O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Polícia: Jovem entra em coma após engolir crack

Depois de engolir 38 pedras de crack para esconder da Polícia, um jovem entrou em estado de coma.
Tudo começou quando policiais militares perceberam dois rapazes em atitude suspeita em uma motocicleta verme-lha, no bairro Passagem, em Tubarão. Fizeram abordagem, mas nada foi encontrado em poder dos rapazes, entretanto, os policiais desconfiaram de um deles. Quando solicitado que o mais novo abrisse a boca, ele partiu para cima dos policiais e tentou arrancar a arma deles, porém, foi imo-bilizado.
Logo após ser detido, o jovem passou a ter convulsões. Os policiais conseguiram tirar 38 pedras de crack de sua boca. Ele foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão.

Polícia: Mãe vende bebê para comprar crack

Uma moradora de rua teria entregue a filha de cerca de 1 mês na noite desta quinta-feira em troca de dinheiro para comprar crack, segundo o Conselho Tutelar de Porto Alegre (RS). Uma conselheira informou que a mulher teria pedido em torno de R$ 20.
Uma pessoa "comprou" o bebê e fez uma denúncia para o Conselho Tutelar. Os conselheiros recolheram a menina e a levaram para realizar exames no Hospital Presidente Vargas. Segundo os médicos, ela passa bem de saúde.
Segundo o Conselho Tutelar, a mãe teria tido outros filhos e também os vendido para comprar droga. O bebê passará alguns dias em um abrigo municipal, enquanto os conse-lheiros deverão fazer contato com familiares da menina.

Polícia: Pavimentação das marginais do viaduto interditadas por falta de licença do Deinfra

A pavimentação das marginais do viaduto da SC-444, que havia sido iniciada na semana passada, foi embargada ontem pela Polícia Rodoviária Estadual.
Segundo o soldado Raimundo Loch, qualquer obra há trinta metros da rodovia tem que ter licença do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra).
Para conseguí-la, uma das medidas que devem providenciar é a sinalização, afirma Loch. "Eles devem ter placas visuais para o horário noturno, cones e placas com velocidade máxima permitida. "Muita gente pode se machucar nos buracos que fizeram, se não forem bem sinaliza-dos", explica.
Conforme o secretário de Obras de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, os documentos necessários já foram enviados ao Deinfra e a Administração Municipal aguarda uma resposta na segunda-feira. Se liberada, a obra tem prazo de 40 dias para entrega.

Polícia: PM terá nova sede até 2010

"Estamos trabalhando apertados aqui. A sede foi construida para sete, mas hoje são 70 os policiais que atuam aqui", explica o comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Içara, Major Márcio José Cabral.
Mas esses problemas estão perto do fim. A nova sede da PM tem previsão de entrega para o final de 2009.
Os policiais militares estão há 20 anos mal localizados. "Aqui é escondido, o pessoal não vê, portanto não sabe onde é", reclama.
O novo núcleo será ao lado da central do Escritório Cen-tral do Giassi, na SC 444. "É logo na entrada da cidade, muito bem localizada. Todo mundo que passar por alí vai ver, além de ser entratégico para cercarmos o município", ressalta.
A prefeitura doou um terreno, que foi trocado com o empresário Zefiro Giassi pelo local onde será a construção. Agora, os projetos elétrico, arquitetônico e estrutural já estão sendo desenvolvidos. "Acredito que devemos começar a obra em outubro, depois das eleições. O prazo de entrega é de um ano", conta o Major.
A obra está orçada em R$450mil. Conforme informações, o Corpo de Bombeiros logo se mudará também e será vizinho da PM.

Esportes: Gaúcho quer começar recuperação no clássico

Hoje o Criciúma se prepara para mais um clássico, pela décima primeira rodada do brasileiro da Série B contra o Avaí. Depois dos últimos vexame em que o time sofreu três derrotas consecutivas o objetivo, agora, lançado pelo técnico Edson Gaúcho é o de levantar a cabeça esquecer o que passou e jogar. Mas jogar muito futebol é o que a torcida mais quer e deposita a esperança nas novas contratações do Tigre.
Pelo menos no primeiro treino comandado por Edson Gaúcho, nesta quinta-feira, os recém contratados Peter e Luiz Mário saíram como titulares. Outro que deve voltar a figurar entre os titulares é Marcelo Rosa. O atleta que não vinha sendo aproveitado treinou na tarde de sexta-feira e pode jogar no sábado.
O time que foi totalmente decidido na tarde de ontem, será revelado a impressa apenas algumas horas antes da partida, mas o que ficou certo no primeiro encontro entre treinador e comandados que a postura terá que mudar, radicalmente.
Gaúcho trabalha com a possibilidade de conquistar 10 dos próximos 12 pontos a serem disputados.
"Em quatro rodadas vamos voltar as primeiras posições", afirma o treinador .
Para isso, e com a intenção de impulsionar a auto-estima do elenco, uma vitória sobre o Avaí, no clássico deste sábado, às 16h, no Heriberto Hülse, seria muito mais importante do que os três pontos na tabela.

Esportes: Rodada deve definir classificados para a próxima fase do Içarense

A sexta rodada do Campeonato Içarense 2008, que acontece no final de semana, vai ser Dia D para algumas equipes que ocupam as últimas posições na tabela e que ainda sonham com a clas-sificação para a próxima fase, tanto na categoria Titular (15h10min) quanto no Sub-20 (13h30min).
Fazendo um balanço até o momento da competição no grupo titular, foram disputa-dos 30 jogos, marcados 105 gols marcados, com uma média de 3,5 gols por partida, distribuídos 185 cartões a-marelos, foram aplicados 17 cartões vermelho e 5 diretores foram expulsos durante as partidas por desacato a arbitragem.
Já na categoria Sub-20 o balanço do campeonato apresenta os seguintes números: Em 30 jogos, 77 gols marcados, média de 2,5 por partida, total de 146 cartões amarelos registrados, 20, foram os números de cartões vermelhos.
Confira os jogos da 6ª rodada neste domingo. Em Barra Velha; Jardim Silvana x Jaqueline;em Vila Nova; Vila Nova x Presidente Vargas; no Módulo Esportivo; União do Sul x Liri; no Balneário Rincão; Praia do Rincão x Barão; em Vila São José; São José x União da Praia; Bairro Aurora; Barracão x Atlético Içarense.

Geral: Loteamentos Catarina e Jussara recebem da Cooperaliança nova rede de alta tensão

A Cooperaliança está realizando a troca dos condutores da rede de alta tensão do loteamento Jussara para a instalação no Catarina. Será feita a instalação da rede e de um novo transformador. As obras começaram segunda, mas já tem previsão de término para este domingo.
Os dois loteamento estavam usando a mesma carga. Com o aumento no número de casas de região, poderia acarretar problemas de queda de tensão tanto para um, quanto para o outro.
"Foi feito um estudo e assim, notamos a necessidade. Então estamos trabalhando antes que haja reclamações", explica Júlio da Silva, responsável pela parte de obras e operação da cooperativa.
O Catarina é um loteamento novo em que cerca de 50 casas já foram construidas. Entretanto, o projeto é para mais de 100 residências. "Se não houvesse a manutenção, isso geraria problemas futuros para os dois lugares", ressalta Silva.
As novas instalações vão evitar que as lâmpadas falhem e chuveiros esfriem de repente, além de prevenir curtos-circuitos que poderiam vir a ocorrer.

Geral: Produtores rurais de Içara recebem treinamento

O treinamento foi dividido em duas partes. Houve uma apresentação inicial no auditório da Cooperaliança, em Içara, e, no resto da semana, o instrutor visitou a casa de cada produtor, registrou com fotos e anotações os certos e errados na produção.
Depois, os 20 casais convidados para o treinamento se reuniram novamente nesta sexta-feira no auditório para analisar o material coletado. "Assim, aprendemos com nossos próprios erros e os erros dos outros. Achei interessante a preocupação com o meio ambiente, com os nossos lixos", relata Zilda Dalmolin, da Segunda Linha, produtora à 37 anos.
A coleta das embalagens de agrotóxicos é feita uma vez por ano pela empresa. Até lá, o agricultor deve guardá-lo em um depósito seguro, com cadeado e três prateleiras: uma para o material sólido, outra para o liquido, e a última para as embalagens vazias.
O curso é uma parceria da Souza Cruz com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC). "O objetivo da Souza Cruz é que até 2011, todos os produtores sejam treinados", explica Ivan Isoppo, orientador agrícola.
O foco das lições foi o produtor e a família. "Queremos melhorar a qualidade de vida deles, assim melhoramos o produto, consequente mente", afirma Isoppo.
A aula encerrou ontem, e a turma recebeu um almoço de formatura.

Política: Casagrande e Salvaro trocam farpas

Durante o programa Difusora Notícias, da Rádio Difusora de Içara, os candidatos a prefeitura de Criciúma, Acélio Casagrande (PMDB) e Clésio Salvaro (PSDB) trocaram farpas.
O fato que gerou a discussão foi a permanência de Casagrande como deputado federal, que foi alvo de reclamação de Salvaro, que é deputado estadual e pediu licença de 90 dias para atuar na campanha em Criciúma.
Casagrande afirmou no ar que não vai deixar o cargo porque pretende conseguir ainda mais melhorias para a Região Sul. "Não considero que esteja me aproveitando da situação, muito menos sendo desigual, quero apenas aproveitar a força de estar em Brasília para melhorar a região", explicou, alfinetando que na outra eleição, Salvaro também não se licenciou.. Salvaro disparou que foi um erro e que não vai repetir isso jamais. "Foi a única eleição que perdi na minha vida. Errei e não vou repetir o erro".
Entre a troca de farpas, Casagrande disse que o tucano havia dito que só seria candidato a prefeito de Criciúma no caso do candidato do PMDB ser o ex-vice governador Eduardo Moreira. "Ele vive falando as coisas e depois mudando de opinião", finalizou.

Política: Casagrande e Salvaro trocam farpas

Durante o programa Difusora Notícias, da Rádio Difusora de Içara, os candidatos a prefeitura de Criciúma, Acélio Casagrande (PMDB) e Clésio Salvaro (PSDB) trocaram farpas.
O fato que gerou a discussão foi a permanência de Casagrande como deputado federal, que foi alvo de reclamação de Salvaro, que é deputado estadual e pediu licença de 90 dias para atuar na campanha em Criciúma.
Casagrande afirmou no ar que não vai deixar o cargo porque pretende conseguir ainda mais melhorias para a Região Sul. "Não considero que esteja me aproveitando da situação, muito menos sendo desigual, quero apenas aproveitar a força de estar em Brasília para melhorar a região", explicou, alfinetando que na outra eleição, Salvaro também não se licenciou.. Salvaro disparou que foi um erro e que não vai repetir isso jamais. "Foi a única eleição que perdi na minha vida. Errei e não vou repetir o erro".
Entre a troca de farpas, Casagrande disse que o tucano havia dito que só seria candidato a prefeito de Criciúma no caso do candidato do PMDB ser o ex-vice governador Eduardo Moreira. "Ele vive falando as coisas e depois mudando de opinião", finalizou.

Política: Quem pode ser mesário voluntário

O eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na Zona Eleitoral em que está inscrito, preferencialmente na seção em que vota, desde que:
a) Seja maior de 18 anos;
b) Não seja candidato, parente de 2º grau ou cônjuge de candidato;
c) Não seja membro de diretório de partido politico com função executiva;
d) Não seja funcionário no desempenho de cargo de confiança do Poder Executivo.
Inscreva-se pelo site do TRE-SC ou procure o Cartório Eleitoral, no Fórum.
Participe das eleições municipais 2008.
www.tre-sc.gov.br

Política: Voluntários do TRE recebem vantagens

Com a aproximação das eleições municipais em todo o país, a Justiça Eleitoral, através do Tribunal Regional Eleitoral, convoca as pessoas para o trabalho de mesário voluntário.
No ano passado, apenas 15 pessoas se inscreveram em Içara voluntariamente. Por isso, para atrair mais pessoas, este ano a divulgação já começou no município, que precisa de cerca de 500 mesários para o pleito de 5 de outubro.
"Esse ano, os alunos de Direito da Unisul tem uma motivação a mais para se inscreverem. Eles poderão trocar as horas de trabalho por de estágio obrigatório", explica Marcos Moraes, chefe do Cartório Eleitoral de Içara.
Funcionários públicos ao serem voluntários, podem trocar o dia por folga. Além disso, o trabalho em eleições serve como critério de desempate nos concursos públicos.
Para participar do programa, basta fazer a inscrição no site do TRE ou no Cartório Eleitoral, no Fórum. Maiores informações no quadro ao lado.

Variedades: Viviane Maragno - Sexo Anal

Dando seguimento sobre frigídez, vamos falar sobre o sexo anal, que é um tabu para muitas pessoas.
O sexo anal também referido como sodomia, é uma prática sexual que se caracteriza pela introdução do pênis no interior do ânus do parceiro sexual, seja ele mulher ou homem. Tal prática é tida como uma forma de se obter prazer durante a relação sexual para satisfação de um ou ambos os participantes.
Segundo alguns especialistas, tal atividade não causa dano à elas-ticidade anal, tampouco do-enças como hemorróidas.
Entretanto, outros especialistas afirmam que em determinadas situações o sexo anal pode provocar ou agravar problemas na região do ânus e do reto.
O sexo anal é uma via de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis sendo a mucosa anal muito mais permeável a agentes externos que a pele comum (ou mesmo a mucosa vaginal). A região anal é uma das zonas erógenas mais sensíveis do corpo humano, por isso o ato pode, por si só, levar a pessoa penetrada ao orgasmo. Ainda que os estímulos que proporcionam o orgasmo não sejam inteiramente da ordem física/tátil, a prática pode ser altamente prazeirosa. Por não haver lubrificação natural na região do esfíncter anal (músculo do ânus), as primeiras experiên-cias podem gerar dor e sangramentos, fatos que podem ser atenuados e até eliminados com o uso de substâncias lubrificantes próprias, a fim de facilitar a introdução do pênis, ou quaisquer ou-tros objetos semelhantes.
Alguns adeptos da prática do sexo anal afirmam que a preliminar é muito importante na preparação do ânus para receber o pênis, já que a mesma relaxa o esfíncter anal.
O sexo anal é uma relação que normalmente traz prazer ao praticante ativo, já que a musculatura do ânus é mais apertada do que a da vagina e a pressão sobre o pênis é maior.
No praticante passivo, se-ja um homem ou uma mulher, o prazer nem sempre é garantido porque, dada a complexidade da preparação prévia, muitos ansiosos acabam por atropelar o tempo necessário para o devido relaxamento da musculatura em questão.

Variedades: Terça a festa vai ser no Arraiá da Tia Lúcia

Acontecerá no dia 15 de julho, terça-feira, às 14 horas, na Casa de Repouso Tia Lucia, no bairro Cristo Rei, em Içara, o Arraial da Melhor Idade.
A festa é uma atividade dos alunos do curso de Auxiliar Administrativo do Projeto Juventude em Ação.
As atrações desenvolvidas pelos alunos terão inicio com a apresentação da quadrilha para animar os dezoitos idosos e funcionários da casa de repouso, além de contar com a distribuição de saborosos quitutes da Festa Julina.
Para a a responsável pela casa de repouso, Lúcia Rech um evento como esse é sempre bom para os internos e lembra que esta é a terceira festa realizada no estilo caipira, "Sempre comemoramos as datas festivas do calendário, até carnaval já fizemos". Ela também afirmou que os idosos não falam outra coisa a não ser da festa, sendo que eles se sentem até melhor depois do evento.

Polícia: Apreensão de pés de maconha em Criciúma

A Polícia Ambiental apreendeu na manhã de ontem no bairro Morro Estevão, em Criciúma, dois pés de maconha, com quase meio metro de altura, e cinco pássaros silvestres da espécie Coleiro Papa Capim.
As árvores estavam plantadas em um vaso nos fundos da residência de A.L.R, 21 anos.
Segundo delegado da Polícia Civil de Criciúma, André Milanese, A. é suspeito de comercializar a droga em casa. No momento da apreensão ele não estava em casa.
Foi lavrado um termo circunstanciado pela prática e crime ambiental.
Já a Polícia Ambiental aplicou uma multa no valor de R$ 2.500. A. também irá responder por crime de cultivo de planta destinada à prepara-ção de material entorpecente.

Polícia: Preso suspeito de matar homossexual em Criciúma

Foi preso na tarde de ontem o suspeito de ter assassinado o homossexual Marcioni Elias, 40 anos, em Criciúma, em 2002.
A.A.S., 25 anos, foi preso temporariamente por 30 dias pela Central de Polícia. Após seis anos de investigação, segundo delegado André Milanese, ele foi identificado como sendo o principal suspeito .
O corpo de Marcioni foi encontrado, totalmente esquar tejado, no interior de sua casa, no Rio Maina, em Criciúma.
"Ele foi a última pessoa a ser vista com a vítima. "Com a prisão de A. verificamos a semelhança dele com retrato falado feito em 2002. Sem contar que a moto da vítima, furtada no dia do crime, foi encontrada próximo ao local em que o suspeito residia na época", disse o delegado.
O suspeito confirmou ter acompanhado a vítima na festa, mas negou participação no crime.

Polícia: Neblina provoca acidente e engavetamento na BR-101

Eram 8h10min, mas a forte neblina que tomou conta da BR-101 fez parecer que ainda era madrugada em Esplanada, no município de Içara.
A dificuldade de visualização fez com que uma carreta perdesse o controle, batendo em um caminhão, que por sua vez empurrou uma cegonheira e uma van, e em seguida outra carreta para fora da pista..
Os ocupantes da primeira carreta, com placas de Santa Maria da Serra, em São Paulo, ficaram presos às ferragens da cabine, que ficou destruída.
Conforme Jair Gomes, patrulheiro da Polícia Rodoviária Federal (PRF), de Tubarão, que atendeu à ocorrência, os dois tiveram lesões e foram encaminhados para o Hospital São José, em Cri-ciúma.
O motorista de uma Van que seguia logo atrás conseguiu evitar o choque. O veículo tombou numa vala entre a rodovia e a nova pista duplicada da BR-101 no trecho. "Quando os patrulheiros chegaram, ele já estava sentado esperando a empresa de seguro", conta Gomes.
Equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU levaram cerca de 20 minutos para retirar os feridos das ferragens. O trânsito ficou interditado por cerca de uma hora nos dois sentidos da rodovia.
Por volta das 9h, a PRF desviou o fluxo de veículos pela pista paralela da BR (duplicada, ainda não liberada para o tráfego) no sentido Sul-Norte. Apesar disso, o trânsito só normalizou real-mente perto das 10h.

Esportes: Atletas de escolinhas estão jogando futebol de adultos

Além do Campeonato Içarense de Futebol, que reúne atletas com idades acima de 16 anos, outra competição vem movimentando o esporte no município.
A 4ª Copa Içara de Escolinhas, que terá a segunda rodada disputada neste sábado, às 8h30min, reúne seis equipes do município, que jogam entre si nas categorias Sub12 e Sub-14.
A iniciatica da Fundação Municipal de Esportes (FME) é incentivar os técnicos de escolinhas, que se empenham ao máximo durante o ano, com competições que venham a ajudá-los a fazer uma avaliação do desempenho dos pequenos atletas.
Um exemplo de dedicação é Sérgio Silva, treinador da Es-colinha do Balneário Rincão, que vive desta profissão, visando o sucesso da garotada.
A surpresa da primeira rodada do campeonato foi a goleada de 6 x 1 do Jardim Silvana em cima do Caiçara, na categoria Sub-14
Pela segunda rodada, em Vila Nova; jogam Vila Nova x Presidente Vargas; já na Barra Velha; se enfrentam Anjos da Paz x Jardim Silvana; no Estádio Diomício Freitas o Caiçara recebe a visita do Bairro Aurora, enquanto no Módulo Esportivo Dego Rocha jogam Centro x Esplanada.

Geral: Entidades se mobilizam para construír obras na beira-mar do Rincão

Um movimento criado pela sociedade civil organizada, representado por várias entidades deve iniciar em breve uma luta para reivindicar melhorias e segurança na Avenida Beira-Mar, na temporada de verão do Balneário Rincão. O primeiro passo foi dado ontem, quando representantes do Lions Clube Rainha do Sul, Lions Clube Içara/Centro, Içara/Balneário e Criciúma/Centro trouxeram idéias ao prefeito em exercício, Naelti Vianna.
De acordo com o coordenador da comissão de meio ambiente e cidadania do Lions Clube Criciúma/Centro, Félix Michels, a idéia é buscar junto aos órgãos responsáveis a liberação de um local com espaço para caminhadas sem que as dunas sejam atingidas, espaço para ciclistas e principalmente, algo que oferece segurança aos turistas e veranistas que na maioria das vezes ficam em meio aos veículos. "Já temos conhecimento da lei, sabemos que exigem muitas coisas, porém, queremos mais explicações. Pois, onde não se pode construir calçadas vimos todos os anos novos edifícios construídos", disse ele.
Um abaixo assinado com mais de 500 assinaturas também já circula entre Içara, Criciúma e região.
Conforme a presidente do Lions Rainha do Sul, Maria Inez Conti Victor, ogrupo é totalmente apartidário equer mostrar a importância da união das entidades por causas que defendem interesses da coletividade..
Para Vianna o interesse é uma surpresa e lembra quando foi subprefeito apresentou projetos ao presidente da Fundação de Meio Ambiente de Içara, Ricardo Lino e com isso, se comprometeu em auxiliar no que for necessário para que o projeto saia do papel.

Geral: Carteiros de Içara não aderem a greve

Os carteiros de Içara continuam trabalhando normalmente, apesar da greve que está sendo realizada em grande parte do país.
Mesmo assim, há atraso nas entregas. Isso por que o correio está com três funcionários a menos, desde 2005.
O prazo de regularização é de até outubro. "Nós já conseguimos a liberação em Brasília e agora estamos em fase de contratação", explica Carla de Moraes, gerente da agêncio dos Correios de Içara. A greve, no resto do Brasil, já atrasou 90 milhões de correspondências deixando os brasileiros preocupados.

Geral: Poluição visual atinge Içara

Poluição visual é um assunto muito discutido em grandes cidades. Excesso de cartazes, anúncios, propagandas e placas dispostos em ambientes urbanos, é a definição mais simples do problema.
Entretando, essa já não é uma questão apenas das metrópoles. Içara, considerada uma cidade pequena, também está sofrendo com o problema.
"Os piores são esses cartazes de festas. Não sei para que colarem tantos um ao lado do outro", reclama Manoel Freitas, da Vila Nova.
Além de trazer desconforto visual, esse excesso desvaloriza as cidades, tornando-as apenas espaço de promoção de trocas comerciais. De outro lado, o cidadão se torna apenas um consumidor em frente à vitrine que sua cidade se tornou.
Conforme a Psicóloga da Unesc, Graziela Amboni, os prejuízos não se restringem à questão material, mas podem atingir também a saúde mental dos moradores, por sobrecarregar o indivíduo de informações desnecessárias.
"A ambição de ter o que está nos cartazes pode gerar um grande grau de ansiedade", afirma ela. Além disso, quando há muita informação, os motoristas tendem a ficar mais estressados. "As vezes são tantas coisas para olhar, que tira a atenção do trânsito. Isso aumenta a tensão", explica.
Com a colagem de cartazes rolando solta no centro da cidade, muita gente não sabe que isso é proibido e por isso não denunciam.
Conforme a lei municipal 831, Art. 216, a exploração dos meios de publicidade nas vias públicas e nos lugares de acesso comum, depende de licença da Prefeitura Municipal, valendo multa.
Apesar disso, nenhuma fiscalização é realizada.

Política: Vereadores disputam 10 vagas voto a voto

Desde a fundação do município de Içara a rivalidade se deu entre MDB (atual PMDB) e Arena (que depois de mudar várias vezes de sigla hoje é representado pelo PP).
Com isso o PP elegeu cinco prefeitos (Ascendino Pavei - dois mandatos-, Angelo Lodetti, Arthur Zanolli - dois mandatos - Heitor Valvassori - dois mandatos - e Júlio Cechinel) e o PMDB apenas três (José Dal Tóe, Ramos Rousseng e Deobaldo Donato Pacheco).
Depois de uma vitória apertada em 2004, de apenas 152 votos, Heitor Valvassori, da coligação "Progressista Trabalhista Social" (PP/PT/PTB/PSDB) disputa a reeleição contra Gentil Da Luz, da coligação "Para nascer uma Içara mais humana"
(PMDB/DEM/PPS/PDT/PCdoB/PTdoB/PRB/PTS/PSDC/PRP/PRC/PTC) dando uma amostra de que o embate entre os dois será bem acirrado.
Em busca das 10 vagas da Câmara Municipal de Vereadores 71 candidatos já iniciaram, desde o dia 6 de julho, o garimpo pelo voto dos 40.060 mil eleitores içarenses.

Variedades; Rádio Difusora lança novo site

A Rádio Difusora AM 910 lançou terça-feira, dia 8, o novo site. Uma página moderna, atraente e de fácil navegação está à disposição dos ouvintes e internautas de todo o mundo. O novo site traz notícias do jornalismo geral e esportivo, com enfoque para o Sul de Santa Catarina. Os classificados, a bolsa de empregos e a história da rádio também são destaques. Como novidades, colunas com análises sobre o mercado fi-nanceiro, turismo, assuntos gerais e esportes.
Ainda entre as novas opções, cada comunicador deixou gravada uma saudação para os internautas e a interatividade segue em alta. Na nova sessão "Mural", é possível encaminhar sugestões, reclamações, ou conversar diretamente com os profissionais da AM 910. O áudio da rádio fica a disposição, com melhor definição e grande número de possibilidades de acesso simultâneo. Junto ao lançamento da página da Difusora na internet aconteceu a abertura oficial da nova campanha da emissora. Com o slogan "Fanática pelo ouvinte", a rádio coloca na rua outdoors e farto material publicitário. Novos programas também passam e integrar a grade.
De segunda a sexta-feira, a partir das 18h vai ao ar o "Passando a Régua", síntese noticiosa com a apresentação de Tony Marcos e Joel Bernardo.
Aos sábados, a jornalista Joice Quadros comanda o "Difusora Mercado", abordando assuntos focados na área de economia.

Variedades: Escola recebe máquina de braile

A lei determina que crianças em escolarização tenham o direito de aprender de forma autônoma e colaborativa, mas nem sempre os municípios a respeitam.
Nesta semana, pelo menos uma aluna foi contemplada, o que já enche de esperanças os outros necessitados.
Kelly Frasson,deficiente visual, aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Barcelos Puziski, na localidade de Novo Caravággio recebeu a máquina das mãos da secretária de Educação Ione da Luz com muito entusiasmo. A turma, que estava presente, ficou feliz pela aquisição.
Este é um grande passo dado pela Rede Municipal de Educação de Içara para ampliar a inclusão dos alunos portadores de necessidades especiais, mas ainda há muito a se fazer.
Semelhante a uma máquina de escrever, as máquinas braile têm um teclado com apenas seis teclas e uma barra de espaço. Elas produzem células braile em relevo sobre o papel. Quem ainda não possui a máquina, usa o punção, que é um tipo de caneta que perfura os pontos em uma folha de papel. Para a coordenadora do Ensino Fundamental, Sônia Ângela Scotti Colle, "esta é a primeira de muitas ações que devem contribuir para a educação das pessoas portadoras de necessidades especiais".

Polícia: PC prende estelionatário em Içara

A Polícia Civil de Içara cumpriu na tarde de ontem, mandado de busca e apreensão na casa de José Borges, o Zé Bermuda. Ele é acusado de estelionato em todo estado de Santa Catarina e em outros Estados.
Segundo o delegado Nivaldo dos Reis, o objetivo do cumprimento da busca era localizar arma de fogo, pois dois dias atrás, Zé Bermuda teria ameaçado uma pessoa utilizando um revólver. Na casa foi apreendido um revólver calibre 38 e 46 munições do mesmo calibre; 26 talões de cheques cheios de vários bancos, todos em nome do detido e apresentando nas folhas dos cheques quatro CPFs. Ele foi encaminhado ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.

Polícia: Nova carteira de identidade com chip será implantada até setembro

O documento, similar a um cartão bancário com chip, reunirá vários dados, como CPF e título de eleitor, e fará com que o Brasil adote o AFIS (sigla em inglês para Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais). Por meio dele, as digitais constarão no documento.
O projeto do modelo da nova carteira de identidade foi apresentado nesta terça-feira pelo governo e começará a ser adotado a partir de janeiro de 2009.
O vice-presidente, José Alencar, foi o primeiro a testar o cartão. Ele afirmou que o novo modelo aperfeiçoará o sistema de segurança do país, evitando fraudes de documentos como a carteira de identidade e o CPF.
O sistema foi comprado em 2004 pelo governo ao custo de US$ 35 milhões.
Segundo o Ministério da Justiça, a intenção é que em nove anos toda a população tenha o novo documento do AFIS.
Para isso acontecer nesse pouco tempo, será necessária integração dos institutos de identificação de todo o país.
Os dados no documento serão gravados a laser em camadas interiores, tornando impossível sua remoção por agentes químicos.

Esportes:Titular do Vila Nova e Sub-20 do Jaqueline lideram o Içaranse

A primeira fase do Campeonato Içarense de Futebol encerra neste domingo. E já tem equipes que já garantiram o passaporte para a fase seguinte da competição, tanto na categoria dos Titulares quanto no Sub-20.
No topo da tabela dos Titulares está o Vila Nova, com 15 pontos, com 100% de aproveitamento, seguido de perto pela equipe do Presidente Vargas, que tem 12.
O técnico do Vila Nova, Norberto Mosquete, informa que está bem contente com os resultados da equipe. "Não esperavamos ter esse aproveitamento, pois muitos atletas não haviam jogado juntos e estavam em fase de conhecimento", comenta ele, que espera estar na final do Içarense 2008
Já Edgar Machado, responsável pelo Presidente Vargas tem esperança de ainda alcançar o primeiro da tabela e quem sabe até ultrapassar o Vila Nova em número de pontos. "O time estará desfalcado para a próxima partida sendo que quatro jogadores estão fora, mesmo assim vamos em busca de um resultado positivo".
Por sua vez, Sandro Francisco Mota, que coordena o Sub-20 do Jaqueline, pretende se manter em primeiro lugar na tabela "Nosso time é bem unido, quando começou a competição queríamos um lugar na classificação agora pensamos em ser campões". afirmou ele. Rogério Marques (Dide), técnico do Barão que vem em segundo lugar na tabela, com 11 pontos, pretende brigar com o Jaqueline pela primeira colocação.

Geral: Curso de manipulação de alimentos é realizado no Rincão

O curso foi ministrado pelos profissionais da própria vigilância do balneário Rincão e profissionais da Secretaria de Agricultura do Município. Temas como higiene pessoal, armazenamento de alimentos, limpeza e organização dos locais de funcionamento foram abordados e esclarecidos para proprietários de bares, pizzarias, restaurantes e lanchonetes do município.
O evento acabou terça-feira. A vigilância tem a responsabilidade de organizar o treinamento destes profissionais no mínimo uma vez a cada dois anos. No encontro, foram trabalhadas o destino que têm os resíduos e lixos e todas as responsabilidades técnicas do estabelecimento. Mais de oitenta pessoas participaram do curso e surpreenderam as expectativas da organização.
Para o prefeito em exercício, Naelti Vianna, a responsabilidade deste curso é muito grande. "Sabemos que este treinamento é fundamental para que os clientes tenham confiança no comer-ciante. O certificado de participação reflete o compromisso que o comerciante tem com o cliente", disse o prefeito em exercício, que aposta no projeto.

Geral: Comércio de Içara abrirá o dia inteiro um sábado poor mês

Todo segundo sábado do mês será de vendas para o comércio de Içara. A partir desse fim de semana, todas as lojas abrirão o dia inteiro nestas datas. "É um período estratégico, pois é quando o pessoal recebe o pagamento. Assim, eles deixam de gastar fora daqui e passam a valorizar mais a cidade, já que tem muita gente de fora que vem até nossa cidade para comprar", explica Suzana Viana de Souza, presidente da CDL Mulher.
O lançamento oficial do Sábado Total foi nesta quarta-feira, na sede da CDL do município e contou com a presença de representantes da imprensa da região.
"Nós queremos criar uma cultura diferenciada no município. Trazer as famílias e as pessoas que trabalham durante a semana", ressalta.
Além das compras, o dia também será recheado de surpresas. Neste sábado, haverá atividades para as crianças: piscinas de bolinha, cama elástica, trenzinho etc.
Para Janaina Cardoso, ge-rente da Loja Tanupé Calçados, o que faltou até agora foi divulgação. "Nós não nos importamos de trabalhar sábado a tarde, desde que haja divulgação e movimento", afirma ela.
E haverá. "O dia inteiro para comprar o que você quiser". Esse é o lema da campanha publicitária que começou a ser divulgada ontem sobre o Sábado Total.
No decurso de toda essa semana, as propagandas poderão ser visualizadas nos intervalos dos programas Mais Você e Jornal Hoje, além das rádios Difusora e 105 FM.
Os consumidores agradecem. "Acho ótimo, assim a gente pode fazer compras, pagamentos ou até passear, apreciar o movimento, encontrar amigos", relata José Borges, do bairro Presidente Vargas, em Içara.

Política: PP vai orientar candidatos ao Legislativo sobre leis eleitorais

As coligações Içara mais Forte (chapa majoritária entre PP e PT) e Progressistas Trabalhista Social (que conta com a união na proporcional do PP, PTB e PSDB) pretendem eleger o maior número de representantes ao Legislativo e também reeleger o prefeito Heitor Valvassori, que tem como candidato a vice, Severiano Valentim (PT)
A coligação proporcional deve lançar 17 candidatos, sendo 15 do Partido Progressista (PP), um do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e um do Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB).
De acordo com o presidente do PP de Içara, Arnaldo Lodetti Júnior, o primeiro passo da coligação foi fazer os registros de todos os candidatos, tanto na chapa majoritária quanto na proporcional. "Vamos esperar a aprovação do Cartório Eleitoral de todos os nomes, para depois abrirmos as contas e legalizar cada candidatura", explica.
Lodetti acrescenta que a próxima etapa será repassar através de palestras orientações aos candidatos ao Legislativo sobre o que pode e o que não pode ser feito de acordo com a Lei Eleitoral. "Aí sim vamos sair nas ruas, em busca dos votos que vão nos fazer vitoriosos em 5 de outubro", finaliza ele.