O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

CAPA: Edição1.965 - Içara, 7 de outubro de 2010

Escola Gervázio Teixeira antecipa Dia das Crianças
(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Muitos gos na segunda rodada do Suíço da Lesc
(Jhonatan Motta/Jornal Içarense)


Bancários estão paralisdos há uma semana
(Daniela Soares/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Eleitor foi bairrista votou em içarense

Na semana passado o JI comentou da importância de votar em candidatos da cidade, no caso Adilor Gu-glielmi, o Dóia (PSDB), e Aldo Wagner Fernandes (PRB). O primeiro conseguiu se eleger graças aos votos dos içarenses, sendo o mais votado na cidade, com 5.600 votos, totalizando 34.667. Já o segundo, recebeu uma votação menos expressiva, talvez por fazer campanha sem recurso, obtendo apenas 95 votos e no total 210.
O eleitor não se deixou enganar pelas falsas promessas de candidatos “esTrangeiros”. Agora é torcer que Dóia não esqueça que é içarense, em primeiro lugar.

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS


Nossas alfaces

Como é bom comer alface quando se tem vontade de comer alface! Alfaces se plantam e, para plantar é necessário uma terra fértil.
Assim somos nós ao plantarmos nossa felicidade: Ela não vem às custas da tristeza dos outros nem dos dissabores que atraímos e convivemos para justificar a falta de plantio das nossas esperanças.
Plantamos e colhemos o que plantamos! Essa é a lei da vida e da existência. Não se colhem lírios das roseiras e nem relacionamentos felizes em corações de pedra. Alfaces maduras sobressaem-se de tempos ruins, pragas, tempestades e crescem para serem admirados assim como as pessoas com os pés no chão. Alfaces são resultados das nossas melhores opções e também são todas as opções disponíveis para que se tomem iniciativas com vontade de vencer.
Há quem se sinta feliz em ser dono da alface que não plantou. Outros devem brigar pelas suas alfaces: afinal são suas. Alfaces regadas e cuidadas.Daquilo que é nosso, sejamos donos. Se conquistamos nosso espaço que façamos o melhor uso dele. Portanto cuidemos das nossas alfaces.
Nascemos para saborear a vida. Muitos querem muitas coisas como fruto da ininsatisfação, quanas adquirem, não sabonão degustam e busoucoicose não preenchessem os vazios. São mundos regados a imediatismos pontuais. Procuramos alfaces mae, por vezes, comeervas daninhas. Os tristes estão famintos, mas desnutridos, desistiram de correr atrás das alfaces.
Muitas pessoas desistem de tudo no momento em que elas estão na mesa para se servir. Nada é tão surque não possa fazer parte de nós e nada é tão normal que não possa ser aperfeiçoado, portanto, superar-se e ter a certeza de que a alface será nossa é normal e surpreendente será o que faremos quando escom ela. Temos que saborear o tempo e comer nossas alfaces tenras e com vida para que não abracemos e tentemos matar a fome quando estiverem murchas ou podres. Alfaces podem estar escondidas, podem ser plantadas, idealizadas, mas também podem estar em baixo do nosso nariz, prontos. Temos, sim de percebelas e saber que elas são nossas, basta estender a mão.
Saibamos entender a magia da vida como uma alface, como nossos objetivos, como nossas conquistas, como nosso sucesso.
Bom apetite!!

POLÍTICA - Henrique Guglielmi avalia a grande vitória de Dóia

O coordenador da campanha de Dóia Gugliemi e ex vice-prefeito de Içara, Henrique Guglielmi, agradece aos que trabalharam pela candidatura do mais novo deputado estadual de Santa Catarina.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O clima de eleição ainda não acabou para a equipe de campanha do deputado estadual eleito, Adilor Guglielmi, o Dóia (PSDB).
De acordo com o coordenador da campanha no Sul do Estado, Henrique Guglielmi, que também é primo de Dóia, agora a equipe está fechando adequadamente o relatório financeiro, para fazer a prestação de contas, e recolhendo as placas.
“Estamos fechando as contas e passando a régua, como deve ser uma eleição ficha limpa”, conta o coordenador.
Segundo Guglielmi, a disposição de Dóia foi decisiva para a conquista. “Parabenizo o Dóia porque ele é muito trabalhador. Ficamos cinco meses fazendo campanha e ele começava às 6h da manhã e só parava à meia noite, todos os dias”, lembra.
Em nome da coordenação, Guglielmi é grato aos envolvidos. “Agradeço às pessoas que trabalharam direta ou indiretamente na campanha e aos eleitores, que foram fundamentais para essa vitória”.
Cerca de 60 municípios do Estado contavam com pessoas que trabalharam pela candidatura de Dóia.
O vereador André Mazzuchello Jucoski, o Pola-kinho (PSDB), que coordenou a campanha de Dóia em Içara, também faz um agradecimento. “Agradeço ao eleitor içarense que acreditou na nossa proposta, contrariando a opinião de muitas pessoas que não confiaram na candidatura do Dóia”, ressalta o tucano.
Para Henrique, ter um deputado estadual natural de Içara significa melhoria na qualidade de vida da população. “O Dóia trabalhou durante 12 anos no gabinete do ex-deputado e atual prefeito da cidade de Criciúma, Clésio Salvaro. Então, ele já conhece os deputados eleitos e o pessoal em Florianópolis. Ele tem grandes chances de fazer um bom trabalho por Içara e região”, destaca.
Dóia teve presença constante na internet durante a campanha. “Através das redes sociais e do site, mantivemos os eleitores informados de todos os passos do candidato, até o dia das eleições”, comemora o coordenador geral de campanha.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Tem todo o meu apoio, estou trabalhando para que ele seja o presidente da Câmara.” Presidente da Câmara Municipal de Içara, Acirton Costa (PMDB), se referindo ao vereador Darlan Bitencourt Car-pes (PP), candidato à presidência da Mesa Diretora do Legislativo içarense.

Entre as preposições
aprovadas pelos vereadores segunda-feira na Câmara Municipal de Içara, está a indicação do vereador Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), da necessidade dos serviços de melhoria e conservação na área de utilidade pública (área verde), localizada na Rua Cassimiro Clima, no Loteamento Clima.
Conforme o vereador a área esta totalmente tomada por matos e entulhos, e também indicou após a limpeza do local, que seja construído um campo de futebol na referida área, para o entretenimento e lazer aos moradores do loteamento. “O espaço pode ser aproveitado para realização de atividades esportivas, e uma forma de proporcionar lazer a jovens e adultos”; comentou.
Na verdade, se a Administração tivesse secretários competentes, esses terrenos baldios poderiam ser reaproveitados para uso do lazer da comunidade. Mas pra isso eles deveriam tirar a bunda das cadeiras e fazer visitas nas comunidades, não somente em épocas de eleições, mas quase que semanalmente. É apenas uma sugestão para o Prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), que tem que se antenarem, pois já se passaram quase dois anos de mandato e pouca coisa se viu de novo.

Circulando
pelos corredores da Administração Municipal de Içara na terça-feira encon-trei um cidadão que ajudou eleger Gentil Dory da Luz (PMDB) e José Zanoll (DEM), que estava muito indignado, “Essa administração que está aí me deu uma rasteira, mas faltam um pouco mais de dois anos pra próxima eleição, e eles vão precisar de mim”. Nem precisa saber o motivo. Igual a ele tem milhares de pessoas, que prometem dar o troco nas urnas em 2012.

Há boatos
de que o PP pode compor o Governo de Raimundo Colombo (DEM) e Eduardo Moreira (PMDB) em 2012. Não acredito muito, pois o PMDB e PP são inimigos históricos no estado, mas se acontecer, será vitória da democracia. Seria bom que acontecesse em Içara, Já pensou Adilton Tramontim (PM-DB) e Arnaldo Lodetti Júnior (PP) no memo palanque. Eles é que se cuidem pois os resultados das eleições abriram espaços para novas lideranças.

O vereador Darlan Carpes (PP)
que está licenciado do cargo por 90 dias, no lugar dele assumiu Fábio Della Bruna Vieira (PP), afirma que os vereadores da bancada, Osmar Manoel dos Santos, Itamar da Silva e Joaci Domingos Pereira, mais Acirton Costa (PMDB) e André Jucoski (PSDB) garantiram que votam nele para presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Içara. Outro que havia se manifestado a favor foi Jurê Bortolon (PMDB), que nos últimos dias, vem falando ao contrário . Para mim, o peemedebista disse, por mais de uma vez, que o candidato dele era Carpes, e acredito que ele é pessoa de postura e vai manter a palavra.

Frase
“O mundo é bom porque é uma bola! Se fossem duas seia um saco”. (Anônimo).

GERAL - Paralisação bancária mobiliza todas as agências de Içara

Bancários de seis agências de Içara aderiram à paralisação; bancários contrários a greve são impedidos de trabalhar; diretor do sindicato diz que a mobilização foi decisão unânime.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)


Parados há uma semana e sem avanços nas negociações, a adesão da paralisação bancária em Içara se torna integral. Ontem, os únicos dois bancos que ainda estavam em funcionamento, amanheceram com as portas fechadas.
“Nos oito municípios que o sindicato abrange a paralisação era quase total. Faltava apenas Içara na mobilização”, disse o diretor do Sindicato dos Bancários, Valdir Machado da Silva.
Ele aponta, ainda, que no início da semana esteve em São Paulo participando da assembleias do Comando Nacional de Greve, em que foi constatado que a paralisação se tornou uma crescente em todo o país, apesar da morosidade das negociações. Ele disse ainda que um documento solicitando a realização de uma nova proposta foi encaminhado à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). “A classe está aguardando ansiosa por uma nova proposta”, salienta.
“Estamos desde agosto em negociação. Optamos pela paralisação depois de muita conversa. Por isso pedimos a compreensão da população”, fala Valdir.
Conforme informações de funcionários do Banco Itaú, a agência não é favorável à paralisação, mas teve o funcionamento interrompido por intervenção do sindicato. O banco estaria entrando com uma ação judicial para retomar os serviços em breve.
O diretor do sindicado rebate dizendo que a decisão dos bancários pela paralisação foi unânime, em assembleia realizada no dia 28. “A opção da minoria é indiferente. Eles precisam ter coragem para dizer que não querem greve e depois não aceitar o aumento”, finaliza.
Na última segunda-feira, 4, a greve ganhou força com a adesão do Banco do Brasil e do BB-Besc, de Urussanga, do Banco do Brasil, de Nova Veneza, e HSBC, de Cocal do Sul. Sendo que no país a mobilização atingiu 7.532 agências. A categoria pede 11% de reajuste salarial, sendo que a última proposta foi de 4,29%, e outras reivindicações.

POLÍCIA - Competição integra batalhões de todo o estado em Criciúma

Desafios reúnem militares no 28ºGAC de Criciúma, Içara sediou prova de balizamento de helicó-ptero; a competição será encerrada hoje com premiação, formatura e almoço de confraternização.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)
A quarta edição da Competição General Sampaio, reúne esta semana, pelotões do Estado no 28º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) de Criciúma.
Entre as missões desenvolvidas na atividade estão provas de natação, travessia de corda, patrulha, tiro ao alvo, desafios noturnos e sobrevivência na selva.
“Temos como objetivo adestrar os nossos soldados, trabalhar o que foi aprendido durante o ano e principalmente desenvolver o serviço em equipe”, diz o capitão da artilharia de Criciúma, César Maia.
Para o tenente Ronei, de Blumenau, os militares têm apresentado diferentes dificuldades durante as missões. “Cada soldado tem a sua limitação. Com isso vemos o que precisa ser melhor trabalho”, aponta o oficial.
Já o cabo Holden, da infantaria de Tubarão, que participa do evento pela segunda vez, acredita que a importância da competição está na experiência adquirida. “A cada ano voltamos mais preparados e é muito bom colocarmos o treino em prática”, considera.
Dentre as 18 provas da competição, os militares realizaram ontem bloqueio de estrada com apoio da Polícia Militar, em Criciúma e Içara. Também no município, foi realizada a oficina de balizamento de helicóptero. A prova que iniciou na última segunda-feira, dia 4, será encerrado hoje com formatura, almoço de confraternização e premiação do batalhão vencedor da competição.

VARIEDADES - Escola Gervásio Teixeira realiza a 5ª Festa do Dia da Criança

Pelo quinto ano consecutivo, a E.E.F. Gervásio Teixeira Fernandes, do bairro Pedreiras, Distrito Balneário Rincão, realiza a Festa do Dia das Crianças, parceria entre a escola e a comunidade.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A Escola de Ensino Fundamental Gervásio Teixeira Fernandes, do bairro Pedreiras, Distrito do Balneário Rincão, em Içara, realizou, durante todo o dia de ontem, a 5ª Festa do Dia das Crianças, nas dependências da instituição.
“O objetivo da festa é promover a socialização e integração entre os alunos. Além disso, proporcionar um dia de lazer para as crianças”, explica a assessora de direção, Jucilene Paladini.
No evento, os estudantes e crianças da comunidade puderam brincar na cama elástica, piscina de bolinhas e no tobogã. Além disso, houve distribuição de cachorro-quente, pipoca, algodão-doce, balas e sucos e outros quitutes.
De acordo com Jucilene, o evento em comemoração ao Dia da Criança, foi uma parceria entre a escola e a comunidade. Comerciantes locais e pais fizeram doações.
Frequentam a escola 600 estudantes, de 1ª a 8ª série.
“Estamos promovendo o evento pelo quinto ano consecutivo e as crianças adoram, todas participam”, conta a assessora de direção do Gervázio.
Nos anos anteriores a instituição promovia o evento o dia todo para os alunos dos dois períodos, ou seja, as crianças que estudavam pela manhã, além de participarem da festa no período matutino, também voltavam no período vespertino. Assim como as crianças que estudavam à tarde, também participavam na parte de manhã.
Porém, segundo Jucilene, o grande número de participantes gerava filas muito grandes para utilizar os brinquedos.
“Neste ano, cada aluno participa da festa no seu período de aula. Sentimos que é bem melhor assim, pois eles não precisam ficar muito tempo na fila para usar um brinquedo”, ressalta Jucilene.
Mesmo com o calor que fez durante a quarta-feira, as os alunos não perderam o pique.

ESPORTE - Brumaq e Posto Pelegrin vence na segunda rodada da LESC

Nas duas partidas disputas na noite desta quarta-feira, válidas pelo Campeonato de Futebol Suíço, foram marcados nove gols, tendo Paulico e Guilherme Salvan, como artilheiros da rodada.

(Jhonatan Mota/Jornal Içarense)

O campo do Jorge, no bairro Jaqueline, em Içara, foi palco nesta quarta-feira a noite da segunda rodada do Campeonato de Futebol Suíço, organizado pela Liga Atlética do Sul Catarinense (LESC).
No primeiro jogo, a Brumaq Computadores/Auto Posto Anel Viário não teve dificuldades para vencer a equipe do Bairro Esperança por 3 a 1, com gols de Quatorze e Paulico (2), enquanto Rasmon descontou.
Coquinho, da Brumaq, Bicudo e e Edvan, do Bairro Esperança receberam cartões amarelos.
A equipe do Posto Pelegrin venceu por 3 a 2 o Pinheirinho Auto Peças, em um jogo sem cartões amarelos. Os gols foram marcados por Gui e Guilherme Salvan (2). Já, Duda e Fabiano, marcaram para o Pinheirinho.
A arbitragem das duas partidas foi de Márcio Luiz de Almeida, o Chero.
A competição teve início na segunda-feira com duas partidas: Cerâmica Vargas 3 x 6 Lage Silva e Lodette 0 x 0 Fina Estampa Estamparia. Nestes dois jogos foram aplicados seis cartões amarelos.
Nesta sexta-feira, às 20h, jogam Brasil Pedreiras/A-bimar Supermercados x Marlan Embalagens/Bar do Jorge. E às 21h, se enfrentam Presidente Vargas x Relojoaria Ótica Cássio.
Para Valdir Damiani Alves, presidente da LESC, a competição é uma forma de integração entre os atletas.