O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

DESTAQUE IÇARENSE 2010

ACADEMIA

ACADEMIA CORPO & FORMA

Formada em Educação Física em 1998, pela Universidade do Extremo Sul Catari-nense (Unesc) e pós-graduada em Aptidão Física e Promoção da Saúde pela Asselvi, Jane Serafim inaugurou a academia Corpo & Forma em 13 de outubro de 2009, no bairro Vila Nova, localizada na Rodovia Pauli-no Búrigo (SC-444), ao lado da lombada eletrônica, em Içara. A academia conta com uma equipe que orienta as atividades físicas dos mais de 100 alunos. Uma das próximas metas de Jane Serafim é construir uma sede própria na localidade.

ADVOGADA

EDNA BENEDET DA SILVA

Nascida em Içara, é filha de Agenor e Matilde Benedet da Silva. Funcionária Pública de carreira Edna é formada em Pedagogia pela Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense) e em Direito pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Ca-tarina. Trabalha como advogada desde 1998, e atende no Talismã Trade Center, no Centro de Içara. É pós-graduada em Direito Previdenciário pela IELF. Também foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Içara, e atualmente é suplente de vereador de Içara.

ADVOGADO

RANGEL CONTI ZANONI


Residente no Distrito Balneário Rincão, em Içara, Rangel é filho de Wilson e Irma Zanoni. Formou-se em Direito pela UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense) em 2005 e está inscrito na Ordem dos Advo-gados do Brasil desde 2007. Pós-graduado em Direito do Trabalho e em Direito Penal e Ciências Criminais Foi eleito presidente Regional da Comissão do Jovem Advogado da Seccional de Santa Catarina, Gestão 2010/2012. É sócio do Escritório de Ad-vocacia Preis, Zanoni & Silva, em funcio-namento no Centro de Içara.

ARQUITETA

MÁRCIA ADENETE PERUCHI

Filha de José Adaltro e Maria da Silva Pe-ruchi, nasceu em Meleiro e reside em Içara há mais de 20 anos. É casada com Júlio Cé-sar Woichinevski e tem um filho, João Viní-cius. Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Regional de Blumenau, desde 2000 e há nove anos vem desenvol-vendo trabalhos em Içara e na Região Sul de Santa Catarina, em parceria com o ma-rido, engenheiro eletricista, e com o irmão, o engenheiro civil Márcio Adelar Peruchi. Mais uma vez é destaque içarense e agra-dece pela escolha.

ARTICULADOR POLÍTICO

HENRIQUE GUGLIELMI

Nascido em Içara, filho de Arcolino e Marilene Guglielmi, Henrique é formado em Economia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pós-graduado pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como professor da Esucri, em Criciúma, e da Unibave, em Orleans. Foi vice-prefeito de Içara, presidente do PFL, hoje Democratas e assessor do deputado estadual Júlio Garcia. Também ocupou o cargo de Gerente de Projetos Especiais da SDR de Criciú-ma. Foi coordenador geral da campanha vi-toriosa de Adilor Guglielmi, o Dóia.

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES

JARDIM SILVANA


A primeira entidade a ser registrada em Içara, no ano de 1985, a Associação de Mo-radores do Jardim Silvana, é presidida por Rodrigues Mendes, o Sapinho, que foi eleito em 2009 para um mandato de três anos. O primeiro presidente foi Dorcínio da Rosa. As conquistas no bairro foram diversas, entre elas a construção e iluminação do campo de futebol suíço, as pavimentações das Ruas Eleotério Joaquim Réus e Lúcia de Luca, e a ampliação da rede de água na localidade. Sapinho lembra que as conquistas ocorreram graças ao apoio da comunidade.

ATENDIMENTO DE CAIXA

JARDEL FRASSON KASMIERCHCKI


Natural de Criciúma, Jardel tem 26 anos, é filho de Antônio e de Ana Frasson Kas-mierchcki. Estudou por 10 anos na APAE de Içara (Escola Especial Sonho Dourado) e há sete anos trabalha na frente de caixa da Loja 1 do Rede Giassi Supermercados, em Içara. Jardel ocupa o cargo com muita responsabilidade e é apontado pelos colegas de serviço como um exemplo de profissional. E os clientes elogiam a disposição e simpatia de Jardel, por isso ele foi escolhido como destaque Içarense. “Divido a premiação com meus colegas, do Giassi”, declarou.

BOMBEIRO

ÉLIO BECKER DOS SANTOS

Com 28 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, o cabo Élio Becker dos Santos, está em Içara desde a inauguração da guarnição em Içara, em 2002 . Ele reside no bairro Vila Nova, em Içara, casado com Iolanda Tibincoski e tem três filhos, Elaine, Beatriz e Welinton. Prestou serviços em Criciúma, por 15 anos, e em Araranguá, cinco anos. Tem no currículo cursos de primeiro socorros, combate a incêndio e produtos perigosos, e curso voluntário de emergência em aeroporto. Agradece pela premiação.

DESTAQUE IÇARENSE 2010

CARDIOLOGISTA

LEANDRO VIEIRA DE SOUZA

Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande em 2004, Especialista em Clínica Médica pela mesma universidade em 2007 e em Cardio-logia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre em 2009. Leandro Vieira de Souza é membro titular da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Atualmente atua co-mo médico internista do Hospital São Do-nato, na UTI Cardiovascular do Hospital São José e na sua Clínica de Cardiologia, a Sulcardio, localizada na Rua Vitória, no Centro de Içara.

CARTÓRIO

1º OFÍCIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS

Em julho de 1986 o Cartório do Registro de Imóveis de Içara originou-se do Cartório 2º Ofício do Registro de Imóveis de Cri-ciúma-SC e desde 18 de novembro de 2008, está sob a administração da interventora Marlene Roecker Nunes, funcionária a mais de 25 anos da serventia. O cartório está localizado na Avenida Dílcio Ismael da Silva, nº. 146, totalmente informatizado e num ambiente mais adequado proporcionando assim um serviço com maior qualidade, agilidade e segurança beneficiando cada vez mais a população içarense.

CIRURGIÃ DENTISTA

SUNYAN NUNES

Formada em 2003 pela Universidade Lu-terana do Brasil (ULBRA), de Canoas (RS), com graduações em Aperfeiçoamentos em Endodontia, pela mesma universidade. Su-nyan também é graduada em Implantes Dentários pelo CEPEO, de Curitiba (PR), e em Implantes Dentários pela Implantoló-gica. A cirurgiã é especializada em Implantes Dentários pela UNICSUL, de São Paulo, e em Prótese Dentária pela Sobracursos. Sunyan tem consultório em Urussanga e em Içara. Ela é natural de Lauro Müller e filha de Vanilda e Hesmezenrick Giordani Nunes.

CIRURGIÃO DENTISTA

RODRIGO PEREIRA DE FREITAS

Natural de Tubarão, casado com Fernan-da, e tem um filho: Antônio João. O cirurgião é formado pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, com aperfeiçoamento em implantes e atende no Centro de Içara. Ele é coordenador da equipe de Odontologia da Secretaria de Saúde de Içara. Ele está inscrito para o Curso de Saúde Pública na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Saúde da Família na Universidade do Sul de Santa Ca-tarina (Unisul), de Tubarão. Agradece pelo reconhecimento profissional.

CIRURGIÃO IMPLANTODONTISTA

ERONI SALOMÃO COELHO

Desde 1982 Eroni Salomão Coelho é formado em Odontologia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, no Paraná, Pós-Graduado Latu Sensu, em Implantodontia pela Faculdade Estácio de Sá, do Rio de Janeiro e realiza há 20 anos implantes em Içara. E também foi secretário de Saúde nas gestões de Arthur Zanolli e Júlio Cechinel, quando exerceu a atividade com qualidade. Nascido em Lages, reside em Içara desde 1983, onde é pecuarista. Casado com Ja-queline Lima Coelho, tem dois filhos: Jéssica e Marco Antônio.

CLÍNICA RADIOLÓGICA

CS RADIOLOGIA


Funcionando há oito anos em Içara a CS Radiologia é um clínica especializada em dia-gnósticos por imagem radiológica e pasta para documentação para aparelhos ortodônticos. De propriedade do cirurgião-dentista Cléber Alexandre Segato, que é técnico especialista em Imaginologia e Radiologia Odontológica, a CS Radiologia funciona no Talismã Trade Center, no Centro de Içara, objetivando prestar serviços aos profissionais odontológicos. Pela qualidade nos serviços prestados é a segunda vez que a CS Radiológica é indicada como Destaque Içarense.

CLÍNICA DE SAÚDE

CLÍNICA CASAGRANDE

Desde outubro de 2006, a Clínica Casa-grande vem proporcionando aos clientes saúde e bem-estar. Além das atividades aquá-ticas agrega também as especialidades de Psicologia, Psiquiatria, Neurologia, Clínica Geral, Acupuntura, Fonoaudiologia e Nutrição. A clínica é administrada pela psicóloga Salete Casagrande Dagostim, formada pela Unisul e pós-graduada em Terapia Familiar Sistêmi-ca e Infância e Adolescência pela Universida-de de São Paulo. A clínica funciona na Rua João Valvassori, no baJardim Elizabete. Rogério Dagostim Júnior recebeu o troféu.

CHURRASCARIA

CHURRASCARIA TIO JOÃO

João Estevão Blissari, natural do muni-cípio de Arroio do Meio,Estado do Rio Grande do Sul, chegou em Içara em 1984 e se es-tabeleceu no bairro Vila Nova, com a Churrascaria e Restaurante Tio João. No dia 2 de novembro comemorou 26 anos de serviços prestados a comunidade içarense e sul catarinense como um dos melhores buffet e churrasco do sul de Santa Catarina. Tio João conduz o negócio, junto com o filho Cláudio e o sobrinho Nilson Zanatta, com sucesso. A churrascaria serve almoço todos os dias e janta de segunda a sábado.

DESTAQUE IÇARENSE 2010

CLUBE DE FUTEBOL AMADOR

UNIÃO DA PRAIA

Fundado em 24 de janeiro de 1995 por um grupo de amigos do Distrito Balneário Rincão, em Içara, o Esporte Clube União da Praia conquistou o Campeonato Içaren-se de Futebol de 2010, competição que já havia sido vice-campeão em 2002. Também ganhou o título da Série B do Praião de 2003 e foi campeão do Praião Sub-20 . Em 2009, ficou de vice-campeão do Praião B de 2009. O presidente é Odair Pereira David, que junto com a diretoria pretende construir um campo de futebol para isso devem começar uma campanha no ano que vem.

CLUBE DE MÃES

SANTA BÁRBARA - BAIRRO AURORA

Fundado em 1980 o clube de mães conta com 28 participantes, que se reúnem todas as terças-feiras na Sociedade de Amigos da Mineração (Sami), na localidade Bairro Au-rora, em Içara, para confeccionar artesanato com pintura em tecido e outras atividades. Todos os anos a entidade realiza um baile com coroação de rainha e de princesas do clube, sendo que a eleita deste ano foi Sirlei de Oliveira. E também realiza campanha em favor de pessoas menos favorecida do bairro. A presidente do Clube de Mães é Tânia Regina de Almeida.

CLUBE DE SERVIÇO

ROTARY CLUBE



O Rotary Clube de Içara foi fundado em 20 de outubro de 1981, tem sede no Jardim Elizabete e conta com 27 companheiros que realizam campanhas voluntárias no município. O primeiro presidente foi o empresário Higino Giassi e o atual é Claudinei Rebelo, do ramo de informática, que tem como lema fortalecer a comunidade, unir continentes. O clube de Içara é uma entidade filiada ao Rotary Internacional, sem fins lucrativos que presta serviços humanitários com elevado padrão de ética e que ajuda a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

CONCESSIONÁRIA EN. ELÉTRICA

COOPERALIANÇA


A Cooperativa Aliança (Cooperaliança) foi fundada em 4 de novembro de 1963 e desde então vem distribuindo energia elétri-ca à Içara, e parte das cidades de Jaguaruna e de Araranguá. Com mais de 28 mil associados e uma equipe de funcionários qualificados a concessionária de eletrificação prima pela prestação de serviço de qualidade. O presidente é Pedro Deonísio Gabriel que é candidato a reeleição em 2011. Desde o ano de 1999 é considerada concessionária pela Aneel. O vice-presidente é Jucelino Dagostim.

CONSELHEIRA TUTELAR

RAINILDES LUCIANO FERNANDES

A psicóloga Raínildes Luciano Fernan-des, natural de Içara, casada, formada pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) em 2005, está na coordenação do Conselho Tutelar de Içara desde 2006. Já trabalhou na Casa de Repouso Tia Lúcia, no bairro Cristo Rei, e presta serviços como psicóloga ao Centro de Recuperação Vida Jovem, em Pedreiras, ambas em Içara. Tem vários cursos no currículo, entre eles: Com-bate ao Uso de Drogas e 5º Congresso Sul Brasileiro dos Conselhos Tutelares, realiza-do em Porto Alegre (RS).

CONSELHO LOCAL DE SAÚDE

BAIRRO NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Criado em 2009, o Conselho Local de Saúde do Bairro Nossa Senhora de Fátima0 é presidido pela pedagoga Maria da Glória Fernandes Costa sendo que uma das maiores conquistas da diretoria foi a construção da unidade de saúde que ocorreu esse ano, através de recursos federal, estadual e municipal. O Conselho Local de Saúde foi criado para ser um elo entre a comunidade e o Poder Público, ligada nesse pensamento a diretoria vai se empenhar para construir uma praça na localidade para dar momentos de lazer à comunidade.

CONSERTO DE RADIADORES

OFICINA DE RADIADORES RABELO

De propriedade de Daniel Rabelo a Oficina de Concerto de Radiadores Rabelo funciona a mais de 25 anos, em sede própria, na loca-lidade de Vila Nova, em Içara. A oficina é es-pecializada em todos os tipos de veículos e prima sempre pela qualidade dos serviços em conserto de radiadores buscando assim pres-tar um atendimento de primeira qualidade aos clientes de Içara e cidades vizinhas. Pela quarta vez a Oficina de Radiadores é agraci-ada como Destaque Içarense e Daniel Rabelo divide a premiação com os funcionários. Alisson Rabelo recebeu a troféu.

CONSERTO DE ELETRODOMÉSTICOS

ELETRO IÇARA JOSSANDRA


De propriedade de Pedro Neves Marques, natural de Içara, casado, três filhos, a Eletro Içara Jossandra funciona a mais de 40 anos no município. Ele é formado pela Satc em eletro mecânica, rebobinagem de motores e de transformadores e hidráulicos tendo uma larga experiência na área. Ocupou por mais de dois do cargo de gerente ope-racional do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Içara. Trabalhou nas Carboníferas Barão do Rio Branco, Metropolitana e Criciúma. Participa da Associação Empresarial de Içara (ACII).

DESTAQUE IÇARENSE 2010

CONSTRUTORA

CONSTRUTORA GIASSI

Com a perspicácia que somente os gran-des empreendedores possuem, Higino Giassi e a esposa Vanilda Pizzetti, edificaram um grupo de empresas sólidas, nos ramos de confecção e de embalagens e hoje agrega definitivamente a construção civil e a incor-poração de imóveis com a Construtora Gi-assi, construindo os edifícios Débora e Cen-ter Giassi e em breve entregará o Residen-cial Torres de Miró, um marco na cons-trução civil e o melhor em moradia para Içara. A empresa também é responsável por loteamentos com infra-estrutura completa.

CONTABILISTA

ERALDO SANTOS TEIXEIRA

Içarense de natureza , Eraldo Santos Tei-xeira é casado com Aneide, tem três filhas, Samira , Bárbara e Juliana. É formado em Técnico em Contabilidade pela Escola Técnica de Criciúma e Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul), de Araranguá. Também é Corretor de Imóveis. E desde 1994 é sócio da Gilcec Assessoria e Contabilidade. Pensamento : “Nesta vida sou realizado, porque Deus me deu uma profissão da qual desempenho com muito amor, e tiro o sustento de minha família”.

CONSULTOR DE SEGUROS

ALCINO FERNANDES NETO


Nascido em Içara, Alcino Fernandes Ne-to, o Chimba, é casado com Marlene Zefe-rino, tem duas filhas: Luciana e Ana Luísa. Após duas décadas de participação na empresa da família no ramo de distribuição de bebidas, trabalhou no Setor de Compras da Prefeitura de Içara. Em seguida aderiu à uma nova profissão, tornando-se Consultor de Seguros da antiga Corsesul Seguros, atual Unicinco Seguros. Também é membro atuante do Rotary Clube, Movimento de Irmãos e por diversos anos foi diretor da Sociedade Recreativa Ipiranga.

COORDENADOR DE PLANTÃO

EVERALDO ROSSO

Trabalhando na Cooperaliança desde 1998, Everaldo Rosso ocupou a função de Operador da Central de Operação e Distribuição e hoje é responsável pela coordenação e supervisão de plantão durante o dia. Nascido em Içara, ele é casado com Sirlei Votri, com quem tem três filhos: Tiago, Rafael e Alice. Formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Pessoas pela Unisul, atualmente presta curso técnico em eletrotécnica na Satc. Rosso faz do seu dia-a-dia um constante a-prendizado e dedica-se atender a todos com respeito e dignidade.

COLUNISTA SOCIAL

ROSÂNGELA BITENCOURT

Nascida em Içara, Rosângela Bitencourt é residente no Distrito Balneário Rincão, em Içara, casada com Beto, mãe de Gabriela e Bruna. Funcionária pública de carreira, atualmente trabalha no Cartório Eleitoral de Içara. Já foi colunista do Jornal da Manhã e nestes últimos anos assina três colunas por semana no Jornal Içarense, sendo uma profissional respeitada e admirada por muitos pelo seu carisma e dedicação em tudo o que faz. Ela é atuante em várias campanhas no município, por isso, mais uma vez é Destaque Içarense.

CULTURA NEGRA

GRUPO CHICO ROSA

Fundado em 1997, por iniciativa de Nadir Rosa dos Santos, o Grupo Afro Chico Rosa foi articulado no encontro as Famílias Rosa e Oliveira a fim de resgatar a etnia negra em Içara. E graças as historiadoras Derlei de Luca e Sanete Monteiro Dagostim se deu início ao movimento, que todos os anos, em 20 de novembro, promove o Dia Nacional da Consciência Negra, com a realização do Encontro da Zumbiafro, que esse ano ocorreu em Urussanga. O Grupo Chico Rosa tem como meta representar e divulgar a etnia negra em Içara e em outras cidades.

DESTAQUE EMPRESARIAL

ASSOCIAÇÃO EMPRESARIAL DE IÇARA


A Associação Empresarial de Içara (ACII)é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 3 de agosto de 1996, tendo como primeiro presidentes Ramiro Cardoso, seguido de Sandro Giassi Serafim, Agenor Sartori Castag-na, Aldo Wagner Fernandes e Adalberto Piz-zetti, que está no segundo mandato. O objetivo da ACII é prestar serviços ao meio empresarial, trabalhando pelo desenvolvimento eco-nômico, político e social. É um órgão motiva-dor e de apoio às causas comunitárias, inter-mediando junto aos órgãos públicos. Conta com 125 empresas associadas.

DESTAQUE BALNEÁRIO RINCÃO

FÁBIO DELLA BRUNA VIEIRA



Natural de Balneário Rincão, Fábio Della Bruna foi gerente operacional do Samae do Distrito e ficou na primeira suplência na Câ-mara Legislativa de Içara, sendo que está atuando no cargo de Darlan Bitencourt Carpes há 90 dias, aonde vem tendo uma boa atuação na bancada do Partido Progressista. Também atua na revenda de veículos. É filho de Nicodemos Gervázio Vieira e Pedra Della Bruna, casado com Karine Alves Vieira, tem uma filha, Karen. É sobrinho do ex-prefeito Arthur Zanolli e do ex-vereador e atual presidente da Cooperaliança Pedro Deonísio Gabriel.

DESTAQUE IÇARENSE 2010

DESTAQUE DA BOCHA

VALDEMAR ROCHA

Natural do Distrito Balneário Rincão, Valdemar Rocha, é aposentando do ramo de joalheria é suplente de vereador. Atualmente é o coordenador da Fundação Munici-pal de Esportes de Içara nas competições de bocha. Atuou no futebol até 1974, tendo passagens pelo Barão do Rio Branco, do Bairro Aurora (Mineração), em Içara, no Itaúna, de Siderópolis, no Juventus, de Rio do Sul, e no Próspera, de Criciúma. Por nove vezes foi campeão do Praião. Mas o esporte preferido de Valdemar é a bocha, sendo filiado a Confederação Internacional de Bocha.

DESTAQUE CULTURAL

ELZA DE MELLO FERNANDES


Nascida e residente em Sanga Funda, em Içara, Elza de Mello Fernandes é graduada em Pedagogia, pós-graduada em Didática e Metodologia do Ensino Superior e Mestre em Ciências da Linguagem. Ocupa a função de Assistente-Pedagógico na Escola Esta-dual Antônio Guglielmi Sobrinho, em Vila Nova. É historiadora de Içara, pesquisa-dora, cronista e poetisa. Presidente da As-sociação Cultural Açoriana de Içara, per-tence a Academia Içarense de Letras e Artes e colunista do Jornal Içarense., onde divulga semanalmente a cultura içarense.

DESTAQUE ESPORTIVO

FLÁVIO FELISBERTO

Natural de Criciúma, Flávio Felisberto é formado em Educação Física com pós-graduação em Atividade Física e Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). É casado com Jaqueline dos Santos e tem três filhos:Vítor, Pedro Henrique e Luíza Helena. Já exerceu várias funções esportivas como técnico de voleibol, futsal e handebol e também da escolinha de futebol do Caiçara. Em 2009 assumiu a Fundação Municipal de Esportes, onde vem executando um trabalho com base na inclusão social e desde então tem sido referência na Região Sul.

DESTAQUE DO EXECUTIVO

GENTIL DORY DA LUZ

Natural de Sanga Funda, Gentil da Luz é casado com Marielza de Lagos, com quem tem dois filhos: Ulisses e Paulo José. Gentil foi cobrador de ônibus, trabalhou na agricultura, vereador por três mandatos, presidente da União das Associações Comunitárias de Içara (Uaci) e do PMDB de Içara. Ocupou o cargo de secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma. Está no cargo de prefeito desde 1º de janeiro de 2009 e teve participação importante nas vitórias de Raimundo Colombo e Dilma Rousseff nas últimas eleições em Içara.

DESTAQUE EVANGÉLICO

PEDRO VALENTIM MONTEIRO

Pastor Pedro Valentim Monteiro preside a Igreja Evangélica de Deus , em Içara desde 1997. E durante esse tempo graças a visão empreendedora vem se destacando na construções de vários templos espalhados pelo município. Também foi responsável pela reforma da sede, localizada na Rua Marcos Rovaris, no Centro de Içara. Monteiro tem vários projetos ligados na área social, como a criação da Escola de Ensino Fundamental que leva seu nome. Ele é natural de Cambo-riú, casado com Valdeci Rocha Monteiros, tem quatro filhos e três netos.

DESTAQUE INDUSTRIAL

ALDO WAGNER FERNANDES

Nascido em Cambará do Sul, no Rio Gran-de do Sul, o empresário está desde 1997 em Içara, onde atua na empresa XYZ, localiza-da, no bairro Nossa Senhora de Fátima, especializada em metal mecânica e material elétrico. Aldo Wagner Fernandes é casado com Ivone Lenhart, tem três filhos. Foi pre-sidente da Associação Empresarial de Içara de 2003 a 2005, fez parte do Conselho do Hospital São Donato e do Conselho Munici-pal de Desenvolvimento Econômico, e nas últimas eleições foi candidato a deputado estadual pelo PRB.

DESTAQUE DO JUDICIÁRIO

MÁRCIO RIO BRANCO DE GOUVÊA

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2003, foi provado no 31º concurso para Promotor de Justiça do MPSC em 2004. Atuou como substituto nas comarcas de Araran-guá, de Brusque e de Tubarão. Como titular, passou pela comarca de Catanduvas, e em agosto de 2008, assumiu a 1ª Promotoria de Justiça de Içara. Natural do Rio de Janeiro, é casado com Janaisa, e tem um filho, João. Pelo desempenho na função no Fórum da Comarca de Içara foi agraciado com o Destaque Içarense 2010.

DESTAQUE DA SAÚDE

LAUDELINO CALEGARI

Natural de Içara, Laudelino Calegari é casado com Alvani Terezinha Luiz e tem duas filhas: Karine e Karoline. Iniciou as atividades como auxiliar de farmácia junto ao irmão Adelino Calegari, tendo experiência no ramo há mais de 25 anos no município. Com o passar do tempo investiu no negócio próprio, sendo dono da Farmácia Laudo Calegari, localizada na Rua Anita Ga-ribaldi, no Centro de Içara. Desde 2009 está na Secretaria de Saúde, sendo que em agosto, a convite do Prefeito Gentil Dory da Luz, assumiu a pasta Municipal de Saúde.

DESTAQUE IÇARENSE 2010

DESTAQUE SECRETARIA DE OBRAS

MÁRCIO REALDO TORETTI

Como coordenador da Secretaria de Obras de Içara, Márcio Toretti, que é servidor público a mais de 23 anos, tem realizado um trabalho importante na manutenção das estradas. Já atuou como secretário nas gestões de Júlio César Cechinel (2001-2004) e de Heitor Valvassori (2005-2008), sendo sempre elogiado pelos administradores públicos pela sua competência e dedicação. Ele é casado com Cleuza Mizieski e tem uma filha: Tay-nan. Também foi assessor da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) sendo responsável pela arborização da cidade.

DESTAQUE DE VILA NOVA

ANDRÉ MAZZUCHELLO JUCOSKI

O vereador do PSDB, mais conhecido por Polakinho, natural do bairro Vila Nova, em Içara, é casado com Marilei, e tem dois filhos: Mônica e Eduardo. As reivindicações do vere-ador de primeiro mandato são nas áreas de saúde, de educação e de transporte. Já foi pre-sidente da JPSDB, sendo o responsável pela campanha contra as drogas em vários colégios. Foi eleito vereador em 2008 com 1.110 vo-tos e desde então tem sido um referencial no Legislativo içarense com a autoria de vários requerimentos, entre eles a de colocação do trevo alemão no bairro Vila Nova.

DIRETORA DE ESCOLA

MARLENE CASAGRANDE

Nascida em Içara, é formada em Pedagogia e pós-graduada em Educação Especial pela UDESC, mãe de três filhos: Tamíris, Luiz Filipe e Luiz Gustavo. Já atuou na coordenação do EJA e foi tutora dos Cursos de A-tendimento Educacional Especializado oferecido pelo MEC. Marlene atualmente é diretora da Escola Municipal Maria Arlete Bi-tencourt Lodetti, no bairro Raichaski, em Iça-ra. Uma das conquistas neste ano foi a classificação do estudante Jonas Teixeira Inácio para a fase Nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada em Brasília.

DIRIGENTE ESPORTIVO

CLAÚDIO BLISSARI

Natural de Arroio do Meio (RS), Claúdio Blissari reside a 26 anos no bairro Vila No-va, em Içara. Casado com Ilda, tem dois filhos: Cristina e Eduardo. Atua no esporte amador da região carbonífera desde 1986, acumulando, nestes 23 anos, diversos títulos, entre eles pelo Jotran, no Futsal, e pelo Vila Nova, futebol de campo, sendo o Praião 2009/2010 a última conquista. Foi presidente por quatro anos da Fundação Municipal de Esportes, onde teve um ótimo desempenho. Blissari é sócio-proprietário da Churrascaria Tio João, no bairro Vila Nova.

DISTRIBUIDORA ÁGUA ENCANADA

SAMAE

Em 28 de agosto de 2005, conforme a lei nº 2165, foi criado em Içara o Serviço Autô-nomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Desde o início da municipalização, em 12 de setembro de 2006, na Administração Municipal de Heitor Valvassori, o serviço de abastecimento de água trouxe muitos benefícios para o consumidor de Içara, como tarifa módicas, atendimento imediato, rígido controle da qualidade de água e implantação de redes de esgotos. O Samae também é responsável pela coleta de lixo na cidade . O atual presidente é Paulo Preis Neto.

EMPRESA DE OUTDOORS

ADALBERTO PIZZETTI

Instalada no Distrito Industrial do Bairro Aurora (Mineração), na Rodovia Lino Za-nolli, em Içara, a Empresa de Outdoors A-dalberto Pizzetti vem há oito anos prestando serviços de qualidade em Içara e em 25 municípios da Região Sul. É de propriedade de Adalberto Pizzetti, casado, dois filhos, técnico em contabilidade e bacharel em Administração de Empresas pela Esucri, de Criciúma. Está no segundo mandato de presidente da Associação Empresarial de Içara. Pizzetti faz parte do Conselho do Hospital São Donato, em Içara.

EMPRESÁRIO

CUSTÓDIO ABÍLIO DA SILVA

Com dois supermercados em Içara, no Bairro Pedreiras e no Centro, o empresário Custódio Abílio da Silva, mais conhecido por Nenen, tem sido importante para o desenvolvimento do município ao administrar com competência o Abimar Supermercados, junto com o irmão Donizete. Ele também tem a atuação atuante em entidades, como por exemplo no Lions Clube Içara Balneário, onde ocupou o cargo de presidente por mais de uma oportunidade. Ele faz questão de frisar que o início dos negócio foi através do casal Maria e Abílio Custódio da Silva na Lagoa do Faxinal.

EMPREENDEDOR

JAYME ZANATTA

Natural de uma família de agricultor de Morro da Fumaça, Jayme Zanatta trabalhou parte da infância na lavoura. Depois trabalhou na empresa do tio Alcindo Za-natta, em Criciúma. Na década de 1970 foi um dos fundadores da Indústria de Embalagens Canguru, em Criciúma. Em 2002 funda a Farben Tintas, localizada no Bairro Aurora, em Içara, que está no ranking das 200 empresas que mais crescem no Brasil, conforme Revista Exame – 2010. Este crescimento é sustentado pela diversificação de sua linha de produtos.

DESTAQUE IÇARENSE 2010

ENGENHEIRO CIVIL

MÁRCIO ADELAR PERUCHI


Nascido em Meleiro e residente em Içara desde 1989, Mário Adelar Peruchi é casado com Sabrina Peruchi e pai de Isabela e Samuel. Formado em Engenharia Civil pela FURB (Universidade Regional de Blume-nau) e com especialização em Tratamento Termo-Acústico e Estruturas de Concreto Armado. Peruchi é funcionário concursado da Administração Municipal de Içara. Ocupou o cargo de secretário de Obras de Içara em três oportunidades: em 1996, em 2006 e em 2008. Reconhece que o sucesso se deve a graça de Deus, a família e aos clientes.

ENGENHEIRO ELETRICISTA

EDMILSON MARAGNO

Formado pela Universidade Federal de Santa Catarina em engenharia elétrica, Ed-milson Maragno, é natural de Urussanga, casado com Clarissa Búrigo e pai de Ângelo. Trabalha na Cooperaliança desde 1993, sendo responsável técnico pelo Sistema de Distribuição de energia. Também teve participação no projeto da construção da subs-tação de Sanga Funda, que deve entrar em funcionamento em 2011. Procura, dentro da sua área de trabalho, desenvolver um serviço bem feito, buscando operar sempre em equipe para o sucesso do empreendimento.

ENTIDADE ASSISTENCIAL

FUNDAÇÃO ASSISTENCIAL DE IÇARA

A entidade foi fundada em 2009, em substituição ao extinta Afasi (Associação Feminina de Assistência Social de Içara). O objetivo da FAI é atender aos clubes de mães e da melhor idade de Içara, que recebem auxílio para a confecção de artesanatos diversos em suas localidades. A responsável pela entidade é a primeira dama Marielza Lagos da Luz que divide a premiação com a equipe de trabalho e todos os Clubes de Mães e da Melhor Idade. No evento, a entidade foi representada pelas coordenadoras Lúcia Zanolli Pizzetti e Sônia Custódio.

ENTIDADE FILANTRÓPICA

ASSOCIAÇÃO BENEF. FAMÍLIA FELIZ

A Associação Beneficente Família Feliz, fundada em 30 de maio de 2001, através de um grupo de amigos, busca atender as famílias carentes, e realiza todos os anos entrega de brinquedos e de cestas básicas às crianças e famílias carentes de Içara. O presidente da entidade é Daniel Fernandes, que é servidor público, casado com Raquel, e pai de Daniel Júnior e Rayssa. Ele dedica a pre-miação aos voluntários e todos as pessoas que ajudam com doações a entidade, localizada no Edíficio Dona Nena, em frente ao Hospital São Donato, Centro de Içara.

ENTIDADE DE PESCA

COLÔNIA DE PESCADORES Z-33

A entidade fundada em 1º de junho de 2004, no Balneário Rincão, em Içara, atende 400 famílias de pescadores em toda a extensão do Distrito, tendo como presidente João Picollo. Uma das conquistas da Colônia de Pescadores Z-33 é a construção da sede que vai ter salas de reuniões, de cursos de informática e de artesanato, que está sendo feita com recursos do Ministério da Aqüi-cultura e da Pesca. A previsão é que fique pronta em 2011. A entidade de pesca conta com mais de um mil associados, sendo que 800 recebem o defeso.

ESCOLA MUNICIPAL

QUINTINO RIZZIERI

Escola Municipal Quintino Rizzieri, localizada no Bairro Jardim Elizabete, iniciou as atividades em 27 de abril de 1979 , atendendo alunos de 1ª á 4ª Série. Foi transformada em Escola Básica em 1992 e hoje atende 722 alunos até a 8ª Série. A diretora é Jaqueline dos Santos, junto com os professores, APP e funcionários, preocupa-se com a formação integral do educando, tendo o foco de ação na família, pois acredita ma integração nas relações através do comprometimento de cada um. E neste ano desenvolveu o projeto : “Gentileza, pequenos gestos, grandes atitudes”.

ESCOLA PROFISSIONALIZANTE

VISUAL MÍDIA

Com mais de 17 anos no mercado nacional, a Visual Mídia nasceu em Cravinhos (SP) e expandiu para o Brasil onde tem mais de 600 unidades, sendo a maior em Manaus, com dois mil alunos. A unidade de Içara, sob a coordenação do Analista de Sistema, Gustavo dos Reis Zanatta, iniciou as atividades em 20 de janeiro de 2008, e neste período firmou parcerias com empresas locais e formou mais de mil alunos prontos para o mercado de trabalho. Sabendo dos grandes desafios dos jovens para o 1º emprego a Visual Mídia expande a escola para Criciúma.

ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA

SUSIANE MENDES DE OLIVEIRA

Nascida em Criciúma, Susiane Mendes de Oliveira é filha de Valter e Terezinha For-mentin Mendes, e casada com Anderson Galdino Torres de Oliveira. Formada em Di-reito pela Universidade do Extremo Sul Ca-tarinense (Unesc) em 2008, Susiane atua na área jurídica desde 2003 e prestando serviços de advocacia desde janeiro deste ano. É pós-graduanda em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera. Com objetivo de prestar serviços de excelência na área jurídica, inaugurou em 2010 o escritório de advocacia em Içara.