O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.977 - Içara, 27 de outubro de 2010

Caminhão carregado de cêramica pega fogo e motorista sai ileso
(Alex Cichela/ornal Içarense)


Pelo bem de Içara
Diego dos Antos/Divulgação)


Moradores de Vila Nova reclamam da poeira nas estradas
(Alex Cichella/Jornal Içarense)

EDITORIAL - PMDB e PP unidos pelo “bem” de Içara

Que a política é dinâmi-ca e todos sabem disso. E que a ideologia partidária não é mais uma das pri-oridades das siglas, os eleitores estão percebendo nestas últimas eleições.
O interesse em se manter no poder faz com que par-tidos inimigos historica-mente unam as forças, co-mo está ocorrendo com o PMDB e PP de Içara, em favor de Dilma Rousseff (PT) e de Michel Temer (PMDB), contrariando as determinações de líderes catarinenses dos partidos.
Depois do segundo tur-no a rivalidade continua e os xingamentos também, até porque o PP é oposição do PMDB em Içara.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vidas
em Crônicas (65)


Quando floresciam os ipês e as matas parecia um imenso manto dourado, parece que havia todo um ritual da natureza. O sol anunciava os dias bem mais cedo, e a mata ecoava os gor-jeios da passarada em festa. Era comum o início do trabalho na roça, entrecortado pelo voo da passarada. Era no tempo da flo-rada do ipê que se dava o plantio das manivas de mandioca pa-ra a farinha e do aipim para o uso culinário; a se-meadura da melancia, da moranga, da abóbora, do pepino, do melão, do a-mendoim e do milho. A terra arada e desnuda esperava o plantio do produto econômico que o homem europeu conheceu e desenvolveu da cultura indígena, a mandioca. Era quando floresciam os ipês que a juventude, especialmente, usava todo o romantismo na confecção dos rendilhados e nas rimas dos caprichados pão por Deus. Receber um pão por Deus era o compromisso do envio de um mimo como presente de Natal. Era ainda um tempo em que o Natal simbolizava o nascimento do Menino de Belém e, entre as cantorias dos ternos de Reis e o folguedo do boi-de-mamão, as comunidades louvavam ao Filho de Deus nascido no lar de Nazaré. Era belo quando floresciam os ipês! A natureza em festa parecia louvar a Criação, e a Criatura retribuía na faina do seu dia-a-dia.
Hoje ainda florescem os ipês. Abro as janelas de minha casa e vejo as ondas amarelas nas restingas verdes dos bosques. A natureza ainda envia o seu aceno verde e amarelo nas primaveras brasileiras, mas as pessoas desconhecem o fazer cultural de um tempo de colonização. As novas gerações desconhecem a construção cultural de seus antepassados e, se não for trabalhada nas escolas, desconhecerão as raízes de sua cultura. É tão mais fácil consumir a cultura de massa, aos apelos da propagada, ao consumismo que a net propõe e a qual os pais, geralmen-te, não participam. Os filhos da classe trabalhadora passam o período de infância dividindo o seu dia entre a babá eletrônica (a televisão), e a escola pública. A sua adolescência continua a ser assistida pelos mesmos recursos. Os diálogos foram escasse-ados pela falta da presença de pais e também de amigos. Filhos únicos, na maioria, os pais afastam as amizades na tentativa de protegê-los. E são esses filhos únicos e solitários que não sabem dividir com outros, tendo-se uma geração egocêntrica. Como não aprenderam na sua formação de valores, não saberão preservar a família e honrar os pais na velhice. Não poderemos condená-los, não lhes foi repassado os valores mais no-bres da humanidade, o amor. O amor altruísta, aquele que se promove sem interesses individuais.
Mas...se ainda florescem os ipês, se ainda existe amor, se ain-da há pessoas abnegadas que promovam a paz e a fraternidade, ainda poderão ser retomados valores básicos para a formação do ser humano. E estes valores são transmitidos através de diálogos familiares, escolares e religiosos, recursos de comuni-cação oral tão necessário nos pilares da educação. Para a transmissão servem os meios onde se promova a educação informal ou formal. Se ainda florescem os ipês e se preserva o meio ambiente com tanta veemência em nosso meio, ainda é tempo de relembrar os ensinamentos que tivemos no decorrer da formação, e repassarmos para novas gerações. Ainda é tempo de valorizarmos a sabedoria de nossos idosos além dos corpos frágeis pelas perdas que a vida nos premia como troféu da longevidade. Vive bem quem adquire sabedoria para administrar sabiamente os desgastes da vida e, assim, depurar os valores humanos que sublimam o espírito na imortalidade.

POLÍTICA - CDR deixa de aprovar projeto de Içara por falta de quórum

A SDR de Criciúma realiza mensalmente assembleia entre os Conselhos de Desenvolvimento Regional (CDRs) dos 11 municípios da regional, para análise e aprovação de recursos estaduais.

(Divuçgação)

O Conselho de Desenvol-vimento Regional (CDR) se reuniu, em assembleia or-dinária, na Câmara de Ve-readores de Nova Veneza, na tarde de sexta-feira.
Na ocasião, foram apro-vados projetos encaminha-dos pelos municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regio-nal de Criciúma.
Criciúma, Nova Veneza e Urussanga tiveram os projetos votados. Mas, os de Içara e de Orleans não foram analisados e nem votados por ausência da maioria dos membros do CDR dos dois municípios.
O CDR é formado pelos prefeitos, presidentes das Câmaras de Vereadores e dois representantes da so-ciedade civil organizada.
Em Içara, os conselhei-ros são: o prefeito Gentil da Luz; o presidente da Câma-ra, Acirton Costa; o coorde-nador da Unisul, Sandro Giassi Serafim; e o presi-dente da ACII, Adalberto Pizzetti. Destes, apenas o último compareceu.
“Nestes três anos que es-tou no conselho, faltei ape-nas uma vez. Enquanto que os outros faltam fre-quentemente. Isto prejudi-ca o município. Deixamos de ganhar R$ 40 mil, na úl-tima reunião, por falta de quórum”, explica Pizzetti.
Acirton Costa e Sandro Giassi Serafim informaram que tiveram outros com-promissos pré agendados e não puderam ir à reuni-ão. O presidente da câ-mara destacou que não há problema, porque “os pro-jetos voltam para votação na próxima assembleia”.
De acordo com o diretor da SDR, Walter Tiscoski, Içara tinha em pauta para votação apenas um projeto, o recurso para a compra de um trator com lâmina. A-pesar da falta de quórum, os projetos de Içara e Orle-ans chegaram a ser coloca-dos em votação. Mas, a ma-ioria votou contra, pelo fato dos representantes não estarem presentes.
O prefeito Gentil da Luz explicou que não compare-ceu por uma questão de in-satisfação quanto aos ou-tros recursos aprovados que não foram recebidos. “Este ano, com o período eleitoral, não adianta apro-var projetos, pois não ha-verá mais repasse de recur-so até o fim do mandato. O governo do Estado cance-lou quase R$ 2 milhões que nós tínhamos conseguido. Eu ficaria muito satisfeito se eles pelo menos cum-prissem com os compro-missos já firmados. Esta-mos esperando por recur-sos de vários projetos já a-provados pelo conselho”, explica o prefeito.
Da Luz destacou ainda que Içara é o município da regional com mais convêni-os e projetos na SDR.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Não importa quem é que está na administração a comunidade está precisando e tem que fazer. Fizeram o Carna Rincão, o Cão Amigo, a Mesa do Prefeito e a comunidade do Nossa Senhora de Fátima ficou para tras”. Vereador Itamar da Silva (PP), sobre o abandono do Poder Público com os moradores do Bairro Nossa Senhora de Fátima, que sofrem há mais de dois anos com a precariedades das pontes, sendo que a marioria ainda continua sem consertos.


Os progressistas
Rodrigo Gonçalves, Arnaldo Lo-detti Júnior e Júlio César De Luca, junto com a sena-dora Ideli Sal-vatti (PT), se-gunda-feira, em São José, no encontro pró-Dilma Rousseff (PT) e Michel Te-mer (PMDB). Prefeitos progressistas de SC também participaram do encontro, promovido pelo secretário Nacional de Saneamento, Leodegar Tiscoski.
O prefeito de Içara, Gentil da Luz, também participou do encontro e tirou uma foto com os progressistas.
Ele, que foi um dos coordenadores da campanha no primeiro turno, continua o trabalho forte na Região Sul do estado, “Estamos aqui para mostrar o empenho e a força de Içara na campanha Dilma-Temer, o presi-dente do PP de Içara, Arnaldo Lodeti Jr, é nosso aliado nesta causa e está aqui também representando a nossa cidade”, argumentou da Luz, completando, “Ganha-mos no primeiro turno e vamos ganhar no segundo”.
Ontem Gentil participou do encontro Supraparti-dário em Criciúma, na quinta-feira recepcionará Te-mer, Presidente Nacional e candidato a vice na chapa de Dilma, em Florianópolis, e na sexta-feira estará junto com Tarso Genro (PT), em visita á Criciúma.


Representantes
do Sindserpi estiveram segunda-feira na Câmara de Vereadores de Içara, para justificar e pedir o a-poio dos vereadores ao Projeto de Lei nº PE/095/10, que insere dispositivo no art. 21 da Lei nº 1522, de 27 de dezembro de 19-99, que trata do Plano de Carreira dos profissiona-is do magistério.
De acordo com a presi-dente do sindicato, Vera Regina Vieira, com a alte-ração da lei em 1999, três professores ficaram de fo-ra do benefício de pro-gressão por desempenho.
“Na época da alteração da lei, estes professores já tinham atingido a letra máxima do plano de car-reira, por isso deixaram de receber a progressão de 4%, prevista no art. 20 da lei. Porém, nós não a-chamos justo que eles não recebam, pois continuam exercendo a profissão”, explicou a presidente do sindicato dos servidores.

O Tribunal
Regional de Trabalho, atendendo o recurso do Sindicato dos Empregados Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional do Estado de Santa Catarina (Se-nalba), deu provimento em favor dos ex-trabalhadores da Associação Feminina de Assistência Social de Içara (AFASI).
Isto porque denotou contrariedade em decisão anterior do colegiado sobre a falta de responsabilidade do Poder Público aos direitos trabalhistas àqueles que prestavam serviços ao município.
A revista no julgamento, pelo juiz Gilmar Cavalie-ri, foi divulgada no início da semana, em Diário Oficial. Contudo, já está expe-dida desde o dia 14., o que significa que um novo julgamento deverá ocorrer no Tribunal Superior do Trabalho, com expectativa pa-ra desfecho em 2011.

GERAL - Caminhões deixam comunidade sob poeira no bairro Vila Nova

Famílias da localidade levaram abaixo-assinado à Administração Municipal e ao Ministério Público solicitando melhorias; prefeito afirma que irá procurar a comunidade em busca de solução.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A chuva do último fim de semana amenizou o maior empecilho das famílias que vivem no bairro Vila Nova, próximo à Urussanga Vel-ha: a poeira. Isso se deve ao fluxo intenso de caminhões de extração de areião na re-gião. Conforme os morado-res, veículos fazem de 80 a 100 viagens diárias.
Na última semana, um a-baixo-assinado com 230 no-mes foi entregue ao Ministé-rio Público de Içara. O mes-mo documento foi repassa-do à Administração Munici-pal há cerca de quatro me-ses, mas não houve respal-do do Poder Público.
Portador de asma e bron-quite, Hilário Colonetti, diz que a saúde da família tem sido comprometida com a e-minência da poeira. Mo-rando no local há 20 anos, ele aponta ainda que os ca-minhões representam perigo aos pedestres, já que muitos motoristas dirigem em alta veloci-dade na estrada.
“Um caminhão che-gou a arrancar uma pa-rada de ônibus, que até hoje não foi arrumada”, acrescentou.
O proprietário do ma-ior areial da localidade, Adilton Tramontim, ressalta que a pista é molhada nas ocasiões em que extraí o mate-rial. “Eu não posso me responsabilizar por todos os caminhões que passam”, disse.
O chefe do Executivo, Gentil da Luz, informou que irá entrar em contato com a comunidade na busca por u-ma solução. O prefeito a-crescentou que o bairro Ur-ussanga Velha está com o projeto de pavimentação encaminhado, mas não sou-be estimar uma data para a obra. O cronograma de pa-trolamento e revestimento de areião devem seguir nos ba-irros Poço Oito, Coqueiros, Mãe Luzia, Terceira Linha e Ponta do Mato.

POLÍCIA - Motorista perde controle e capota após pneu estourar

Caminhão de transporte de material cerâmico capotou ontem no fim da manhã no Anel Viário, entre Içara e Criciúma; e motorista conseguiu deixar o veículo antes do início do incêndio.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Curiosos e motoristas que trafegavam pelo local, tiveram as atenções voltadas a um caminhão que tombou no Anel Viário, en-tre Criciúma e Içara. Por volta das 12h50min, o veículo de carga Scania Bi-trem, placas MHE-3598, de Tubarão, caiu após ter um dos pneus furados.
A cabine e parte da caçamba foram consumidas pelo fogo, que foi controlado pelos batalhões do Corpo de Bombeiros de Içara e de Criciúma. No total foram utilizados quase seis mil litros de água. Além do produto A3F, que atua co-mo gerador de espuma na contensão das chamas.
Conforme o soldado Jo-nas, o condutor A.M., 36 a-nos conseguiu sa-ir do veículo pouco antes do início do incêndio. O caminhão estava carregado de pisos, que ficaram espalhados pela pista até o início da tarde.
Na madrugada do último domingo, 24 de outubro, o Corpo de Bombeiros de Içara foi acionado para conter um incên-dio no bairro Ibi-rapuera, em Morro da Fumaça.
Por volta das 23h45min, um estabelecimento cerâmico de 500 metros quadrados foi atingido pelas chamas. Cerca de nove mil litros de água foram utilizados para conter o fogo.

VARIEDADES - Gilcec Contabilidade já atende em novo endereço

O Escritório de Contabilidade Gilcec mudou de endereço e conta agora com sede própria, no Centro de Içara, com mais espaço e conforto para atender aos clientes, além de um estacionamento amplo.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A Gilcec Contabilidade e Assessoria passou a aten-der em novo endereço na última semana.
A empresa estava locali-zada na Rua Anita Garibal-di, nº 220, Centro de Içara. Agora, atende na rua Hen-rique Lage, nº 37, também no Centro da cidade.
“Nós já estávamos pen-sando nesta mudança há algum tempo. Pois, quería-mos um lugar que propor-cionasse mais comodidade aos clientes. Agora temos um estacionamento amplo. Em Içara, as pessoas têm dificuldade de encontrar lugar para estacionar. Os clientes elogiaram muito”, comenta o contador Gil-mar Celoy Custódio, um dos proprietários.
A empresa possui sete funcionário, que traba-lham oferecendo serviços de registros e baixa de em-presas, escrituração contá-bil, setor pessoal, imposto de renda de pessoa física e jurídica, entre outros.
Além da sede própria, a empresa possui, desde o a-no de 2002, filial no Distrito Balneário Rincão, na Aveni-da Leoberto Leal, nº 349.
“Vou ao escritório no Rincão todos os dias e lá temos uma atendente que fica à disposição no horário comercial”, diz Custódio.
De acordo com o conta-dor, os funcionários bus-cam se aperfeiçoar cons-tantemente, através de cursos na área contábil.
Gilmar Celoy Custódio, natural do Distrito Balneá-rio Rincão, formou-se em Ciências Contábeis em 19-90, pela Universidade do Extremo Sul de Santa Cata-rina (Unesc). Além disso, fez pós-graduação em Au-ditoria Empresarial.
O sócio Eraldo Santos Teixeira, é formado em Ci-ência Contábeis, em 2007, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul).
O primeiro local em que começou a funcionar o es-critório, no início da em-presa, em 11 de novembro de 1992, foi na Galeria For-tulino. Depois de seis anos, foi transferida para a Rua Anita Garibaldi e, agora, para a Henrique Lage.
A empresa, há 17 anos no mercado, atende hoje cerca de 120 clientes.
“Quando iniciamos a em-presa foi um pouco difícil, porque tínhamos que conse-guir clientes. Mas, com o tempo, as pessoas passaram a reconhecer nosso trabalho e as coisas foram melhoran-do. É importante continuar atendendo bem para manter os que temos e conquistar novos clientes”, explica Gil-mar Custódio.
Santa Catarina possui 4.594 escritórios ativos de contabilidade e 11.954 pro-fissionais registrados, se-gundo o Conselho Federal de Contabilidade.
O atual presidente do Conselho Federal, que fica em Brasília, é um catari-nense: Juarez Domingues Carneiro.

ESPORTE - Campo do Jorge recebe mais dois jogos da LESC

Nesta noite serão realizadas mais duas partidas no Campo do Jorge, no bairro Jaqueline, válidos por mais uma rodada do 2° Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva do Sul Catarinense.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Dois jogos nesta quarta-feira dão continuidade do 2° Campeonato de Futebol Suíço da Liga Esportiva Sul Catarinense (LESC), disputado no Campo do Jorge, no bairro Jaqueline, em Içara.
A equipe da Lage Silva enfrenta o Marlan Embalagens, enquanto a partida de fundo fica por conta de Fina Estampa Estamparia x Posto Pelegrin.
Na segunda-feira dia 25, o Brasil Pedreiras/Abimar Supermercados venceu o Bairro Esperança pelo placar de 2 a 1,, Já a segunda partida terminou com a vitória de 3 a 1 da Farmácia São Donato sobre o Pinhei-rinho Auto Peças.
Até o momento a organização técnica da competição contabilizou em 16 jogos, 79 gols marcados uma média de quatro gols por partida. As penalidades por cartões amarelos já se totalizam em 35, enquanto cartões vermelhos somam seis. O goleador da rodada é França, atleta da Marlan Embalagens, com seis gols.
O presidente da LESC Valdir Damiani Alves, afirmou que os resultados superam as expectativas e que a competição deste a-no está com um índice técnico muito bom.
A liderança na Chave A está com a Lage Silva, enquanto na B, o Fina Estampa está na frente. Ambas equipes estão com sete pontos em três jogos.

DISTRITO - Inscrições para guardavidas encerram nesta quinta-feira

A última Operação Veraneio foi iniciado curso com 40 pessoas, mas somente 29 atuaram como guardavidas; inscrições podem ser feitas até amanhã nos batalhões de Criciúma e de Içara.

(Arquivo/Jornal Içarens)

Interessados em contribuir para o sucesso da Operação Veraneio, tem até amanhã para se inscrever no processo seletivo para guarda-vidas. As inscrições podem ser feitas nos batalhões do Corpo de Bombeiros de Içara e de Criciúma. Homens e mulheres maiores de 18 anos, aptos para a função, podem participar.
Na sexta-feira, 29, será realizada a prova de natação na Lagoa dos Freitas, em que os candidatos deverão nadar 500 metros quadrados, no período de 15 minutos. Provas como a atravessar rebentação do mar e corrida também serão aplicadas.
O sargento Cleiton Albino, explica que durante as provas será realizada uma escalada de seleção entre os que apresentaram melhor desempenho nas atividades. Posteriormente, o grupo recebe um curso com duração de um mês, em que são ensinadas as técnicas necessárias para o trabalho de salvamento.
O sargento aponta que existe grande desistência da função após o cur-so, já que muitos o realizam por experiência. Na temporada passada, a operação no distrito Balneário Rincão foi iniciada com 40 pessoas e terminou com 29.
“Após as desistências não é possível chamar outras pessoas, porque não tem como ensinar tudo novamente. Então trabalhamos com o que temos. Não é o ideal, mas primamos pela qualidade no atendimento”, pontua o militar.
Para realizar a inscrição é necessária a apresentação de duas fotos 3x4 atuais, fotocópias do documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além de atestado de boa saúde.