O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CAPA: Edição2.115 - Içara, 27 de maio de 2020

Advogados de Içara discutem terceira vara
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


Três homens abandonam Celta e fogem da PM
(Bruna Borges/Jornal Içarense)


China contra Gentil e Zanolli
(Mosa Nyetto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Gentil e Zanolli encaram China

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AI-ME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) mo-veu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanolli (DEM), em 2009, está tramitando na Comarca de Içara. A próxima audiência acontece terça-feira, dia 31, às 18h-20min, segundo determinado pelo juiz Sérgio Rena-to Domingos e publicado no Diário da Justiça Eleito-ral, dia 23.
Neste dia, o ex-secretário de Gentil, Adair Benjamim de Souza, o China, tem a res-ponsabilidade de cas-sar ou absolver o prefeito e o vice. Tudo vai depender do depoimento dele.

CHARGE

POLÍTICA - Juiz eleitoral convoca audiência dia 31 para processo de Gentil

Após adiada a audiência do dia 10 de maio, devido a problemas de saúde de duas testemunhas, o juiz eleitoral da Comarca de Içara convocou-as novamente para prestar depoimento, no dia 31.

(Arquivo/Jornal Içarense)

A Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME), que a coligação “Por Uma Içara Mais Forte” (PP/PT/PTB/PSDB) moveu contra o prefeito Gentil Dory da Luz (PMDB) e o vice José Zanol-li (DEM), em 2009, está tramitando na Comar-ca de Içara. A próxima au-diência acontece terça-fei-ra, dia 31, às 18h20min, se-gundo determinado pelo juiz Sérgio Renato Domin-gos e pu-blicado no Diário da Justiça Eleitoral, dia 23.
Uma audiência havia si-do convocada no último dia 10, sendo que testemu-nhas compareceram no Fó-rum de Içara. Porém, a mes-ma acabou sendo cancela-da devido à ausência de dois depoentes, que apre-sentaram atestado médico: Gilmar Celoy Custódio, contador da campanha ele-itoral e responsável pela e-laboração da prestação de contas do comitê financei-ro e do candidato; e Deo-baldo Pacheco, o Bado, co-ordenador da campanha.
Após averiguar as condi-ções de saúde das duas tes-temunhas, o juiz consta-tou que Custódio continua exercendo normalmente as atividades laborativas, es-tando, portanto, apto para comparecer na audiência. O juiz dispensou, ainda, a realização de exame médi-co-pericial que havia soli-citado, por julgar desneces-sária, ante a desconsidera-ção do atestado médico a-presentado por Custódio, conferindo afastamento de suas funções pelo prazo de 90 dias.
Quanto a Bado, o juiz soube de familiares que ele teria uma pausa no trata-mento de saúde na próxi-ma semana, podendo com-parecer em Juízo no dia 31.
O juiz determinou ainda a expedição de um man-dado de condução, para as-segurar que as testemu-nhas compareçam à audi-ência, incumbindo a Polí-cia Federal de tomar as de-vidas providências para isso. A polícia também vai receber cópias dos docu-mentos apresentados, a fim de instaurar inquérito poli-cial para eventual delito de falsidade.
Os advogados de defesa não atenderam às tentati-vas de contato telefônico feitas pela reportagem do Jornal Içarense.

GERAL - Advogados de Içara unidos em prol de mais uma vara no Fórum

Sobrecarregadas de processos, a 1ª e a 2ª vara da Comarca de Içara necessitam de auxílio; uma terceira vara foi a proposta da OAB-Subseção de Criciúma apresentada na reunião de ontem.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O Fórum da Comarca de Içara possui, atualmente, a 1ª e a 2ª vara, ou seja, compete a dois juízes julgar processos em diferentes á-reas, como Cível, Infância e Juventude, Cidadania, Meio Ambiente, Penal, Mo-ralidade Administrativa, entre outras ações.
Porém, de acordo com a diretoria da Ordem dos A-dvogados do Brasil (OAB), subseção de Criciúma; advogados e servidores do Fórum, as duas varas existentes não têm sido suficientes para atender o volume de processos que passam pela Comarca içaren-se todos os dias.
Por isso, os advogados do município estão engaja-dos na criação de uma 3ª vara, a fim de “aliviar” o fluxo de trabalho das varas existentes, sendo que a 1ª tem tramitando, atualmente, 6.698 processos, e a 2ª, 6.061. Mas, o número ainda cresce levando em conta os processos arquivados no Fórum.
Em reunião, no auditório da Co-operaliança, na noite desta quinta-feira, dia 26, advogados de Içara e servidores do Fó-rum, convocados pelo presidente da OAB-Subseção Criciúma, Robinson Conti Kraemer, discutiram a implantação da nova vara na Comarca. “A situação do judiciário catarinense está caótica, principalmente no Sul do Estado. Estamos ficando sem varas”, alertou Kraemer.
Segundo o presidente, para Içara falta apenas vontade do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. “Em Içara, estamos com a faca e o queijo na mão. Tu-do conspira para a implantação da 3ª vara. O Fórum já possui espaço físico e a-té alguns móveis para isso”, explicou Kraemer.
Quanto aos servidores para lotação na nova vara, ele explica que existe um concurso público em aberto, com o prazo de vencimento distante.
De acordo com o presidente, é necessária a intervenção de lideranças políticas e entidades para que o Tribunal de Justiça dê a-tenção ao pedido. “A ideia é convidar autoridades pa-ra irem junto conosco fazer pressão no tribunal”, ressaltou Kraemer.
Para a reunião, foram convidados vereadores, prefeito e vice-prefeito, que não compareceram. Porém, Kraemer não atribuiu a au-sência deles à falta de interesse. “Os convites foram enviados ‘em cima da ho-ra’. Acredito que por isso eles não vieram, assim co-mo os juízes da Comarca de Içara”, observou o presidente da OAB-Subse-ção de Criciúma.
O grupo definiu que será agendada uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, provavelmente no início de julho. Até lá, os advogados vão entrar em contato com prefeito, vereadores e deputados para formarem uma ca-ravana, a fim de solicitar a implantação da 3ª vara, que pode ser criada para a-tuação em uma área específica como, por exemplo, crime, ou trabalhar em cima de processos de diferentes áreas. O critério será definido pelo próprio tribunal.

POLÍCIA - PM prende três suspeitos após flagrante de roubo

As Polícias Militar e Civil de Içara tiveram uma noite movimentada, pois foram chamadas para atender a um flagrante de roubo em um bairro de Içara, onde foram presos três pessoas.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

As Polícias Militar e Civil de Içara tiveram muito serviço na noite de quarta-feira, quando três pessoas foram presos em flagrante pelo crime de roubo.
Eles foram presos em flagrante enquanto assaltavam uma residência na Rua Ipanema, em Içara. O fato que ocorreu, por volta das 22h50min. M.O, 40 a-nos, relatou que foi chamado pelo vizinho, G.C, 21, para verificar a casa de sua filha, pois a residência estava sendo furtada.
Chegando ao local, M.O encontrou três homens, G.R.V, 19 anos; G.D.R.V, 22 anos e J. R.V, 19 anos, saindo da residência com um aparelho de som e uma chapinha de cabelos. Os ladrões acabaram detidos por ele e pelos vizinhos que chegaram em apoio.
A polícia conduziu a vítima e os rapazes até Delegacia de Polícia de Içara onde foi lavrado o Auto de Prisão em Flagrante, para os três meliantes.
Na noite de quarta-feira a PM de Içara, com a ajuda da comunidade, evitou um possível assalto no Bairro Espla-nada, em Içara. Um homem ligou para Central de Emergência, informando que havia visto dois homens e du-as mulheres no Celta, placas MCM-1783, estacionado ao lado de uma lanchonete. Segundo o denunciante, os homens mostravam para as mulheres um revolver inoxidável.
Após o relato, a viatura do Pelotão de Patrulha-mento Tático (PPT) chegou no local e os homens acabaram fugindo, por um ma-tagal. Os policiais também encontraram uma motocicleta Honda CG 125, placa MBX-3526, a qual estava com registro de furto.
Acredita-se que os agentes estavam arquitetando algum assalto a estabelecimento comercial no bairro.
O carro foi levado ao pátio da Delegacia de Polícia Civil de Içara.

VARIEDADES - Oficina de violoncelo do projeto Ponto de Cultura em nova fase

O projeto Ponto de Cultura, da Rádio Cidadania 104.9 FM de Içara, visa oferecer oficinas de rádio, para jovens, música, para crianças; informática e técnica vocal, para adolescentes.

(Divulgação)

A oficina de violoncelo do Projeto Ponto de Cultura, da Rádio Cidadania 104.9 FM, está em nova fase, atendendo agora crianças do Loteamento Antônio Lima, em Içara.
Com dois alunos do próprio bairro, a oficina acontece todas as quintas-feiras, das 10h às 11h.
“Estamos fazendo uma parceria com lideranças comunitárias do bairro, onde o projeto disponibili-za dois violoncelos e um professor”, conta o diretor geral da rádio comunitária, Cláudio Serafim.
Além da oficina de vio-loncelo, estão em andamento, também, as oficinas de violão, com vinte alunos do PETI do bairro Jaqueli-ne, e oficina de rádio, que acontece na própria sede da emissora, para adolescentes. Estará sendo dispo-nibilizada, em breve, oficina de violino, com seis instrumentos, atendendo crianças do bairro Jussara.
Localizada na Avenida Dílcio Esmael da Silva, em Içara, a rádio comunitária visa oferecer, com o projeto, oficinas de rádio, para jovens de 16 a 18 anos; mú-sica, para crianças de 7 a 12 anos; informática e técnica vocal, também para a-dolescentes.
De acordo com o diretor, o trabalho é realizado através de convênio com o governo estadual e federal, a fim de proporcionar atividades culturais e de ensino a crianças e adolescentes excluídos socialmente.

ESPORTE - Edson Gaúcho escala equipe que enfrenta Duque de Caxias

O técnico do Criciúma não fez mistérios e , depois do treinamento desta quinta-feira, escalou a equipe que vai enfrentar o time carioca, neste sábado, no Estádio São Januário, no Rio de Janeiro.

(João Pedro Alves/Divulgação)

O técnico Édson Gaúcho repetiu, nesta quarta-feira, a formação empregada nos treinos anteriores dando u-ma prévia do time do Crici-úma que enfrentará o Du-que de Caxias, neste sába-do, no Estádio São Januá-rio, no Rio de Janeiro.
A principal novidade é a confirmação da titulari-dade do meia Pedro Car-mona, que esteve bem no empate em 2 a 2, com Gua-rani-SP, na estreia do Bra-sileiro da Série B.
O Tigre deve jogar com Andrey; Fábio Santana, Rogélio, Toninho e Mari-nho Donizete; Carlinhos Santos, Pirão, Diogo Oli-veira e Pedro Carmona; Ro-ni e Schwenck.
O meia esquerda Dudu, natural do Pará, é o mais novo contratado do Criciú-ma. O jogador, que dispu-tou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro pelo Nacional de Muriaé, se apresentou nesta tarde no Heriberto Hülse.
“Dudu é uma indicação do empresário Anderson Nasralla, que possui bom trânsito no Cruzeiro e está iniciando uma relação de negócios com o Criciúma”, revelou o diretor de futebol Rubens Angelotti.
O Tigre terá direito a 30% dos direitos federativos do meia. A chegada dele cau-sou surpresa nesta tarde no Majestoso. Ele é o nono meia do elenco tricolor.
Roni, que tem apenas 19 anos, vive o melhor mo-mento da carreira no fute-bol. No sábado, diante do Duque de Caxias, o craque do último Campeonato Ca-tarinense completará 60 jo-gos com a camisa do Cri-ciúma. O retrospecto é po-sitivo com 29 vitórias, 17 empates e 18 derrotas com 15 gols marcados. A estreia de Roni no Tigre foi em 12 de julho de 2009 pela Série C do Brasileiro na vitória de 3 a 2 sobre o Brasil de Pelotas (RS).