O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 12 de maio de 2009

ESPORTES - Içarense 2009 terá transmissão pelo rádio

Faltam exatamente uma semana para o início do Campeonato Içarense 2009. O jogo de estreia será entre o campeão e o vice do ano passado, Presidente Vargas e São José. E como na edição anterior, o Municipal também terá dentro de campo os profissionais da Rádio Comunitária 104,9 Cidadania Digital. Para o primeiro confronto, falta apenas definir se a corrida pelo título iniciará no Presidente Vargas ou no Complexo Esportivo João Ramos Roussenq.

A narração ficará por conta de Douglas Minatto. Os comentários serão de Miguel Ramos e Alisson Lacerda. Eróximo dos atletas, estará o repórter Moisés de Souza, que ainda terá o paoio de Gauchinho.

Além do dial FM, a rádio comunitária também poderá ser ouvida de outra forma. É que o sinal emitido no Centro de Içara não chega aos bairros mais distantes, como Vila Nova e Balneário Rincão. Por isso, quem desejar acompanhar o Campeonato Içarense nestes locais - ou em qualquer parte do mundo terá a disposição o áudio ao vivo, na Internet. O site para ter acesso ao serviço é o www.cidadania104fm.com.br.

Então os expectadores que não poderão sair de casa para assistir a competição terão uma segunda opção no rádio.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Dia do Enfermeiro: histórias e dados sobre a profissão

Eles cuidam e protegem os enfermos. Para alguns são até descrito como os “anjos brancos”. Conheça a vida de alguns enfermeiros do município e um pouco da história desta profissão.

“Não sei ao certo porque escolhi esta profissão”, diz a chefe de enfermagem do Posto de Saúde Central, Magda Andréia de Britto, 29 anos. “O que sei é que depois que dei início à faculdade eu simplesmente me apaixonei por esta área e hoje tenho a plena certeza que foi Deus que me guiou na escolha”, conta a enfermeira, que se orgulha ao lembrar da breve atuação na área.

Magda segue há um ano e meio na área de enfermagem. Em Içara, seu tempo é de um ano. Ao definir a importância deste campo para a sociedade, as palavras da jovem demonstram orgulho e amor em dedicar-se exclusivamente ao amparo das pessoas. “Essa é uma profissão de cuidado. Nós enfermeiros estamos sempre cuidando, indicando o caminho, orientando e dando apoio aos pacientes”, definiu. “Aqui em Içara, penso que essa importância é ainda maior, já que a maioria dos postos tem a recepção dos enfermeiros”, ressaltou a chefe de enfermagem do Posto Central.

Para a coordenadora geral dos enfermeiros de Içara, Glícia Pagnan Silveira, o conhecimento amplo e a hospitalidade dos profissionais são essenciais para ressaltar a representação de cada um em qualquer lugar do mundo. “O enfermeiro tem grande importância na saúde pública já que é provido de conhecimento amplo. Além disso, eles são os primeiros a acolher o usuário deste serviço”, definiu a coordenadora, orgulhosa.

De acordo com Glícia, atualmente, Içara totaliza o número de 20 enfermeiros, entre efetivos e contratados. Ela ainda informou que devido a todos os problemas do processo seletivo e de toda demanda de serviço nos postos e PSF’s, o município não pôde programar nenhuma atividade para este dia.

Mas... por que 12 de maio é o dia do enfermeiro?

O Dia Mundial do Enfermeiro comemora-se no dia 12 de maio em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

No Brasil, além do Dia do Enfermeiro, entre os dias 12 e 20 de maio, comemora-se a Semana da Enfermagem, data instituída nos anos 40, em homenagem a dois grandes personagens da enfermagem no mundo: Florence Nigthingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Acidentes de motos no município deixam vítimas com pernas quebradas

Desde sexta-feira até segunda ao meio-dia, várias ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros e pela Polícia Rodoviária Militar, nas quais motociclistas foram as principais vítimas dos acidentes.

Neste fim-de-semana, quatro acidentes envolvendo motos foram registrados pelo Corpo de Bombeiros de Içara, sendo que em todas as colisões os danos foram somente físicos nos motociclistas.

Além do acidente na Avenida Procópio Lima, no bairro Cristo Rei, que deixou uma adolescente de 14 anos com fraturas expostas na perna direita (Geral, pág. 4 desta edição), outro ocorreu no domingo a noite, na mesma avenida, mas na parte do Centro.

O motociclista A.G.G., foi encontrado sentado na calçada após o acidente com a motocicleta placa MHE-5393, de Içara, com sinais visíveis de embriaguez e o maxilar (queixo) quebrado.

Ainda na noite de domingo, na Rua Anita Garibaldi, na parte central, de volta ao bairro Cristo Rei, A.S.D, 18 anos, dirigia a motocicleta placa MAB-9360, de Criciúma, quando colidiu com o Vectra, placas CGR-8360 de Criciúma, dirigido por A.B.T., que nada sofreu. Apenas o motociclista teve escoriações na perna direita.

No Centro do Balneário Rincão, ao meio-dia de ontem, V.B., 43 anos, que conduzia a moto placa NBI-7806, de Criciúma, teve a perna direita machucada após colidir com um carro, cujo motorista fugiu do local e não prestou socorro.

Já no Centro de Içara, na Rua Sete de Setembro, um bebê de 2 anos, caiu de uma motocicleta em movimento, machucando a perna direita.

Todos os acidentados foram levados ao Hospital São Donato, em Içara.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Não há responsáveis por vazamento na rua

Uma drenagem mal feita na rua Morro Grande, no bairro Tereza Cristina, em Içara, vem causando alguns problemas aos moradores.

Segundo informações de Miguel Pedro de Oliveira, o vazamento se concentrou em frente a sua moradia há mais de 15 dias.

Conforme o morador a Administração Municipal de Içara contratou uma empreiteira particular para fazer uma drenagem no local, entretanto, o serviço não foi concluída.

Um outro morador não-identificado, segundo Oliveira, teria tentado continuar o serviço por conta própria, piorando a situação.

Hoje, o vazamento está em frente à residência dele com barro, mau-cheiro, bichos e entulhos.

Segundo o secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, nenhuma empresa foi contratada para prestar qualquer serviço naquela rua, mas ficou de averiguar a informação.

Uma equipe da Secretaria de Obra esteve ontem à tarde no local para checar a situação e ficaram de isolar o vazamento.

Segundo Oliveira, isto não é suficiente, pois provavelmente o vazamento vai acabar estourando em outro local da rua, só mudando o problema de endereço.

Só resta esperar se o procedimento dará certo.

Fotos: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Motociclista cai em buraco e caroneira sofre duas fraturas

Há mais de quatro meses esperando para ser tapado, um enorme buraco, localizado na Avenida Procópio Lima, no bairro Cristo Rei, foi a causa de um acidente, na noite de sábado, com um casal.

Sábado à noite, por voltas das 18h30min, o condutor de uma motociclita e a caroneira cairam em um buraco aberto na Avenida Procópio Lima, no Bairro Cristo Rei, segundo informações da Polícia Militar.

A adolescente de 14 anos, teve duas fraturas expostas na perna direita e foi levada ao Hospital São José, em Criciúma, pois no Hospital São Donato não havia ortopedista. Já L.R.J., que dirigia a moto Honda CG-125, placa MDZ-9581, de Içara, sofreu escoriações leves. Ele não tinha habilitação.

Os moradores do bairro, que residem nas proximidades da avenida, ficaram indignados com o Poder Público, que ainda não mandou fechar o buraco. Já foi reclamada várias vezes a situação, inclusive em forma de denúncia no Jornal Içarense (edição n° 1065, 18 de abril de 2009).

Os buracos, com cerca de dois metros de profundidade e largura de aproximadamente cinco metros, estão em meio à avenida há quase quatro meses.

Funcionários da Secretaria Municipal de Obras esteve no local algumas vezes mas devido à falta de material não foito o reparo.

Segundo o secretário municipal de obras, José Eloir do Nascimento, o fechamento do buraco deverá ser efetuado ainda hoje. Ele ainda informa que entrará em contato com a família da adolescente hospitalizada para ajudar com despesas necessárias.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Marzinho deve entrar com mandado de segurança para obter respostas de Pedidos de Informações

Chateados com o descaso da Secretaria de Administração de Içara, o vereador da bancada do PP, Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho, entrou na Justiça, na terça-feira passada, com mandado de segurança para que o Poder Executivo responda o mais rápido possível aos Pedidos de Informações pendentes, que até o momento totalizam 18.

O prazo para que as solicitações sejam respondidas é de até 15 dias e já faz 60 dias ou mais que a Câmara Legislativa não recebe as documentações. “Acredito que até sexta-feira ou mais tardar na próxima terça-feira a Administração Municipal esteja respondendo aos pedidos de informações, que estão sem resposta há meses”, afirmou.

Entre os pedidos, citou um que se refere ao número de carros da Secretaria de Saúde e as condições de uso, pois tem informação de várias pessoas que necessitam do transporte e a Administração Municipal alega que não disponibiliza os veículos devido estarem com documentos atrasados.

Marzinho esteve ontem em Florianópolis convidando o deputado estadual Valmir Comin (PP) para participar de uma Audiência Pública no dia 5 de junho, no Centro Comunitário do Barracão, para discutir sobre o asfalto até Sanga Funda.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - DEM articula candidatos para a possível emancipação do Distrito

O partido se reuniu em Balneário Rincão na sexta-feira, dia 8, quando discutiram os nomes que poderão ser lançados na disputa partidária do distrito, caso seja emancipado.

Mais uma vez o Balneário Rincão foi sede para articulações sobre os possíveis candidatos nas eleições majoritárias e proporcionais do Distrito, caso venha a ser emancipado.

Na sexta-feira foi a vez dos Democratas (DEM-25), se reunirem nas dependências da Clínica Nossa Senhora dos Navegantes.

Apesar do presidente da sigla, Renato Réus, não ter divulgado os nomes cogitados pela equipe, o vice-prefeito, José Zanolli, que também esteve na reunião, não escondeu o que foi debatido no encontro.

“Por enquanto estamos buscando nomes. Até agora, para candidato a prefeito temos Olírio José Lino (o Olirão), Pedro Vidal Estácio e Salmi Fernandes”, contou, deixando claro que estes não são os candidatos definitivos, já que o partido ainda busca novos nomes. Para o cargo de vereador, segundo Zanolli, o único nome debatido é o de Valdemar Rocha.

De acordo com Renato Réus, a sigla, neste momento, trabalha para reforçar o nome no Balneário Rincão.

“Estamos reunindo condições e reestruturando o partido. Sabe-se que, atualmente, o DEM é a terceira força em Içara, queremos lutar para que seja a segunda”, disse o presidente. “O partido está unido e neste momento buscamos crescer para contribuir com a população. Sobre o Rincão, queremos criar um subdiretório no distrito”, completou Réus.

A comissão provisória dos Democratas se encontra todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Também participam das reuniões o vice-prefeito José Zanolli e o representante no Poder Legislativo de Içara, o vereador Neuzi Berto Silveira.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Walterney RÉUS: Sessão piadas... porque rir ainda é o melhor remédio

As pessoas mais bem-humoradas vivem melhor e, mais que isso, vivem sendo convidadas para jantar na casa dos amigos. Claro... alguns de vocês, leitora e leitor, já ficou empolgado para convidar aquele amigo mal-humorado, carrancudo, para um bom churrasco na sua casa??? Então, aí vai um rol de boas piadas.

ESTATÍSTICA DO DIA
Estudo revela que depois de fazerem amor, 10% dos homens voltam-se para o lado direito, 10% para o lado esquerdo e os outros 80% voltam para casa!

VALOR DO CONHECIMENTO...
O Quim, o Zé e o Joca trabalhavam numa obra. De repente, o Quim caiu do 15º andar e morreu. O Zé disse:
- Um de nós tem que avisar a mulher dele...
Ao que o Joca respondeu:
- Eu sou bastante bom nessas coisas, eu vou!
Passada uma hora, o Joca estava de volta, com um engradado de cerveja.
O Zé perguntou:
- Onde arranjou isso?
- Foi a viúva do Quim que me deu.
- Como é? Você diz que o marido dela morreu e ela te dá uma caixa de cerveja?
- Não foi bem assim. Quando ela abriu a porta, eu disse:
- Você deve ser a viúva do Quim.
Ela respondeu:
- Não, eu não sou viúva!
E eu disse:
- Quer apostar um engradado de cerveja comigo?

PENSE RÁPIDO:
- O importante não é ganhar, mas fazer o outro perder.
- Se um pássaro te diz "estás louco", você deve estar mesmo porque os pássaros não falam.
- Se a montanha vem até ti, foge. Trata-se de um desmoronamento.
-É dando que se engravida.

FALA!!!
Noite escura...Uma senhora está em casa sozinha e vê um vulto masculino passar. Ela aproxima-se dele por trás, com cuidado, agarra-lhe os testículos e, apertando com toda força, pergunta:
- Quem é você???
Ela, não obtendo resposta, aperta mais forte ainda.
- Quem é você??
Mantém-se o silêncio, ela aperta ainda mais, e já com pedaços da pele do saco escapando por entre os dedos, volta a perguntar:
- Quem... é você???
Eis que uma voz, num tom baixo e sofredor, consegue responder:
- JOOOOÃOOOO...
Então ela pergunta, apertando mais:
- JOÃO... QUE JOÃO???
E ele responde:
- O... O... O... MUUUUUDO!!!

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Grupo de Estudo “Içara Pensa Diferente”

Desde o inicio de 2009, quando ressurgiu o assunto referente a emancipação do Balneário Rincão, um grupo multi-disciplinar, denominado “Içara Pensa Diferente”, vem se reu-nindo com a finalidade de propor a alteração do mapa do Distrito do Rincão.

Esse grupo busca uma forma que a emancipação se torne menos traumática ao município de Içara. Essa ideia nasceu a partir do exemplo de Araranguá, que há alguns anos atrás passou por um processo semelhante de desmembramento. Inteligentemente, o município vizinho ficou com a praia de Morro dos Conventos na emancipação do então Distrito Arroio do Silva.

Tomando-os como ponto de partida começamos a levantar vários questionamentos: se foi possível em Araranguá, por que não aplicarmos a mesma linha em Içara? Até que ponto a cidade deve abrir mão de suas principais riquezas naturais ao futuro município? Não seria interessante para ambos (sede e distrito) que Içara continuasse com uma faixa de litoral?

Além disso, temos muito orgulho da última estrofe do nosso Hino:

“O oceano, as aragens e os lagos,
Generosos quinhões da natureza,
E teu solo e teu céu encantado,
São fascínios de amor e ternura”

A partir disso, o grupo multidisciplinar vem se reunindo semanalmente para desenvolver alternativas viáveis a essa questão. E nesse período houve várias propostas com abordagem Econômica, Turística, Ambiental, Cultural e Histórica.

O objetivo do grupo “Içara Pense Diferente” é mobilizar toda a sociedade içarense, inclusive os partidos políticos para discutir essa temática, para que juntos possamos achar uma solução adequada.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1619: EDITORIAL - Qualquer obra deve ser sinalizada

Um município com a dimensão de Içara, já dispõe de um grande número de habitantes, que são donos de muitos veículos e trafegam diariamente para cima e para baixo pelas ruas do município.

Para efeito de precaução toda a estrada que apresente certa anormalidade deve ser bem sinalizada para evitar que algo de mais greve venha a acontecer como ocorreu com um casal, que estava de motocicleta e caiu em um buraco, diga-se cratera, na Avenida Procópio Lima, no bairro Cristo Rei. Não é certo ainda, mas é possível que o condutor da moto tenha que amputar uma das pernas. E se isso ocorrer, realmente, o município deve vir a arcar com todos os custos e ainda indenizar o jovem.

Por falta de alerta não foi, pois o Jornal Içarense e o vereador Osmar Manoel dos Santos, já haviam relatado de que o local era um rísco à população e que a Secretaria de Obras deveria providenciar o lacre do buraco.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.