por exemplo, a Lagoa do Rincão ficou desde dia 5 de outubro sem ser limpa, abandonada e ninguém reclamou.

Os problemas existem, há bastante tempo, e devem ser resolvidos, mas as entidades devem cobrar sempre e ter cuidado para não serem usadas por partidos ou por pessoas que representam uma sigla, prejudicando o interesse da comunidade.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.