O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

CAPA: Edição1.882 - Içara, 10 de maio de 2010

Uso de cadeira especial é prorrogado para setembro






Casa da Família atenderá na antiga Câmara de Vereadores







Nova licitação da Ponte do Torneiro será aberta dia 18

EDITORIAL - Zanolli fora Samae pode virar Casan

Já fazem 8 dias que José Zanolli assumiu o comando da administração municipal e tem feito um esforço para participar de varios atos, sejam eles do Poder Público e de outros órgãos.
E neste momento que Zanolli se licenciou do Samae a Câmara agita a bandeira da gestão compartilhada, que ele é contra, com a participação do povo, em 30 de junho. Pelo que parece a Casan está mais perto de Içara que se pensa.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - ´Comissão de Vereadores elenca prioridades para fiscalizar

A Comissão de Serviços Público, presidida pelo vereador Diego Vitorassi (PDT), tem como meta “realizar uma coisa de cada vez” e o primeiro objetivo é solucionar a Ponte do Torneiro.

A Comissão de Serviços Públicos de Içara, presidida pelo vereador Diego Vitorassi (PDT) e que tem como os demais integrantes Neuzi Berto da Silveira (DEM), Antônio de Mello (PMDB), Joaci Domingos Pereira, o Boca(PP) e Osmar Manoel dos Santos, o Marzinho (PP), foi criada para acompanhar o andamento de questões referentes à cidade e aos munícipes.
Conforme Vitorassi, a meta da equipe é “realizar uma coisa de vez”, e a prioridade será a continuação da Ponte do Torneiro, que fará a ligação entre Içara e o Torneiro, que pertence a Jaguaruna. “Eu, o Marzinho, o Jurê e o Polakinho (André Jucoski) fomos até Jaguaruna para saber como andava a questão”, relata o presidente, acrescentando que no dia 18 de junho, às 9h, será aberta uma nova licitação para que a construção da ponte seja retomada, já que o contrato anterior com a Sul Catarinense foi encerrado.
Outra ação da comissão foi a convocação do secretário de Obras, José Eloir do Nascimento, para ir ao Legislativo no dia 17 de junho para explicar como andam as obras na alça de acesso da Rodovia SC-444. “Queremos uma explicação sobre a obra que está parada desde janeiro de 2009”, finaliza Vitorassi. Até o fechamento da edição a equipe do JI não conseguiu contato com o secretário José Eloir do Nascimento, que conforme informado, estava fiscalizando as obras.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“O projeto tem que vir do Executivo, então conversei com o Zé Zanolli, que afirmou não ter problema, fiz devido a reclamação dos aposentados e também daqueles que eram isentos”. Vereador Darlan Carpes (PP) sobre o projeto de lei que garante isenção do pagamento da taxa de resíduos sólidos aqueles que são isentos do IPTU.

Medidas
para o impasse do carro da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) foram definidas em reunião na noite de terça-feira, 8.
De acordo com a presidente Simoni Serafim, foi decidido que a partir da próxima sexta-feira, 11, o carro ficará com a associação, e não mais com o secretário da entidade, Rubens Torres. E na segunda-feira, 14, o carro irá para manutenção e receberá a identificação da UACI. O secretário não quis se pronunciar sobre o assunto. Em março, foi denunciado que o automóvel estaria sendo utilizado para fins pessoais.

Vereador
Diego Vitorassi se justificou que não foi possível o JI fazer contato com ele porque o celular que usava era da Secretaria de Planejamento, afirmando que está sempre a disposição da imprensa quando procurado.
Quem quiser falar com ele ligue 8824-0500.

Parece
que tudo está se encaminhando para que seja firmada a gestão compartilhada entre Samae e Casan em Içara.
Zanolli vai ficar por 60 dias longe do comando do Samae, tempo suficiente de ser feita a parceira com a estatal estadual.
Estamos de olhovivo.

Rápidas
* Juiz da comarca de Içara, Júlio César Bernardes, anulou a licença expedida pela Fundai para a construção do Condomínio Jardim das Paineiras que não respeitou os 30 metros de recuo de afluente.
* Pelo que parece essa eleição vai ser mais difícil para os candidatos velhacos. Quem não tiver crédito no mercado vai ter dores de cabeça para fazer a campanha de deputado, que não é barata
* Só no Brasil que ocorre essas coisas. A Lei que exige cadeiras especiais para crianças no banco traseiro dos carros foi prorrogada para setembro porque a fábrica não tem o material para atender a demanda.
*Douglas Warmling (PP) reassumiu o cargo de prefeito de Siderópolis, nesta terça-feira, depois de 11 dias de licença. O município estava sob o comando do vereador Luiz Salvaro (PSDB).
* Estudantes da Unesc começaram uma mobilização pela cidade, com a colocação de outdoors e fazendo passeatas em manifesto o reajuste de 7% repassado pela Unesc.

Frase
“Eu não me oponho a todas as guerras, eu me oponho às guerras estúpidas”. Barack Obama - Presidente dos Estados Unidos.

GERAL - Casa da Família suspende trabalhos por uma semana

Funcionamento será interrompido em função de mudança de local mas beneficiária do Bolsa Família afirma que antes da interrupção do atendimento não conseguiu receber o abono.

O programa que mais distribui renda no país, o Bolsa Família, beneficia mais de 11 milhões de famílias nos municípios brasileiros. No entanto, em Içara alguns beneficiários estão encontrando dificuldades no saque do auxílio.
Uma beneficiária, que prefere não se identificar, foi informada na Casa da Família de que o programa estaria fechado. A mulher que necessita do abono, disse que não obteve mais explicações no local. Ela acrescentou que pediu para conversar com o secretário e a gestora de Assistência Social, mas foi informado que estariam em reunião.
O secretário de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda, Adair Benjamim de Souza, diz que desconhece o caso, e afirma que o atendimento na Casa da Família esteve funcionando normalmente até esta quarta-feira, 9. Após a data os trabalhos serão suspensos durante uma semana devido a mudança de endereço.
“Estamos trabalhando em 90%. Porque nunca está perfeito, temos sempre que melhorar o atendimento. Mas, acredito que o trabalho está sendo bem realizado”, considerou.
Souza apontou ainda que as mudanças serão para benefício dos usuários, os quais terão um espaço mais amplo, que proporcionará melhor atendimento e mais organização.
No município existem 5.100 famílias cadastradas no programa, sendo que cerca de 400 cadastros foram desativados por falhas nos dados pessoais.
A Casa da Família será transferida para a antiga Câmara de Vereadores, na qual serão retomados os serviços do Bolsa Família, Plantão Social e Habitação no dia 21. No dia 14, será normalizado o atendimento do Plantão Social.
Na sede da Casa da Família os serviços do antigo Programa Sentinela continuarão sendo realizados, entre eles atendimento ao idoso e relacionados a violência infantil.

POLÍCIA -Obrigatoriedade das cadeiras foi prorrogada

A lei que obriga os motoristas a usarem cadeiras no banco de trás para crianças com menos de 7 anos foi prorrogada até o mês de setembro, quando empresas poderão atualizar os estoques.

A partir de 9 de junho, o uso de cadeira para crianças de até 7 anos no banco traseiro dos veículos seria obrigatório em todo o país, mas devido a fábrica não atender a demanda a lei foi prorrogada para setembro. Quem descumprir a regra pode receber multa de R$ 191,54, mais sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). E o veículo corre o rísco de ficar preso.
De acordo com as novas regras, bebês com até um ano de idade deverão ser transportados em bebê-conforto, que deverá estar virado de frente para o banco e de costas para o motorista e precisa ser preso ao cinto de segurança. Crianças de um a quatro anos devem utilizar cadeirinhas presas ao cinto. Já os assentos de elevação devem ser usados por crianças de quatro a sete anos e meio. A partir desta idade, os menores passam a usar somente o cinto de segurança e até 10 anos só podem viajar no banco traseiro.Os produtos precisam ter certificação do Inmetro.
De acordo com informações do Sargento Adílson de Oliveira, da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara, a lei que obriga os pais a levarem s filhos menores nas “cadeiras especiais” foi prorrogado e durante este prazo, estarão alertando os responsáveis para se enquadrarem na lei”, comenta.
Ele acrescenta que “a lei foi prorrogada devido ao dificuldade dos motoristas em adquirir o material, por isso o Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) dará um tempo para as empresas reporem o estoque”.
A partir da data pré-determinada os órgãos de trânsito prometem um maior rigor na hora de fiscalizar o uso das cadeiras e do bebê-conforto nos veículos.

VERIEDADES - Seleção de atores e modelos agitará Içara

A model scouting Adriani Wendt, que há 10 anos trabalha na área em busca de novos atores e modelos, estará realizando uma seleção, no sábado, no auditório da Cooperaliança, em Içara.

A gaúcha Adriani Wendt, model scouting há mais de 10 anos estará realizando no próximo sábado, dia 11, a partir das 18h, no auditório da Cooperaliança, em Içara, uma seleção de modelos, que posteriormente serão encaminhados à agências, produtoras e escolas de atores em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de agências internacionais.
De acordo com Adriani, essa é a primeira vez que a seleção será realizada em SantaCatarina. “As seleções aconteciam somente no Rio Grande do Sul, mas passamos por Içara e vimos que na cidade há bastantes gente que se encaixa no perfil”, argumenta a model scouting.
Quando perguntada sobre o perfil, ela explica que o que chama atenção são as misturas etnicas, principalmente com italianos ou alemães. “Mas é claro que o mercado não exige, necessariamente, que as pessoas sejam de peles claras”, salienta a caça-talentos sobre o tema.
Entre as descobertas de Adriani, destaca-se o nome de Miguel Roncatto, que atualmente interpreta o italiano Alfredo, na novela Pasione, da Rede Globo. “Fizemos a seleção em Nova Prata (RS), em 2005 e ele veio participar. Logo após, o encaminhei ao meio artístico e ele já assinou o primeiro contrarto”, vibra a descobridora de talentos.
Para os interessados na carreira, ela dá alguma dicas: “A primeira e fundamental é a de que as pessoas não vão pela cabeça dos outros, pelo o que eles dizem. É preciso disciplina e paciência. Não vendemos sonhos, mas sim oferecemos oportunidade de trabalho às pessoas”, relata, reforçando que “não é somente glamour e fama, há muita responsabilidade”, relata.
Para participar da seleção, é necessário ter entre 5 a 25 anos, e menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. “É durante esse processo que temos a possibilidade de analisar cada um dos candidatos”, argumenta, revelando que apesar de receber inúmeras fotos por dia, ela precisa “bater o olho” para fazer a escolha certa.
Para saber mais detalhes da inscrição acesse o blog www.adrianiwendtmodels.blogspot.com ou entre em contato pelos telefones (48) 9900-6493 begin_of_the_skype_highlighting              (48) 9900-6493      end_of_the_skype_highlighting ou (051) 8174-3066.

ESPORTES - Novos projetos esportivos serão integrados a sociedade

Os estados começam a planejar projetos esportivos em todas as cidades, pensando num futuro promissor para o esporte amador, como ocorre com o Segundo Tempo que funciona em Içara.

O Brasil quer estar entre as 10 primeiras potências do esporte mundial em dez anos. Para atingir essa meta cerca de 1,4 mil delegados, representando todos os estados e regiões do país, elaboraram em Brasília, entre 3 e 6 de junho, o Plano Decenal de Esporte e Lazer 10 pontos em 10 anos para projetar o Brasil entre os 10 mais. A iniciativa é do Ministério do Esportes, durante a 3ª Conferência Nacional do Esporte.
Santa Catarina, entre os 30 delegados, contou com o professor Adenilson Monteiro, coordenador pedagógico do Programa Segundo Tempo de Içara, eleito em conferências regional e estadual. “Foi uma iniciativa importante, que pode, efetivamente, alavancar o desenvolvimento do esporte e colocar o Brasil entre as potências mundiais e condições para isso temos, basta que as políticas de apoio ao esporte sejam organizadas e efetivas, como está ocorrendo”, comenta Monteiro, motivado pelo projeto federal.
O professor salienta que uma das propostas que integra o Plano Decenal de Esporte e Lazer, por exemplo, prevê que sejam implantados Centros de Excelência em Esportes em município pólo de regiões dos estados. Inicialmente a proposta era para cidades com mais de 100 mil habitantes, mas Santa Catarina tem municípios-polo com população inferior, como é o caso de Araranguá.
O Programa Segundo Tempo também foi contemplado por seus resultados em todo país. Está decidido que o programa será ampliado, de imediato, proporcionando acesso ao esporte e ao lazer a crianças e adolescentes de todas as regiões do Brasil.
Em Içara, o “Segundo Tempo”, que proporciona esporte e lazer a crianças e adolescentes em desvantagem social no contra turno das aulas em escolas públicas, conta com oito núcleos e atende cerca de mil crianças e adolescentes com a prática de esportes, visando a socialização.