O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 22 de março de 2011

CAPA: Edição2.069 - Içara, 22 de março de 2011

Lideranças do PP apoiam posse de
Rodrigo Gonçalves
no comando da JPP

(DIVULGAÇÃO)


CPAI fica de vice no Coroa Bom de Bola e no Praião
(DIEGO DOS SANTOS/DIVULGAÇÃO)


CPAI fica de vice no Coroa Bom de Bola e no Praião
(DIEGO DOS SANTOS/DIVULGAÇÃO)


Brígido é mantido como presidente do PSDB de Içara
(NEKA DAL PONT/DIVULGAÇÃO)

CHARGE

De bem com a VIDA com Jairo MARTINS




Antecipar resultados

Vamos refletir um pouco sobre nossos posicio-namentos quanto às expectativas humanas pessoais. Podemos descrever três tipos de pessoas: A-quelas que não acreditam no seu sucesso; aquelas que acham que o seu sucesso é obra do acaso; e as que acreditam que a conquista é fruto de uma lógica baseada em pré requisitos.
Os pessimistas vivem seus infernos recheados de tristezas, não dormem à no-ite, mas são conformados.
Quando são colocados a frente de um projeto, logo retraem-se pois acreditam que nada levará a lugar algum. Pessoas como essas são tristes. O sorriso nos rostos são amarelados, expressões de conformismo imersos no reino das dores e lamúrias. Tudo para elas é uma grande sucessão de infelicidades.
Outros até acreditam em uma “luz no final do túnel”, são enganosos, o-timistas, onde “tudo o que vier é lucro”. Lamentavelmente não planejam, não possuem objetivos e metas, logo, nunca sabem para onde estão indo. Se chegarem a algum lugar é porque o destino, assim o quis. Pessoas neste pensamento, tanto vencem como perdem. Cada derrota é um estágio a mais no meio do desconhecido. Cada tentativa infundada é um jogo da sorte, on-de o time dos vencidos é sempre maior que os dos vencedores. Por que não o-lhar para dentro de si? Estabelecer um propósito forte para os ideais pessoais. A vida é uma caminhada onde os atalhos são armadilhas.
O que se recebe é diretamente relacionado ao que se propõe. O tamanho do sucesso é do tamanho da mobilização. Nada que o pensamento possa promover uma revolução no meio da lógicas agregadas ao sentimento. A consciência é estrutura na vivência e a vivência é aparada em fatos, não em hipóteses. Infelizmente é maior o nú-mero de hipóteses negativas. Comece na estrutura do posicionamento, hoje.

POLÍTICA - Marzinho convoca reunião sobre embarcações a motor nas lagoas

Hoje, terça-feira, é o Dia Mundial da Água, e amanhã, quarta-feira, as lagoas do município recebem atenção em reunião na Câmara de Vereadores, o assunto é o uso de embarcações.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A mortandade de peixes na Lagoa da Mãe Luzia e Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão, em Içara, tem preocupado o vereador Osmar Manoel dos Santos (PP), o Marzinho.
Segundo o vereador, o uso de embarcação motori-zada nas lagoas, como jet-ski, pode estar ocasionando o problema.
Para que as suspeitas se-jam analisadas, a fim de e-vitar mais impactos ambi-entais, Marzinho convocou uma reunião, que a-contecerá nesta quarta-feira, dia 23, às 19h, no Ple-narinho Adão dos Santos Moreira, na Câmara Municipal de Içara.
O Legislativo enviou convite á Fundação do Me-io Ambiente (FATMA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Içara, Subprefeitura do Balneário Rincão, ONG Sociedade E-cológica do Distrito Balneário Rincão, Iate Club Veleiros da Lagoa, Capitania dos Portos de Laguna, delegado capitão da Corveta, Associação de Moradores da Lagoa dos Esteves, colônias de pescadores do Balneário Rincão e das Ilhas, donos de camping e restaurantes que margei-am a Lagoa dos Esteves e promotor público.
“Queremos reunir todas as entidades interessadas e comunidade para discutir o assunto. Podemos até continuar utilizando as embarcações. Porém, é necessário encontrar alternativas para não prejudicar as lagoas e os animais que delas sobrevivem”, diz.
O vereador deseja saber também a opinião dos moradores próximos às lagoas, pois, futuramente, o local pode servir para captação de água.
Ao pesquisar sobre o assunto e conversar com pessoas de outras cidades, Marzinho descobriu um documento emitido pelo Promotor de Justiça Paulo da Silva Cirne, da comarca de Passo Fundo (RS).
Depois de uma série de denúncias e problemas ca-usados pelos jet-skis na barragem do Capingüi, o Ministério Público abriu inquérito. Um tempo depois a Companhia Ambiental da região foi orientada a autuar os condutores de jet-ski por crime ambiental.
“Quero mostrar este documento na reunião. As nossas lagoas não comportam a quantidade de embarcações que circulam no verão. Por isso, é necessário fazer um estudo sobre os impactos ambientais. Se tem alguma coisa matando os peixes, pode estar afetando também o ser humano. É importante a participação de toda a comunidade”, ressalta o vereador.
Para a Lagoa do Faxinal já existe uma lei que proíbe o uso das embarcações mo-torizadas.

GERAL - Mais de 150 mulheres de Içara fizeram exames neste sábado

Parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a ação de saúde da mulher foi realizada no sábado para facilitar o atendimento às femininas que trabalham fora de segunda à sexta-feira.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Uma ação intensificada relacionada à saúde da mulher aconteceu neste sá-bado, dia 19, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESFs) no Balneário Rincão, Esplanada, Ra-ichaski, Demboski, Vila Nova, Cristo Rei e no Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense (CASMI).
Foram realizados mais de 150 atendimentos, divididos em exames preventivos do colo uterino e de mama, mais solicitação de mamografia.
Conforme a coordenadora do CASMI, Maristela Meinert, o número de atendimento não atingiu a média esperada, mas garantiu a todas as mulheres que passaram pelas unidades, o atendimento necessário.
“É importante ressaltar que para que as ações obte-nham o sucesso desejado é necessário que a comunidade participe. Cabe à mulher tomar posse do auto cuidado”, enfatizou.
As unidades estiveram abertas das 9h às 16h.
Os bairros que tiveram maior procura por atendimento foram Esplanada e Cristo Rei.
Para Daura Afonso Fer-mino a possibilidade de re-alizar os exames no sábado é importante. “Trabalho em horário comercial, o que dificulta fazer estes exames durante a semana. Por isso, aproveitei para colocar em dia os exames de rotina e cuidar um pouco de mim. Espero que ocorram outras ações como estas”, comemorou a moradora.
A ação de saúde, realizada pela Administração Municipal de Içara, por meio da Secretaria de Saúde, contou com a presença do prefeito Gentil Dory da Luz e do secretário de Saúde Laudo Calegari.
“A atividade intensificada faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, e teve como objetivo dar às mulheres içarenses a oportunidade de realizar os exames periódicos, pois muitas não conseguem fazer devido ao horário de trabalho”, declarou o secretário Laudo Calegari.

POLÍCIA - Mais dois carros são recuperados pela PM

A ação dos bandidos em Içara parece ainda ser com os carros, pois durante o fim de semana a Polícia Militar de Içara recuperou dois veículos que tinham registro de furtos no município.

(Arquivo/Jornal Içarense)

As Polícias Militar e Civil de Içara continuam fazendo rondas intensamente para coibir os infratores dentro da cidade. Na madruga deste domingo, mais um veiculo foi encontrado abandonado em Içara.
Uma perseguição resultou no abandono do Fiat Uno placas MAS-1401 de Içara na madrugada de ontem. O veículo foi deixado na Rodovia Jorge Zanatta, no bairro Mareli, por volta da 1 hora. Conforme registrado pela Polícia Militar, dois homens abandonaram o veículo e fugiram.
O carro foi achado sem o aparelho de som e o estepe, horas depois de ter si-do furtado, de uma residência da Rua Anselmo Dias, no bairro Raichaski. O do-no do veículo não estava em casa. No local, os ladrões deixaram uma Fiorino preta que havia sido levada na Avenida Procópio Li-ma, Centro de Içara.
Pelo que parece, a ação dos lmaus elementos neste fim de semana em Içara era mesmo os carros, pois a polícia passou o dia atendendo a ocorrência de semelhantes.
Sem os bancos e a bateria, o Gol com placas SAT-7455, de Içara, foi achado na manhã de domingo, dia 20, horas depois de ter sido furtado em Maracajá. O veículo estava no Lotea-mento Planalto, no bairro Presidente Vargas, e foi achado, após denúncia feita à Guarnição Especial da Polícia Militar.

VARIEDADES - Adolescente lança livro de romance em Içara

O gosto pela literatura fez com que a estudante Dienifer Tournier Warmling, 16 anos, tivesse o interesse de escrever o livro Sobrevivendo no Amor, lançado na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes.

(Divulgação)

A adolescente Dienifer Tournier Warmling come-çou cedo nos caminhos da literatura. Aos 16 anos, ela acaba de lançar o livro Sobrevivendo no Amor.
O lançamento aconteceu sexta-feira, dia 18, na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, em Içara.
Apaixonada por leitura desde criança, Dienifer lançou a primeira obra, que é repleta de emoção, supe-ração e lição de vida. Uma narrativa voltada para o público jovem.
Filha de João Batista Warmling e Altina Maria Tournier Warmling, a au-tora reside atualmente na cidade de Cocal do Sul, on-de cursa o 3° ano do Ensino Médio. Porém, realizou parte dos estudos no mu-nicípio de Içara.
O evento contou com a presença do vice-prefeito, José Zanolli, do secretário de Educação e Cultura, An-tônio de Mello, e da super-visora regional de Educa-ção (GERED), Carla M. Nuernberg. Além destes, membros da Academia Iça-rense de Letras e Artes (AILA), familiares, amigos e alunos da Escola de Edu-cação Básica Melchíades Bonifácio Espíndola, do Distrito Balneário Rincão.
Mesmo com produção independente, a autora agradeceu muito a Secreta-ria da Educação e Cultura de Içara e a Academia Iça-rense de Letras e Artes, pelo apoio e a viabilização para poder lançar o livro na cidade içarense.

ESPORTE - Praia conquista o título de 2011

A torcida rinconense fez a festa com a conquista do quarto título do time da Praia, domingo, ao vencer o CPAI, por 1 a 0, gol de Guilherme, que garantiu a Taça Jorge Zanatta ao time de Nivaldo Custódio.

(Diego dos Santos/Divulgação)

Com gol de Guilherme o Esporte Clube Praia venceu o CPAI por 1 a 0 e conquistou o Praião 2011, Taça Jorge Zanatta, o quarto título da equipe rinco-nense. O placar foi magro, mas suficiente para garantir a taça.
A torcida fez a festa, pois o grito estava entalado na garganta após o vice campeonato de 2010, contra o Vila Nova.
Com uma campanha invicta, o time da Praia aproveitou o fator de ter o maior número de torcedores e passou a pressionar o adversário, criando várias jogadas de perigo. Mas, a equipe treinada por Chero, também teve chance de mudar o placar nos pés do artilheiro Alexsandro Stüpp, que recebeu uma forte marcação dos zagueiros da equipe praiana.
A decisão foi acirrada. O Praia, superior, criou mais chances. Na melhor oportunidade, acertou o travessão com Dirceu. De tanto insistir, o Praia chegou ao gols aos 16 minutos do segundo tempo, com Guilherme marcando gol, logo após entrar no campo de areia. No apito final do árbitro João Jorge Mello, festa da torcida praiana, que saiu em uma carreata pelo Distrito Balneário Rincão..
Em nove jogos, foram cinco vitórias e quatro empates, com 21 gols marcados e sete sofridos. Na temporada passada, o Praia havia sido vice-campeão, perdendo o título para o Vila Nova. O CPAI, que nunca foi campeão, foi vice em 2007, justamente diante do Praia.
Flávio Feliberto, presidente da Fundação Municipal de Esportes de Içara, afirmou que a competição terminou de acordo com o esperado e o futebol foi bem desempenhado, com as e-quipes mostrando muito profissionalismo dentro e fora de campo. “Agradeço a todos os participantes da compeitção”, finalizou.