O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CAPA: Edição2.088 - Içara, 16 e 17 de abril de 2011

Uczai visita sede da Colônia de Pescadores Z-33
(Divulgação)


HSD e AMI na mira da pormotoria pública
(Divulgação)


Decisão sobre PP de Içara somente após a Páscoa
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - AMI deveria assumir PS

Cada dia que passa, dá uma angústia comentar qualquer assunto sobre o Hospital São Donato, pois o que se vê é um poço sem fundo onde as soluções no Pronto Socorro (PS) estão mais distantes, mesmo havendo um empenho da diretoria em achar uma saida para a falta de médicos.
Uma hora é falta de dinheiro pra manter os médicos, outra é falta de médicos, e sempre a desculpa vem em primeiro lugar.
Se o valor de mais de R$ 100 mil mensal repassados pela Administração Munici-pal de Içara são insufientes para manter o pronto atendimento, que o Prefeito Gentil assuma o pronto socorro

COLUNISTA - Viviane Maragno,


Melasma

Sinônimos e nomes po-pulares da Melasma: cloas-ma, máscara gravídica, panos
O que é?
São manchas acasta-nhadas na pele, ocorrendo em áreas expostas ao sol, principalmente no rosto e em mulheres de pele mais morena. Apenas 10% dos homens são acometidos.
Como se desenvolve ou se adquire?
A causa é desconhecida, estando envolvidos fatores genéticos raciais, hormo-nais (tais como gravidez, uso de anticoncepcionais e outras alterações hormo-nais), uso de alguns medi-camentos e fatores ambien-tais como exposição à radi-ação ultravioleta (sol e lâm-padas artificiais).
O que se sente?
São lesões (manchas) a-castanhadas na pele sem sintomas, muitas vezes ex-tensas, simétricas (nos do-is lados), com limites mal definidos, sempre em áreas expostas. São mais fre-qüentes no rosto (boche-chas, testa, queixo e acima do lábio superior), poden-do ocorrer em outras áreas expostas como antebraços.
Como o médico faz o di-agnóstico?
O diagnóstico é baseado no as-pecto das lesões (manchas) e his-tória do paciente.
Como se trata?
O mais importante é a consciência da proteção solar diária. É recomen-dado o uso de filtros sola-res, em geral potentes, e um maior cuidado à expo-sição solar, sem precau-ções, faz com que as man-chas fiquem mais eviden-tes. Associado a isto, exis-tem muitas medicações clássicas e atuais para o tratamento das manchas, conforme a escolha e ex-periência do médico.
O tratamento pode ser prolongado e difícil, neces-sitando muito da colabo-ração do paciente.
Quando ocorre durante a gravidez, pode regredir após o parto, podendo ser reativado em outras gesta-ções da paciente.
Como se previne?
Para a prevenção, o mais importante é a consciência de proteger a pele ade-quadamente da exposição solar diária. Se for usar algum tipo de creme, pro-cure a orientação de um especialista.
Até a próxima semana com mais um assunto.

POLÍTICA - Situação do PP de Içara será definida depois da Páscoa

Em março, deveria ter sido eleito o novo Diretório e Executiva do PP de Içara; porém, muitos foram os interessados e ninguém quis abrir mão da vaga; a situação será definida no final do mês.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A falta de consenso entre integrantes do Partido Progressista de Içara fez com que fosse suspensa a convenção que aconteceria no dia 26 de março, deixando o partido sem a formação do novo Diretório e Executiva.
De acordo com o presidente Estadual do PP, Joa-res Ponticelli, mais seis ou cinco municípios se encontram na mesma situação que Içara e uma reunião entre a Executiva Estadual, depois do feriado de Páscoa, vai decidir o rumo da sigla em cada cidade.
A Executiva Estadual pode determinar que o PP de Içara entre em consenso para a formação de uma chapa ou realize convenção com disputa, o que não deve acontecer, segundo Ponticelli. “Vamos nos esforçar para que haja um en-tendimento, que todos os pensamentos se alinhem. O que vemos em Içara é um ‘problema bom’. Ruim seria se ninguém estivesse disputando. Isto nos alegra”, afirmou o presidente da Estadual.
Ponticelli destacou que a Executiva ainda não tem um posiciona-mento e que está conversando com todas as partes do antigo Diretório.
No período em que o PP teve para organizar a convenção em Içara, quase 80 militantes se mostraram interessados em participar do Diretório. Porém, o setor comporta apenas 44 pessoas.
Como os integrantes da chapa antiga não quiseram abrir mão da vaga pa-ra os novos, o prazo acabou e nenhuma chapa foi inscrita. Sem chapa, um novo Diretório não pôde ser eleito, e o então presidente da sigla em Içara, Ar-naldo Lodetti Júnior, optou em não haver disputa.
Com relação às especu-lações de que Dalvânia Cardoso e Júlio De Luca estariam disputando a presidência, Lodetti afirmou recentemente ao Jornal Iça-rense que “estão adiantando as coisas”. “Primeiro te-mos que escolher o Diretó-rio, que por sua vez elege a Executiva e, consequente-mente, o presidente”, ressaltou Lodetti, que está com cargo indefinido.

GERAL - Direção do HSD vai ao MP e pede médico para prefeitura

A crise pela qual o Hospital São Donato de Içara está passando, pelo fato da escala de médicos do Pronto Socorro estar desfalcada, teve mais um episódio com a morte de um homem.

(Divulgação)

A morte do aposentado Darci José Ross, de 62 anos, na manhã de quinta-feira, dia 14, no Hospital São Do-nato (HSD), quando não havia médico para atendimento, foi o estopim para que a direção da instituição procurasse ajuda, mais uma vez, do Ministério Público (MP) e Administração Municipal de Içara.
Em reunião com o promotor do MP de Içara, Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, na tarde desta sexta-feira, dia 15, a diretora administrativa do hospital, Cleide Geremias; e o presidente da instituição, Acirton Costa; pediram que a gestora de Saúde de Içara, Mira Dagostim, conseguisse dois médicos que trabalham nos postos de saúde do município para atender no hospital nas terças e quintas-feiras pela manhã, dias em que não há profissional na escala para o Pronto Socorro.
“O atendimento da rede municipal não vai ser prejudicado, pois a nossa intenção é que o profissional trabalhe pela manhã no Pronto Socorro e à tarde no posto de saúde”, explicou o presidente do HSD.
De acordo com Costa, a gestora de Saúde ficou de analisar o pedido e responder na próxima semana.
A diretora administrativa também falou da falta de profissionais interessados.
“Ligamos todos os dias para órgãos de medicina, a fim de conseguir profissionais, mas eles preferem trabalhar em consultório nestes horários. É uma lu-ta”, justificou Cleide.
O promotor explicou à direção do HSD que já existe uma Ação Civil Pública que prevê uma multa de R$ 2 mil, tanto para o hospital, quanto para a Administração Municipal, caso ocorra omissão de socorro.
“Em fevereiro houve audiência de conciliação, na qual o hospital e a Administração Municipal apresentaram documentos a fim de comprovar que ambos estavam com a situação regularizada. Em seguida, quando retomei o processo, após as férias, me manifestei ao Ministério Público dizendo que não estava comprovada esta regularização do atendimento de emergência e sobreaviso. Reuni notícias que mostravam a falta de atendimento e pedi que o juiz continuasse o processo”, explica Gouvêa.
Conforme o promotor, a multa ainda não está valendo, pois o juiz precisa julgar o processo.
Gouvêa informou à direção do HSD que a promotoria não poderia proibir que a prefeitura conceda os médicos, mas que a medida de-veria ser em caso de extrema urgência. “A gestora de Saúde é que deve saber o que é mais importante priorizar. Mas, o empréstimo dos médicos não deve ser adotado como solução”, adverte.
Para o promotor é intolerável que a saúde no município permaneça como está. Quando ao cumprimento do horário dos médicos nos postos, ele informou que a prefeitura já havia se comprometido com o MP a fiscalizar.

POLÍCIA - Produtos pirateados são recolhidos pela Polícia Militar

A Polícia Militar de Içara recolheu de um mercado no bairro Cristo Rei vários produtos pirateados que estavam sendo comercializados e a proprietária do estabelecimento foi autuada.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

A lei é clara afirma que qualquer forma de comerci-alização de produtos piratas é crime contra a cultura nacional e mundial, e a pe-na pode chegar dois a qua-tros anos de reclusão em re-gime fechado ou o pagamento de uma multa, tabelada por uma lei federal.
Mesmo com a fiscalização forte em cima dos produtos prateados feito pela Polícia Militar (PM) de Içara, os contrabandistas continuam atuando de uma forma camuflada, comerci-alizando os produtos piratas longe da fiscalização.
Em operação conjunta do serviço de inteligência da Polícia Militar e da Receita Estadual, um supermercado foi flagrado com produtos pirateados em exposição no bairro Cristo Rei, em Içara. Na ação, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 14, no estabelecimento foram recolhidas 55 carteiras de cigarros, 124 DVDs e 85 CDs.
De acordo com o sargento Alexandre Fontoura, to-do o material foi encaminhado à Delegacia de Içara, junto com a responsável pelo estabelecimento, A.A.V., 38 anos. Contra ela foi lavrado um termo circunstanciado (TC) podendo responder pelo crime de pirataria.
Foram visitadas dezenas de estabelecimentos comerciais (mini-mercados, panificadoras, bares e congêne-res) nos municípios de Içara (Centro e Balneário Rin-cão), Criciúma, Forquilhi-nha, Lauro Müller e Nova Veneza. Entre os estabelecimentos comerciais visitados 49 deles estavam co-mercializando cigarros, eletro eletrônicos, equipamentos de informática de origem estrangeiras.

VARIEDADES - Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho é fundada

Um grupo de içarenses preocupados com os animais abandonados na cidade se mobilizou e formou a Associação Içarense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Amigo Bicho).

(Arquivo/Jornal Içarense)

O jovem Max Amaral, de 15 anos, engajado na defe-sa dos animais em Içara, desde novembro de 2010 percorre a cidade com o in-tuito de averiguar denún-cias de maus tratos.
Ele foi fundador da ONG World Society for the Protection of Animals (WS-PA) Sociedade Mundial de Proteção Animal) em Içara.
Porém, devido à falta de autonomia que sentia ao ser vinculado à ONG in-ternacional, uniu parcei-ros no município com o mesmo interesse e, há cer-ca de um mês e meio, fundou a Associação Iça-rense de Proteção Animal Amigo Bicho (AIPA-Ami-go Bicho).
“Já constituímos a dire-toria e agora estamos fa-zendo a parte de legaliza-ção da associação, em car-tório”, informa Amaral.
O grupo conta com a aju-da da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fun-dai). “Se não fosse a Fun-dai, não tínhamos como trabalhar, pois é o fiscal que vai conosco apurar as de-núncias e dá apoio”, en-fa-tiza o jovem.
Através de uma voluntá-ria, o grupo conseguiu um terreno para montar um ca-nil, que já possui 17 ca-chorros, mas que precisam de abrigo. “Precisamos de patrocinadores para cons-truir o canil. Com isso, va-mos pegar os animais que estão machucados e tratar, além de castrá-los para a-cabar com os cachorros de rua”, ressalta Amaral.
Por enquanto a associa-ção vive de recurso dos próprios voluntários. Eles estão idealizando uma rifa para ajudar nas despesas.
A diretoria da associa-ção se reúne uma vez por semana, na Cooperaliança.
De acordo com Amaral, o número de denúncias de maus tratos diminuiu con-sideravelmente nas últi-mas semanas. “As ocor-rências diminuíram cerca de 40%. Não sei se as pes-soas estão se conscienti-zando ou com medo de de-nunciar”, comenta.
O jovem explica que com o castramento, em cinco anos, a população de ca-chorros de rua tende a a-cabar. “São quase 10 mil cachorros de rua em toda região”, enfatiza.

ESPORTE - Macuglia vai colocar equipe ofensiva contra Marcílio Dias

O técnico do Criciúma não deve contar com Roni e Pedro Carmona, jogadores criativos do meio do campo, mas terá o retorno do volante Mika, autor do gol do título do turno, contra o Figueirense.

(Divulgação)

O técnico Guilherme Ma-cuglia comandou um treinamento coletivo no Estádio Heriberto Hülse, na preparação para o jogo de domingo, às 16h, diante do Marcílio Dias.
O treinamento encaminhou o Tigre, sem Roni e Pedro Carmona que serão poupados diante do marinheiro. Ambos estão pendurados com dois cartões a-marelos e vão acompanhar o jogo da arquibancada.
No treinamento, Macu-glia escalou três volantes entre os titulares. Diogo Oliveira, atuou no time reserva, enquanto o atacante Schwenck , poupado, deu lugar a Talles Cunha.
A equipe treinou com Andrey; Fábio Santana, To-ninho, Nirley e Pirão; He-nik, Carlinhos Santos, Mika (Diego Felipe) e Rosembri-ck; Talles Cunha e Lincom.
O cronograma de treinamentos da comissão técnica do Tigre teve continuidade na tarde de ontem com trabalho tático realizado no Centro de Treinamento no bairro Cristo Redentor.
No sábado pela manhã, acontece o último treino com a participação de todos os atletas do Tigre. No período da tarde, os 18 convocados iniciam período de concentração enquanto o restante vai para mais um turno de trabalho.