O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

POLÍCIA - Contradições sobre momentos antes da morte de Volnei de Carvalho

Conheça versões do Hospital São Donato e dos vizinhos que cuidavam de Nei, o homem de 50 anos, encontrado morto, há dois dias, no subsolo de um prédio em construção no Centro de Içara.

“Ele morava aqui como um cão abandonado”, conta Carlos Roberto Nunes, conhecido como Teixeira, vizinho de Volnei de Carvalho - encontrado morto no início da manhã de terça-feira, dia 16 de setembro, em uma garagem alagada de um prédio em construção, no Centro de Içara.

Teixeira era locador de um bar anexo à casa de Nei (como Volnei era chamado). Ele e a esposa, Maria da Glória, cuidavam dele, davam-lhe almoço, lavavam as roupas e eram os companheiros diários.

Nei morava em um casebre com poucos móveis e em situação precária. Desempregado, recebia menos de um salário mínimo como indenização por perder alguns dedos trabalhando.

A família de Nei raramente o visitava, segundo Teixeira, e não se importavam com as condições precárias da vida que levava.

“Era alcoólatra, todas as noites bebia, aqui, no bar, mas nunca arranjou encrenca ou confusão. Ele sofria desmaios constantes, mas sempre conseguíamos reanimá-lo”, conta Teixeira.

Na noite de quinta-feira, dia 10, segundo o vizinho, Nei passou mal e caiu de bruços no chão de casa, os filhos de Teixeira o avisaram, mas dessa vez não foi possível reanimá-lo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o levou ao Hospital São Donato (HSD), em Içara.

Já a diretora administrativa do HSD, Morgana Zoch, diz que o paciente chegou ao hospital às 10h da manhã de quinta-feira. Foi medicado e ficou em observação até as 21h30min, quando recebeu alta.

Enquanto a direção telefonava para a família, para que viessem buscá-lo, Nei evadiu-se do local sozinho, com a roupa do hospital, sem ser notado.

Ele foi encontrado na manhã de terça-feira, dia 16, morto na garagem de um prédio em construção, na mesma rua do HSD.

Morgana conta que assim que percebeu o sumiço de Nei, contatou os vizinhos e informou-lhes o ocorrido.

O casal de vizinhos que cuidava de Carvalho alega só ter tomado conhecimento do fato, dias depois, quando encontraram o corpo e precisaram ir até no local para fazer o reconhecimento.

A causa da morte, suspeita-se ter sido por causa de um desses ataques de desmaio de Volnei. “Ele deve ter tido o ataque, caído de bruços na poça de água e se afogado”, comenta Maria da Glória.

O Instituto Médico Legal descarta a possibilidade de violência ou assassinato, por não encontrar evidências físicas e colocou no laudo médico que a morte foi por afogamento.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Grupo da Casa da Cultura de Içara participa de Mostra de Teatro Regional

A Fundação Cultural de Criciúma realiza durante esta semana a 1ª Mostra Regional de Teatro e a Oficina de Teatro da Casa de Cultura de Içara se apresentou no evento terça-feira, 15.

Grupo de Teatro da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, de Içara, participou nesta terça-feira, 15, da Primeira Mostra Regional de Teatro promovida pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC).

O evento acontece até o próximo sábado com a apresentação de vários grupos da região no Galpão de Artes da Fundação. No último dia, todos os participantes percorrerão o Centro de Criciúma com uma apresentação.

O Departamento Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura do município realizará entre os dias 27 e 30 de outubro o 18º Festival de Teatro Amador de Içara, disponibilizando a inscrição e participação de todos os grupos de teatro.

A Coordenadora Municipal de Cultura, Lilian Rosane Philippi, afirmou: “este ano teremos a participação especial do Grupo Impíria da Itália no dia 30 de outubro, às 18h30min, para o fechamento do festival. Ainda há vagas para as pessoas interessadas em fazer teatro. É só procurar a Casa da Cultura, se inscrever e participar das Oficinas nas sextas-feiras.

As aulas da professora, Jaline Eufrásio de Assis, são realizadas o dia inteiro (das 8h às 21h com a professora), escolha o melhor horário”.

Acontecerá, também, na instituição cultural no dia 26 de setembro a segunda etapa do Curso de Pintura em Tela com o Artísta Plástico, Paulo Ricardo Campos, de Florianópolis. As pessoas podem se inscrever para a oficina na própria sede da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, no horário de funcionamento, que é das 8h às 17h, até 25 de setembro.

O Projeto “Façart” oferece Oficinas de Arte, que vem participando de eventos no município e em outras cidades. Na terça-feira, 15, a Oficina de Teatro participou da mostra em Criciúma. No sábado, 12, foi a vez do Grupo de Street Dance Façart se apresentar na Festa das Etnias, também em Criciúma.

Nesta quinta-feira será a vez dos Grupos de Ballet Clássico, Vitrine Viva, Street Dance, Música e Teatro se apresentarem no 7º Aniversário do Centro de Atendimento Psico Social (CAPS) de Içara.

A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes tem ainda Oficinas de Pintura em Tela, Mangá, Teatro e Violão. Os interessados podem ter mais informações no telefone 3432-5847.

Foto: Assessoria da Casa da Cultura (Divulgação)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Balneário Rincão: ONG anuncia ação na Lagoa do Jacaré

A ONG Sociedade Ecológica, representada pelo Professor Vidal dos Santos, informou em primeira mão que a instituição, em conjunto a outras associações de Içara, pretende protocolar uma ação popular contra a proposta de gestão compartilhada da água, entre Casan e Samae, no município. A decisão foi tomada após uma reunião realizada na noite de terça-feira.

Santos afirma que a medida preocupa não só os içarenses, mas também os cidadãos do futuro município de Balneário Rincão. “Se isso entrar em vigor, o Balneário Rincão herda algo que não é de seu desejo”.

Levando em conta que o compartilhamento da gestão da água, além de não ferir a constituição, ainda está em período de negociações e especulações, o professor explica qual o objetivo da ONG com a ação. “Nosso maior bem público, que é a água, caso a gente não intervenha, pode estar em mão que a gente não queira no futuro”. Ainda aguardando a integração de outras entidades, a ação deve ser protocolada ainda esta semana. “Nós estamos aguardando a participação de umas outras entidades, como a Colônia de Pesca que se reune hoje. Daremos dois dias e entraremos com a ação na sexta-feira”, afirma Santos.

O coordenador da Ong, Vidal dos Santos, informou que tem o apoio de duas associações de moradores do Rincão para entrarem com a ação popular.

A Ong também vai comemorar o Dia da Árvore, fazendo limpeza na Lagoa do Jacaré, no Rincão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPORTES - Competições do Interbairros de Içara iniciam em outubro

A Fundação Municipal de Esportes realizou, nesta quarta-feira, a primeira reunião entre os representantes dos bairro para tratar do futebol suíço, na sexta serão discutidas as demais modalidades.

Com o Campeonato Interfirmas de Futsal em andamento e objetivando incentivar a prática esportiva nos bairros a Fundação Municipal de Esportes (FME) de Içara realizou nesta quarta-feira uma reunião com os representantes das localidades para discutir sobre o interbairros.

A meta da FME e fazer com que as comunidades içparenses se unam e interajam através do esporte.

Na reunião, realizada na seda da fundação, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng, foi discutido sobre o campeonato de futebol suíço e repassado aos representantes de cada bairro as fichas de inscrições que devem ser entregues na próxima semana.

Um segundo encontro ocorre nesta sexta-feira, 18 de setembro, as 19h, na sede da FME, para tratar das demais modalidades, que são canastra, sinuca e bocha de cancha.

O diretor técnico da FME, Ricardo Cúrcio, afirmou que a expectativa para este ano é muito grande, pois os convites, ainda, estão sendo entregues nas sede dos bairros, mas, a procura pelas inscrições é grande. “Seguindo nosso cronograma, queremos fazer o congresso técnico já na próxima semana, para que as disputa possam começar já no inicio de outubro”, completou.

O diretor técnico, acrescentou que a modalidades a serem mais procuradas são as de futebol suíço e de bocha, por serem competições populares e que envolvem jogadores de todas as idades. “É isso que a fundação procura, uma interatividade entre as comunidades, não queremos deixar a prática esportiva somente no centro, pois os bairro também fazem parte Içara”, finalizou Cúrcio.

Os bairros interessados em participar das competições comunitárias podem entrar em contato com a Fundação Municipal de Esportes no fone 3432-8438.

Fotos: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Paralisação dos Correios e possível greve de Bancos

Funcionários da agência dos Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Içara não aderiu à greve nacional iniciada ontem, dia 16 de setembro, por funcionários da de vários estado brasileiros, inclusive a agência de Florianópolis.

A categoria reivindica uma reposição salarial de quase 45% corresponde às perdas acumuladas desde agosto de 1994, segundo informações da Federação Nacional dos Trabalhadores em Correios.

Os trabalhadores ainda exigem um aumento linear de R$ 300 no piso salarial da categoria, que atualmente é de R$ 640,00.

Entretanto, no Brasil inteiro, os bancários também poderão fazer uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima semana, inclusive em Içara.

Segundo o presidente do Sindicato dos Bancários de Criciúma e Região, Edegar Generoso, uma assembleia será marcada pela categoria, após a quinta rodada de negociação que acontece hoje, dia 17. São cerca de 800 bancários nos nove municípios da região.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Começou a 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Poliomielite

Desde segunda-feira até o próximo sábado, equipe da Secretaria de Saúde espera vacinar, com a segunda dose contra Poliomielite, cerca 4.267 crianças com idades de até 5 anos em Içara.

Junto ao início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (causadora da Paralisia Infantil), a Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Saúde, inaugurou a sala de vacinação da Unidade de Saúde do Bairro Cristo Rei.

Para as famílias da localidade, que antes precisavam se deslocar à Policlínica Central para vacinar as crianças, a inauguração da sala “vai facilitar o acesso e também ganhar tempo”, declarou Silvana de Lara, mãe do pequeno Gregori, de 2 anos.

Na foto ao lado, Yasmin, de 2 meses, recebe a segunda dose da vacina, em gotinha.

Também foram vacinados os alunos do CEI Pequeno Mundo que ainda participaram de atividades lúdicas e recreativas junto ao Zé Gotinha.

A campanha segue até sábado, dia 19, data escolhida pelo Ministério da Saúde como oficial da campanha. Todas as unidades do município estarão vacinando das 8h às 17h. Sábado não fecham ao meio dia.

A meta de Içara, segundo a Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin, é de vacinar 4.267 crianças menores de 5 anos (até 4 anos 11 meses e 29 dias). “Esperamos atingir a meta preconizada pelo Ministério até sábado”, salienta.

Para o prefeito Gentil da Luz este foi mais um passo dado na conquista de uma gestão moderna com foco na saúde e prevenção. “A saúde de Içara será referência regional. Estamos profissionalizando a saúde pública para que os resultados sejam excelentes”, sublinhou Da Luz.

1ª Foto: Alexandra Cavaller (Prefeitura de Içara/Divulgação)
2ª e 3ª Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gentil da Luz deve manter redutor de 30%

Na audiência de segunda-feira, 14, o Juíz da Vara do Trabalho de Criciúma, José Lúcio Munoz, propôs que a Administração Municipal de Içara pague 85% dos valores trabalhistas que os ex-funcionários da Associação Feminina de Assistência Social de Içara (Afasi) tem a receber.

Segundo o prefeito, Gentil Dory da Luz, os servidores não foram demitidos pois quando iniciou a administração, em janeiro de 2009, “a gestão anterior não havia renovado o convênio com a instituição”.

Luz declarou: “a lei aprovada pela Câmara dos Vereadores previa regulamentação do Poder Executivo. Baixei decreto com o redutor de 30%. Muitos trabalhadores aderiram ao acordo e os fornecedores estão recebendo com o mesmo percentual de redução. É questão de justiça, o que vale para um vale para todos”, explica.

Ele informa que não há necessidade de manter a Afasi já que as Secretarias da administração podem por si próprias receber os recursos financeiros e realizar as contratações.

O advogado dos servidores demitidos, Jamilton Colonetti, rebate as afirmações: “isso não existe. É um absurdo. A lei determinada a regulamentação da forma que seriam realizados os termos de adesões; o modelo de formulários por exemplo. Um decreto não pode derrubar uma lei. O prefeito, malandramente, baixou o decreto, que não tem validade jurídica, com o redutor para não pagar porque sabia que os trabalhadores não aceitariam tal proposta”, enfatiza.

Colonetti afirmou que aguarda proposta da Administração Municipal até o dia 23 de setembro, quando será conhecida a sentença em primeira instância. “Se eles não abrem mão da redução de 30% na dívida trabalhista sinalizam que não vão fazer outra proposta. Isso é prejudicial na nossa ótica. Já passaram 10 meses, muitos trabalhadores aceitaram pois estão passando necessidade, nessas condições aceitariam redução de até 40%. Não se pode deixar de quitar um débito com redutor de 30%”, concluiu.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Democratas defendem chapa própria nas eleições do Rincão

O presidente do Democratas de Içara, Renato Réus, declarou que Olírio José Lino é o pré-candidato do partido no Rincão e que o subdiretório está se organizando com vistas às eleições.

O Partido Democratas (DEM-25) de Içara tem realizado reuniões no Balneário Rincão para organizar o subdiretório e estruturar nominata de pré-candidatos a vereador. O diretório local deverá ser formalizado na próxima semana.

O pré-candidato à prefeito do novo município, segundo o presidente da sigla, Renato Réus, é o comerciante, Olírio José Lino, o Lino.

Além dele podem concorrer ao pleito ainda os Democratas Salmi Teixeira Fernandes, Ariosvaldo Borges, o Ari, e Valdemar Rocha (provavelmente como candidatos a vereadores).

“Estamos trabalhando para lançar candidatura própria, pois o consenso, especialmente entre PP e PMDB, é muito difícil de ser firmado”, declarou Réus.

Ele quer fortalecer o grupo no Balneário. “O partido é grande se tem uma nominata forte, para isso precisa ter boas lideranças”, defende.

“Tenho vontade de ser o primeiro prefeito do Rincão”, confessou Lino. Para ele é quase impossível formar chapa de consenso, mas vão buscar coligações. “Eu tenho projetos como asfaltar a Avenida Leoberto Leal, construir o Posto 24h, a sede Prefeitura e o Terminal Rodoviário às margens da Rodovia SC-444 (Pauli-no Búrigo)”, discursou.

“Abriria mão da minha candidatura se fosse para o bem da praia. Estamos procurando um candidato a vice-prefeito que seja bom administrador e sério”, finalizou o pré-candidato à prefeito pelo Democratas.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Maso NIETTO

“Não tenho posição formada, vou solicitar reunião sobre o assunto, analisar a questão para então ter posicionamento com fundamentação”. Vereadores André Jucoski (PSDB), sobre a gestão compartilhada entre o Samae e a Casan.

Os pré-candidatos à prefeito
para as primeiras eleições do Balneário Rincão já começam a sair da toca. Por exemplo, o PMDB, tem o ex-vereador Jairo Celoy Custódio, o ex-prefeito de Içara, Deobaldo Pacheco, e o vereador Jurê Bortolon. Já o PP, deve apostar as fichas no ex-vice-prefeito Naelti Vianna, no ex-vereador Francisco Hortêncio Motta, José Carlos da Costa e Fábio Della Bruna. O PPS acredita em Jorge Amorim da Costa. O PT tem como pré-candidatos João Picollo, presidente da Colônia de Pesca Z-33, e Maria Canever da Silva(foto), presidente da Executiva Municipal. O Democratas confia em Olírio José Lino. O PSDB lançou o nome de Ídio Mussuline. Até lá devem parecer outros nomes e outros devem desistir no meio do caminho, afinal, uma eleição para prefeito não baixa de menos de R$ 1 milhão e são poucos que tem café no bule.

As eleições (1)
no Balneário Rincão pode ocorrer no dia 15 de novembro de 2009 e a posse no dia 1º de janeiro de 2010. Pelo menos este é o desejo dos deputados federais Acélio Casagrande (PMDB-SC) e Paulo Piau (PMDB-MG). Eles protocolaram nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei para regulamentar as eleições nos municípios criados até 31 de dezembro de 2006 e validados pelo Supremo Tribunal Federal.

Segundo (2)
Casagrande, esta seria a tal lei que o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Cláudio Barreto Dutra, havia afirmado para ser necessária para realizar o agendamento do pleito nos Distritos Balneário Rincão, em Içara, e Pescaria Brava, em Laguna. O projeto foi protocolado com urgência e a matéria pode ser votada no Câmara Federal, em Brasília, na próxima terça-feira, dia 22.

A Cooperaliança
realiza um corte no fornecimento de energia elétrica no próximo domingo, no período das 6h às 9h, no locais atendidos, que atingem Içara, Araranguá e Jaguaruna. O motivo do desligamento é a transposição de cabos de transmissão na subestação de Içara. Os consumidores de-vem considerar o sistema energizado, por motivo de segurança. O desligamento está sujeito às condições climáticas.

Frase
”O jornalista deve ter uma formação básica, que viabilize a atividade profissional que repercute na vida dos cidadãos”, diz Ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anfetamina (Parte 1)

Definição
As anfetaminas são drogas estimulantes da atividade do sistema nervoso central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais “acesas”, “ligadas” com “menos sono”, “elétricas”, etc.

É chamada de rebite principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante várias horas seguidas sem descanso, a fim de cumprir prazos pré-determinados.

Também é conhecida como bolinha por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer regimes de emagreci-mento sem o acompanha-mento médico.

Efeitos no cérebro
As anfetaminas agem de uma maneira ampla afetando vários comportamentos do ser humano. A pessoa sob a ação tem insônia (isto é, fica com menos sono) inapetência (ou seja, perde o apetite), sente-se cheia de energia e fala mais rápido ficando “ligada”.

Assim, o motorista que toma o “rebite” para não dormir, o estudante que ingere “bolinha” para varar a noite estudando, um gordinho que as engole regularmente para emagrecer ou ainda uma pessoa que se injeta com uma ampola de Pervitin ou com comprimidos dissolvidos em água para ficar “ligadão” ou ter um “baque” estão na realidade tomando drogas anfetamínicas.

A pessoa que toma anfetaminas é capaz de executar uma atividade qualquer por mais tempo, sentindo menos cansaço. Este só aparece horas mais tarde quando a droga já se foi do organismo; se nova dose é tomada, as energias voltam com menos intensidade.

De qualquer maneira, as anfetaminas fazem com que um organismo reaja acima das capacidades, exercendo esforços excessivos, o que logicamente é prejudicial para a saúde. E o pior é que a pessoa, ao parar de tomar, sente uma grande falta de energia (astenia) ficando bastante deprimida, o que também é prejudicial, pois não consegue nem realizar as tarefas que normalmente fazia antes do uso das drogas.

Efeitos no resto do corpo
As anfetaminas não exercem somente efeitos no cérebro. Assim, agem na pupila dos olhos produzindo uma dilatação (o que em medicina se chama midríase); este efeito é prejudicial para os motoristas, pois à noite ficam mais ofuscados pelos faróis dos carros em direção contrária. Elas também causam um aumento do número de batimentos do coração (o que se chama taquicardia) e um aumento da pressão sanguínea.

Aqui também pode haver sérios prejuízos à saúde das pessoas que já têm problemas cardíacos ou depressão, que façam uso prolongado das drogas sem o acompanhamento médico, ou ainda que se utilizarem de doses excessivas.

Efeitos tóxicos: Se uma pessoa exagera na dose (toma vários comprimidos de uma só vez) todos os efeitos acima descritos ficam mais acentuados e podem começar a aparecer comportamentos diferentes do normal: ela fica mais agressiva, irritadiça, começa a suspeitar de que outros estão tramando contra ela. É o chamado delírio persecutório.

Dependendo do excesso da dose e da sensibilidade da pessoa, pode aparecer um verdadeiro estado de paranoia e até alucinações. É a psicose anfetamínica.

Os sinais físicos ficam também muito evidentes: midríase acentuada, pele pálida (devido à contração dos vasos sanguíneos) e taquicardia. Essas intoxicações são graves e a pessoa geralmente precisa ser internada até a desintoxicação completa.

Às vezes, durante a intoxicação, a temperatura do corpo aumenta muito e isto é bastante perigoso, pois pode levar a convulsões.

Até a próxima. Continua...

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anfetamina (Parte 1)
COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Anfetamina (Parte 2)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1707: EDITORIAL - Uma só dose salva crianças

A Campanha Nacional Contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) teve início nesta segunda-feira e se estende até o próximo sábado.

A Secretaria de Saúde pretende vacinar 4.267 crianças menores de 5 anos e cabe aos pais ou responsáveis pelos menores ajudarem o município atingir a meta, levando os filhos nos postos de saúde mais próximo de sua casa.

Essa é a melhor forma de mostrar amor e carinho pelos dependentes.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.