O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

CAPA: Edição2.181 - Içara, 31 de agosto de 2011

Vereadores estão de volta
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Padaria e taxista são assaltados elevando o índice de violência
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Moradores do Raichaski pedempavimentação
(Calede Borges/Jornal Içarense)

EDITORIAL - CPI pode virar pizza

Os vereadores da Câmara Municipal de Içara Dar-lan Bitencourt Carpes (PP), Acirton Costa (PM DB) e Itamar da Silva (PP) retor-nam na próxima sessão le-gislativa a ocupar as cadeiras das quais foram afastados há três semanas, devido ao envolvimento no caso das cédulas marcadas.
O retorno se deve à concessão de uma liminar, pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Ca-tarina, Cláudia de Farias. De acordo com o advogado Ivo Carminatti, a desembarga-dora entendeu que não há provas de que os legisladores possam influenciar nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito, criada dentro da Câmara. Agora, é esperar e ver os posicio-namento dos vereadores.

CHARGE


POLÍTICA - Justiça determina retorno de vereadores ao Legislativo

Afastados devido ao processo de improbidade administrativa na Câmara Municipal, os vereadores envolvidos no caso das cédulas marcadas já podem voltar ao trabalho nesta quinta-feira.

Bruna Borges/Jornal Içarense)

Os vereadores da Câmara Municipal de Içara Darlan Bitencourt Carpes (PP), Acirton Costa (PM DB) e Itamar da Silva (PP) retornam na próxima sessão legislativa, nesta quinta, a ocupar as cadeiras das quais foram afastados há três semanas, devido ao envolvimento no caso das cédulas marcadas.
O retorno se deve à concessão de uma liminar, pela desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Cláudia Lambert de Farias.
De acordo com o advogado dos vereadores, Ivo Carminatti, a desembar-gadora entendeu que não há provas de que os legisladores podem influenciar nos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), criada para investigar o caso dentro da Câmara.
“Além disso, a Justiça observou que o afastamento dos vereadores ca-usa um dano moral muito grande para eles. Maior do que se eles permanecessem no Legislativo”, informou Carminatti.
Segundo o advogado, o juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Do-mingos, recebeu o comunicado da liminar na tarde desta terça-feira, dia 30.
Mesmo que o juiz não tivesse recebido o comunicado, os vereadores poderiam retornar ao trabalho a qualquer momento, apenas apresentando a liminar na Câmara Municipal, pois o efeito dela é imediato.
Os vereadores foram a-fastados no dia 11, depois de o Ministério Público ter formulado pedido de re-consideração na ação civil de improbidade administrativa, diante de novos acontecimentos demonstrados na ação, sendo acatado pelo juiz. Com eles também foi afastado o presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel.

GERAL - Moradores reclamam de buracos nas estradas devido às chuvas

As ruas não pavimentadas do município sofreram com a ação das chuvas nos últimos dias, buracos e alagamentos são relatados por moradores; a Secretaria de Obras promete ação.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

As fortes chuvas que caí-ram nesta semana provo-caram estragos em pratica-mente todas as ruas de Iça-ra, principalmente as não pavimentadas.
Na Pedro Álvares Ca-bral, no bairro Jardim Sil-vana, por exemplo, os mo-radores enfrentam dificul-dades até para sair e en-trar nas residências. Eles reclamam que a situação piorou depois que a rua foi escavada para a colocação de tubos da rede coletora de esgoto.
Já no bairro Raichaski, a situação ficou agravada nas Ruas Rio Grande do Norte, João Miguel Borges e Estácio José Rafael.
Segundo o comerciante Jaime Bitencourt, o estado crítico das ruas prejudica as vendas. “Há clientes que não vêm no meu esta-belecimento porque a rua não é pavimentada e quan-do chove fica esburacada”, enfatiza.
Outro morador, Jonas Bitencourt, relatou que atolou o caminhão e foi “complicado” re-tirá-lo do local.
“Estamos can-sado de promes-sas”, reclamou Jai-me. Conforme os moradores, há mais de oito anos políti-cos vêm prometen-do lajotar as estra-das, mas as pro-messas ficam só no papel.
Para um outro morador, Fábio Castagnetti, “lajotar é a solução”.
“Segundo o informativo distribuído pela Adminis-tração Municipal, na pri-meira etapa do PAC II as ruas serão lajotadas. Mas, os moradores afirmam não acreditar mais nos gover-nantes”, diz Castagnetti.
De acordo com o encar-regado de Obras da Admi-nistração Municipal, Már-cio Realdo Toretti, não só as ruas citadas, mas todas do município ficaram da-nificadas com as chuvas.
“Quando chove as ruas enchem de buracos. Quan-do parar a chuva, vamos visitar todo o município, fazendo uma avaliação das vias, para tomar provi-dências, principalmente as ruas que são trajeto de ôni-bus”, explica Toretti.
Nesta terça-feira, 30, a e-quipe da Secretaria de Obras de Içara esteve nos bairros Poço Oito, Primeiro de Maio, Terceira Linha e Vila Alvo-rada, em operação tapa buracos. Além disso, a e-quipe desentupiu bocas-de-lobo em outras localidades.

POLÍCIA - Homem armado comete mais um assalto no Centro

O alvo desta vez foi uma panificadora localizada na Rua Vitória, próxima a Agência dos Correios, onde a proprietária e uma funcionária foram ameaçadas pelo meliante com um revólver.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A onda de assaltos a estabelecimento e taxistas tem sido uma constantes nestes últimos dias.
No final da tarde de segunda-feira, a Padaria Per-tutti, localizada na Rua Vi-tória, próxima a Agência dos Correios, Centro de Içara, foi roubada
Segundo o relato da proprietária, J.N., 44 anos, um homem alto e magro, vestindo moletom e capuz, entrou no estabelecimento armado com um revólver e anunciou o assalto. O agente levou dinheiro do caixa, não soube informar a quantia, além de carteiras de cigarro e doces, também foi levado um aparelho de telefone celular. “Ele disse que tinha saído da cadeia, que precisava de dinheiro e não queria machucar ninguém. Que não chamassem a Polícia Militar pois, tinha um comparsa esperando na rua”, declarou a dona da padaria de Içara.
Segundo informações da vítima, o masculino saiu a pé em direção ao Centro. A Polícia Militar fez diversas rondas, contudo nenhum suspeito foi encontrado. O caso foi repassado a Polícia Civil.
Assalto a taxista
Por volta das 00:30h da madrugada desta terça-feira, dia 30, um taxista foi roubado no Balneário Rincão.
Conforme V.M., 37 anos, uma garota de programa ligou para ele dizendo que te-ria uma corrida de táxi da frente de um supermercado no Bairro Primeiro de Maio até o Balneário Rincão. Chegando a frente do estabelecimento, o taxista encontrou no local um homem que queria fazer o trajeto mencionado. Chegando à localidade conhecida como “Moca”, o agente sacou um revólver e anunciou o assalto, não pagando a corrida e levando o telefone móvel da vítima.
O agente tem aproximadamente 1,75 m e era obeso. A Polícia Militar fez diversas rondas, contudo nenhum suspeito foi encontrado. O caso foi repassado a Civil.

VARIEDADES - Cadeirinhas de garrafa pet fazem sucesso em exposição

O artesanato de Valdete Costa foi apreciado pelos clientes do Supermercado Giassi, no último final de semana; a costureira cria cadeirinhas de garrafa pet, que servem como agulheiros.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A costureira Valdete Costa, moradora do bairro Tereza Cristina, em Içara, encontrou uma forma cri-ativa de aproveitar gar-rafas pet e outros tipos de material reciclável.
Há um ano ela cria cade-irinhas de garrafa pet de 600 ml, que além de deco-rativas, servem como su-porte para agulhas.
A brincadeira, que come-çou para presentear ami-gas, passou a ser vista co-mo uma forma de renda ex-tra. “Aquelas que ganha-ram de presente mostra-ram para outras pessoas, que ficaram interessadas. Foi assim que comecei a fazer cadeirinhas por enco-menda”, explica a costurei-ra, que vende o artesanato por R$ 5 cada.
As cadeirinhas podem ser feitas com qualquer ti-po de garrafa pet. Mas, as de 600 ml ficam mais “charmosinhas”, conta Valdete, que aprendeu o ofício apenas copiando uma cadeirinha que a irmã fez em uma reunião no clu-be de mães, na cidade de Tubarão.
Atualmente, Valdete já cria os próprios modelos e personaliza conforme o gosto do cliente.
Nos dias 19 e 20 de agos-to as cadeirinhas foram co-locadas para exposição no Supermercado Giassi, Cen-tro de Içara, chamando a atenção das pessoas.
“Fiz a exposição mais para mostrar o trabalho. Mas, algumas pessoas aca-baram comprando. Muita gente gostou”, relata.
A costureira ressalta a importância do trabalho como forma de reaproveitar material que não seria ma-is utilizado, promovendo a limpeza da cidade.
“Compro apenas o viés e a cola, o restante são so-bras e doações, como gar-rafas pet, espumas e reta-lhos. Um material que po-deria virar lixo, poluindo a cidade”, observa.
Valdete também reapro-veita o tecido de guarda-chuvas estragados.
“Com o tecido de apenas um guarda-chuva é possí-vel fazer sete cadeirinhas”, informa a artesã.
A costureira quer propa-gar o conhecimento com a realização de cursos.
“Agradeço às meninas do Restaurante Pereira que guardam e doam as gar-rafas para mim, e a amiga Cleusa Fernandes, que é costureira e doa os reta-lhos”, enaltece Valdete.
Aqueles que tiverem inte-resse em doar guarda-chu-vas, as famosas “sombri-nhas”, que estiverem estra-gadas; assim como garra-fas pet, retalhos e espumas, podem também entrar em contato através dos telefo-nes citados.
Interessados em apren-der a confeccionar cadeiri-nhas podem entrar em con-tato através dos telefones: (48) 8834-6493 ou (48) 8437-2097.

ESPORTE - Criciúma leva virada e cai duas posições

O Tigre saiu na frente mas não teve competência para segurar o resultado e foi derrotado por 4 a 2 pelo Guarani, no Estádio Fonte Luminosa, em Araraquara, resultado que o deixa no 10o lugar.

(Divulgação)

O Guarani conseguiu uma virada espetacular e venceu o Criciúma por 4 a 2 nesta terça-feira, na Fonte Luminosa, em Araraqua-ra, devido o Brinco de Ouro estar interditado.
Após tomar dois gols antes dos dez minutos de jo-go, o time campineiro foi buscar o resultado e conseguiu os três pontos que aliviaram a crise vivida pela equipe na Série B..
Grande destaque do Guarani no jogo, o meia Fe-lipe teve papel fundamental ao marcar um dos gols e dar passe para o outro, enquanto o terceiro foi uma verdadeira pintura do volante Dadá. Já o Criciúma lamentou o apagão que teve durante o restante da partida, que o afastou do G-4.
Mesmo com a vitória, o Guarani ainda ocupa a zona de rebaixamento da Série B, ficando na 17ª colocação, com 23 pontos ganhos. Já o Criciúma caiu duas posições e agora é o 10º colocado, com 28 pontos.
O Tigre segue firme na briga pelo título do Catari-nense das divisões de base, ao vencer as duas partidas contra o Brusque, em Ara-ranguá. O Sub-17 ganhou de 1 a 0, enquanto o Sub-20 aplicou 3 a 1.

DISTRITO - Associação de Mulheres precisam de doações de pano

As voluntárias trabalham na fábrica de Estopa, no Mirassol, Zona Sul do Balneário Rincão, supervisionadas pela Maria Albertina da Silva, que não mede esforços para levar o projeto pra frente.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Mesmo com o apelo feito na semana passada, através do Jornal Içarense, a Associação das Mulheres Voluntárias do Mirassol, no Distrito Balneário Rin-cão, em Içara, recebeu pou-quíssimas doações de pedaços de tecido para que as mulheres possam trabalhar na fábrica de estopa, empreendimento que proporciona trabalho e renda na comunidade carente.
“Pedimos às empresas de confecção da região e comunidade que doem tecidos como meia malha, moletom, entre outros panos, para que possamos trabalhar na fábrica de estopa. Está bem difícil trabalhar sem o material”, en-fatiza a presidente da associação, Maria Albertina da Silva, a Tina.
Os tecidos mais leves facilitam o serviço das 39 mu-lheres da entidade que se revezam na costura do material.
Parte da cooperativa pa-ra produzir estopa está sendo administrada por alunos do curso de Economia, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), de Criciúma.
Os estudantes iniciaram a atividade de extensão em 2010. “A ajuda dos acadêmicos melhorou muito o nosso strabalho. O problema maior, no momento, é a falta de matéria-prima”, reforça Tina.
É importante ressaltar que as mulheres são de bai-xa renda e trabalham para sustentar a família e toda doaçãovai ajudá-las a aumentar o rendimento.
O projeto foi iniciado a-proximadamente há dez meses e quem quiser ajudar pode entrar em contato pelos telefones 3468-4377 e 9639-1811.