O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 28 de abril de 2009

E MAIS: Confira o que você só encontrará hoje no Jornal Içarense

Edição 1610 - terça-feira, 28 de abril de 2009

Colunista: Maso NIETTO.

Campanha: Agentes alertam sobre dengues.

Saúde: Governo faz pesquias sobre anemia.

Charles: "falta 99 meses para salvar".

Máscara conta gripe suína no México.

Professor passa filme pornô por engano.

Rapaz é preso por receptação.

Assaltantes carregam cofre.

Preso acusado de engravidar enteada.

Criciúma: Aluno é pego vendendo droga na Satc.

Caso Besc: Acusados respondem em liberdade.

Criciúma: Tentativa de homicídio em Rio Maina.

Homicídios dolosos em Santa Catarina têm queda de 23,79%.

Chapecoense derrota Avaí e tem vantagem em jogo de volta.

Flamengo marca no final e empata com Botafogo.

Ronaldo dá show e fica a um passo da taça.

Cibeli assume a artilharia do feminino.

FME/Içara realiza mais uma edição nos bairros.

Notas com Rô: fotos sociais e recados.

Além de filmes e livros recomendados, frases de personalidades, previsão do tempo, horóscopo, palavras-cruzadas, piadinha, resumo de novelas, lojas e serviçoes e outras notícias sobre variedades, esportes e política.

Assine já: 3045-0774 ou jornalicarense@gmail.com

ESPORTES - Competição de Snipes ainda está com incrições abertas

As tradicionais competições de Snipes realizadas nas lagoas de Içara, que tem as provas realizadas nos finais de semana, continuam com inscrições abertas para as disputas de vela.

As competições de vela que estão movimentando a cidade de Içara a cada ano que passa continuam este semestre com mais uma regata confirmada.

As inscrições para a Taça Alberto Lineburger, de Snipes, ainda não encerraram. Os competidores interessados podem confirmar a participação até às 12 horas desta sexta-feira, procedimento feito até o momento por 25 equipes. É um novo recorde para a competição nacional realizada desde 1996 em Içara.

A competição de Snipes deverá ter oito regatas, sendo até três disputas por dia. As primeiras acontecerão na sexta-feira, a partir das 13 horas. No sábado, além dos confrontos no lago, a Família Linerburger também fará um jantar comemorativo no Iate Clube Veleiros da Lagoa (ICVL), na Lagoa dos Esteves, em Içara. É que há 50 anos, Alberto Linerburger se consagrou campeão mundial em Porto Alegre.

No domingo, o campeonato será encerrado, pela manhã, com somente duas regatas. Mas os participantes terão que esperar até às 15 horas para saber o resultado. A equipe campeã ficará com a guarda rovisória da Taça por um ano. Além disso, terá o nome gravado junto de uma série de competidores já renomados e registrados no caneco. Em 1999, por exemplo, Alexandre Parareda foi o líder do campeonato na Lagoa dos Esteves. Exatamente 10 anos depois - em 2009 - ele venceu a categoria Livre do Sul-Americano realizado na Argentina.

No ranking de títulos da Taça Alberto Linerburger, Fernando Kessler é o único que é tricampeão. Em 1998, foi líder com Fernando Krahe. Em 2000, conquistou a taça junto de Henrique De Lorenzi. E no ano de 2001, fez história com Henry Boening. Mas, outros dois atletas estão próximos da marca. André Fonseca e Alex Juk são bi-campeões. O primeiro venceu em 1996 e 1997. E o segundo, em 2002 e 2008. A competição deste ainda promete muitas emoções aos competidores.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

VARIEDADES - Hospital de Olhos Lions recebe doação da Câmara da Mulher

O cheque foi entregue oficialmente durante a 4ª Paella 2009, evento promovido pelo Lions Içara Clube, no dia 23 de abril, em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora de Içara.

O cheque destinado à construção do Hospital de Olhos Lions de Santa Catarina foi entregue pela Câmara da Mulher Empreendedora aao Lions Içara Centro, a qual irá repassá-lo ao Instituto Lions.

A entrega ocorreu no dia 23 de abril, quinta-feira, nas dependências do S. R. Mampituba, em Criciúma, durante a 4ª Paella 2009, contando com a presença de autoridades leonisticas e da câmara, representada por Silvana da Silveira Ramos e Luciana Lima.

O valor do cheque é de R$ 3.520,00, obtido com os fundos arrecadados com o jantar festivo, promovido pelo Lions Içara Clube e pela Câmara, ocorrido no dia 29 de março, domingo, na Associação Giassi, Lagoa dos Esteves, em Içara.

O Hospital de Olhos Lions de Santa Catarina será construído no município de Palhoça, na Grande Florianópolis, e ocupará uma área de aproximadamente 1.300 m². O custo da obra gira em torno de R$ 1,3 milhão. Ele funcionará como uma grande clínica, onde não haverá internações. Abrirá somente no período diurno e em dias úteis, simplificando o número de funcionários. O projeto prevê cinco consultórios, salas de exames complementares e de procedimentos a laser.

“Problemas como a catarata, o glaucoma, o deslocamento de retina, o transplante de córnea e o estrabismo poderão ser resolvidos no hospital”, explica a presidente do Lions Clube Içara Centro, Mara Rúbia Maria Modolon Lima.

O momento da entrega também foi propício para a entrega do certificado da Lions Internacional à vencedora do concurso “Cartaz da Paz” - cujo tema foi “A paz começa comigo” -, Verônica Inácio Amorim, da Escola de Ensino Fundamental Gervásio Teixeira Fernandes, do Bairro Pedreiras, Distrito Balneário Rincão.

Um dos avaliadores do concurso, André Evangelista, fez a entrega do certificado à vencedora e o secretário, Gilberto Procópio, fez a entrega do certificado à escola, representada pela diretora e coordenadora setorial do concurso, Eliane Viana.

O Lions Clube Içara Centro agradece a ajuda.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍCIA - Ação da Polícia Civil causa revolta de família de lavradores em Içara

Após acidente envolvendo um escrivão da Polícia Civil e um rapaz de 18 anos, família do jovem diz ter sido agredida por outros policiais. Delegado diz que é normal usar a força quando não há cooperação.

O pai, a mãe, a irmã e a esposa do jovem Daniel da Maia Gonçalves, de 18 anos, foram abordados pela Polícia Civil (PC), por volta das 18h45min de sexta-feira, em casa, no Bairro Jardim Elizabete, sendo levados em seguida à Delegacia. Segundo os familiares, eles sofreram agressões e humilhações por parte de doispoliciais.

A confusão começou quando o rapaz dirigia o Monza da família na Rodovia SC-444 e colidiu com a moto do escrivão da PC, Otávio Ramos, que teve a mão e a perna machucadas e foi encaminhado ao Hospital São Donato.

Entretanto, por não possuir carteira de habilitação e ter os documentos do carro em atraso, o rapaz fugiu do local, sendo seguido por testemunhas até em casa. Elas ligaram para o delegado da PC, que ordenou aos policiais írem até a casa do suspeito.

Com medo, ele fugiu de casa para um matagal. Segundo a mãe do rapaz, dois policiais chegaram nervosos e, sem informar direito o que estava acontecendo, já usaram de violência com o pai e o irmão do rapaz, que nada tinham a ver com o caso, chamando os de “porcos” e “pobretões”. À força os levaram para a Delegacia.

As mulheres (a irmã e a esposa grávidas) ficaram em casa sob a vigilância de dois policiais que as humilhavam, apontando uma arma direto na cabeça da mãe. “Meu neto, de 1 ano e 8 meses, chorava e o policial apontou a arma para ele e gritava ‘manda essa coisa pra lá, tira ele daqui’, empurrando ele com os pés, além de empurrar a minha nora, grávida de 4 meses, na cama”, contou a mãe de Daniel, que continuou: “Minha neta de sete anos presenciou tudo e chegou a fazer um desenho de nós sendo ameçados com armas pela polícia”.

O delegado da PC, Rafael Marin Iasco, disse que a abordagem policial tem que ser firme e, se precisar usar de força física ou pressão psicológica (ameaças), não haverá hesitação.

Iasco alegou que não acredita que a versão tenha sido como a família conta, mas que, se quiserem, podem registrar ocorrência, abrir inquérito, solicitar a perícia para o local, etc. “Ainda há muita coisa a ser esclarecida. Se houve excesso de violência, abuso de ação ofensiva, os policiais irão responder segundo a Lei”, afirmou.

Os policiais, segundo o delegado, são Cristiano Moraes e Leandro Klug.

Um processo junto ao Ministério Público foi instaurado com a ajuda da Promotria de Justiça de Içara, além do registro de ocorrência, junto a Delegacia de Polícia Civil.

Fotos dos ferimentos do escrivão da Polícia Civil:


Ilustração: Reprodução
Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Tibica é eleito presidente da Associação da Zona Sul

No dia 24, sexta-feira, moradores da Zona Sul do Balneário Rincão se reuniram para eleger o presidente e a nova diretoria que representará o bairro nos próximos dois anos. A eleição teve chapa única e o novo é Valmilson Osvaldo Fernandes, o Tibica (foto).

“Surpreendemo-nos com o número de pessoas que participou da eleição, mesmo sendo formada por chapa única”, contou o secretário da Uaci - União de Associações Comunitárias de Içara -, Rubens Torres.

Segundo ele, no mesmo momento os moradores tiveram a oportunidade de esclarecer as dúvidas e dar sugestões.

Para Tibica, a meta agora é “acordar” a comunidade. “Depois de sete anos desativada, a associação agora pretende ater às reivindicações mais urgentes do bairro”, disparou Fernandes. “De início, queremos solicitar mais paradas de ônibus, um posto de saúde e uma creche”, completou.

Foto: Arquivo (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

GERAL - Mesa do prefeito: Gentil inicia atividades no Loteamento Jussara

O projeto Mesa do Prefeito nas Comunidades chegou na comunidade nesta segunda-feira, sendo a segunda localidade que recebe o prefeito Gentil da Luz e secretários municipais.

O trabalho realizado pelo prefeito Gentil da Luz, junto à Administração Municipal, que tem como objetivo dar assistência em todas as comunidades de Içara, chegou ao Loteamento Jussara nesta segunda-feira, quando foi feita a abertura oficial do Projeto Mesa do Prefeito, no centro comunitário da localidade. Hoje terão início as atividades itinerantes.

O primeiro bairro que recebeu a Administração Municipal foi a comunidade Barra Velha. As atividades foram realizadas na última semana. “Tenho 53 anos e sempre morei na Barra Velha. É a primeira vez que vejo o prefeito, o vice e toda equipe nos bairros atendendo a população. Eles estão de parabéns”, ressaltou o motorista Neuzi Medeiros, morador do bairro, definindo o que foi realizado no local.

No sábado, os moradores de Barra Velha tiveram palestra sobre hérnia de disco com o fisioterapeuta Milton Fernandes, apresentação da peça teatral Conto da Carochinha, canto da leitura. A equipe da saúde fez testagem de HIV, verificação de pressão arterial entre outros serviços. Da administração foram dadas orientações sobre Carteira de Trabalho.

Na sequência, o bairro Jussara também deve vivenciar as mesmas experiências, nos trabalhos que seguirão dentro desta semana. “Que a comunidade se sinta envolvida com a Administração. A prefeitura é uma casa onde se planeja para a população e por isso vamos investir fortemente nas pessoas que são o bem maior de Içara”, salientou o prefeito Gentil da Luz.

Depois do Loteamento Jussara a Mesa do Prefeito nas comunidades será levado para o Balneário Rincão, e seguindo a sequência, em Esplanada, Pedreira, Demboski, Lagoa dos Freitas e Poço Oito.

Os próximos bairros serão listados em breve pela Administração Municipal.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - Médicos participam do “Café com o Prefeito”

Prefeito de Içara Gentil da Luz recebeu segunda-feira para o “Café com Prefeito”, os médicos municipais. Depois de chamar todos para o engajamento no projeto ‘Içara 50 Anos’ que tem como principal objetivo elevar o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do município Gentil declarou que os médicos estão diretamente envolvidos nesta proposta administrativa. “Juntos podemos fazer a diferença na Saúde de Içara.

Passamos por um momento difícil, mas tenho certeza que os programas que serão criados vão permanecer. Queremos implantar um modelo de saúde que permaneça e que a população exija a continuidade”, ressaltou.

Na ocasião foi apresentada aos profissionais à nova Gestora da Saúde, Mira Dagostim, que teve o nome escolhido após conversa entre, o até então gestor da pasta, Fabrício Possamai, e o prefeito Gentil da Luz. Possamai continua na área da Saúde, mas por motivos particulares precisa se ausentar em alguns momentos. “Passamos por momentos difíceis e precisamos estruturar a nova equipe que chega após o processo seletivo. Faremos um treinamento para criar um espírito de coletividade para levar à população o que ela almeja”, frisou Possamai.

Mira Dagostim afirmou que a comunidade é a grande parceira nas adversidades. “Quando a população está conosco nada pode dar errado. Vamos criar um forte vinculo entre comunidade, secretaria e profissionais”, explicou declarando que projetos que cuidem efetivamente da saúde dos içarenses como o Mãe Gestante, Saúde do Idoso, Saúde da Família, extinção das filas de espera para cirurgias e exames, serão implantados.

No encontro foi lançada a ‘Campanha Humanizar a Saúde’. O projeto compreende treinamento para os profissionais admitidos através de Processo Seletivo; recuperação dos Postos de Saúde; aquisição e manutenção de veículos; e principalmente o fim das longas filas de espera por cirurgias e exames.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLÍTICA - PSDB quer lançar Dóia como canditato à deputado estadual

Em reunião ocorrida no dia 21 de abril, em Içara, representantes das Executivas Municipais do PSDB da Amrec discutiram os possíveis nomes dos pré-candidatos à deputado estadual.

O presidente do PSDB, Paulo Brígido, quis manter segredo, mas as informações acabaram vazando e o candidato de Içara, defendido pelo PSDB, para deputado estadual é Adelor Guglielmi, o Dóia, em substituição a Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma.

No dia 21 de abril, os integrantes do PSDB das 11 cidades da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) se reuniram no refeitório da Cooperaliança.

“Foi o primeiro encontro do ano, que serviu para conhecermos as Executivas da região e expormos o nome de quem pretendemos lançar para ser candidato a deputado estadual”, contou o presidente do PSDB de Içara, Paulo Roberto Brígido.

O tucano içarense não quis revelar o nome do candidato que estão defendendo, contudo, a informação confiável é que Adilor Guglielmi é o principal alvo para a vaga.

Para o representante do Legislativo do PSDB, André Jucoski, o Polakinho, a escolha se deu pela experiência de Dóia. “Ele participou por dez anos, junto a Clésio Salvaro, não só dos acontecimentos da Amrec mas também de outras regiões. “Nós entendemos que ele é ideal para assumir o lugar de Salvaro”, disparou Polakinho.

De acordo com o vereador, a executiva de Nova Veneza quer lançar o prefeito da cidade, Rogério Frigo. “Ficou decidido que faremo reuniões de 15 em 15 dias para definir esta situação”, contou. O próximo encontro dos tucanos da Amrec será dia 5 de maio, às 20h, em Nova Veneza.

Foto: Alex Cichella (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

ESPAÇO LIVRE - Caso da Ambulância pode virar novela

Ainda não foi dessa vez que diretores da Associação de Moradores do Balneário Rincão (Ambar) e Administração Municipal chegam a um acordo para colocar em funcionamento a única Ambulância do Distrito do Rincão. Um acordo preestabelecido no dia 14 de abril dava ao Poder Público o direito de uso até o final de 2009, porém pouco mais de R$ 1 mil de despesas com documentação e multas fez a Secretaria de Saúde voltar atrás e não efetivar o acordo com a entidade.

Os diretores da Ambar marcaram um novo encontro para o sábado (25) afim de um novo consenso, mas os representantes da prefeitura não compareceram na reunião que estavam presentes, além de membros da Ambar, os diretores do Conseg, ONG Sociedade Ecológica e Colônia de Pesca Z33.

Mediante o impasse ficou estabelecido que a Ambar vai em busca de recursos durante essa semana para colocar em dia os documentos e a parte mecânica do veículo.

O presidente da Ambar, Manoel de Souza, disse que depois de arrumar esses problemas será chamada os representantes da Secretaria de Saúde para uma nova conversa. Ele lamenta a falta de vontade da prefeitura em efetivar esse acordo, pois é um absurdo um Poder Público que tem condições financeiras para condicionar esse impasse ficar se esquiva.

A documentação seria colocado em dia em janeiro se a Administração Municipal tivesse continuado com o convênio que já havia. Eles não renovaram o convênio e por isso ficamos sem condições financeira de arrumar a documentação que está atrasada somente dois anos. Vamos em busca de parceria para colocar tudo em ordem, mas também estamos vendo a possibilidade de firmamos uma parceria entre Ambar e Colônia de Pesca para que a mesma venha a ficar a disposição da comunidade na sede da colônia, caso a prefeitura continue virando as costas para a comunidade.

Vidal Santos, secretário da Ambar

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1610: EDITORIAL - Continua o impasse...

Depois de mais 90 dias de muito blá blá blá, quando parecia que o impasse envolvendo a Administração Municipal e os demitidos da Afasi tinha chegado ao final, tudo volta estaca zero. Na negociação de sexta-feira, com a presença de representantes do Executivo, do Legislativo e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a maioria dos servidores aceitaram receber a rescisão com redutor de 10% de 15 a 30 parcelas. Na tarde de segunda-feira, após receberem instrução de advogados, os demitidos realizaram uma assembléia no auditório da Cooperaliança e definiram que vão exigir do prefeito o cumprimento da Lei Complementar nº 36 de 9 de março de 2009, onde não havia a aplicação do redutor.

O prefeito Gentil Dory da Luz vai manter a proposta e quem não quiser aceitar que ingresse na justiça para receber a rescisão.

É importante saber quem fala pelos demitidos da Afasi, pois dos cinco vereadores que apoiam a causa deles, três já afirmaram que na sexta-feira foi firmado um acordo entre as partes e fizeram o possível para que houvesse um acerto, que agora foge da alçada deles.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.