O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

domingo, 18 de janeiro de 2009

Esportes: Delupo fecha contrato com o Tigre

A direção do Criciúma Esporte Clube e o empresário Alexandro Vileman, sócio proprietário das empresas Delupo (Criciúma), assinaram na manhã desta quarta-feira o contrato de patrocínio.
A partir do Campeonato Catarinense, o Tigre terá no uniforme o nome do patrocinador estampado nos ombros da camisa e em todo o material de marketing do clube.
Segundo o empresário, a Delupo que é líder no comércio de vendas de ferramentas para construção em geral na região de Criciúma e já conta também como uma sede em Joinville, só tende a crescer com esse novo investimento.
"O Criciúma é grande e investir no time é com certeza uma forma de retorno garantindo para empresa. Essa também é uma maneira de ajudarmos o clube a voltar para a elite do futebol", a-valia Vileman.
O contrato da empresa com o Criciúma é de um ano e quatro meses, os valores não foram revelados entre as partes.

Variedades: Show do matusa promete lotar a arena do Balneário Rincão

O evento é uma promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara (CDL) com o apoio do Governo do Estado e integra a programação da Içara Fest, que iniciou em dezembro e se estende até fevereiro.
A Banda Matusa existe há mais de 30 anos é se destaca como uma das mais populares bandas de baile do Brasil. Com um repertório diversificado atua principalmente na Região Sul de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
No último sábado, 10, o Grupo Tchê Garotos atraiu cerca de cinco mil pessoas no palco das areias do Rincão e no dia 23, acontece o show nacional do cantor Daniel. Além das lojas associadas à CDL, os fãs podem comprar os ingressos a R$ 15 na arena do show a partir de sexta-feira.
No Rincão eles podem ser adquiridos no Supermercado Lino. Na avaliação do presidente da CDL, Jader Ednei de Souza, os shows estão atraindo turistas e veranistas, como uma opção a mais de lazer.

Polícia: Excesso de velocidade: radar registra carro a 184 km/h em Içara

As férias de verão trazem também os turistas estrangeiros. Principalmente argentinos, eles vêm com a intenção de conhecer o litoral de Santa Catarina.
Entretanto, há uma falta de responsabilidade que preocupa: o excesso de velocidade dos visitantes. Todos os anos, a situação se repete: carros argentinos ultrapassam limites, colocando em risco a vida dos mais responsáveis.
Nesta terça-feira a situação chegou ao extremo. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, com um radar fotográfico, um veículo se movimentando a uma velocidade de 184 km/h.
O automóvel, em uma velocidade muito além da permitida era um Citroën Picasso, com placas da Argentina, e foi fotografado durante fiscalização do trânsito no km 375 da rodovia BR-101, em Içara.
Segundo informações da PRF, o radar fotográfico capta, através de laser, a imagem de veículos que excedem a velocidade permitida. A foto é armazenada e encaminhada para Brasília, onde são geradas as notificações, que serão entregues em cerca de 30 dias aos motoristas.
Contudo, o caso é diferente para turistas estrangeiros. Quando algum é multado, as imagens são repassadas e as notificações geradas em dois dias, sendo encaminhadas direto para a fronteira, onde os motoristas são abordados.
Na Argentina, as pistas duplicadas têm velocidade permitida de 130 km/h, enquanto na BR-101 Sul, o máximo é 80.
Ainda mantendo o limite, os policiais pedem cautela, já que há muitos desvios devido a obras no trecho.

Geral:Reunião visa volta do Posto 24H

O polêmico posto de saúde "24 horas" do bairro Vila Nova é pauta de uma reunião que acontece hoje, às 19h30min, na residência do presidente da associação da localidade, Danúbio Vieira.
No encontro, a população pretende obter informações mais precisas sobre o porquê de o local não funcionar como o prometido, além de reivindicar a volta do horário 24 horas. "Nós concordamos que há problemas, mas eles podem ser resolvidos. É isso que queremos", explica o vereador André Jucoski, o Polaquinho, que luta pelas causas do bairro.
O secretário da Saúde dde Içara, Fabrício Possamai (que decretou a mudança) também participará da discussão. Ele alega falta de estrutura para o horário estendido, além de irregularidades quanto ao Ministério da Saúde e a Vigilância Sanitária Estadual.

Geral: Ano de descanso: em 2009, maioria dos feriados cairá em dias úteis

Pode se programar: este será um ano de muitos dias de folga. Isso por que, ao contrário de em 2008, apenas um feriado nacional cairá no domingo.
Assim, onze dessas folgas, fora as estaduais e municipais, serão em dias úteis. Alguns na terça ou na quinta-feira, com direito à esticada até o final de semana. "É mais tempo para ir para a praia, visitar os amigos", comemora a vendedora Maria de Fátima, que trabalha em uma loja no centro de Içara.
Contudo, não são todos que celebram os dias a mais de descanso. O comércio e a indústria receiam uma queda nos lucros. "O número de dias úteis é importantíssimo. E é por isso que criamos tantos horários estendidos em sábados. Em dias parados, nós não faturamos nada", explica o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas de Içara (CDL), Jader Edinei de Souza.
De acordo com Souza, como não foi realizada uma pesquisa sobre o assunto, não há números concretos de quanto o comércio de Içara pode deixar de ganhar com os dias parados. Contudo, ele diz que provavelmente o município segue a média nacional: A Federação das Indústrias afirma que o Brasil pode perder até 5% do PIB, a soma de tudo que é produzido por nossa economia.
Dos 11 tradicionais feriados, apenas um cairá no do-mingo: o de 15 de novembro, a Proclamação da República. Entretanto, em Içara, ele será compensado pelo dia 7 de agosto, dia de São Dona-to, que será em uma sexta-feira.
Quem ganha é o setor de lazer, já que, com todo esse tempo para descanso, a população quer mais é festejar.

Política: Altair Guidi e Padre Silvestre visitam o prefeito Gentil da Luz

O secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, deputado Altair Guidi (PPS), visitou nesta quarta-feira o prefeito de Içara, Genti da Luz. O aniversariante (Altair) do dia veio dar os parabéns ao prefeito e se colocar a disposição.
"Além de torcer eu vou ajudar. Tenho certeza que vo-cês farão uma grande administração", ressaltou.
O PPS, é um dos 14 partidos que fizeram parte da coligação "Por Uma Içara Mais Humana" na campanha eleitoral.
Na manhã cheia de agradáveis visitas também esteve o Padre Silvestre Junkes, quando foi dada uma ben-ção. Na ocasião falou da situação difícil que a administração atravessa e que precisava ver de perto o estado da frota exposta na Praça em frente à prefeitura. "Muitas pessoas comentam sobre os carros que estão na frente da prefeitura. É inexplicável o município estar passando por este momento".
Na conversa, histórias foram lembradas e o prefeito convidou o sacerdote para assumir a pasta de Obras. Bem humorado o padre disse que já está aposentado e a árdua caminhada deve ser enfrentada por quem lhe cabe .

Edição 1.542: Política: Esposas do prefeito e do vice atendem

A primeira dama do município de Içara, Marielza Inácio da Luz, acompanhada da vice-primeira dama Ivonete Soares Zanolli e da assistente social que atende pelo município Daniela Militão de Souza distribuem desde a última semana alimentos, água potável e roupas para as famílias atingidas, e paralelamente ocorre o cadastramento das mesmas.
Nesta quarta-feira, dia 14, famílias de Barra Velha foram visitadas. Ao todo 36 famílias estão sendo atendidas. Sete no bairro Marili, nove na Esplanada e seis no Loteamento Jussara.
De acordo com a Assistente Social algumas casas ainda estão em condições desabitáveis e muitas famílias perderam até mesmo a fonte de renda. "Muitas perderam todos os móveis e eletrodomésticos e vivem em condição de vulnerabilidade social. Algumas famílias precisaram abandonar suas casas e contaram com a solidariedade de vizinhos e familiares. Constatamos que eles vivem em precárias condições habitacionais", destaca Daniela.
A primeira dama do município relata que no momento as prioridades são de alimentos e materiais de limpeza e higiene. "A situação destas famílias é precária, pois até a fonte de renda delas foi atingida pelas chuvas. As famílias continuam contando com a solidariedade de todos. Os donativos podem ser entregues na Casa da Família, na Rua Ângelo Lodetti, ressalta Marielza.
Por sua vez, Ivonete Zanolli salienta que estão prontas para ajudar. "Nossa obrigação não é apenas como primeira dama e vice-primeira dama, mas sim como cidadãs que reconhecem o quanto é necessário fazermos algo pelas pessoas, independente de nossa ocupação", ressalta, a-crescentando que vão continuar realizando a função social de cidadã como sempre fizeram durante todos esses anos no município de Içara.

Esportes:Em três rodadas, o Praião já contabiliza 55 gols

O Praião 2008/2009, 2a Taça Rádio Eldorado, está levando um grande número de pessoas que movimenta os finais de semana as areias do Balneário Rincão
Em três rodadas já foram disputados 18 jogos e um total de 55 gols marcados, com uma média de 3 gols por partida.Os cartões amarelos já somam 66 no total, sendo contabilizados oito vermelhos, enquanto dois diretores foram expulsos pela arbitragem.
Até o momento a maior goleada da competição foi marcada na última rodada, quando o Vila Nova venceu o Comerciário por 6 x 2.
Faltando apenas três rodadas para encerrar a pri-mera fase a Carbonífera Criciúma e o Espaço Alternativo somam 9 pontos com 100% de aproveitamento, e, provavelmente, serão duas das oito equipes classificadas à segunda fase da competição.
CPAI, Vila Nova e Praia também devem passar à próxima fase.

Polícia: Trio elétrico promete sacudir as ruas do Balneário Rincão

Os veranistas e moradores do Balneário Rincão não precisarão mais se deslocar do distrito para participarem de momentos descontraídos e animados em época de carnaval.
Isso porque os programadores da Içara Fest, além de trazer shows nacionais ao município, se preocuparam em promover um carnaval animado aos apreciadores da data. E dessa vez com direito a trio elétrico, que percorrerá as ruas agitando a noite do próximo dia 24.
Serão sete bandas e três pontos de concentração.A partida será no Corsáriu’s Bar. Depois, o agito continua no Restinga’s e no Bar do Gaúcho. Em cada um desses pontos, as bandas locais estarão animando os foliões até a passagem do trio elétrico, ocupado por uma banda de Axé.
Para ficar próximo das bandas, será preciso estar identificado com o abadá. As camisetas poderão ser compradas a R$ 15 na Focus Informática, Scaty e Session, em Criciúma.

Polícia: Após blecaute Posto Liri é assaltado

A atendente Juliana Padílha estava prestes a fechar o caixa da loja de conveniências do Posto de Combustível Liri quando um motociclista entrou no local, ainda usando capacete. "Ele veio até aqui tranquilamente, como um cliente normal. Só depois de passar pela porta, levantou a arma e começou o assalto", conta a garota, ainda apreensiva devido aos detalhes do fato.
Ela ressalta o nervosismo acentuado na voz e nos atos do assaltante, que estava sozinho em uma Falcon de cor preta. "Ele estava transtornado. Dava para ver que não sabia o que estava fazendo, com certeza. Os olhos tremiam. Eu sei que qualquer coisa que fizéssemos poderia fazer com que ele atirasse", relata.
O assalto foi realizado logo após o blecaute que atingiu a cidade de Içara, por volta das 23h, no Posto do Liri, localizado às margens da Rodovia SC-444. Os funcionários desconfiam de que o ato foi praticado por alguém que conhecia a rotina da loja, já que chegou justo no momento de fechamento dos caixas.
Junto com Juliana, havia mais dois funcionários. Além deles, poucos clientes comiam no local.
De acordo com o relato dos que estavam presentes no local, o assaltante era alto e vestia uma jaqueta verde e calça cinza. A câmera de segurança registrou o roubo e as gravações serão inves-tigadas pela Polícia Civil de Içara.

Geral: Acervo histórico está comprometido

Fotos e documentos que contam a história de Içara estão sem manutenção na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes. Com as demissões em virtude da troca de Governo, o estagiário que saiu ainda não foi substituído e não há ninguém para realizar os cuidados necessários aos materiais. Com isso, os recursos aplicados pela Unibave na manutenção do patrimônio podem estar sendo desperdiçados.
O principal problema é a falta de manutenção nos aparelhos que controlam a umidade do ar em uma das torres. "A falta de manutenção do termohigrógrafo e o desumificador está colocando as peças das reservas da Casa da Cultura, Museu Arqueológico e do Museu Sacro em contato direto com a umidade. Através do projeto aplicado em 2008 pela Unibave, todas as peças foram tombadas, o que aumenta a responsabilidade legal da cultura da cidade.", alerta Silézia Pizzetti Augustinho, ex-coordenadora cultural de Içara.

gERaL: Farmácia solidária atende às quintas-feiras durante janeiro

Depois de duas semanas com as portas fechadas, a Farmácia Solidária de Içara volta a atender a população. Contudo, somente às quintas-feiras. O horário temporário passa a valer a partir da próxima semana, das 13h e 17h.
O atendimento será feito uma vez por semana até fevereiro, quando volta a normalidade.
De acordo com a coordenadora da Farmácia Solidária, Jane da Silva, o local esteve fechado nas duas últimas semanas em função das férias da farmacêutica responsável pelo estabelecimento. Em março ela retorna e o atendimento volta a normalidade.
O local foi criado há dois anos e provê medicamentos a famílias carentes (cadastrada) do município. O funcionamento é em uma sala ao lado da rodoviária.

Geral: Desabamento na lateral da rodovia compromete estrutura da SC-444

A fragilidade do barranco que sustenta a Rodovia SC-444, que liga Içara a Criciúma, vem preocupando os moradores. Isso por que depois das fortes chuvas da última semana a situação em uma das laterais piorou e o desabamento de terra já está quase deixando o acostamento da rodovia sem sustentação.
O trecho fica próximo do viaduto sobre a Ferrovia Tereza Cristina, no Centro de Içara. Com o asfaltamento das marginais, finalizado em dezembro, o barranco ficou sem vegetação, o que o enfraqueceu.
A situação ficou ainda pior na última semana, com as fortes chuvas que atingiram a cidade, quando a terra desceu e criou um buraco (literalmente) em baixo da rodovia estadual.
Funcionários do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra) de Tubarão passaram a responsabilidade para o órgão de Criciúma, mas ali, ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto. Ainda não foi realizada nenhuma análise da situação, que a cada chuva fica pior.

Edição 1.541: Política: Servidores Públicos ainda aguardam pela posição do juiz

Os servidores públicos do município se viram em situação complicada no final de 2008. Ocorreu que os salários referentes ao mês de dezembro não foram pagos pelo antigo chefe do Executivo, Heitor Valvassori (PP).
Conforme informação de uma funcionária do sindicato foi feita a tentativa de um possível acordo com o prefeito, Gentil da Luz, (PMDB) que mediante a situação se recusou a pagar as dívidas. "Fizemos uma reunião no dia 12 que durou das 11 às 14h30min", lembrou. "Na reunião o prefeito simplesmente falou que não pagaria por uma dívida que não pertence a ele, a partir disso entramos com a liminar", completou a funcionária que juntamente com os outros servidores, aguarda pela posição do juiz da Comarca de Içara.
Contradizendo a afirmação, a assessoria de imprensa do prefeito informou que Gentil pagaria o mês de janeiro e posteriormente parcelaria o mês que não foi pago. "Na reunião o prefeito falou que buscaria recursos para este pagamento, mas não deixaria de efetuá-lo".
O caso chama à população a "Lei de Responsabilidade Fiscal", intitulada nos dia 4 de março de 2000 e que tem como objetivo evitar com que prefeitos e governadores endividem as cidades e estados mais do que conseguem arrecadar através de impostos. Obedecendo a essas normas, a obrigação do antigo prefeito, seria a de não juntar dividas superiores às condições econômicas da Casa.
Para esclarecer a situação o Jornal Içarense entrou em contato com o promotor do município, a fim de tomar conhecimento das consequências desse processo. "Eu não tenho dados aprofundados sobre este caso, o que sei foi baseado numa conversa que tive com dois médicos. O fato é que a obrigação da prefeitura realmente é a de pagar pelos salários dos funcionários concursados", explicou o promotor interino Márcio Rio Branco. "Caso seja provado que esses funcionários são concursados e realmente não tiveram os salários, caberá ao Ministério Público a investigação do caso que poderá gerar serias consequências ao antigo prefeito, desde ato de improbidade administrativa até a-ção judicial, dependendo da gravidade", explicou.