O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Edição 1.838: EDITORIAL - Motoristas não respeitam sinalização

Percebe-se a cada dia que os motoristas estão impacientes e de mal com avida, principalmente é o que mostram no trânsito de Içara.
Eles ignoram a faixa de pedestre e passam em velocidade altíssima sobre quem está atravessando a rua.
Tenha cuidado com esse tipo de “motoristas”, pois você pode ser vítima da ignorância e agressividade de pessoas amarguradas, que não respeitam a sinalização na cidade.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello

Nuances de Vidas em Crônicas (37)

(...) O sol ainda não havia nascido e os carros se puseram rente à soleira da porta da casa de José para a mudança. Neste momento Ritinha cortou as tranças dos cabelos e pediu que Tião fosse levar ao rapaz. Ele ao receber as tranças do cabelo de Ritinha, lhe enviou o lenço de algibeira para retribuir o mimo. Foi, na verdade uma despedida dos enamorados que estavam partindo por força de um desentendimento. Lá em casa, a mudança continuava a ser organizada. Os pertences e as roupas e louças foram colocados sobre a mesa dos carros e as galinhas e gansos partiram em camponeiras, enquanto o gado ia amarrado no arcavém dos carros. A família ía, ora em caminhada, ora no carro para descansar. E assim, em trinta dias de marcha eles chegaram ao destino. Ritinha estava abatida, e uma palidez tomava conta do rosto emagrecido pela desventura de seu amor, e pelo rigor da caminhada.
A nova casa não lhe acenava bons presságios pois era uma casa de pau à pique acompanhado de um galpão de taipas. Mas mesmo assim José lançou-se ao trabalho com os vizinhos que lhe acompanharam. Só depois da lavoura nos roçados é que os homens voltaram deixando a família que por tantos anos conviveram na localidade de Terra Firme.
O tempo passou e Tião chegou de volta à Terra Firme. Juvenal ao encontrá-lo, foi logo perguntando por Ritinha e então ele lhe falou que Maria, a mãe dela, estava acamada, havia contraído uma febre e foi por esta razão que ele deixou tudo e fugiu. Muitas famílias ficaram enlutadas com a febre e era quase certo que Maria seria mais uma vítima. Ritinha não saia da cabeceira da mãe e o cansaço estava tomando conta da sinhazinha. Daquele dia em diante, Tião passou a morar na casa de Juvenal e muitas e muitas vezes ficavam a conversar sobre Ritinha. Numa noite enquanto pescavam Juvenal conversava com Tião quando ouviram um grito vindo do fundo do cafezal, onde um dia Ritinha morou. O grito era tão visonho que lhe fez estremecer. Ainda com os ouvidos zunindo e silenciosos eles chegaram em casa. Dali a alguns dias o mesmo mascate passou pelo povoado e entre as muitas perguntas dos vizinhos ele falou que logo que Tião deixou os patrões, Maria faleceu e Ritinha, durante o luto do sétimo dia, não resistindo as perdas em sua vida, havia se jogado nas águas do rio, e morreu. Somente o pai estava vivo, mas abatido e sozinho. Continua (...).

POLITICA - Pagamento do IPTU em cota única com 30% encerra amanhã

O prazo para o pagamento do IPTU de Içara, em conta única e com 30% de desconto, vai até sexta-feira, dia 9 de abril, e para o parcelamento em cinco vezes é até o dia 12 do corrente mês.



O prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Içara com desconto de 30% e em cota única, vai até a sexta-feira, dia 9. O desconto será válido para os contribuintes que estejam em dia com a Secretaria de Finanças do município. Já para os proprietários de imóveis de Içara que estão inadimplentes com a arrecadação municipal, a Administração está concedendo descontos para o pagamento em cota única, que chega a 20%.
Para aqueles que optarem pelo pagamento do IPTU em parcelas, os valores devidos podem ser divididos em até cinco vezes, sendo que a primeira parcela deverá ser paga até o dia 12 de abril.
Os carnês de IPTU, cerca de 36 mil, foram entregues nas residências, estabelecimentos comerciais e empresas.
Tanto na prefeitura de Içara quanto na Subprefeitura do Balneário Rincão continuam entregando o documento, que também pode ser impresso diretamente do site www.meuiptu.com.br, onde deve ser informado apenas o número do cadastro, que pode ser encontrado nos carnês anteriores.
De acordo com Adalberto Pizzetti, presidente da Associação Empresarial de Içara (ACII), se o recurso for bem aplicado, trará retorno para os empresários, como a pavimentação das ruas, diminuindo o desgaste da frota de veículos e melhoria na infraestrutura, com o embelezamento da cidade, assim como beneficiará também a comunidade, com investimentos na área da saúde.

COLUNISTA - Maso Nyetto

“A Mesa do Prefeito parou junto com a Gripe A.”. Vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP), na sessão de segunda-feira, se

referindo ao projeto social de Gentil Dory da Luz, que paralisou as atividades em novembro.
Prefeito Gentil Dory da Luz
mesmo com recomendação médica para ficar em repouso reuniu-se, na manhã de ontem, com a equipe para tratar de assuntos importantes e que fortaleçam os pilares da Administração Municipal que tem como foco principal: saúde, assistência social e educação.
Primeiro ele recebeu a gestora Municipal e Saúde, Mira Dagostim, Secretário Adjunto, Laudo Calegari, Gestora de Administração Pedra Silvano e coordenadores de programas e ações ligadas à saúde, que de acordo com o chefe do Executivo tem realizando um trabalho fantástico. “Precisamos estar sempre próximos da comunidade, apresentando propostas e trabalhos que promovam antes de qualquer coisa a prevenção, pois este é o principal objetivo da saúde pública”, enfatizou.
A agenda do prefeito seguiu com mais uma reunião, desta vez com as Assistentes Sociais do município Maria da Conceição Dias e Rosa Maria da Silva, ambas com 22 anos de trabalho da área social, que serão responsáveis pela 1º Conferência Municipal da Assistência Social, idealizada pelo prefeito Gentil da Luz.
“A idéia é conscientizar a população da importância dos trabalhos realizados pela Assistência Social no município de Içara, conhecer a realidade e combater problemas sociais”, salientou o prefeito acrescentando que posteriormente os serviços serão realizados com apoio também do Programa Saúde da Família, pois o mesmo possui cobertura completa da população. Um novo encontro está marcado para o dia 29 quando será formada a comissão responsável pelo evento.
O Gentil tem defeitos, isso é verdade, mas uma das suas qualidades é ser determinado.
Acredito, que até a oposição pensa isso.

De quatro
em quatro anos, em época eleitoral os professores ameaçam entrar em greve, com a falsa mensagem que é por melhores salários fazendo política com o chapéu dos outros.
A classe dos educadores é uma das mais desunidas e tem prejudicado a educação no país. É claro que tem bons professores, mas são poucos.

Desde fevereiro
essa placa está na mesma posição, depois que foi quebrada em um acidente, no trevo do PV.

Frase
“Em política o que não é possível é falso”. Antônio Cânovas Del Castillo - Presidente da Espanha (1828-1897).

GERAL - Bairro Presidente Vargas sofre com falta de água

Após quase dois anos passando por problemas na distribuição de água, moradores do bairro Presidente Vargas fazem protesto e exigem uma solução para o caso, que se estende há tempo.



A manhã de quarta-feira começou agitada para os moradores do bairro Presidente Vargas, em Içara.
Cansados com a falta de água no local, aproximadamente 30 moradores protestaram contra a situação.
Segundo o presidente da associação de moradores, Vanildo Warmling, a situação já vem perdurando por quase dois anos. “Nos últimos 15 dias, tivemos água somente por quatro dias”, desabafa.
Conforme relatado por Warmiling e outros moradores, o problema já foi repassado ao presidente do Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto), José Zanolli, e ele respondeu que o problema estava na caixa dágua dos moradores, e os aconselhou a terem dois recipientes em cada residência.
”Ele disse que no sistema da Samae, passam mais de mil metros cúbicos de água, mas não chegam para nós. Deve passar ar, como passa no hidrômetro, já que em casas com duas pessoas a conta é de R$ 177 e com cinco a fatura chega a R$ 212 ”, relata Warmiling, acrescentando que na maioria das vezes a água só está disponível a partir das 23h.
Caso nenhuma medida seja tomada, eles finalizam que vão prestar queixas ao Procon e posteriormente no Ministério Público.
Zanolli ressaltou que o problema era com a Casan, e que já foi resolvido. “Era um problema com uma adutora no bairro Brasília, mas a equipe está providenciando conserto, e até a noite (ontem) a situação já estará normalizada”, finaliza.

POLÍCIA - Conseg do Rincão se reúne com Polícias Civil e Militar

Em reunião, realizada no Auditório do Mirante do Balneário Rincão, o Conseg e representantes das Polícias Civil e Militar discutiram os projetos para 2010 e marcaram um próximo encontro.



Foi realizada na noite de terça-feira, dia 6 de abril, no Auditório do Mirante da Caixa D’água, no Distrito Balneário Rincão, em Içara, mais uma reunião entre o Conselho de Segurança (Conseg), representantes das Polícias Civil e Militar e da comunidade.
De acordo com o Tenente Coronel Adilton Maciel, comandante da Polícia Militar de Içara, foi marcado um novo encontro, para o dia 20, no centro comunitário, onde será convocado o maior número de moradores para participar dos projetos do Conseg.
“Na reunião de ontem tivemos uma conversa com a comunidade, objetivando os principais pontos a serem revisto na segurança da localidade, sendo que uma parceria com a Polícia Civil será formada para ajudar nos casos”, explicou.
O Coronel completou. “Esta segunda reunião será importante, pois quanto maior a participação da comunidade junto aos órgãos de segurança é muito mais fácil de controlar a localidade”.
A principal preocupação do Conseg durante este período são as casas fechadas, facilitando os roubos, e um dos planos levantados será uma ronda, semanalmente, coibindo estes atos assim como o consumo e tráfico de drogas.
Maciel informou que de acordo com números de ocorrências levantados de dezembro a março, as principais foram de acidente e perturbação da ordem, desta forma também será dada mais atenção as festas e bares que se localizam na região. Um segundo plano a ser visto, que irá necessitar do apoio da Prefeitura, é o cercamento das entradas da orla, restringindo a entrada de carros e assim acabando com as festas e som alto.
O presidente do Conseg, João Picollo, não foi encontrado pela equipe do JI.

VARIEDADES - Mais uma opção em telefonia chega à Içara

A agente exclusiva da empresa de telefonia Oi, para a região da Amrec, a loja Fale Mais inaugurou na segunda-feira, dia 5 em Içara, trazendo mais opções em telefonia ao consumidor.



A agente exclusiva da empresa de telefonia Oi para a região da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), a loja Fale Mais, inaugurou segunda-feira, a primeira loja da operadora em Içara.
Localizada na Rua Cel. Marcos Rovaris, 332 (em frente ao Magazine Luiza), a loja mostra a disposição da operadora em se expandir na região, começando pelo município.
Em dezembro do ano passado a Fale Mais inaugurou o quiosque da Oi no Shopping Della, e em março a matriz de Criciúma, na Avenida Getúlio Vargas. “Com a operadora consolidada na cidade de Criciúma estamos dando início à estratégia de expansão da Oi na região. Nossa opção de começar por Içara se deve ao potencial de mercado desta cidade que vem crescendo num ritmo muito acima da média de crescimento das cidades da região”, afirma o diretor da Fale Mais, Rafael Rocha.
Com a compra da Brasil Telecom em 2009 a Oi se tornou a maior empresa brasileira de telecomunicações, com mais de 70 milhões de clientes. A operadora é pioneira em comercializar planos sem multa e aparelhos celulares desbloqueados e desde 2007 defende a mesma postura por parte das outras operadoras.
No mês passado a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) passou a obrigar todas as operadoras a comercializarem aparelhos de celular desbloqueados, bem como efetuar o desbloqueio de aparelhos já comercializados de forma gratuita. “A operadora que se instalou em Içara vem com esse perfil inovador. Nossa qualidade nos serviços prestados é a nossa garantia de fidelização dos clientes, uma vez que não temos a política de obrigar o consumidor a se manter na Oi por multa no abandono dos planos ou por aparelhos bloqueados”, conclui.

ESPORTES - Abertura do Joesi é adiada para próxima segunda-feira

Está tudo pronto para a 29ª Edição dos Jogos Escolares de Içara, que deveria iniciar na sexta-feira, mas a abertura oficial foi transferida para segunda-feira, ás 9h, no Módulo Esportivo.



A abertura oficial da 29ª edição dos Jogos Escolares Içarenses (JOESI), promovido pela Administração Municipal de Içara, através da Fundação Municipal de Esportes (FME), que deveria ocorrer na sexta-feira, foi transferida, devido o tempo de chuva, para segunda-feira, dia 12, às 9h, no Módulo Esportivo João Ramos Rousseng.
Aproximadamente 1.500 alunos de 14 escolas municipais, estaduais e particulares de Içara estarão envolvidos com atividades esportivas até o dia 16 e abril, quando acontecem as provas de atletismo. Entre as modalidades também estão voleibol, handebol, futsal, basquete, tênis de mesa e xadrez, nas quais participam estudantes de 13 e 14 anos/categoria infantil.
O JOESI também servirá de seletiva para os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) que acontece na segunda quinzena de abril, na cidade de Urussanga, o que levou, de acordo com o presidente da fundação, Flávio Felisberto, dividir a competição municipal em duas etapas: Sub-14 e Sub-12.
“A segunda etapa será realizada no mês de julho com alunos de 11 e 12 anos. E no segundo semestre, em outubro, ainda teremos o Joesinho que envolve crianças de primeira a quarta série”, explicou ele.
Felisberto acrescenta que para o JESC os atletas da modalidade de Judô estão automaticamente classificados para a disputa regional.
Para a Gestora Municipal de Educação, Giovana dos Santos, o mais importante dos eventos esportivos é o entrosamento entre os professores e alunos, e a demonstração de que o esporte é fundamental “para a qualidade de vida de todos e é realmente uma forma de integrar as pessoas”.
Programação:
Dia 12: Basquete e tênis de mesa. Dia 13: Vôlei e xadrez. Dia 14: Handebol. Dia 15: Futsal e dia 16: Atletismo. Os jogos são nas categorias masculinas e femininas.