O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Esportes: CPAI pronto para ser finalista do Coroa Bom de Bola

A semi-final do Coroa Bom de Bola, Taça Cooperaliança 45 anos, será realizada sábado às 16h, entre Clube de Pais e Amigos de Içara (CPAI) x Cooperminas e às 17h, Contabilidade Pierini x Dalbelli.

O CPAI, por ter melhor campanha, ficou com uma das vagas ao empatar em 2x2 com o Kripta. E agora espera conseguir um bom resultado contra a Cooperminas e garantir vaga na final. Já a Cooperminas empatou sem gols com a Matesch e se classificou. A Contabilidade Pierini não tomou conhecimento do Sênior Caiçara e passou à outra fase ao vencer por 2x0.

Enquanto a Dalbelli conquistou a vaga com mais folga ao ganhar de 3x1 do Próspera. Com a volta às aulas, os veranistas tiveram que antecipar as férias, mas com certeza, muitos deles devem retornar no final de semana para apreciar a semifinal do Coroa.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Variedades: Içara poderá ser sede da final do Concurso Garota Verão

O prefeito Gentil da Luz tenta atrair o concurso de beleza mais conhecido do sul catarinense para ser disputado nas areias do Balneário Rincão, com chance de 90% de acontecer a realização do evento.

No dia 8 de janeiro, domingo, o Balneário Rincão foi palco da realização do concurso de beleza que elegeu as representantes de Içara, Criciúma, Barra Velha e do Distrito. Como acontece em todos os anos, os jurados elegeram a garota verão de cada uma dessas regiões. Contudo, novos ares sopram nesse concurso no ano de 2009. Pelo menos, foi o que transcorreu o prefeito Gentil Dory da Luz, que no mesmo dia iniciou as conversas para que a final do evento aconteça em Içara.

As vencedoras da Microrregional foram: Balneário Rincão: Talise Novack; Barra Velha: Carina Selinger Brunel; Criciúma: Bianca Colombo e Içara: Jéssica Martinhago.

O prefeito esteve buscando apoio do Secretario de Turismo, Gilmar Knaesel, para a realização da etapa final do Garota Verão 2009. De acordo com Gentil, o presidente da Celesc, Eduardo Moreira, já entrou em campo para que o evento seja trazido para Içara e o presidente da SC Parcerias, Ivo Carminati, também foi uma peça fundamental ao apoiar a idéia.

Confiante, Gentil afirma que o município tem 90% de chances de sediar a final do Garota Verão 2009 e investe pesado, buscando competir com as maiores prefeituras de Santa Catarina. "Se ocorrer será a primeira vez que um município do Sul do Estado sedia a final do Garota Verão. Estamos definitivamente entrando em uma nova etapa do turismo. Depois das apresentações dos cantores Daniel e Ivete Sangalo e do Carnaval, que com certeza será marcante, vamos trazer este evento promovido pelo Grupo RBS e que tem grande repercussão", ressalta.

Içara disputa a sede do evento com os municípios de Itapema e Balneário Camboriú.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Policiais militares apresentam novos integrantes

Serão apresentados hoje, na sede da Segunda Companhia de Polícia Militar de Içara, novos policiais que serão transferidos para atuar no município. O evento será às 14h e contará com a presença do comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar, Coronel Gilmar Monego. Os novos militares vêm para acrescentar na equipe já formada de Içara.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Polícia: Cerca de 8 mil litros de água são utilizados para combater incêndio

Chamas se espalharam rapidamente por uma residência aos fundos do Mirante da Caixa D’água, no Balneário Rincão. Bombeiros foram obrigados a recarregar caminhão com água para terminar o serviço.

Um possível curto-circuito pode ter sido a causa do incêndio que atingiu uma residência, no início da tarde de ontem, no Balneário Rincão, em Içara. Os bombeiros de Içara foram chamados por volta das 13h e rapidamente chegaram ao local, começando a apagar o fogo, que ameaçava se espalhar por outras casas da rua.

De acordo com um dos bombeiros que atendeu à ocorrência, cerca de 8 mil litros de água foram necessários para conter as chamas, sendo necessário o reabastecimento do caminhão, que comporta 4 mil litros. O primeiro a notar o incêndio foi um dos vizinhos da frente, Ivan Duarte. Ele conta que logo após escutar barulhos estranhos já notou o fogo, que se espalhou muito rapidamente pelo telhado e o fez dasabar.

Durante a ação dos bombeiros, Duarte e outros vizinhos molharam a casa ao lado, com medo de que o fogo se espalhasse. Apesar do susto, ninguém se machucou. A perícia esperificará as causas reais do incêndio no Balneário Rincão.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: CDL de Içara recebe prêmio nacional

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Içara recebeu em São Paulo um prêmio pela quarta colocação na Campanha Registrando com o Renic. A entidade içarense foi reconhecida por estimular os empresários do varejo de Içara para a utilização dos serviços da Rede Nacional de Informações Comerciais (Renic). O esforço da Câmara de Dirigentes Lojistas resultou no crescimento de registros em 3.5% nas mais de 200 lojas associadas no município no ano passado. Quem recebeu o prêmio foi o presidente da CDL, Jader Ednei de Souza.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Geral: Volta às aulas: rede estadual já teve início de ano letivo no município

Cerca de 10 mil estudantes voltaram às salas de aula ontem por todo o município içarense. Dos 11 colégios estaduais de Içara, o Salete Scotti foi o único a adiar a volta, devido ao atraso nas reformas.

Vestir o uniforme, arrumar o lanche, organizar os cadernos e livros e partir para a escola. Depois de um bom período de férias de verão, essa voltou a ser a rotina diária de cerca de 10 mil estudantes de Içara no dia de ontem. Apesar do calor intenso que atingiu a cidade durante essa terça-feira, não houve escapatória: os estudantes da rede estadual de Içara tiveram que deixar o sossego da praia e os dias de folga e voltar às salas de aula.

De acordo com a Gerência de Ensino, o primeiro dia de aula foi tranquilo e, na maioria das instituições, o período foi de readaptação. Das 11 escolas estaduais, apenas uma não retomou as atividades em Içara.

Atraso devido a reformas.
A única escola estadual de Içara que não começou o ano letivo ontem foi a Salete Scotti dos Santos, do Centro, que não teve a reforma finalizada e por isso teve de adiar a volta às aulas até o próximo dia 25.

Contudo, apesar da preocupação dos pais, a Gerência garante que não haverá prejuízos para o ensino dos alunos, já que um calendário letivo diferenciado foi elaborado para a escola.

Já no colégio Melchíades Bonifácio, no Rincão, as aulas foram adiadas para 120 alunos, devido a um risco de desabamento de telhado.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Edição 1561 - Política: DEM e PSDB não vão punir lideranças que não acataram as decisões do partido

Os integrantes do Partido Democrata e do PSDB explicaram que não darão punição às lideranças que não trabalharam na mesma coligação do partido nas eleições de 2008.

O ano de 2008 foi de muitas divergências e contradições no quadro político de Içara. Isso porque, na medida em que os partidos iam sendo coligados, as diferenças iam surgindo. As eleições passaram e algumas lideranças do PSDB e do DEM seguiram não acatando os princípios do partido. O PSDB foi coligado com o PP, PT e PTB, pela coligação "Por Uma Içara Mais Forte". Já o Partido Democrata coligou-se com o PMDB, PDT, PPS, PC do B, PT do B, PSL, PTC, PRP, PSDC, PRB e PR, filiados à coligação "Por Uma Içara Mais Humana", que saiu vitoriosa nas urnas. Contudo, algumas lideranças dos dois partidos andaram na contramão, apoiando siglas contrárias.

No PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira), as lideranças que apoiaram o PMDB junto a coligação "Por Uma Içara Mais Humana" foram o ex-vereador tucano, Dilnei Mendes, o ex-presidente de honra Martinho Mendes, o ex-presidente do PSDB, Antenor Ferreira e o atual presidente da Comissão provisória do partido, Silvio Viana, que ocupa interinamente os cargos de Chefe de Gabinete e de secretário de Obras de Içara.

O normal dessas lideranças seria estar ao lado do partido apoiando a coligação à qual o mesmo pertence, no caso a coligação "Por Uma Içara Mais Forte", o que não ocorreu. Mesmo assim, segundo o representante do partido PSDB no legislativo, André Jucoski (o Polakinho), essas direções não serão punidas, pelo menos por enquanto. "Faremos uma reunião para definir o que será feito. Por enquanto Silvio Viana permanece na presidência da Comissão provisória", informou. A reunião do partido será daqui a duas semanas.

Já no Partido dos Democratas de Içara (DEM), a situação transcorre igualmente, porém em sentido oposto. Os ex-presidentes da Comissão provisória, Henrique Guglielmi e Antônio Colonetti, se opuseram à coligação do partido e apoiaram ao PP e todos os partidos que compõem a coligação "Por Uma Içara Mais Forte", contrariando a decisão da comissão. De acordo com o vice-prefeito, o Democrata José Zanolli, também não serão punidas pelo partido essas lideranças. Contudo, eles não mais participarão da Comissão ou de qualquer decisão dentro do partido. "Não vamos tomar nenhuma medida. Porém eles não fazem mais parte da comissão provisória do partido. Nenhuma das nossas decisões será de conhecimento deles, se eles se sentem melhor do outro lado, eles são livres para irem para onde quizerem", finalizou Zanolli.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.