O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

CAPA: Edição2.030 - Içara, 22 e 23 de janeiro de 2011

Pesquisa de itens escolares aponta diferença de 100%
(Alex Cichella/Jornal Içarense)


União da Praia joga com o Vila Nova na 2ª rodada do Praião
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Gentil da Luz declara apoio a Pedro Gabriel
(Divulgação)

EDITORIAL - Onde existe fumaça há fogo

Na época da ditadura militar os dois maiores partidos do país eram a A-rena, hoje o PP, e o MDB, a-tual PMDB, e diversas si-glas que funcionavam na clandestinidade, entre elas o PC do B, existente até hoje.
E em Içara, por serem partidos historicamente adversários desde antes da emancipação, há 49 anos, esse ranço político foi pas-sando de pai para filho.
Mas, esse fato da histó-ria deve ficar no passado pois existe uma grande possibilidade do PMDB e do PP estarem coligados nas eleições municipais de 2012, como já ocorrem em diversas cidades do país.
E os filiados dos dois par-tidos, com o tempo, vão se acostumar com a ideia, co-mo ocorreu com o PT.

CHARGE

COLUNISTA - Viviane Maragno,



Transtorno do comer compulsivo (2)

Anteriormente conheci-do como binge, o transtor-no do comer compulsivo vem sendo reconhecido, como uma síndrome cara-cterizada por episódios de ingestão exagerada e com-pulsiva de alimentos, po-rém, diferentemente da bu-limia nervosa, essas pes-soas não tentam evitar ga-nho de peso com os méto-dos compensatórios.
As causas desse trans-torno são des-conhecidas.
Em torno de 50% das pes-soas têm uma história de depressão e se ela é causa ou efeito do transtorno, a-inda não está bem claro.
Muitas pes-soas relatam que a raiva, a tristeza, o tédio, a ansie-dade e outros sentimentos negativos podem desen-cadear os episódios de co-milança. Embora não este-ja claro o papel das dietas nesses quadros, sabe-se que, em muitos casos, osregimes excessivamente restritivos podem piorar o transtorno. O transtorno do comer compulsivo desen volve-se a partir da interação de diversos fatores predis-ponentes biológicos, fami-liares, socioculturais e in-dividuais.
O seu tratamento exige uma abordagem multidis-ciplinar que inclui um psiquiatra, um endocrino-logista, uma nutricionista e um psicólogo. O objetivo do tratamento é o controle dos episódios de comer de forma com-pulsiva atra-vés de técni-cas cognitivo-comportamentais e de um acom-panhamento nutricional para restabe-lecer um hábi-to alimentar mais saudável.
A psicoterapia dinâmi-ca ou a interpessoal po-dem ajudar o paciente a li-dar com questões emocio-nais. O acompanhamento clínico faz-se necessário pelos riscos clínicos da o-besidade. As medicações antidepressivas têm se mostrado eficazes em di-minuir os episódios de compulsão alimentar.

POLÍTICA - Lideranças do Sul garantem apoio a Pedro Gabriel (PP)

O candidato à presidência da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, reuniu no Clube dos 50, em Içara, lideranças políticas do Sul do Estado, que manifestaram apoio à sua reeleição.

(Priscila Souza/Assessorade imprensa)

Líderes políticos do Sul do Estado reuniram-se no Clube dos 50, no bairro Ja-queline, em Içara, na noite desta quinta-feira, dia 20, para prestar apoio ao candidato da situação à presidência da concessionária de energia elétrica, Pedro Deonízio Gabriel, do PP.
Deputados, prefeitos, vi-ce-prefeitos, vereadores, presidentes de cooperativas e de sindicatos estiveram presentes demonstrando apoio ao candidato.
Durante o encontro, a assessoria de Gabriel distribuiu um informe, com o resultado da pesquisa IPC, encomendada pela Rádio Difusora de Içara, que a-pontou 77,3% de aprovação à Pedro Gabriel, com relação à atual diretoria.
O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), que até final do ano passado apoiava o também pe-emedebista, empresário Sandro Serafim, declarou cem por cento de apoio a Pedro Gabriel, em seu no-me e em nome da equipe da Administração Municipal.
A vaga de vice-presidente na chapa de Pedro Ga-briel já foi liberada pelo PS-DB, que tinha direito sobre ela, por causa de acordos políticos. Segundo o atual presidente da cooperativa, o PP espera do PMDB o candidato à vice-presidência. A definição dos peeme-debistas deve ser divulga-da na próxima semana e o nome mais cotado é do em-presário Jorge Rodrigues.
“Seu Pedro, o prefeito de Içara e toda sua equipe es-tá com você. Pois, acreditamos que é o melhor para Içara. Acreditamos também no trabalho de qualidade prestado pela Coope-raliança”, declarou o prefeito içarense.
O deputado federal Jorge Boeira (PT) também declarou apoio. “Representando o PT e os deputados federais do Sul, quero deixar o mandato a disposição do Seu Pedrinho. Por sua humildade e princípios estarei junto com a chapa em prol de Içara e regi-ão”, disse Boeira.
O PSDB, representado pelo presidente do partido de Içara, Paulo Roberto Brígido, e pelo vereador André Mazzuchello Jucos-ki, o Polakinho, manifestou apoio à Gabriel em no-me do deputado estadual Adilor “Dóia” Guglielmi.
Entre os petistas estavam também no evento o suplente de deputado estadual, José Paulo Serafim, e o presidente da Coopermi-nas e vice-presidente da Coopera de Forquilhinha, Edilson Medeiros. Além destes, representantes do Sindicato dos Mineiros, como o diretor Fernando Valentim.
O presidente da Cermo-ful, Armando Biff, esclareceu o pluripartidarismo das cooperativas e a principal visão, o bem comum do associado. “O Pedro sozinho não faz verão, por isso estamos pegando junto. O que eu puder fazer no Morro da Fumaça e na Es-planada, farei. Vou trabalhar todos os dias em prol da candidatura do Pedro, porque ser cooperativa é ter visão do bem comum. Hoje eu deixo de ser PMDB e sou Cooperaliança, com Pedro Gabriel presidente”, disse.
Altair Guidi, deputado estadual pelo PPS, teceu elogios ao candidato. “Visão social, humildade, eficiência e competência, esse é Pedro Gabriel e estamos juntos”, ressaltou Guidi.
Emocionado o atual presidente e candidato à reeleição agradeceu e anunciou a candidatura.
O candidato relembrou aos presentes a trajetória e conquistas enquanto presidente da Cooperaliança. “A Subestação Rincão é nossa maior conquista, e a partir deste ano estaremos distribuindo energia nossa e de qualidade por mais de 30 anos em toda região litorânea. Preciso de cada um aqui presente pedindo mais um voto de apoio para a nossa campanha. Vem com a gente”, finalizou Gabriel.

COLUNISTA - Maso Nyetto,



“Tenho um compromisso com o presidente Pedro Gabriel e minha posição é a de apoiá-lo. Devo muito aos companheiros da Cooperaliança.”. André Mazzuchello Jucoski, vereador do PSDB, sobre a sua posição referente a eleição da Cooperaliança. O PSDB desistiu da vaga de vice e apoia Pedro Gabriel, em troca quer cargos e uma gerência.

O ex-vereador José Rabelo
lança no dia 25 de fevereiro, na Casa da Cultura Padre Berna-rdo Junkes, um livro autobiográfico da sua trajetória na época da Ditadura Militar quando foi perseguido politicamente pelas suas ideologias. O nome do livro será “Sob a Luz do Amor”. Uma das fotos ilustrativas é do Jornal Içarense, quando Rabelo recebeu o título de Cidadão Honorífico de Içara em 2009. Vou aguardar um livro autografado.
Essa foi batida por Diego dos Santos.

Prefeito (1)
Gentil Dory da Luz (PMDB) pediu para o Sandro Serafim desistir da eleição da Coopera-liança e não foi atendido.
Dependendo dos resul-tados da eleição Serafim pode se transformar no sucessor de Gentil da Luz para 2016

Gentil da Luz (2)
tem se mostrado um grande articulador polí-tico ao se aproximar do PP, mesmo com o vento soprando ao contrário.
O peemedebista quer fi-car na história como o pri-meiro prefeito reeleito de I-çara e também como o po-lítico que uniu as siglas.

Rápidas
* Continua o bafafá na cidade de que a aproximação entre entre Gentil da Luz e Arnaldo Lodetti não passa de uma jogada de marketing do PP. Não acredito nisso, as duas siglas vão estar juntas em 2012.
* Já a aproximação entre os dois partidos no Distrito Balneário Rincão está tendo resistências de algumas lideranças, mas até 2012, o relacionamento ainda pode melhorar e muito.
* Pelo andar dos fatos a coligação no Rincão se a-proxima com o Jairo Custódio (PMDB) na cabeça e Naelti Vianna (PP) como vice. E para os demais partidos divide quatro ou cinco Secretarias.
*Há forte indícios de que o médico Celso Menezes (DEM) pretende se candidatar à prefeito do Rincão. E como fica o Olírio José Lino, cunhado dele e do mesmo partido.
* José Eloir do Nascimento foi nomeado Coordenador da Vigilância em Saúde, espero que ele faça um bom trabalho ao contrário da Secretaria de Obras, que foi um desastre.
* Deputado Dóia Guglielmi (PSDB) acompanhou o prefeito Clésio Salvaro na audiência com o governador Raimundo Colombo, onde foi buscar recursos para ajudar as cidades atingidas pelas chuvas.
* Foi feito na surdina a reunião entre lideranças do Sul em apoio a reeleição de Pedro Deonízio Gabriel, que vai para disputa contra Sandro Serafim e Márcio Toretti e Fábio Della Bruna e Fabiano Mendes (Cobra).

GERAL - Itens escolares apresentam diferença de até 100% no preço

A aposta do comércio está em produtos com fotos de ídolos, desenhos tradicionais e estampas esportivas; e Procon alerta para a diferenças de preço entre os estabelecimentos e orienta pesquisa.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

Enquanto alunos e professores aguardam o início do ano letivo, os pais dão a largada na busca pelo material escolar. Para garantir qualidade e economia, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) de Içara pesqui-sou 51 itens da lista escolar em cinco estabelecimentos do município.
Na maioria dos produtos avaliados a diferença de preço superou 100%. Dez itens apresentaram diferença de 50% e em seis casos a variação ficou entre 50% e 100%.
“As diferenças de preços mostram que os pais precisam pesquisar antes de comprar o material escolar dos filhos”, ressalta o coor-denador Executivo do Pro-con, Giovani Martins da Silva. Ele destaca ainda que o consumidor deve negociar descontos e prazos para o pagamento.
Foi constatado que a ma-ior diferença entre os preços corresponde aos itens básicos da lista, como um apontador de plástico. O produto simples, sem co-letor é vendido em uma loja por R$ 0,12. Já em outra o valor chega a R$ 1,76. Um caderno espiral com 200 folhas pode variar de R$ 3,50 a R$ 9,40.

O valor pela visão

Qual seria o responsável pela diferença dos preços? Duas respostas são unânimes: a marca e a aparência. No comércio de Marcelo Casagrande, a mochila de rodinhas com estampa da Barbie custa R$ 189,00. Já a mochila também de rodinhas com motivos mais simples custa R$ 34,90.
Para o comerciante, a principal diferença está na qualidade. No caso da mochila, ele avalia que o tamanho e a durabilidade dev-em ser levados em conta. Nas prateleiras principais os cadernos trazem os ídolos do momento, personagens tradicionais e os times esportivos do coração. Já no setor das promoções estão as capas que sobraram do último ano.
Apostando na atualidade, o comerciante Eduardo Cardoso dos Santos, acredita que o destaque do ano letivo serão os cadernos da Banda Restart. Na papelaria em que atua, o caderno simples de 200 folhas custa R$ 7, já o da banda teen fica na faixa de R$ 29,90.
“Um caderno simples é como um carro popular. Não tem vidro elétrico ou direção hidráulica”, considera Santos. Mas, o comerciante ressalta que a pesquisa entre os estabelecimentos pode contribuir muito ao consumidor. “É importante a pesquisa. Só assim se percebe a diferença real de preço”, diz.

Aumento anual

Uma pesquisa realizada pelo Procon de Criciúma a-pontou um aumento em 25% nos produtos em comparação ao último ano. Na papelaria de Santos, o aumento permeia 15%. “Muitos consumidores pedem desconto, mas dispomos de um preço justo. Prezamos por um produto de va-lor intermediário, mas de qualidade”, acrescenta.
Já Casagrande, afirma que o preço subiu pouco em razão do acréscimo de um imposto estadual.

Época de lucro

Desde outubro do último ano, Casagrande prepara o estoque para o início do ano letivo. “Algumas marcas são garantidas todos os anos, como a Capricho”, pontua.
Assim como o comerciante, a época é a mais lucrativa do ano no setor. “É o nosso Natal”, define o comerciante Santos.

POLÍCIA - Homem armado assalta posto na SC-444 e foge a pé

Na madrugada desta quinta-feira, um posto de combustíveis foi alvo de um assaltante armado, o homem estava de cara limpa e fugiu a pé levando cerca de R$800; no Rincão PM detém casal

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Um crime surpreendeu pela ousadia na madrugada de quinta-feira. Por volta das 00h55min, um homem armado anunciou assalto ao Posto de Combustíveis Olívia na rodovia SC-444, no Centro.
Sem medo de ser pego, o criminoso agiu de cara limpa e fugiu a pé após a ação.
Conforme informações da Central de Emergência, a funcionária V.A.G., 32 a-nos, relatou que o agente vestia um traje semelhante às roupas usadas por mecânicos.
Ele levou cerca de R$ 800 e teria fugido em direção ao bairro Nossa Senhora de Fátima. A Polícia Militar realizou rondas pelas imediações, mas não localizou o agente.
Já na noite desta quarta-feira, a Polícia Militar foi acionada na Lagoa dos Freitas, no Distrito Balneário Rincão, em razão de um furto. A vítima afirmou aos policiais saber onde estava o autor do crime .
Ao chegar no local, a guarnição localizou o aparelho celular furtado, além de outros objetos de origem desconhecida.
Nas dependências estavam o suspeito do furto, F.L.S., 27 anos, e a esposa, V.S.A., de 32 anos.
O local seria também um ponto de tráfico de drogas. O casal foi levado à Delegacia Civil para prestar esclarecimentos.

VARIEDADE - Dentista aprimora consultório para reabilitação de pacientes

A cirurgiã-dentista Sunyan Nunes atende desde maio de 2010 em novo consultório em Içara; onde os pacientes contam com espaço amplo, mais horários e estrutura para reabilitação.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O tratamento integral de pacientes exige cuidados especiais. Pensando nisso, a cirurgiã dentista Sunyan Nunes, que recebeu o troféu Destaque Içarense 2010, pelo bom desempenho na área de atuação, ampliou o consultório e passa a a-tender em local melhor es-truturado e de fácil acesso.
“Eu já atendia há cinco anos com consultório pró-prio em Içara, em cima da Casa do Colono. Porém, com a demanda crescente de pacientes, que exigiam um local mais espaçoso e que oferecesse estrutura adequada para tratamento integral, resolvi mudar de local”, conta Sunyan.
A dentista, especializa-da em próteses e implantes dentários, atende agora no Centro, aos fundos do Su-permercado Giassi.
Sunyan fala sobre a pro-fissão no município. “Mui-tas pessoas dizem que Iça-ra tem um dentista em cada esquina. Mas, apesar de haverem muitos, falta qua-lificação. A maioria é de re-cém-formados. As pesso-as acabam não encontran-do as especialidades que necessitam”, observa.
Para a dentista, a odon-tologia é precária no muni-cípio. “A prefeitura não o-ferece tratamento integral, como implantes e outras intervenções que necessi-tam de um trabalho mais dispendioso. As pessoas a-cabam tendo que procurar especialistas em outros lu-gares, pois falta até na rede particular”, analisa.
Trabalha junto com Su-nyan o cirurgião dentista, especializado em ortodon-tia, Rafael Zahn. “Minha preocupação era abrir um consultório que fosse com-pleto. Os clientes começa-ram a pedir trabalhos na área de ortodontia, na qual não tenho es-pecialização. Então, convidei o doutor Ra-fael para trabalhar comigo. Demorei um bom tempo para a-char um profissional realmente confiá-vel”, ressalta ela.
As novas instala-ções facilitaram a fre-quência dos pacien-tes que precisam de acompanhamento no tratamento. “Agora, por exemplo, ficou mais fácil aos idosos, que são grande parte de meus pacientes, chega-rem ao consultório, pois não precisam subir esca-das”, conta a profissional.
Sunyan Nunes formou-se na área em 2003, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Possui es-pecialização em Endo-dontia; tratamento de ca-nal; prótese dentária; e im-plantes dentários.
A cirurgiã dentista é na-tural de Lauro Müller e trabalha há oito anos em Urussanga, onde também possui consultório.
O telefone do consultório no município de Içara é (48) 3432-6487.

ESPORTE - Equipes içarenses em busca da primeira vitória

Na abertura do Praião os times de Içara, Vila Nova, Praia, São José, CPAI e União da Praia, não passaram de um empate e nesta segunda rodada vão em busca da vitória na competição.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A previsão é de chuva no fim de semana mas não vai ser motivo de tirar os âni-mos das equipes que dis-putam a segunda rodada do Praião 2011.
A torcida compareceu em grande número na abertura da competição e não deve ser diferente no sábado e no do-mingo na arena montada na beira-mar do Balneário Rin-cão, em Içara.
Em seis jogos disputados foram marcados 26 gols em três empates e três vitórias, média de cinco por partida.
As equipes de Içara apenas empataram e vão em busca da primeira vi-tória no certame.
No sábado, o CPAI vai com tudo pra cima do Es-paço Alternativo, enquanto no clássico de Siderópolis se enfrentam Ajax e Trilho,
E no domingo, o Praia en-cara o São José, enquanto o União da Praia joga com o Vila Nova, dois clássicos içarenses, e finalizando a rodada jogam Siderópolis x Palmeiras e Carbonífera Criciúma x São Martinho.