O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Edição 1.732: EDITORIAL - Cassação de Gentil da Luz atrasa crescimento de Içara

A cassação do Prefeito de Içara, Gentil da Luz, e do vice-prefeito José Zanolli, é uma questão política, que foi parar na apreciação da justiça e deve ser tratada neste campo.
Por outro lado o peemedebista, desde que assumiu a Administração Municipal de Içara, vem passando por problemas deixados pelo governo anterior, mas, tem conseguido supe-rá-los aos poucos e o mais importante, aproximando o Poder Público da comunidade. E isso vem ocorrendo graças ao Projeto Mesa do Prefeito. É claro que falhas existem, e se existem é para ser corrigidas.
A oposição pode dizer que o sucessor não está fazendo nada, que é normal, quando existe troca de administrações de partidos adversários. A crítica faz parte do cenário político.
Caso a cassação do prefeito de Içara seja, realmente, confirmada pelo Tribunal Superior E-leitoral (TSE), uma nova eleição deve ocorrer no município. E o quem for eleito prefeito tem obrigação de fazer bem mais, visando o desenvolvimento de Içara. E olha que não é difícil.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Gentil e Zanolli continuam trabalho até decisão do TSE

Prefeito e vice-prefeito de Içara se dizem surpresos com decisão do TRE/SC que cassou por 3 votos a 2 o diploma deles, no entanto declaram que o trabalho continuará com a mesma linha.



O prefeito de Içara, Gentil Dory da Luz (PMDB), e o vice-prefeito, José Zanolli (DEM), falaram à imprensa da região sobre a cassação dos mandatos eletivo deles determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 21. A derrota na Jus-tiça Eleitoral por três votos contra dois e uma abstenção, foi uma surpresa para os representantes do Executivo içarense, que reafirmam a esperança na absolvição nas instâncias superiores.
“A sensação é de perda, sou políticio por vocação: escolhi servir. Foi como se tivéssemos perdido parte importante da nossa vida”, definiu o prefeito peemede-bista sobre o sentimento de ser cassado. O vice-prefeito do município relata ter a mesma emoção e que enfrentaram dificuldades desde o início da campanha e-leitoral. “A gente sente-se perdido por não esperar es-se resultado. Agora precisamos estar unidos para cum-prir o nosso compromisso que é defender as pessoas que acreditaram em nós”.
Ele declara que a sentença vai dar mais força e aumentar a vontade de fazerem as coisas acontecerem. “Vamos estar no governo até o último dia que nos foi conce-dido pelo voto do povo”.
“Vamos recorrer com o prefeito no cargo, não há problema de efeito suspen-sivo. Respeitamos, mas não concordamos com a decisão judicial, por isso entraremos com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, explicou o advogado Paulo Preiss Neto.
De acordo com ele a maioria das denúncias não procedem. “Não há abuso de poder econômico e nem ‘caixa 2’, portanto não tem co-mo se falar em potenciali-dade. O pleito não fora desi-quilibrado; o que houve foi um retificador nas contas da campanha”, argumentou acrescentando que a assessoria jurídica se descuidou e não acompanhou a prestação das contas.
Da Luz lembra que o responsável por essa função, Gilmar Celoy Custódio, prestara as contas nas demais candidaturas a que se apresentou. “Os R$ 15 equivalem a fechamento e abertura da minha conta bancária. Há problemas na prestação de contas, erro formal, mas em momento algum houve má fé”, justificou. Ele reconhece também que a culpa nos equívocos de prestação de conta é de todos que participaram do processo, visto que deixaram-na para segundo plano. “A equipe de juristas que os defendem fizeram tudo o que podia ser feito em termos legais, mas que o adversário também trabalhou apresentando, inclusive, informações dis-torcidas”, finalizou.

POLÍTICA - Vereadores pedem Laboratório Municipal para exames em Içara

Indicação dos vereadores do PMDB, Antônio de Mello, Acirton Costa e Jurê Carlos Bortolon, reivindica junto ao Executivo de Içara criação de Laboratório Municipal de Análises Clínicas.

Devido à grande demanda de exames em Içara os vereadores da bancada do PMDB, Antônio de Mello, Acirton Costa e Jurê Carlos Bortolon, apresentaram na sessão da Câmara Legis-lativa Municipal do dia 19, indicação N° 380/09, pedindo ao prefeito, Gentil Dory da Luz (PMDB), a criação de um Laboratório Municipal para realização de exames , na Secretaria Municipal de Saúde.
Os parlamentares iça-renses justificaram a iniciativa pela necessidade de se ampliar o atendimento a exames de baixa complexidade e, assim, diminuir os custos e ampliar o número de atendimentos, tanto de procedimentos mais complexos como os mais corriqueiros.
De acordo com Mello, os exames mais elaborados continuariam sendo realizados nos mesmos locais onde acontecem atualmente. “Vai resolver o problema definitivamente, nor-matizar o atendimento e proporcionar sobras nas requisições, que hoje são poucas”, enfatizou o líder do governo na Câmara.
Ele ainda relatou que a Secretaria de Saúde aprova a criação do Laboratório de Análises Clínicas e manisfestou interesse pela efetivação da indicação.
“Faltou iniciativa dos outros administradores, mas a secretária de Saúde, Mira Dagostim, está empenhada nesta tarefa e tem nosso total apoio. O Prefeito Gentil também vê essa reivindicação com bons olhos”, finalizou o vereador peemedebista.

POLÍCIA - Jovens são abordados com droga no Centro de Içara

A Polícia Militar de Içara abordou, na madrugada de quinta-feira, no Centro de Içara, dois jovens, que circulavam de forma suspeita em um Gol, onde foi encontrado uma quantia de cocaína.

Dois jovens foram detidos no Centro de Içara por volta da 1h30min da madrugada desta quinta-feira, dia 22 de outubro, por transportar drogas.
Segundo informações da Polícia Militar de Içara, com os masculinos R.G.A., 24 anos, e R.P.C., 19, que transitavam em um Gol, foi encontrada uma pequena quantidade de cocaína dentro do veículo.
Após a apreensão e em desfavor dos agentes foi confeccionado um Termo Circunstanciado. Os dois elementos foram levados a Delegacia de Polícia Civil, e depois encaminhados ao Presídio Santa Augusta, em Criciúma.
De acordo com informações da Polícia Militar de Içara, o número de casos envolvendo jovens no tráfico de drogas na Região Sul está aumentando, proporcionalmente, com o tamanho da cidade. As drogas mais comuns apreendidas são a maconha, cocaína e crack.
Os jovens encontram-se muitas vezes na linha da frente da mudança social, e as tendências para o aumento do consumo de álcool e de drogas ilícitas fazem com que os traficantes invistam nos menores, que a-través da dependência química, vão trabalhar em troca da droga, e com isso se transformam em mulas.

VARIEDADES - Show com RX Bandits promete agitar o público

Banda norte-americana, RX Bandits, de hardcore, que faz em Criciúma um dos quatros shows no Brasil, seguindo a turnê inédita pela América do Sul, deverá atrair grande público.



A banda da Califórnia, Estados Unidos, RX Ban-dits, na primeira estada no Brasil fará show no Centro de Eventos Germano Rigo, em Criciúma, no dia 23 de outubro. O evento na terrinha brasileira faz parte da turnê inédita pela América do Sul que o grupo califor-niano realiza.
Outras três apresentações, no Rio de Janeiro (dia 22), em, São Paulo (dia 24) e Curitiba (dia 25) , completam o pacote. Os quatro integrantes são Matt Embree, Steve, Choi, Joseph Thoy e Christopher Tsagakis.
Para os amantes do estilo musical da RX Bandits será uma oportunidade ímpar. O som tocado pela banda é principalmente ska, punk, rock progressivo e fusion. Além disso as letras das canções fazem uma crítica polí-tica e social.
Uma integração entre musicalidade e contéudo das músicas material de trabalho do grupo. Certamente é isto que verá aqueles que assistirem o show.
A banda deverá atrair um público de milhares de pessoas de toda a Região Sul do país e os sul catarinen-ses tem o privilégio de serem o palco desta festa.
A promoção do evento é uma parceria do projeto SurfScream com a empresa Nugais. A iniciativa de incluir Criciúma na rota da turnê internacional da banda justifica-se pelo fato de que há grande quantidade de fãs do grupo norte-americano na região e já há, inclusive, excursões de Porto Alegre confirmadas para estarem presentes no evento desta sexta-feira.
O quinto CD da RX Ban-dits, o álbum Mandala, está sendo apresentado na turnê pela América do Sul.
De acordo com informações do site do MTV e do Sul Notícias RX Bandits pode ser considerada “skapunk” há alguns álbuns. Seguindo a tendência dos outros dois álbuns anteriores, “The Resignation” e “...And The Battle Begun”, a sonoridade da banda não se encaixa em apenas um único estilo, puxando muito para o lado do rock progressivo nas suas composições, mas sempre com a influência do reggae e hardcore.
Algumas influências musicais que motivaram o jeito que a RX Bandits desenvolve a musicalidade são Sublime, Bad Brains, Bad Religion e NOFX.
O show é um dos mais a-guardados do ano, visto que este tipo de espetáculo é raro na região.

GERAL - Moradores da Rua Eleotério Reús devem pagar por pavimentação

Pavimentação da Rua Eleutério Joaquim Réus, no Jardim Silvana, não perde recursos do Go-verno Federal, mas moradores vão ter que ajudar a pagar a conta junto com a Prefeitura de Içara.



Reunião desta quarta-feira, 21, entre alguns moradores da Rua Eleutério Joaquim Réus, no bairro Jardim Silvana, em Içara, e os secretários de Obra, José Eloir do Nascimento, e de Planejamento, Diego Vitorassi, mais o engenheiro civil da Secretaria de Planejamento, Márcio Peruchi, marcou o início da conversação sobre a pavimentação da rua.
Os representantes da Ad-ministração Municipal de Içara apresentaram o Projeto que será encaminhado à Caixa Econômica Federal, afim de ser analisado. Há uma emenda que destina R$ 107.390 mil para obra, contudo é preciso a aprovação da contrapartida da Prefeitura que segundo o projeto será de 149.911 mil.
Os recursos do Governo Federal, a fundo perdido, não serão perdidos, ga-rantiu Vitorassi, mas é insuficiente para pavimentar toda a rua, que sofreu modificações no projeto, por isso a demora na execução do serviço, justificou. “A verba só dava para pavimentar com asfalto cerca de 380 metros, vamos fazer com lajota os 740 m, favorecendo a todos e contamos com a ajuda dos moradores”, explicou Vitorassi.
Encontro entre gestão municipal e todos os moradores da rua definirá o que será feito para realizar a obra. A proposta inicial é que cada propriedade pague R$ 1 mil para lajotar a estrada.
“Já fizemos patrolamento da via e colocação de ma-terial em alguns pontos críticos, mas a solução é a pavimentação. Esse processo deve levar entre 80 e 90 dias para ser finalizado”, afirmou Nascimento.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Silvana, Rodrigo Mendes, o Sapinho, disse que a maior preocupação era a perda da verba. “ Queremos a pavimentação e ficamos satisfeitos com a explicação dada”, ressalta Sapinho
Segundo a moradora Ma-ria Terezinha Selinger é muita poeira e em dia de chuva a água fica empos-sada na rua. “Pelo que os secretários de Obras e Planejamento e o engenheiro explicaram, vão tentar dividir o valor em 10 vezes, o que caberá nos nossos orçamentos”, comenta.

GERAL - Associação de Milho e Feijão adquire outra retroescavadeira


Entrega simbólica de mais uma retroescavadeira para a Associação de Milho e Feijão de Içara aconteceu nesta quinta-feira, 22, através da Secretaria de Agricultura e Secretaria Regional.

Içara ganhou mais uma retroescavadeira, com recursos do Governo Estadual numa parceria com Secretaria Regional e Secretaria de Agricultura para im-plementar o Programa Vi-da no Campo, sendo que a Associação de Milho e Feijão foi contemplada visando melhoria nas atividades agrícolas não só deste grupo como dos agricultores içarenses como um todo.
O presidente da associação, Renato Réus, o prefeito, Gentil Dory da Luz, o vice-prefeito, José Zanolli, o secretario de Agricultura, Silvio Viana e o vereador, Neuzi Berto da Sil-veira, estiveram presentes na cerimônia de entrega simbólica do equipamento. “O grande objetivo é manter o jovem no campo e dar qualidade de vida aos agricultores”, declarou Viana.
Réus complementa que a nova máquina, junto com a que já possuem e mais o caminhão caçamba, vão contribuir para diversificar culturas, mas há muito trabalho e demanda para as duas retroescavadeiras. “Com mais essa máquina vamos ampliar os serviços, junto as terras dos agricultores de Içara”, ressaltou.
O Prefeito de Içara afirmou que “estão aguardando a chegada de um veículo utilitário e a contrapar-tida do município será um carro para a Secretaria de Agricultura”, finalizou Gentil da Luz.

ESPORTES - Sai os classificados à próxima fase do Campeonato Suíço do PV

Os jovens atletas entram em campo, neste fim de semana, para definir o primeiro grupo de classificados para a próxima fase nas categorias Sub-12 e Sub-15 da competição municipal

Com o objetivo de incentivar a prática de esportes a comunidade promove o Campeonato de Futebol Suíço do Presidente Vargas, em Içara.
Em mais uma rodada da competição quatro partidas encerraram a primeira fase e definiram os últimos classificados a etapa seguinte.
Em jogo válido pela categoria Sub-12, a equipe do Madimbu não passou de um empate, em 2 a 2, contra o Do Choko, e foi desclassificada. O adversário, apesar de só somar 1 ponto apenas, tinha melhor critério técnico se garantiu na próxima fase do campeonato.
Na segunda partida o Show de Bola não compareceu e perdeu por WO para o Presidente Vargas. As duas equipes já estavam classificadas.
Sairam fora Madimbu e Alamini.
Na segunda fase serão formados dois grupos com três equipes cada, que jogam todos contra todos, sendo, que, apenas, dois ti-mes, passam a fase seguinte da competição
Já, pela categoria Sub-15 o time da Vida Nova passou dificuldades para ganhar do Presidente Vargas por 1 a 0.
No outro jogo, também equilibrado, o Esporte Clube Unidos foi derrotado, por 1 a 0, pela Vila Rica.
Os jogos foram apenas para cumprir tabela, pois as equipes já estavam garantidas na próxima fase.
As equipes do Madimbu e Projeto Social Show de Bola foram desclassificados.
A fase seguinte será formada por duas chaves com quatro times cada, que se enfrentam entre si. Os três melhores seguem em frente no campeonato.
A continuidade da competição será nesta terça-feira, dia 27 de outubro.