O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 22 de agosto de 2009

ESPORTES - Caiçara aproveita folga no fim-de-semana para jogo-treino

Depois de uma derrota e um empate, o Caiçara folga pela terceira rodada do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Larm, e aproveita para treinar com a equipe júnior.

Neste fim de semana será realizada a terceira rodada do Campeonato Regional da Primeira Divisão da Liga Atlética da Região Mineira (Larm).

Serão cinco disputas, três no sábado e duas no domingo. O Caiçara, representante de Içara, que está em sétimo lugar na tabela classificatória, com apenas um ponto, estará de folga.

Jogando no Estádio Diomício Freitas, o time içarense perdeu na estreia para a Carbonífera Metropolitana/União por 3 a 1. Depois foi até Turvo e empatou, em 1 a 1, com o Grêmio Turvense.

O Caiçara quer aproveitar a folga para melhorar o condicionamento físico dos atletas, por isso vai realizar um jogo-treino entre os titulares e juniores.

Todo o plantel está convocado para um confronto no Estádio Diomício Freitas, no Centro de Içara.

A intenção da diretoria é de entrosar ainda mais os times, para buscar a primeira vitória já na próxima rodada do Regional da Liga Atlética da Região Mineira (LARM), contra o Rui Barbosa, no próximo domingo, dia 30 de agosto.

O técnico Cláudio Blissari, que foi escolhido como melhor técnico da rodada, com o goleiro Militão, quer, em primeiro lugar, garantir a vaga para a próxima fase. “A Larm é uma competição de gigantes, não queremos fazer show, simplesmente conseguir nossa classificação e nos garantir na próxima fase da competição”.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Bateu o carro?! MR Chapeação conserta

Especializada em carros batidos, a MR Chapeação e Pintura, localizada no Centro de Içara, é a melhor opção para reparar e dar um bom trato no veículo, com várias formas de pagamento.

Bem em frente à Casa do Rock, na Rua Duque de Caxias, no Centro de Içara, funciona a MR Chapeação e Pintura, de propriedade de Robson André e Massae Luciano.

No local, por muitos anos funcionou a Oficina Jeremias, na qual os dois trabalhavam, e com visão empreendedora arrendaram a oficina, que há três meses reabriu os portões à comunidade com nova direção.

A oficina oferece serviços de polimento, pintura, chapeação e cristalização, deixando os veículos reformados semi-novos.

A cristalização, segundo André, é um processo de polimento líquido de cor branca mais avançado e que segura o brilho da lataria por mais tempo. “Primeiro fazemos um primeiro polimento geral, depois passamos uma cera líquida, com uma boina de espuma e o polidor líquido”, explica um dos proprietários da oficina.

Robson e Massae têm 15 anos de experiência na área, sendo dois profissionais bem requisitados na cidade. Uma parte deste tempo trabalharam com Laênio Jeremias, com quem tiveram a oportunidade aprender muitas coisas que sabem hoje.

Ao todo, a equipe é composta de quatro funcionários especializados em carros batidos.

“Além do bom serviço e atendimento, oferecemos parcelamentos agradáveis, sob orçamentos negociáveis”, conta Luciano.

A MR Chapeação e Pintura funciona de segunda à sexta-feira, em horário comercial e aos sábados até o meio-dia.

Na hora de reformar o carro procure quem entende.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Confer irá fazer a pavimentação da Lagoa dos Esteves

A empresa Confer foi a vencedora da licitação e fará as obras de pavimentação asfáltica da ICR 353 e 358, que ligam Lagoa dos Esteves ao Balneário de Barra Velha e o trecho entre as Rodovias SC-444 e Lino Zanolli, no Bairro São José, segundo informações do engenheiro civil, Márcio Perucchi, que faz parte da equipe da Secretaria de Obras de Içara.

De acordo com o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, todo o processo de licitação precisou ser refeito e, por esta razão, houve atraso. “Agora a-guardamos as assinaturas da Ordem de Serviço e do contrato para que a obra seja iniciada”, explica Nascimento.

Até o final da tarde de sexta-feira, dia 21 de agosto, sexta-feira, a Ordem de Serviço ainda não havia sido assinada, informou o Departamento de Licitações de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Barreira põe casas em risco de desmoronamento em Esplanada

Empresa de cerâmica faz extração de argila na Esplanada e ultrapassa limites de segurança, fazendo com que um terreno particular desmoronasse, pondo em risco outras casas e a estrada.

Nesta quinta-feira moradores de Alto Alegre, localidade do bairro Esplanada, denunciaram que um terreno particular desmoronou parcialmente causando rachaduras nas casas, devido à extração de argila em uma barreira vizinha. Proprietário de uma cerâmica não respeitou o limite de segurança.

O comerciante José Airton Patrício, 51 anos, morador há 5 anos e dono do Mercado Alto Alegre há 7, teve o terreno, parcialmente, destruído por causa do desmoronamento.

Segundo ele, os trabalhadores da barreira a cada dia avançavam, mesmo sob ameaças de serem processados pela ilegalidade de não obedecer aos limites de segurança.

Segundo Auréa Lins Medeiros, 62 anos, moradora há mais de 20 anos na localidade, os fiscais da Fundação do Meio Ambiente (Fatma) estiveram no local, há algumas semanas, colocando estacas com os limites de 15 metros de distância de ruas e terrenos particulares. Entretanto, os trabalhadores da cerâmica continuaram extraindo além do limite, derrubando as estacas.

A empresa de extração é a Cerâmica Orvalhense, do Sangão, cujo responsável é Valdemar Felisberto.

Ele alegou ter desconhecimento sobre o desmoronamento, reforçado pela temporada de chuvas dos últimos dias. Ainda ontem, após tomar conhecimento da situação, visitou o local e conversou com Patrício.

Ainda assim, os danos causados continuam oferecendo riscos à população ao longo da Rua Geral da Esplanada, a Rodovia Ângelo Zilli, pois a estrada de chão está limitada não por calçadas, mas pelo barranco de dezenas de metros de altura.

Segundo Auréa, muitos caminhões e ônibus passam por ali, cuja trepidação pode fazer com que o barranco venha a ceder a qualquer momento.

A Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai) recebeu a denúncia na tarde de ontem e, segundo o fiscal Múcio Carlos Júnior, o local será fiscalizado o mais breve possível.

Fotos: Alex Cichella (1ª e 2ª) e Djonatha Geremias (3ª) / Jornal Içarense
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Comissão disciplinar mantêm servidores afastados

A Comissão Disciplinar da Administração Municipal de Içara pediu a prorrogação dos trabalhos do processo administrativo contra os servidores do Setor de Fiscalização e Tributos, O.M.S, M.S.F e E.T.S, por mais 60 dias.

De acordo com a presidente da comissão, Delma de Mello, o motivo da solicitação é o fato de não quererem expedir parecer equivocado ou injusto e que caberá ao prefeito, Gentil Dory da Luz (PMDB), decidir sobre a exoneração dos funcionários, bem como o atual afastamento deles.

E.T.S diz que a família ficou abalada e que está aguardando o resultado do recurso para saber se haverá necessidade de entrar com mandado de segurança. “Até agora não comprovaram ato ilícito que tenhamos cometido, espero só a verdade”, desabafa. Já para O.M.S a questão é política, pois os três são de partidos da oposição. “Meu advogado entrará com mandado de segurança para que eu retorne ao cargo”.

M.S.F vai ainda mais longe, diz que acusações são banais e pelo regimento dos servidores caberia no máximo punição por advertência, nunca um processo administrativo. “Estão alegando erro de preenchimento de formulários, isso não seria caso nem de suspensão, por ser tão simplesnão precisei nem de advogado, eu mesmo constitui minha defesa”, diz.

Segundo ele ainda, o objetivo da administração municipal era de afastar O.M.S. “Nos afastaram junto para não figurar explicitamente perseguição política contra ele. Estão manchando nossa integridade”, escancara o fiscal afastado.

Delma afirma que trâmites legais e detalhamento do processo, são confidenciais. “Estamos agindo de acordo com a lei, analisando os dados para elaborar um parecer sobre existência de supostas irregularidades”, explica.

O JI usou as iniciais dos nomes para preservar os servidores afastados.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Democratas indicam Mema para secretariado municipal

Partido Democratas de Içara indica Émerson de Jesus, o Mema, para ocupar uma vaga no secretariado municipal, a que tem direito, mas afirma que depende da determinação do prefeito.

“A Executiva Provisória se reuniu e indicou o Mema para a vaga a que temos direito no secretariado do município, mas não houve reunião com o Gentil da Luz, tampouco com o deputado Júlio Garcia”. Esse foi o esclarecimento dado pelo vereador Neuzi Berto Silveira (DEM), ainda comemorando a aprovação pelo Tribunal Regional Eleitoral da prestação de contas da campanha de 2008.

A afirmação dos líderes do Partido Democrata (DEM) é categórica: não estiveram reunidos com o Deputado Estadual Júlio Garcia (DEM), como foi divulgado por alguns portais de notícias. Houve o agendamento de um encontro entre Garcia, Gentil e representantes locais do DEM, porém a reunião foi desmarcada, previamente, devido a problemas de saúde do prefeito.

A verdade dos fatos é que a Executiva Provisória dos Democratas de Içara se reuniu na casa de Tarcísio Marangoni e aprovou o Assessor da Bancada dos Democratas na Câmara de Vereadores, Émerson de Jesus, o Mema, como indicado do partido à vaga de secretário, que é de direito legitimo do grupo.

Em nota oficial o partido manifesta-se dizendo que é garantido à sigla política, além da presidência do Samae, exercida pelo vice-prefeito José Zanolli, mais uma cadeira representativa no Governo. Além disso o DEM esclarece informações divulgadas erroneamente.

De acordo com Silveira e Jesus o partido esperam, com tranquilidade, pela momento mais propício para que seja cumprido o acordo firmado com administração peemedebista; e que não há nenhuma pressão por parte da bancada. E que é pura expeculação as informações sobre indicação de Mema ser mera estratégia para barganhar o posto.

Até o fechamento da edição não foi possível contatar Gentil da Luz.

Foto: Almerice Rodrigues (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Bareira em Alto Alegre

A charge possui direitos autorais. Para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Conheça alimentos e bebidas que podem aumentar o libido

Quando o assunto é sexo, vale de tudo um pouco para melhorar a qualidade e au-mentar o prazer. A criatividade se liberta em meio a fantasias, brinquedinhos, posições diferenciadas. E entre as apostas também estão alguns alimentos e bebidas tidos como afrodisíacos, que prometem deixar a diversão entre quatro paredes ainda mais picante.

Muito já se falou e escreveu sobre o assunto, mas, afinal, alguns alimentos e bebidas podem mesmo despertar o desejo?

Nutricionistas contam que há estudos que indicam a relação entre determinadas iguarias e a vida sexual mais prazerosa, mas que não são conclusivos e ainda pedem novas pesquisas.

Segundo as investigações, podem exercer diversas ações no metabolismo, como aumentar a circulação sanguínea, atuar no sistema nervoso central e aumentar a produção dos hormônios sexuais, alterando a libido, aumentando a sensação de prazer, o tempo de ereção e a lubrificação vaginal.

Também existe a possibilidade de o aspecto e o aroma somar pontos na hora dos contorcionismos na cama. Frutas com perfume doce, por exemplo, podem influenciar no desejo, despertando sensações que interferem na liberação de certos hormônios sexuais. Baunilha, curry gengibre têm a mesma ação.

Quem nunca ouviu comentários de que ovo de codorna, catuaba e amendoim são responsáveis por verdadeiros milagres para os homens? Pois bem, especialistas ressaltam que não há comprovações científicas que atestem essa eficácia.

Lista: confira alguns produtos que já foram relacionados à maior potência do desejo em alguns estudos. Mas nem pense em comprar todos e se empanturrar. Em alguns casos, podem causar alergias.

Alho e Aspargo: Usados contra a obstrução dos vasos, pode ajudar a melhorar o fluxo do sangue e prolongar a ereção e aumentar a lubrificação da mulher.

Banana: Rica em magnésio, é importante para dilatar os vasos e aumentar o desempenho sexual, além de produzir serotonina, que dá sensação de felicidade.

Café: Por ser rico em cafeína, possui interessante ação estimulante, os hipertensos devem consumi-lo moderadamente, com orientação nutricional.

Chocolate: Além de possuir propriedades estimulantes, o chocolate aumenta a produção de serotonina, e de estimular o hipotálamo, dando sensações agradáveis.

Especiarias: O cravo, a noz moscada, o ginseng, a canela e a mostarda, podem provocar o aumento de lubrificante vaginal e da produção de testosterona no homem.

Frutos do mar: Os alimentos vindos do mar, principalmente as ostras, são ricos em zinco, ajudam na lubrificação femininas e no aumento dos espermatozóides.

Guaraná: Conta com substâncias estimulantes, em particular a cafeína. Atua sobre a circulação e também no sistema nervoso central.

Gengibre: Devido à ação estimulante do sangue, a raiz pode ajudar a prolongar a função erétil masculina e a estimular a lubrificação feminina.

Vinho tinto: Pesquisa da Universidade de Florença, na Itália, afirma que pode haver relação o consumo moderado de vinho tinto e o aumento da libido feminina.

Fonte: Terra & Saúde
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Nota Oficial: Democratas de Içara

Em função de informações divulgadas na imprensa Regional sobre a questão da nomeação oficial do Secretariado de Administração Municipal de Içara o Partido Democratas gostaria de esclarecer que diferente do publicado o partido respeita os prazos que o Gestor Municipal Gentil Dory da Luz tem tratado a questão, afinal prioriza um bem maior que é a escolha adequada das pessoas que vão, junto a ele, gerir o município.

Se o prefeito tem sofrido algum tipo de pressão para a sua tomada de decisão, definitivamente, não parte do Democratas que, ao contrário, senta com o prefeito e divide as suas dúvidas e resoluções, como parceiro que é nessa administração desde o processo eleitoral. Para tanto foi marcado um encontro com o deputado Estadual Júlio Garcia, mas que por problemas de saúde, o prefeito antecipou o cancelamento da reunião já se comprometendo em remarcar para a próxima oportunidade.

É certo que além da presidência do Samae, foi garantido ao partido a participação em mais uma cadeira representativa do governo, mas que será definida conforme o gestor municipal decretar coerente e de acordo com a resolução dos Democratas.

Sobre as opiniões do jornalista do Sul Noticias em relação a representatividade política do assessor da bancada do Democratas na Câmara de Vereadores, Emerson de Jesus, respeitamos. Mas reiteramos que ele é sim um dos nomes indicados pelo Democratas para assumir um cargo público na administração Municipal. Dessa maneira, certo de que, em uma nova oportunidade as partes envolvidas serão consultadas a Executiva do Democratas de Içara fica a disposição para esclarecimentos.

Neuzi Berto Silveira - vereador
Renato Réus - presidente da Comissão Provisória do Partido.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1690: EDITORIAL - Roupa suja se lava em casa

O comando do Democratas de Içara tratou de rapidamente apagar o fogo que poderia provocar um estrago muito grande na coligação com o PMDB. A informação de que houve uma reunião entre lideranças Democratas e o prefeito Gentil da Luz, foi desmentida em nota oficial do partido, assinada pelo vereador Neuzi Berto Silveira e por Renato Réus, presidente da comissão provisória no município.

Se aconteceu ou não a reunião com o prefeito de Içara e o deputado estadual Júlio Garcia, somente os representantes das duas siglas podem dizer, mas, é importante que a roupa suja seja lavada em casa, e que informação deste quilate não vaze para a imprensa, evitando causar estrago na coligação.

Que Gentil da Luz e lideranças do PMDB estavam cientes, desde que assumiram o comando do município, de que as cobranças dos demais partidos coligados, cedo ou tarde, acabariam caindo na imprensa. Agora, o que tem a fazer é reunir todos os representantes das 14 siglas da coligação “Por Uma Içara Mais Humana” e expor a situação e não ficar levando de barriga o sorteio das vagas. É o que está acontecendo.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.