O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

CAPA: Edição1.878 - Içara, 4 de junho de 2010

Maioria das ocorrências do Conselho são escolares





Ônibus terão que padronizar letreiros eletrônicos até julho






Preis Neto diz que assumir o Samae é um desafio

EDITORIAL - A resposta da natureza

Nestes últimos anos o homem vem provocando desmatamento desenfreado em todo o Planeta e o meio ambiente vem dando a res-posta com enchentes, deslizamento de terra, descongelamento das geleiras, terremotos, tufões entre outras catástrofes.
O 5 de junho é Dia Mundial do Meio Ambiente, faça a sua parte, evite o desmatamento e espalhar lixos nas ruas. A natureza agradece.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Vereadores de Içara aprovam requerimento para Hemosc

O requerimento de autoria do vereador Polakinho (PSDB) foi aprovado por unanimidade na sessão de segunda-feira e o texto trata sobre doação de sangue nas empresas do município.

O verador tucano André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, apresentou um requerimento na Câmara de Vereadores, durante a sessão de segunda-feira, dia 31 de maio, que foi aprovado por unanimidade pelos demais colegas.
O requerimento 095/10, tem como objetivo que a gestora de Saúde, Mira Dagostim e o diretor do Hemosc (Hemocentro de Santa Catarina), o médico Marcos da Rocha Zaccaron, compareçam ao Legislativo, inicialmente, marcado para o dia 1o de julho, para estudo da possibilidade da unidade móvel do Hemosc realizar coletas de sangue, ao menos uma vez por mês, nas empresas de maior porte da cidade.
Conforme Polakinho, este já foi o terceiro requerimento que apresenta, e que antes de fazê-lo, conversou pessoalmente com Zaccaron, que viajou recentemente à Florianópolis para tratar de assuntos relacionados ao município.”Temos hospital aqui que realiza cirurgias, e temos que contribuir com eles também”, salienta o autor, emendando que as empresas, hospital e o Hemosc serão os maiores beneficiados com o ato, e que em conversas preliminares com empresários, a ideia foi bem recebida por eles. “As outras empresas de pequeno porte também vão querer fazer parte desse projeto em Içara”, finaliza o vereador tucano.

POLITICA - Secretários relatam suas expectativas sobre novos cargos


Os novos secretários empossados na tarde de quarta-feira falam a respeito de suas expectativas nos cargos na Administração Municipal de Içara.
Geraldo Baldissera, que assumiu a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), pretende contribuir com o meio ambiente da cidade. “Foi uma surpresa ser indicado, mas quero focar a qualidade de vida e da água”, finaliza Baldissera, que acompanha o caos da mortalidade dos peixes, que ainda está sendo investigado pelo órgão ambiental.
Para Paulo Preis, que assumiu no lugar de Zanolli o Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Samae), ele e o partido, PPS, já aguardavam o convite. “Esperávamos o espaço, mas a surpresa foi o convite para o Samae. É um desafio muito grande, mas vamos manter o trabalho e melhorar o saneamento e a distribuição de água à população”, finaliza Preis.
Para Emerson de Jesus, do Planejamento, a meta é dar continuidade ao plano diretor e mais adiante elaborar a criação do planejamento estratégico de Içara.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Sou o único pré-candidato aqui da cidade que já havia passado nas prévias do partido em novembro. Estou trabalhando na minha eleição”. Frase do ex-vereador Adilor Guglielmi, o Dóia (PSDB), que deverá disputar uma vaga de deputado estadual em outubro de 2010.

Pedro Marques
que ocupou o cargo de gerente operacional do Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Içara (Samae), que foi criticado pelo vice-prefeito e presidente do Samae, José Zanolli, na Rádio Difusora, há pouco dias e dá a resposta neste espaço.
“Se eu fosse uma pessoa sem caráter, teria aceitado o convite de Zanolli e de outros entregantes do PMDB, bem antes das eleições de 2008. Mas, como tenho ideiais e convicções por Içara, meu berço, e pela população ordeira de Içara, não aceitei. Agora, você, Zé Zanolli, que gosta de status deveria retornar ao passado. Isto sim é feio, ficar pulando de de galho em galho ( PP-PSDB e PFL, hoje Democratas), até achar uma sigla que lhe dê projeção, passando até seus companheiros de partido para trás. Sorte é que o Prefeito Gentil da Luz de vez em quando está limpando a tua moral. Agradeça a ele.. Quero ver, daqui há dois anos, em que partido você vai estar”.
Tentei entrar em contato com o prefeito em exercício José Zanolli e não foi possível. O mesmo espaço cedido a Marques será dado ao presidente licenciado do Samae de Içara.

Rápidas
* O recurso de R$ 1 milhão que veio do governo do Estado para comprar areão em Içara ficou dividido em três fatias: Jorge Rodrigues, Adilton Tramontim e Jurê Bortolon. Todos do PMDB.
* Nesta sexta-feira haverá uma reunião do Partido Progressista (PP) no Distrito Balneário Rincão, para tratar de alguns assuntos pendentes: as eleições de 2010 e vagas na Cooperaliança.
* Começou o rodízio dos vereadores em Criciúma e está na hora dos parlamentares de Içara darem a vez para os suplentes, que aguardam a oportunidade de assumir pela primeira vez a Câmara.
* A funcionária demitida do Hospital São Donato, J.V., deve procurar os vereadores nesta segunda-feira, ela quer direito de resposta por ter sido citada na reunião do dia 26 de maio. Quer colocar os pingos nos ís.
* Presidentes de Associações de Moradores de Içara torcem que o caso envolvendo o carro da UACI, que está em poder do secretário Rubens Torres, não termine em pizza.
* Tudo indica que a tríplice aliança será composta novamente em Santa Catarina nestas eleições entre PMDB, DEM e PSDB. Só falta definir quem vai ser o candidato à governador.
* E provalmente Angela Amin (PP) e Ideli Salvati (PT) devem sair com chapa pura, pois nenhuma das duas abrem mão da cabeça de chapa. Mas como tem muita água pra rolar, o negócio é esperar os resultados.
* Prefeito Clésio Salvaro (PSDB) está numa sinuca de bico. Não houve acordo entre a Construtora Locks e a Prefeitura de Criciúma na aquisição do terreno da CBCA, avaliado em R$ 2,5 milhões. O assunto vai ferver.

Frase
”A política é uma delicada teia de aranha em que lutam inúmeras moscas mutiladas”. (Alfred de Musset - escritor francês - 1810-1857).

GERAL - Escolas de Içara recorrem ao Conselho Tutelar

Falta de limites de alunos e negligência familiar compõem as ocorrências mais frequentes registradas pelo órgão e coordenadora considera que há muita demanda de atendimento.

“O Conselho Tutelar de Içara está sendo muito requisitado”, a afirmação é da coordenadora do órgão, Rainildes Luciano, que acrescentou que os cinco conselheiros são poucos em comparação às denúncias, e que é preciso determinar prioridades para o atendimento.
Segundo ela as ocorrências são de diversas origens, sendo que a maior demanda é das escolas.
Em um dos chamados escolares nesta segunda-feira, 1º, o Conselho se reuniu com quatro alunos na faixa de 13 e 14 anos, devido a falta de limites em aula. Na mesma escola o órgão foi solicitado nesta semana, em função de um aluno que apesar de já ter sido encaminhado a Vara da Infância do Ministério Público, não apresentou avanços.
A coordenadora aponta que os “alunos têm o direito e obrigação de estudar e ter respeito pelos professores e regras da escola, mas acabam brincando muito e os educadores não conseguem dar aula”. Já o dever dos pais seria conversar com os filhos e se identificar problemas, solicitar apoio psicológico junto à escola que os filhos estudam.
Rainildes acredita que cabe aos professores desenvolver metodologias criativas para conquistar a atenção dos alunos.
A negligência familiar também é motivo de frequentes denúncias. O Conselho Tutelar tem registrado casos nos quais os pais não se comprometem com os estudos e nem com a criação dos filhos.
Com relação ao afogamento de um menino de um ano e cinco meses, em um córrego no Distrito Balneário Rincão, no dia 26 de maio, o Conselho apurou o acontecimento como uma fatalidade. Atendimento psicológico está sendo oferecido aos pais.

GERAL - Letreiros de ônibus serão padronizados no país


Letreiros de ônibus sofrerão padronização no Brasil. As novas normas definidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Inmetro, estabelecem que as letras do itinerário devem medir 15 cm de altura, para possibilitar a visualização a pelo menos 50 m de distância. As cores também serão regulamentadas.
Para os letreiros de tecido, as letras devem ser impressas em verdelimão ou amarelo-limão, com fundo preto. Os letreiros eletrônicos devem ter os destinos em amarelo âmbar ou branco. As mudanças devem começar a serem efetuadas em julho.Todos os ônibus fabricados a partir de 2002 são obrigados a seguir a re-gulamentação.
De acordo com o gerente do Expresso Coletivo Içarense, Élvio Peruchi, os veículos mais novos já seguem as normas de padronização, e os mais antigos estão recebendo as devidas alterações. O gerente considera que o gasto financeiro não será muito alto, e que as mudanças vieram para ajudar os passageiros.

VARIEDADES - Dia do Meio Ambiente é comemorado na região

Içara e região irão comemorar nesta sexta-feira, dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente, mudas de arvores serão distribuidas e realizadas paradas educacionais durante todo o dia.

O dia 5 de junho foi escolhido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU) para ser a data em que a preocupação com o meio ambiente seja a principal atividade. Criada em 1972, a comemoração foi assinada durante a abertura da Conferência de Estocolmo, na Suíça, sobre o tema, junto com uma outra resolução que criava de imediato o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP, na sigla em inglês).
O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano vai incentivar as economias e os estilos de vida preocupados com as emissões de carbono no Planeta, com a promoção de energia eficiente, alternativas energéticas, conservação das florestas e consumo consciente. O objetivo é conscientizar as pessoas para que elas se tornem agentes sustentáveis e promovam atitudes ambientais nas comunidades.
A cidade de Içara já começou os preparativos para a semana do Meio Ambiente. A Escola Quintino Rizzieri, do bairro Jardim Elizabete, em parceria com o projeto Quati distribuíram aos estudantes mudas de árvores frutíferas. A intenção é que cada família plante, cuide e usufrua dos benefícios oferecidos por elas. A iniciativa faz parte do programa "Gentileza gera Gentileza", a conscientização sobre a preservação do meio ambiente foi estimulada nos educandos. Os alunos da 4ª série fizeram uma apresentação.
Criciúma também entra na Semana do Meio Ambiente O Hospital São José expandiu os limites da instituição e chamou os filhos dos colaboradores a participarem da atividade. Crianças de até 12 anos estão produzindo cartazes com mensagens de preservação à natureza. Depois de 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, os participantes concorrem a duas bicicletas. Já aos funcionários, haverá distribuição de mudas de plantas.
A programação idealizada pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos em Saúde (PGRSS) tem como tema “Nós somos o futuro de um mundo melhor”. Segundo a coordenadora, engenheira química Márcia Campos, o foco é conscientizar para as questões de preservação ambiental. “Como forma de envolver os colaboradores e a sociedade, convocamos os filhos dos funcionários, porque as crianças estão mais ligadas ao tema do meio ambiente”, justificou a coordenadora.

ESPORTES - Júlio César afirma que contusão foi só um susto

Depois da vitória do Brasil de 3 a 0 sobre uma seleção do Zimbaué, nesta quarta-feira, o goleiro Júlio César alivia a torcida ao afirmar que a pancada nas costas foi apenas um susto.

Substituído ainda no primeiro tempo da vitória brasileira sobre o Zimbábue, por 3 a 0, o goleiro Júlio César tranquilizou a torcida logo após a partida ao afirmar que a contusão não passou de um susto.
egundo o Twitter oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o goleiro da Internazionale de Milão, da Itália, levou uma pancada nas costas e achou melhor ser substituído para não agravar a lesão e desfacar a seleção.
A CBF também confirmou que os outros jogadores substituídos, como o lateral direito Maicon e o zagueiro Lúcio, também estão bem. Os dois foram trocados por Daniel Alves e Luisão por precaução.
Depois de vencer Zimbábue com gols de Michel Bastos, Robinho e Elano, a Seleção Brasileira voltará a jogar na próxima segunda-feira, contra Tanzânia, às 12h. A estreia na Copa do Mundo será no dia 15 de junho, às 15h30min, contra a Coreia do Norte.
O técnico Dunga foi o principal alvo da "tietagem" dos jogadores de Zimbábue após o amistoso, vencido pelo Brasil por 3 a 0. Ainda no gramado do Estádio Nacional, em Ha-rare, o ex-jogador do Internacional deu autógrafos e posou para fotos com 15 atletas adversários, ansiosos pelo abraço do atual treinador da Seleção Brasileira.
Sensibilizado pelo carinho recebido, Dunga disse no site oficial da CBF que é tocante saber que a Seleção Brasileira é, ainda, recebida sempre com carinho e admiração em qualquer parte do mundo.
Para Dunga a partida serviu como treino de preparação para a Copa.

CAPA: Edição1.877 - Içara, 3 de junho de 2010

Gentil da Luz passa cargo a Zé Zanolli e sai de férias








Coral da Farben leva alegria aos enfermos







Polícia Rodoviária dá início Operação Corpus Christi

EDITORIAL - Zanolli assume mas sem caneta

Ocorreu na tarde ontem, dentro do protocolo, a posse de José Zanolli (DEM), no comando da Administração Municipal pelo período de 60 dias.
Ele vai ter que mostrar que não é apenas o filho do ex-prefeito e trabalhar para manter a união da coligação, que está por um fio.
Gentil da Luz deixa o cargo mas fica com a caneta, tendo o controle da situação, uma prova disso foi a colocação de Paulo Preis Neto no Samae, e não uma pessoa ligada partidariamente com Zanolli.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Zanolli assume interinamente comando do Executivo de Içara

A cerimônia de posse, que aconteceu durante a tarde de quarta-feira, no paço municipal, atraiu várias pessoas, onde também foram assinados dois convênios e empossados três secretários.

Prefeito de Içara Gentil Dory da Luz (PMDB) transferiu nesta quarta-feira (2) o cargo de chefe do Executivo ao vice-prefeito José Zanolli (DEM), que assume interinamente por 60 dias. “Tenho certeza que o Zé (José Zanolli) vai tratar a cidade com as metas que nos traçamos. Agradeço a parceria e o companheirismo”, declarou o prefeito licenciado.
Emocionado, Zanolli agradeceu o apoio da família, de Gentil da Luz e a afirmou que a participação dos colaboradores da Administração Municipal será fundamental para o sucesso nestes 60 dias à frente das ações do município. “Este momento foi construído com muito trabalho. A oportunidade nos foi dada e tenham certeza, que mesmo diante das dificuldades que se apresentam, vocês todos devem ter orgulho de ser içarense”, salientou, declarando que muitas obras e ações que estão sendo efetivadas, a exemplo da entrega da ordem de serviço para a implantação do sistema de esgoto sanitário de Içara, que ocorreu no ato de posse, “são aguardadas por mais de 30 anos”.
A etapa do saneamento assinada, com prazo de 24 meses para ser executada, custará R$ 383.707,82.
Também foram assinados durante a cerimônia o convênio, entre a Administração Municipal de Içara e Governo do Estado de Santa Catarina, para a pavimentação da Rua Luiza Barp – no Distrito Industrial Santo Costa, no bairro Primeira Linha, com 654 metros de extensão, no valor de R$ 380.855,05. E para a construção da Unidade de Estratégia de Saúde da Família (UESF) do bairro Primeiro de Maio, que terá 295 m², ao custo total de R$ 285 mil.
Na ocasião ainda foram nomeados o secretário de Planejamento, Emerson de Jesus; o Diretor Presidente da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FUNDAI), Geraldo Baldissera; e o Diretor do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Paulo Preis Neto. “O secretariado será definitivamente composto no meu retorno”, declarou Gentil da Luz, antes de fazer a entrega do cargo.
A cerimônia de posse contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso (Vampiro) e do senador e pré-candidato ao Governo do Estado Raimundo Colombo (DEM), além de outras autoridades locais.
Colombo revelou o possível futuro político do Democratas. “Tivemos uma reunião com José Serra (PSDB), junto com o Eduardo Moreira (PMDB), Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e Leonel Pavan (PSDB), sobre a reedição da tríplice aliança. Pavan anunciou que se houver entendimento, ele retira a candidatura, cabendo a decisão à mim e Eduardo”, declara, afirmando que houve reaproximação dos partidos. No sábado haverá um novo encontro entre o Colombo e Moreira.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Espero colaborar com a equipe e com os trabalhos já realizados. Quero fazer minha parte e que quando Gentil voltar, a prefeitura esteja ainda melhor”.” Vice-prefeito José Zanolli, nesta quarta-feira, em seu discurso de posse como chefe interino do Executivo de Içara.

Acélio Casagrande (PMDB)
pré-candidato a deputado estadual participou na manhã desta quarta-feira (02), de um encontro com a diretoria da associação de aposentados e pensionistas de Içara, entre eles, Antônio Novelli, presidente da associação. O assunto da pauta foi o agendamento de um evento para o dia 27 deste mês, com cerca de 800 associados da “capital do mel”.
Casagrande, que ficou como suplente de deputado federal, assumiu o cargo em Brasília e foi um incansável companheiro dos aposentados, e agora disputa uma vaga na Assembleia Legislativa.

Zanolli
assume o comando do Executivo por 60 dias, mas dificilmente volta para o Samae, caso contrário teria emplacado uma pessoa de confiança dele no Samae (Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto).
Paulo Preis é uma indicação de Gentil da Luz, que sai de férias mas não do controle da situação.
O comentário na cidade é que a relação entre Gentil e Zanolli não é das melhores. E as férias seria para esfriar os ânimos. Será?

Nada contra
a indicação de Emerson de Jesus, o Mema, mas é muito fraco para ser secretário de Planejamento.
Agora ele vai ter que se empenhar bem mais do que como assessor de bancada do DEM. Falando em bancada o novo assessor do vereador Neuzi Berto Silveira seria Anderson de Jesus, irmão de Mema, mas para evitar o nepotismo a vaga ficou com Rosângela Vieira, que é é irmã da esposa do Anderson. Ficou tudo em casa. Espero que seja mais eficiente que o antecessor.

O Ministério Público de Santa Catarina

por intermédio das Promotorias de Justiça da Comarca de Içara, vem, promove no dia 7 de junho, no auditório da Cooperaliança, uma Audiência Pública, na qual será lançada a campanha “pela valorização da vontade popular”, com a idéia de conscientizar a população da viabilidade da iniciativa de leis pelos próprios eleitores (leis de iniciativa popular).
Como a própria definição já diz, é Audiência Pública, e portanto é aberta à participação de todoS.

O PP de Içara
depois que perdeu o governo municipal encaixou alguns partidários em prefeituras e mepresas da região, e também na Cooperaliança, que continua sendo um reduto político do PP e PSDB.

Enquanto
em Criciúma acontece desde o início do ano o rodízio dos suplentes na Câmara de Vereadores no Legislativo de Içara o assunto não é comentado.
Talvez seja porque os suplentes não reclamam.

GERAL - Promotoria arquiva investigação sobre mortandade de peixes

Fundação do Meio Ambiente de Içara mantém análises das mortes de peixes nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal; no Distrito, e até o momento não há consenso sobre causa da mortandade.

Foi arquivado na última sexta-feira, 28 de maio, o Procedimento Preparatório que tinha como objetivo apurar a causa da mortandade de peixes nas Lagoas dos Esteves e Faxinal, no Distrito Balneário Rincão, em Içara. O arquivamento foi promovido pela 1ª Promotoria de Justiça.
De acordo com o promotor, Márcio Rio Branco Nabuco de Gouvêa, as inúmeras análises técnicas, realizadas pelos órgãos ambientais competentes, não concluíram a causa das mortes dos peixes, levantando a possibilidade de consequência de vários fatores naturais, como elevação da temperatura e ação de parasitas.
No entanto, a Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai) mantém as análises. Para realizar a análise, denominada bacteriana é necessário coletar dez peixes vivos de tamanho mediano em cada lagoa. Mas devido à época de frio, os peixes se refugiam no fundo da lagoa, dificultando a captura.
Segundo o biólogo da Fundai, Ricardo Garcia, o processo de coleta não teve sucesso nas últimas três tentativas, mas os profissionais continuarão tentando. “Vamos continuar o trabalho em busca de uma resposta”, comenta Garcia.
Uma reunião entre Fundai, SAMAE e Fatma deve definir como serão continuadas as análises.
Há mais de quatro meses apareceram peixes mortos nas Lagoas dos Esteves e do Faxinal, no Distrito do Balneário Rincão. Para os órgãos ambientais, os dois casos de mortandade foram similares e apresentam os mesmos sintomas, o que indicaria uma doença bacteriana.
Segundo o biólogo, na ocasião, foi detectado um aumento na temperatura da água, o que baixa a imunidade dos peixes e facilita a propensão a doenças.
Não se sabe ao certo quantos peixes morreram, mas o número seria próximo a dois mil em cada lagoa.

POLÍCIA -Operação Corpus Christi iniciou nesta madrugada

A Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) de Içara começou a meia-noite de ontem a Operação Corpus Christi, tendo cuidados especiais até a noite de domingo dia 6 de junho.

A partir da zero hora de quinta-feira a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deram início a Operação Corpus Christi. O principal foco será a fiscalização no trânsito com atendimento nos pontos críticos de acidentes e de maior congestionamento de veículos. A operação só termina a meia-noite de domingo.
A atenção da PMRv estará voltada aos períodos mais críticos, na ida para a região litorânea e a volta no domingo, à serra catarinense, em função da Festa do Pinhão. As rodovias 282, 116 e 101 vão contar com um aumento significativo no fluxo de veículos.
No feriadão do ano passado foram registrados 249 acidentes e nove mortes em toda a extenção das rodovias estaduaise federais. Em 2008, foram 10 mortes e 179 feridos em 247 acidentes.
Os soldados da PMRv irão trabalhar com efetivo reforçado, com viaturas, radares e bafômetros. As recomendações aos condutores que trafegam pela Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), em Içara são as mesmas: atenção redobrada já que o fluxo será intenso durante os quatro dia.
Em caso de consumo de bebida alcoólica, não se deve dirigir. Algumas blitz estarão sendo feitas em pontos estratégiocos, para coibir motoristas infratores.
De acordo com a nova lei, onde é extremamente proibido o consumo de qualquer quantidade de bebida com álcool, infração que prevê multa de R$ 955 reais e perda do direito de dirigir por até um ano.

VARIEDADES - Voluntários levam música aos hospitais

Há cinco anos, os Coral Vida e Canção, composto por funcionários da Tintas Farben, em Içara, levam alegria e esperança às pessoas hospitalizadas, assim como seus acompanhantes.

O Coral Vida e Canção, formado em 2005 por funcionários da empresa içarense Tintas Farben, está há cinco anos alegrando as pessoas que estão internadas nos hospitais da região carbonífera, tanto o São José e Santa Catarina, de Criciúma, quanto o São Donato, de Içara.
Conforme as funcionárias Eliane Cassemiro, presente na fundação desde o início, e Jordana Souza, que há três anos trabalha na fábrica e acompanha as visitas, a ideia surgiu após a contratação de Dilnei Colonetti, que já foi seminarista e músico, tocando violão. Atualmente, aproximadamente 25 pessoas integram o grupo, que realiza visitas duas vezes por ano nas unidades hospitalares, uma após a Páscoa e outra próximo ao Natal.
“Com a proximidade do Natal podemos levar o Papai Noel, além de distribuir doces e balas para as crianças”, relata Eliane, acrescentando que durante as visitas sempre são usados adereços como perucas e óculos coloridos. Também são realizadas visitas nos asilos, onde são realizados bailes com os internos, contando com a presença de sanfoneiros.

“A diferença entre as visitas é que com as crianças elas se alegram bem mais, enquanto que com os doentes e nos asilos eles ficam mais emocionados”, define Jordana.
Elas também informaram de que há a possibilidade de as visitas serem realizadas mensalmente. “No Hospital São Donato vamos na sexta-feira, no final da tarde, e ficamos lá por uma hora, enquanto que nos outros hospitais vamos no sábado, no período da tarde, e ficamos entre duas à três horas”, salienta Jordana.
As voluntárias destacam que entram em todos os quartos, e geralmente quando há acompanhantes um tempo especial é dedicado à eles. “Nos emocionam aqueles doentes que nem conseguem mais falar, e só nos acenam com lágrimas nos olhos”, finalizam.

ESPORTES - Municipal de Bocha abre nona rodada

Os artilheiros fizeram a diferença na rodada disputada, nesta quarta-feira, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, válida pelo Campeonato de Futsal Interfirmas, realizado pela FME.

Os artilheiros fizeram a diferença na realização da quinta rodada do Campeonato de Futsal Interfirmas, nesta quinta-feira, no Ginásio Esportivo Ergino Januário Borges, em Içara, ao marcarem 31 gols em três partidas disputadas.
No primeiro jogo, válido pela competição organizada pela Fundação Municipal de Esportes, a Chromo Embalagens não tomou conhecimento da Usipe e venceu por 9 a 2, a maior goleada da rodada e também do campeonato.
Na sequência, a Torrecid atropelou o Samae e ganhou por 8 a 3.
E na partida de fundo A Rio Sul Embalagens reagiu na competição e venceu por 7 a 2 a Budny.
Nesta quinta-feira as equipes ficam de folga, devido ao feriado, e voltam a quadra na sexta-feira, quando será encerrada a quinta rodada do Campeonato de Futsal Interfirmas com os seguintes confrontos: Triene/Giassi.com x Gráfica Otomar/Kasburg, Copaza/Coposul x Farben e Supermercado Castagnetti x Rio Deserto.
Encerrando a primeira fase ficam pendentes as partidas da segunda rodada: Gráfica Otomar x Chromo, Budny x Torrecid, Farben x Moniari, Giassi x Rio Sul, Smalticeram x Usipe e Sup. Castagnetti x Triene.