O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.200 - 28 de setembro de 2011

FRAMBER JÚNIOR/JI
Geral: Parede da Casa da Cultura é alvo de vândalos
Desenhos e frases de apologia as drogas foram rabiscadas na parte de trás da edificação localizada na área central.



DIVULGAÇÃO
Política: PSDB de olho em 2012
Novas filiações de peso reforçam o PSDB de Içara e do Balneário Rincão nas disputas das eleições municipais em outubro de 2012





ARQUIVO/JI
Distrito: Posse de Jurê Bortolon ainda não foi definida

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Zanolli vai em busca de apoio para o PSD...

O PSD (Partido Social Democrata) — nascido de uma dissidência do DEM, em São Paulo — teve o registro aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, e vai poder lançar candidatos próprios às eleições municipais do próximo ano. A decisão foi tomada na noite desta terça-feira, por 6 votos a 1. Não houve maiores debates — ao contrário do que ocorreu na na sessão da última quinta-feira. Apenas o ministro Marco Aurélio divergiu quanto à validade das mais de 500 mil assinaturas (apoiamentos) colhidas, número portanto superior ao exigido pela Lei dos Partidos Políticos. Agora, é esperar o que o PSD é capaz.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

O que tinha de ser feito eu já fiz. Claro que, na política, tudo é possível. Os dois partidos ainda podem coligar. Mas, meu objetivo agora é fortalecer o PMDB”. Prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz, sobre a possível coligação entre PMDB e PP, que foi muito comentada no início do ano.

PSDB


de Içara e do Balneário Rincão realizou uma reunião nesta segunda-feira com filiações de novas lideranças. Entre elas, a do presidente do Sindicato dos Trabalha-dores Rurais de Içara, Jair D’Estefane, Joarez de Souza Serafim, Jefferson Cardoso, Pedro de Souza Pacheco (Pachequinho) e Edmilson Esmeraldino.
Segundo os presidentes da sigla tucana de Içara, Paulo Roberto Brígido, e do Rincão, Giovani Martins da Silva, o objetivo é reforçar o time visando as eleições de ou-tubro de 2012 nos dois municípios.
As filiações contaram com a presença do deputado es-tadual Adilor Guglielmi, o Dóia, do secretário da Agricultura de Içara, João Silvio Viana, do vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, do presi-dente do PSDB de Criciúma, Márcio Zaccaron, entre outras lideranças.


Nilton da Silva
presidente da Comissão Provisória do PSD do Balneário Rincão, informou que a investigação da assinatura de pessoa falecida, que foi encontrada pelo chefe do Cartório Eleitoral de Içara, na lista de interessados em criar o PSD no município, está em fase de depoimentos, “sem mais novidades”.
A fraude está sendo investigada pela Polícia Federal, em Criciúma.


Jordana Teixeira
assume a presidência da Comissão Provisória do Partido Social Liberal em Içara.
Caberá a ela a missão de preparar a sigla para o pleito do próximo ano, que conta com uma lista de 12 pré-candidaturas ao Legislativo.
Conforme o coordenador regional Sandro Medeiros, o partido deverá buscar espaço na disputa majoritária em Içara e no Rincão.


A presidência
da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar o caso das cédulas marcadas na Câmara, será alterada. Isto por que o vereador Jurê Bortolon, escolhido presidente, está de saída do Legislativo, para assumir a Subprefeitura do Balneário Rincão.
Bortolon informou que vai reunir os integrantes da CPI nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 17h, para definir o novo comandante. “A presidência pode ficar com o vereador Neuzi Silveira (DEM) ou Dilnei Lima (PMDB), ou, ainda, André Jucoski (PSDB), se ele se interessar”, adiantou, pois Diego Vittorassi (PDT) já é o secretário, e Osmar Manoel dos Santos (PP), relator.


Frase
“Querem que vos ensine o modo de chegar a ciência verdadeira? Aquilo que se sabe, saber o que se sabe: a-quilo que não se sabe, saber que não se sabe: na verdade é este o saber.” (Confúcio - Filósofo chinês).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Juventude progressista terá pré-candidato a vereador

Entre três interessados em disputar uma vaga no Legislativo, a JPP vai definir um pré-candidato, que vai fortalecer o objetivo do grupo de participar mais ativamente da política no município.

ARQUIVO/JI
Com o objetivo de conquistar mais espaço nas decisões políticas do município, a Juventude Progressista de Içara (JPP) já se prepara para as eleições 2012. O grupo tem três interessados em disputar uma vaga no Legislativo e pretende entrar em consenso para escolher um pré-candidato.
A Executiva da JPP vai se reunir na próxima quinta-feira, dia 29, às 18h, no Plenarinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal.
Na pauta, além do lançamento da candidatura de um jovem para o Legislativo, o grupo vai tratar da Convenção Municipal do partido, que acontece no dia 11 de outubro.
A intenção é ganhar mais espaço no Diretório municipal do PP.
“Atualmente não temos nenhum membro no Diretório Municipal, apenas três suplentes. Queremos que estes suplentes se integrem ao Diretório e que sejam indicados mais jovens para assumir as suplências”, explicou o presidente da juventude, Rodrigo Gonçalves.
Gonçalves é um dos jovens que se colocou à disposição para pré-candidatura. Além dele, também estão no páreo José Rodolfo De Luca, o Dedé, que é terceiro suplente de vereador, tendo recebido 811 votos nas eleições de 2008; e Emanuel Moreira, o Moreirinha, que também já foi candidato, mas nas eleições de 2006.
Gonçalves ressalta que a JPP não trabalha somente com a questão político-partidária, mas foca as ações sociais para mostrar que os jovens podem realizar muito e, também, para atraí-los para discussão das questões políticas.
A Juventude Progressista de Içara conta com uma Executiva constituída por 12 membros e Diretório com 40 membros.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Prefeito assina termo de transição para programa Família Acolhedora

O valor de R$ 69,3 mil vai ser repassado pelo Governo do Estado para a Administração Municipal a fim de manter o programa Família Acolhedora, que atende famílias em risco social.

DIVULGAÇÃO
O projeto Família Acolhedora, desenvolvido pela Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Assistência Social e Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), vai receber do Governo do Estado o valor de R$ 69,3 mil.
A assinatura para o recurso, destinado ao serviço de proteção de alta complexidade, foi feita pelo prefeito Gentil da Luz, nesta segunda, 26, em Florianópolis.
O prefeito foi acompanhado pela secretária municipal de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Rita de Cássia Vieira. Participou da assinatura o secretário de estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Antonio Serafim Venzon.
O programa Família Acolhedora tem capacidade para atender simultaneamente 20 crianças e adolescentes, oferecendo atendimento à família e ao indivíduo que se encontra em situação de abandono, ameaça, ou violação de direitos, necessitando de acolhimento provisório fora do núcleo familiar de origem.
“O serviço visa garantir proteção a indivíduos ou famílias de risco pessoal e social, com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados, por meio de serviços que garantam acolhimento em ambiente em condições físicas adequadas de moradia, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade”, explicou a secretária.
Já o prefeito Gentil da Luz enfatizou a proposta da Administração Municipal que tem saúde, educação e assistência social como principais pilares. “A nossa grande marca é a humanização. Os pilares do nosso governo são as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, visando uma melhor qualidade de vida e, com isso, buscando sempre melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano de nossa cidade. Queremos as pessoas vivendo bem”, enfatizou o Chefe do Executivo içarense, acrescentando que Içara tem uma das melhores secretarias de assistência social do estado, sendo modelo para diversos municípios.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Edna Benedet

Ficha limpa

Popularmente conhecida e denominada como “Lei da Ficha Limpa”, essa lei nasceu de um projeto de iniciativa popular, que conquistou em todo o País mais de 1,6 milhões de assinatura em seu favor.
A Lei da Ficha Limpa prevê que candidatos que tiveram condenação criminal por órgão colegiado, ainda que caiba recurso, ficam impedidos de terem os registros de candidaturas, sendo considerados inelegíveis por um período de oito anos.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal, a referida lei não foi aplicada nas eleições de 2010, sendo a grande esperança que seja aplicada nas próximas eleições.
Porém, surgem várias dúvidas quanto a aplicação na próxima eleição, pois, no julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal, onde se decidiu pela não aplicabilidade nas eleições de 2010, analisou-se apenas uma das várias alegações de inconstitucionalidades da Lei, ou seja, o princípio da anuidade, sendo que outros pontos polêmicos e considerados inconstitucionais por vários políticos que pretendem se manter no poder, ainda não foram analisados pela Corte Superior Eleitoral.
Assim, diante de tanta polêmica, o maior perdedor não será o candidato inelegível, mais todos nós, eleitores e cidadãos, que pela insegurança e instabilidade jurídica quanto a aplicação da Lei, deixamos de banir do processo eleitoral os políticos corruptos e desonestos, que fazem da política e de seus cargos políticos, um meio de defender seus interesses individuais.
Até a próxima edição com mais um assunto de interesse dos leitores içarenses.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Bombeiros alertam a população para acidentes

A guarnição Corpo de Bombeiros de Içara disponibiliza em um site 16 tópicos para prevenções de acidentes e se forem bem entendidas pela sociedade podem diminuir vários tipos de incidências.
FRAMBER JÚNIOR/JI
Incêndios em residências tem sido constante no município de Içara, mais especificamente no Distrito Balneário Rincão. E muitos deles não é informado a causa.
Preocupado com o agravante o Corpo de Bombeiros de Içara coloca a disposição da população mais de 16 tópicos de prevenção no site da guarnição içarense www.cbm.sc.gov.br.
Conforme o sargento da Guarnição Especial do Corpo de Bombeiros, Cleiton de Bem Albino, “se as pessoas seguissem as recomendações fornecidas pelo nosso site e nas propagandas que circulam em todas as formas de mídia, essas incidências de incêndio em residências teria uma redução significativa para a sociedade e para os bombeiros.”
Até o fim do ano será feito um levantamento de todos ocorridos envolvendo combate as chamas para obter um numero concreto e fazer as comparações de crescimento ou diminuição das chamadas para atender fatos envolvendo incêndios.
Nesta segunda-feira, dia 26, os bombeiros gastaram cerca de 3 mil litros de água para controlar um incêndio ocorrido, desta vez na Rua Alberto Stolke, no Loteamento Vila Nova, na antiga Sapolândia, em Içara. Quando os bombeiros chegaram ao local, C.A.S, 33 anos, ainda se encontrava no interior da residência em estado quase inconsciente, foi retirado as pressas sem nenhum ferimento e não precisou de atendimento médico. E com este incêndio, a soma deste ano chega a 30 ocorrências em edificações no município.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Rádio Difusora comemora os 50 anos de Içara com programas

Através das 12 legislaturas da Câmara Municipal, a Rádio Difusora AM 910 vai homenagear o município de Içara pelos seus 50 anos; a série de 12 programas começa no dia 3 de outubro.

Com uma série de 12 programas, a Rádio Difusora AM 910 vai contar a história de Içara através das 12 legislaturas da Câmara Municipal.
A proposta foi apresentada ao vereador André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, enquanto o tucano ainda estava no cargo de presidente da Mesa Diretora, interinamente.
Estiveram na sede do Legislativo, na semana passada, a diretora da rádio, Carolina Guidi, e a coordenadora de Programação, Tharcila Werlich.
O programa “Içara - 50 anos, uma história de 12 legislaturas” estreia na grade de programação da AM 910 no dia 3 de outubro, às 14h. A apresentação e o trabalho de pesquisa são do historiador e jornalista Archimedes Naspolini Filho, que já tem sido recebido pela equipe do Legislativo de Içara para pesquisas em atas antigas e outros documentos para a produção do programa.
Muitos dos antigos vereadores vão participar dos programas e relembrar histórias.

DIVULGAÇÃO

“Nossa intenção é marcar a passagem dos 50 anos de Içara através de um programa que vai resgatar toda a história e curiosidades do Legislativo. Buscamos o Archimedes para fazer parte do projeto pela vasta experiência, conhecimento e credibilidade que ele possui sobre o tema, pois é um apaixonado pela história. Este é o presente da Rádio Difusora para os içarenses e ouvintes”, destacou a diretora da rádio.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Jaqueline conquista título do Interbairros de Futebol Suíço

DIVULGAÇÃO
O Campeonato Interbairros de Futebol Suíço, realizado pela Fundação Municipal de Esportes de Içara, que envolveu dezesseis equipes, unindo vinte bairros do municipio, teve como campeão a equipe do bairro Jaqueline.
O campeão venceu em casa pelo placar de 3 a 1 a o bairro Cristo Rei/Liri. Além do título de campeão a equipe ficou com o troféu de melhor defesa e de artilharia, com 14 gols marcados por Nabuco.
O Tereza Cristina ficou com o terceiro lugar da competição, ao vencer o Praia do Rincão.
A semifinal da bocha será disputada entre Gonçalves Esportes x Terra Nostra e Mãe Luzia x Docinho. O primeiro confronto ocorreu na terça-feira. Até o fechamento da edição a Fundação Municipal de Esportes não divulgou o resultado da Taça Toninho Estofaria.
E nesta quarta-feira, será realizada a semifinal da canastra e da bocha.
A FME realizou nesta segunda-feira o congresso técnico para tratar do cronograma dos jogos para o Campeonato Interfirmas de Futsal, Taça Içara 50 anos, que contará com 15 equipes divididas em três chaves, a partir do dia 10 de outubro, no Ginásio Esportivo Ergínio Januário Borges, no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Distrito: Jurê Bortolon vai assumir Subprefeitura do Rincão

Após convite do prefeito Gentil Dory da Luz, o vereador Jurê Bortolon (PMDB) decidiu assumir o comando da Subprefeitura do Balneário Rincão, a data para isto ainda não foi definida.

ARQUIVO/JI
O vereador peemedebista Jurê Carlos Bortolon (PMDB) foi convidado pelo prefeito Gentil Dory da Luz para assumir o comando da Subprefeitura do Balneário Rincão no lugar de Jairo Celoy Custódio.
De acordo com Bortolon, a data da posse ainda não foi comunicada pelo prefeito, mas já confirmou que aceita o cargo.
“O prefeito é que tem a caneta na mão e vai decidir o dia”, ressaltou.
O vereador explica por que resolveu aceitar o convite desta vez, sendo que por outras vezes já tinha sido sondado, tanto ao cargo, como à Secretaria de Obras. “Em primeiro lugar, por que não sou candidato a nada. Se outra pessoa assumisse neste momento, poderia almejar algo mais e eu tenho o compromisso de irmão de apoiar a candidatura do Jairo à prefeitura do Balneário Rincão. Nas outras vezes que recebi o convite, achei melhor continuar na Câmara, mas, agora que está próximo o verão e as eleições municipais, acredito que seja o momento de contribuir com o novo município e dar suporte na campanha do Jairo”, explicou Bortolon.
O atual subprefeito deve ser remanejado para outra função na Administração.
Quanto à vaga deixada pelo vereador na Câmara Municipal, a intenção do prefeito Gentil da Luz é colocar a suplente Edna Benedet da Silva (PCdoB).
Recentemente, o prefeito esteve reunido com o presidente do PMDB de Içara, Adilton Tramontin, para interceder por Edna.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.