O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Capa: Edição 2.195 - 21 de setembro de 2011

DIVULGAÇÃO
Geral: CAPS comemora nove anos com ação social
Cortes de cabelo, massagens linfáticas e brincadeiras diversas movimentou o dia dos usuários do Centro de Saúde.



Geral: Assinado Plano de Carreira dos funcionários do Samae
FOTO DIVULGAÇÃO - Prefeito Gentil Dory da Luz assinou a alteração do Projeto de Lei na presença de funcionários do Samae e de representantes do Sindserpi




ARQUIVO/JI
Política: Contas de 2008 de Heitor estão no Legislativo



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Charge e Editorial

Volta a tona a discussão da gestão compartilhada...

Discussão sobre a falta de água em Içara, durante a sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, trouxe à tona a polêmica sobre a gestão compartilhada entre o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Companhia Catarinense de Água e Esgoto (Casan), no município.
O Samae foi criado há se-te anos para ter autonomia e trazer as melhorias que a Casan deixou de fazer e não pode, por questões po-liticas e interesseiras, ser tratada como uma moeda de troca.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Elza de MELLO

Aquém dos trilhos Vidas em Crônicas (27)

Os ipês exibem a florada em nuvens rósea ou áurea, e percebemos que estamos vivendo à entrada da primavera. O mundo parece rejuvenescido depois da dormência dos dias de inverno. Parece que estamos em um novo ciclo de vida e isso me faz lembrar pensamentos filosóficos sobre o tempo e as diversas formas de medi-lo com precisão. E entre os diversos pensamentos sobre a medida do tempo, fico com Mário Quintana que conta o tempo em poesias ao afirmar: se me fosse dado, um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio/seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho, a casca dourada e inútil das horas.
Sem dúvida, a mais bela das revelações para um homem no alto dos seus oitenta anos de vida. Sobretudo a revelação de quem viveu há meio século de distância de minha geração. Atualmente, poucos veem o tempo por um viés poético como Quintana. Vivemos imerso num capitalismo ferrenho, fortalecidos na ideologia de que o tempo é dinheiro. E como o tempo precisa render em dinheiro, e dinheiro se transforma cada vez mais em capital, há quem afirme que o tempo é um velho, cada vez mais velho a quem se acumula os a-nos que passam de quem a vida foge.
A vida é contada apenas na frugalidade das horas e na rentabilidade do capital.
Há uma obsessão de produtividade e os segundos são cobrados ao pé da letra. O relógio dita o sentido da vida do homem. Conta-se o tempo pela realização do trabalho do homem na jornada diária, semanal, no sucesso da meta, e pela vida profissional. Não há mais que o compromisso do carpe diem. Esse é o homem dos dias atuais, o homem plasmado no capital das forças produtivas. Outra mudança perceptível na contagem do tempo é em relação ao nosso eu interior. Basta olharmos o livro bíblico Cântico dos Cânticos para percebermos a mudança de ideologia. Lá os versos bíblicos marcam o tempo amoroso com os frutos maduros que pendiam das árvores, prontos para ser degustado.
A vida é mostrada com sabor, sem pressa pelo temor de que o fruto apodreça ou algum mal a danifique. O tempo amoroso é a promessa divina colocada ao homem como missão de povoar a terra. Por outro viés, o tempo crono-lógico está presente na poesia dos Cânticos dos Cânticos ao mencionar as folhas dos plátanos amarelas, demarcando a chegada do outono como uma fase da vida humana. Em toda a observação há uma poesia infinita. A folha madura ou caída pela ação da nova fase de vida, reveste-se de uma beleza peculiar demonstrando que o tempo de vida tem inícios e fins. Aí é possível perceber o pensamento de Heródoto: tempo é criança brincando, jogando. Ele antevê esse movimento circular da vida, possibilidade de novo começo.
É verdade... hoje nascemos e morremos pelo relógio. Mas não faz tanto tempo que os nossos avós olhavam o sol e sabiam com precisão o tempo para dar continuidade aos trabalhos e compromissos sem saber as horas, pois, só a noite separava os dias. Era um tempo que se vivia mais o compromisso do ser e não o do ter; mas foi esse, com certeza, o tempo mais fértil na formação de nossa gente içarense, e no desenvolvimento de nossa terra. Oxalá possamos, deixar para as novas gerações, a semente gera-dora dos bens fraternos que tivemos. Que o tempo possa ser contado, aos que vierem, entre o ser e o ter e não apenas no ter um salário melhor, o carro do ano, uma casa decorada com a nova tendência, a roupa de marca, os últimos modelos de eletrodomésticos... entre outros sonhos de consumo. Que o tempo possa ser contado também como presença de paz, união e fraternidade no espaço de vida e vivência. Que a vida possa ser contada e cantada como uma saga valorosa pela Nossa Terra e Nossa Gente e não apenas datada e contabilizada.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Política: Marzinho pede vistas às contas de 2008 de Heitor Valvassori

ARQUIVO/JI
O vereador Osmar Ma-noel dos Santos, o Marzinho (PP), entrou com pedido de vistas, na Câmara Municipal, nesta segunda-feira, dia 19, para analisar as contas do Executivo Municipal de 2008, sob a administração do também progressista, ex-prefeito Heitor Valvassori.
O Tribunal de Contas do Estado (TCE-SC) emitiu parecer recomendando à Câmara Municipal a rejeição das contas de Valvassori relativas ao exercício de 2008, em face das restrições apontadas em 2009.
“Vou fazer um relatório das contas do ex-prefeito para mostrar aos vereadores na próxima quinta-feira, dia 22, durante a reunião das comissões. Peguei o documento que estava na Câmara nesta segunda-feira e tenho 48h para terminar a análise”, explicou Marzinho.
De acordo com o vereador, é preciso analisar as contas para ver se o parecer do TCE-SC é semelhante ao enviado no ano passado, sobre as contas de 2006, que foram aprovadas pela Câmara.
“Na outra vez, em que as contas de 2006 foram rejeitadas pelo TCE-SC, e que eu era presidente da Comissão de Finanças, Orçamentos e Contas da Câmara, os vereadores aprovaram as contas do exercício de 2006. Não houve desvio de verba, foi apenas gasto a mais nas áreas de Educação e Saúde. Acredito que gasto a mais não é motivo para rejeitar as contas. Então, se for o mesmo caso nas contas de 2008, não precisamos rejeitá-las”, argumentou Marzinho.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Maso Nyetto

Tenho certeza que a maioria dos Vereadores, se perguntarmos o teor do Projeto nem sabem em que votaram. Um projeto de tamanha complexidade não pode ser tratado com descaso e irresponsabilidade. O 2012 estão chegando quem sabe o povo aprende a votar desta vez.” Advogado Gabriel Schonfelder de Souza, sobre a votação da revogação do Projeto da APA e da Fundai.

O caso das cédulas de votação marcadas



na Câmara de Vereadores de Içara tem mais um capítulo. Hoje, acontece a se-gunda audiência no Fórum da Comarca para o depoimento de testemunhas.
Vinte e uma pessoas foram intimadas, entre elas o delegado Airton Ferreira, que coordenou o inquérito policial, funcionários da Cooperaliança, os vereadores André Jucoski (PSDB) e Diego Vitorassi (PDT), o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, José Dionísio Cardoso, e o integrante do Movimento Içarense pela Vida (MIV) Renato Brígido.
No dia 16 de maio, os vereadores de Içara votaram o veto do Prefeito Gentil Dory da Luz para a extinção da Área de Proteção Ambiental de Santa Cruz e alterações na atribuição da Fundação do Meio Ambiente. Após a votação, que derrubou o veto, a Polícia Civil e o Ministério Público interromperam a sessão e recolheram as cédulas de votação, alegando denúncias de que o processo foi fraudado.
O processo apontou a marcação de cédulas e três vereadores foram afastados do Legislativo: Acirton Costa (PMDB), Darlan Bitencourt Carpes e Itamar da Silva, ambos do PP, além do presidente da Cooperaliança, Pedro Dionízio Gabriel.
As denúncias do Ministério Público são de constrangimento ilegal, falsificação de documento público, prevaricação e advoca-cia administrativa.



Zé Pizzetti
Presidente da Comissão Provisória do PDT, afirmou que nem ele e nem ninguém do partido foi convidado para participar do encontro de esquerda com o PC do B e PT, ocorrido domingo, no Centro Comunitário do Jardim Elizabete. “Quem estava lá não responde pelo PDT”, critica Pizzetti.



Ex-vereador
Adelir Cabreira, o Lili, que é secretário de Governo, passa a responder pela Secretaria de Obras, em substituição a Jairo Celoy Custódio, subprefeito do Distrito Balneário Rincão.
O Prefeito Gentil Dory da Luz ainda não confirmou a data da posse do novo secretário.



.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Plano de Carreira dos servidores do Samae é assinado pelo prefeito

Os entraves sobre a legalidade da migração de regime de contratação dos servidores do Samae, de celetista para estatutário, haviam adiado o envio do projeto para o Legislativo em 2010.

DIVULGAÇÃO
O Projeto de Lei que institui o Plano de Carreira dos funcionários do Ser-viço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara foi assinado na manhã desta terça-feira, 20, no Paço Municipal Ân-gelo Lodetti, pelo Prefeito Gentil Dory da Luz. O ato contou com a participação dos 25 funcionários beneficiados com plano.
Também acompanharam a cerimônia o presi-dente do Samae, Paulo Preis Neto; o vice-prefeito José Zanolli; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara (Sindserpi), Vera Regina Vieira; o vice-presidente e a tesoureira do sindicato, Rodrigues Mendes e Edna Benedet; o presidente do Legislativo André Mazzuchello Jucoski; vereadores; secretários e gestores municipais.
A assinatura do documento, que passa de regime celetista para estatutário, é pleiteada pelos servidores por mais de sete anos e segue para nova e breve apreciação jurídica no sindicato da categoria, a fim de seguir para a-provação do Legislativo que, com representatividade expressiva no encontro, se comprometeu em assinar documento assim que o Projeto de Lei chegar à Câmara.
“A segurança e as garantias para os trabalhadores são prioridades. A luta é reconhecida por esta administração que consolidou a proposta nesta manhã”, ressaltou o presidente do Samae. “Tratamos os encaminhamentos do projeto de forma responsável para atender os anseios dos ser-vidores e da cidade. Foram feitas adequações e podemos afirmar que a conquis-ta foi efetivada”, salientou o prefeito içarense.
O plano de carreira dos funcionários do Samae vem sendo discutido desde 2005 e, de acordo com a advogada Edna Benedet, na administração passada nada foi negociado ou a-provado. “Agora conseguimos avançar e precisamos apenas discutir pequenos detalhes e encaminhar para a aprovação na Câmara de Vereadores. Sem dúvida uma grande conquista”, enfatizou Edna.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Colunista Edna Benedet

Indignação

Podemos definir a palavra indignação, como um sentimento de cólera e desprezo, que uma determinada situação, ofensa ou ação provoca em nossos sentimentos.
É muito comum, nos indignarmos todos os dias com várias coisas erradas que presenciamos, seja em nossa vida particular, seja em nosso bairro, no nosso Município, Estado ou País.
Frequentemente, ou melhor, dizendo, diariamente, nos indignarmos com aquela pessoa que fura a fila do banco; com a falta de exames, consultas e remédios nos postos de saúde; com as estradas esburacadas e, praticamente, intransitáveis; com as tristes notícias de corrupção; desvio de dinheiro público; com a insegurança diária onde os índices de violência são alarmantes; com a sobrecarga de impostos pagos diariamente e tantas outras situações, que nos deixam angustiados e indignados.
Mas, a pergunta que tem que ser feita é: Qual é o resultado concreto desta nossa indignação? O que estamos fazendo, ou de que forma estamos contribuindo para mudar essa realidade?
Todo esse sentimento de indignação diante de tantas injustiças sociais e imoralidades administrativas, deve se transformar em ações, contribuindo de alguma for-ma, para mudar a realidade e a sociedade em que vivemos. De nada adiante, ficarmos reclamando entre quatro paredes, se essa indignação não criar assas e “ultrapassar as janelas de nossas casas”, criando um grande sentimento de mudança perante as injustiças vivenciadas no nosso cotidiano.
Como cidadãos, temos o poder de transformar as coisas, de construir uma sociedade mais justa, igualitária, fraterna e democrática.
A arma mais eficaz e poderosa contra todas as injustiças que nos provoca esse sentimento de indignação, esta em nossas mãos – O SEU VOTO – através dele, podemos mudar as situações e transformar a realidade em que vivemos. Pense nisso.


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Muitos incêndios não são informados as causas

O Corpo de Bombeiros de Içara tem atendido vários incêndios, na maioria das vezes no Distrito Balneário Rincão, e, em muitos deles, a guarnição não divulga a causa que originou o fogo.

MIGUEL NIETTO/JI
Nesta segunda-feira a noite o Corpo de Bombeiros de Içara atendeu duas chamadas de incêndios no bairro Presidente Vargas.
O primeiro ocorreu na Rodovia SC-443, em uma fábrica de recicláveis, onde os socorristas gastaram seis mil litros de água e mais de três horas para controlar as chamas que se espalharam com intensidade devido a grande quantidade de resíduos plásticos e de papelões. Os bombeiros tiveram que arrombar o cadeado para adentrar na fábrica. Ninguém ficou ferido.
A outra ocorrência foi nas margens da Rodovia SC-444, onde o incêndio se originou de materiais jogados na beira da pista que entraram em combustão e foi gasto cerca de dois mil litros de água para controlar as chamas.
Preocupado com o número crescente de incêndios no município o vereador André Mazzu54chello Jucoski, o Polakinho, enviou um requerimento solicitando ao Comando do Corpo de Bombeiros de Içara um relatório sobre as ocorrências atendidas em 2011.
A preocupação de Polakinho é quanto aos atendimentos de combate ao fogo. “Estamos preocupados com os vários incêndios em nosso município”, afirma. “Talvez este conceituado batalhão de bombeiros junto com a Administração Municipal possa promover orientações nos meios de comunicação e também uma cartilha explicativa com todos os cuidados para evitar estes acontecimentos”, sugere o vereador.
O capitão Audrey Silva de Souza promete nesta quarta-feira fazer um levantamento dos incêndios na região para ser divulgado na imprensa.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Casa da Cultura recebe mostra de fotos do Colégio Cristo Rei

O Colégio Cristo Rei, de Içara, realiza o segundo concurso “De Olho na Natureza”; as fotos dos alunos ficarão expostas na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes até terça-feira, dia 27.

Grupo de Danças Urbanas da Casa da Cultura participa de festival
DIVULGÇÃO

O grupo de danças urbanas Soul Dance Sênior, da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes participou no último sábado, dia 17, do Festival de Danças Folclóricas e Urbanas realizado no Criciúma Shopping.
O grupo, composto por 13 bailarinos, apresentou a coreografia “A hora do recreio”, e ficou em quarto lugar na classificação geral.
“Foi uma boa apresentação e o grupo está cada vez melhor. Estou muito satisfeita com o resultado”, avalia a professora Lidiane de Souza.
A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes recebeu nesta terça-feira, dia 20, a mostra fotográfica do segundo concurso “De Olho na Natureza”, do Colégio Cristo Rei, do bairro Centro, em Içara.
O concurso, que reúne 110 fotos de alunos do 6º ano ao terceirão, é coordenado pelo professor de ciências e biologia, Eraldo Martignago.
“O objetivo desse concurso é despertar nos alunos o sentimento de respeito e amor ao meio ambiente”, destaca o professor.
As fotos ficarão expostas na Casa da Cultura até a próxima terça-feira, dia 27, das 8h às 18h.
A primeira edição do concurso fotográfico aconteceu em 2010. As fotos es-colhidas na Casa da Cultura por um grupo de jura-dos foram expostas na 1ª Feira do Livro do colégio.
O grupo de oito jurados foi formado por cidadãos içarenses envolvidos com fotografia e autoridades do município, que foram até a Casa da Cultura para escolher as melhores fotos, que foram premiadas.
Participaram os estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
Os alunos inscreveram no concurso fotografias que eles mesmos produziram durante viagens pelo Brasil a fora e, também, da cidade de Içara.
O Colégio Cristo Rei tem como missão: Proporcionar ao educando condições que facilitem a formação integral e integrada, comprometida com os valores humanos e cristãos que promovam sadias relações fraternas.
DIVULGAÇÃO

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Esportes: Conhecidos os campeões de algumas modalidades do Joesinho

FRAMBER JÚNIOR/JI
A Fundação Municipal de Esportes, iniciou nesta segunda-feira (19) a décima edição dos Joguinhos Estudantis de Içara – Joesinho.
Mais de 600 estudantes, de 10 a 12 anos, de dez escolas municipais, estaduais e particulares estão disputando nas modalidades de xadrez, tênis de mesa, voleibol, handebol e atletismo.
As disputas são realizadas no Complexo Esportivo João Ramos Rousseng até 23 de outubro.
Na segunda-feira, foram conhecidos os campeões no atletismo, a Escola Estadual Maria da Gloria Silva; no tênis de mesa a Escola Municipal Quintino Riz-zieri venceu nos dois naipes (masculino e feminino) o que ocorreu ontem e também no basquete e no vôlei feminino. Já no masculino a campeã foi a Escola Maria Arlete Bitencourt Lodetti.
Nesta quarta-feira acontecem as disputas de vôlei masculino, handebol; na quinta-feira futsal feminino e xadrez, e na sexta, quando encerra a competição, acontecerá o futsal masculino.
“Nosso objetivo é facilitar entrosamento entre professores e alunos e demonstrar que o esporte é fundamental”, destacou o superintendente da FME de Içara, Flávio Felisberto. Segundo ele, “o esporte não é apenas saúde, mas também a garantia do desenvolvimento humano no município”.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.