O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

POLÍCA - Adolescente é atropelada por moto em Vila Nova

Uma adolescente de 17 anos, foi atropelada por uma motocicleta, por volta das 22h15min de terça-feira, dia 4 de agosto, na Rodovia Paulino Búrigo, na parte central de Vila Nova, em Içara.

As informações são da Guarnição do Corpo de Bombeiros de Içara, que atenderam à ocorrência.

A garota, que estava consciente e apresentan-do sinais vitais normais, sofreu escoriações no membro inferior da perna esquerda. O Corpo de Bombeiros encaminhou a jovem ao Hospital São Donato, no Centro de Içara.

A moto envolvida no acidente era uma CBX-200, placa MFH-9020, de Içara. O nome do condutor não foi repassado pelos bombeiros.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Vandalismo fétido em lanchonete do Rincão

Depredação, furtos, destruição de produtos e até defecação nos balcões foram os atos de vandalismo ocorridos na madrugada de quarta-feira, na Lanchonete Rincão Beach, na sede do Distrito.

Vândalos arrombaram uma das janelas da Lanchonete Rincão Beach, situada no Centro do Balneário Rincão, em Içara, na madrugada desta quarta-feira, e depredaram o estabelecimento.

Eles furaram um home-theater, levaram cigarros e bebidas, causando um prejuízo de R$ 5 mil ao proprietário. Extintores de incêndio foram esvaziados no interior da lanchonete sobre mesas, balcões e no chão. Os produtos foram destruidos e espalhados pelo local. O banheiro também foi quebrado.

Além disso, os elementos defecaram no local em diversas partes, como próximo à porta de vidro e em cima de balcões.

Segundo o proprietário, Antônio Justino, que é corretor de imóveis, não há motivo para uma barbárie destas, pois ele não tem probemas com ninguém na região e só é dono do estabelecimento há alguns meses. “Pode ser vingança ao antigo dono, eu não sei, afinal, não houve divulgação de que mudou a direção da lanchonete”, comentou Justino.

Um comissário da Polícia Civil estve no local e deduziu que o vandalismo foi cometido por pelo menos cinco pessoas, muito possivelmente usuários de crack, que já estariam muito alucinados para cometer tais atrocidades.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Dicas do Procon para compras de Dia dos Pais

O Dia dos Pais está chegando, dia 9 de agosto (próximo domingo), e a população começa a se mobilizar em busca do presente certo. Assim, o Procon de Içara dá algumas dicas aos consumidores.

Quando for às compras, pesquise, em vários locais, os preços dos produtos e dos serviços que pretende adquirir e considere o pagamento à vista.

O valor das parcelas não deve comprometer o orçamento, compare o preço à vista e o financiado, alerta o coordenador do Procon de Içara, Giovani Martins, que dá outras dicas.

Leia atentamente o contrato, onde deve constar: valor do produto à vista, taxa de juros, taxa de abertura de crédito, número e valor das parcelas, multa e encargos por atraso no pagamento. Risque os espaços em branco e guarde uma cópia assinada e datada. Se não entender os termos do contrato, questione o gerente e solicite cópia do contrato.

Nas compras com cheques pré-datados, faça constar as datas de vencimento no pedido ou na nota fiscal, sempre peça nota fiscal e termo de garantia expresso na nota.

Se o pagamento da compra parcelada for por meio de carnê ou boleto bancário e estes não chegarem até a data de vencimento da parcela, dirija-se à loja e efetue o pagamento mediante recibo na data do vencimento, pois o não recebimento do carnê ou boleto não isenta o consumidor do pagamento da parcela no vencimento.

Vestuário
As lojas são obrigadas a trocar a mercadoria somente se houver vício. Assim, na compra de qualquer peça de vestuário, verifique se a loja permite a troca em caso de inadequação do tamanho, cor ou modelo. Se for permitido, solicite uma declaração por escrito (que pode ser na nota fiscal, na etiqueta), que permita identificar a loja e as condições para troca.

Eletros
Antes da compra, defina a marca, o modelo e faça pesquisa de preços. Peça uma demonstração ao funcionário da loja. Estes produtos devem vir acompanhados de manual de instrução, endereço da rede de assistência técnica autorizada e termo de garantia datado e assinado pela loja.

É importante verificar se há assistência técnica na região. Exija discriminação correta do produto no pedido ou nota fiscal, bem como condições de pagamento, data de entrega e instalação.

Bebidas
Na hora da compra observe o líquido das garrafas, notando a presença de sujeira ou de algum objeto estranho no interior da embalagem, não compre nem abra. Informe o fato ao gerente da loja, caso o vasilhame ou o líquido sejam escuros, examine-os contra a luz.

Arrependimento
Se o consumidor efetuar uma compra e se arrepender, o comerciante ou fornecedor não tem obrigação de desfazer o negócio. Só é possível cancelar uma compra por arrependimento, quando for efetuada fora do estabelecimento comercial, ou seja, por telefone, internet, caixa postal, na porta de casa, no local de trabalho, etc.

O prazo é de sete dias a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço, para desistir da compra, devendo formalizar o cancelamento por escrito, devolvendo o produto e solicitando a devolução de qualquer valor eventualmente pago.

Prazos para reclamar
30 dias no caso de produtos não duráveis; 90 dias no caso de produtos duráveis.

Neste caso, se o fornecedor não solucionar o problema em 30 dias, o consumidor poderá escolher entre a su-bstituição do produto, em perfeitas condições de uso da mesma espécie ou a devolução dos valores pagos ou, ainda, o abatimento proporcional do preço.

Onde reclamar
Procure o fornecedor e tente solucionar a questão. Caso não consiga, recorra ao Procon, localizado na Rua São Do-nato, nº 498, sala 2, Centro de Içara. De segunda às sexta-feira, das 13h às 18h, ou pelo 3432-5299.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PT diz que AM incetiva prática do clientelismo

Sexta-feira, o encontro será sobre a SC-444 com o secretário Estadual do Deinfra, Mauro Mariani, e no dia 6 de agosto, é a vez do gerente do Dnit, Avanir de Sá, esclarecer como anda a duplicação.

O comando do Partido dos Trabalhadores de Içara critica o programa de incentivo ao pequeno agricultor com benefício de horas máquinas a serem utilizadas no preparo da terra para o plantio, disponibilizado pela Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura.

Ao contrário do que diz o secretário Silvio Viana, de que a ação é de extrema importância para o agricultor que possui até dez hectares de terra e não tem maquinário para realizar o serviço, a presidente do PT, Maria Canever da Silva, afirma que o projeto demonstra a fragilidade e o tipo de política inovadora que vem sendo desenvolvida no município, primando pelo clientelismo e favorecimentos.

Ela concorda que é de fundamental importância que os agricultores tenham uma patrulha mecanizada, isto não é favor, é direito. Mas precisa também de políticas voltadas para agregação de valores aos produtos, de garantias de preços, comercialização, incentivo a agroindustria, criação do abatedouro. “Esses são alguns exemplos de ações que irão trazer desenvolvimento aos nossos trabalhadores”.

A petista acrescenta que o Governo Federal tem programas de Desenvolvimento Rural e Agronegócios para apoiar iniciativas e projetos voltados à melhoria da infra-estrutura e logistica da produção agropecuária, o fomento da agroindústria e o acesso a informações e inovações tecnológicas. Lembra que há Programas de apoio ao Pequeno e Médio Produtor Agropecuário, Programa de Assistência Técnica e Desenvolvimento Rural na Agricultura Familiar, além do Pronaf e do Garantia Safra.

Estes programas visam fortalecer a Agricultura Familiar e atende desde a compra de maquinários, equipamentos, capacitação de mão de obras, melhoramentos tecnológicos, garantia da safra, até apoiar a organização das cadeias produtivas formando redes de negócios, tansferência de tecnologias e fortalecimento da governança. “Mas, como diz o Presidente Lula, precisa de projetos, bons projetos, e Içara poderia fazer isso”, finaliza Maria Canever.

Fotos: Miguel Nietto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

COLUNISTA - Susiane MENDES: Nova Lei Nacional de Adoção entra em vigor

Nessa semana entrou em vigor a Lei nº 12.010, que dispõe sobre as normas de adoção de crianças e adolescentes no Brasil.

A chamada Nova Lei Nacional de Adoção, sancionada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, unifica em todo o país um cadastro de crianças e adolescentes em condições de serem adotadas e também de pessoas que se dispõem a adotá-las.

Segundo a nova Lei, todos os cidadãos brasileiros, maiores de 18 anos, independente do estado civil, podem adotar uma criança ou um adolescente.

A única restrição para a adoção individual, que sempre será avaliada antes pela justiça, é que o adotante tenha, pelo menos, 16 anos a mais que o adotado.

A nova Lei, em um conceito chamado de "família extensa", determina a preferência de parentes (como avós, tios, primos, cunhados) na hora da adoção, inclusive quanto ao Cadastro Nacional, a-lém de deixar clara a necessidade de não separar irmãos que estejam esperando por uma adoção.

O texto legal também prevê que, quando a criança já contar com 12 anos, deverá obrigatoriamente ser ouvida sobre a adoção. Outra novidade é a preferência na adoção por casais que residem em solo brasileiro.

Com a nova Lei também fica regulamentado que o tempo máximo de permanência de um impúbere em abrigos será o prazo de dois anos.

Outra novidade trazida pela Lei é a exigência de preparação prévia dos pais adotivos, com um acompanhamento “psicossocial e jurídico”.

São válidas todas as mudanças legais que visem agilizar o longo processo de adoção, buscando diminuir ao máximo o caminho entre a criança desamparada, que sonha em ter pai, mãe ou ambos, e aqueles que buscam, com um nobre gesto, dar a esta criança um lar.

Até a próxima semana.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

FLASH JI - Padroeiro São Donato

A imagem do padroeiro de Içara está descansando na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes em preparação a 59ª Festa de São Donato, que ocorre de 7 a 9 de agosto, no Centro da cidade, com muitas atrações para a comunidade içarense.

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

CHARGE - Dia dos Pais

A charge possui direitos autorais, para reprodução desta ou de qualquer outra foto deste site, informe os créditos ou peça autorização pelo e-mail jornalicarense@gmail.com. Plágio é crime.

Charge: Jhow Jhow
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1679: EDITORIAL - Uso de camisinha bate recorde

A distribuição gratuita de camisinhas bateu recorde no país. Agora, quase um terço dos usuários brasileiros recebe o produto de graça. Foram 406 milhões de camisinhas distribuídas em apenas um ano, nos postos de saúde do Brasil e em Organizações Não-Governamentais.

A camisinha continua sendo a melhor maneira de evitar doenças sexualmente transmissíveis e a Aids segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.