O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 13 de julho de 2010

CAPA: Edição1.905 - Içara, 13 de julho de 2010

Sequência de furtos preocupa comerciantes






Ana Paula nasce pelas mãos dos bombeiros







Alteração no projeto da sede da PM pode atrasar obra

EDITORIAL - Até onde vai a educação dos filhos

Um fato marcante que vem sendo divulgado na internet é o caso envolvendo três menores, filhos de um delegado e de um executivo da mídia estadual, que estupraram uma menina de 14 anos. Se fosse um menos abastado, com certeza, já estaria no CIP, junto com outros deliquentes, mas devido posição social, o fato está sendo abafado
Cabe aos pais mostrar aos filhos o que é certo e errado, e que eles devem pagar pelo erro cometido, sóm assim vamos ser pessoas de boa indôle e não marginais. A tolerãncia tem limites.

CHARGE


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

POLITICA - Ministério não emitiu resposta sobre digitalização

Içara, que está na fila para tornar-se uma Cidade Digital, ao receber sinal de internet gratuito, já enviou a documentação exigida ao Ministério das Comunicações, mas ainda não obteve resposta.

O projeto Cidade Digital, que possibilitará internet gratuita e de qualidade à população içarense, ainda está a espera do parecer do Ministério das Comunicações, visto que a documentação foi entregue no dia 31 de março, em Brasília, pelo prefeito licenciado Gentil Dory da Luz (PMDB).
A principal utilização do projeto para a sociedade seria a garantia que os serviços sejam mais eficientes, criando, por exemplo, criação de pontuários eletrônicos na Secretaria de Saúde, organizando os serviços, assim como o aumento da segurança com o monitoramento por câmeras e o acesso gratuito à população. Além de Içara, outras oito cidades catarinenses estão à espera de receber o aval para a digitalização mu-nicipal e vale ressaltar que já foi realizado na cidade todo o levantamento técnico para a instalação das antenas que irão redistribuir os sinais digitais.
Até o fechamento da edição a equié do Jornal Içarense não foi possível entrar com contato com o secretário de Planejamento e Controle, Emerson de Jesus, o Mema, cuja pasta ficou encarregada da continuidade do projeto, visto que ele não estava na prefeitura e também não retornou às ligações feitas no celular.

COLUNISTA - Maso Nyetto


“Que o prefeito Zé Zanolli cumpra o quer falou, pois o bairro Liri faz dois anos e meio que não recebe revestimento e patrolamento. Espero que parando as chuvas o prefeito cumpra a palavra e mande as máquians para melhorar o bairro”. Presidente da Câmara, vereador Acirton Costa (PMDB), se referindo as promessas do prefeito em exercício, José Zanolli (DEM), de melhorar o Liri e o Loteamento Marili, onde o peemedebista mora.

O vereador Jurê Bortolon (PMDB)
afirmou que vota em Darlan Carpes (PP) para presiden-te da Câmara de Vereadores de Içara e que também não está contente com os trabalhos realizados pelo direção do Legislativo.
Na sessão de segunda-feira, o peemedebista afirmou que a Administração Municipal do Balneário Rincão será realizada de forma diferente de Içara, pois tem pessoas inteligentes onde todosos rinconenses vão ser bem atendidos e valorizados.
Sobre o comentário de Osmar Manoel dos Santos (PP), de que a Ângela Amin lidera as pesquisas e tem um içarense como candidato a vice, Manoel Dias (PDT), que já foi verreador de Içara,disse o seguinte: “Ele é içarense, mas faz tempo que não vem em Içara, e está sempre em Florianópolis e em Brasília”.

O tucano
André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho, disse que tem certeza de que o Dóia (Adilor Guglielmi) vai ocupar o cargo com bastante competência pelo Sul e por Içara. Voto Por Içara, voto joia, voto Dóia”, finalizou.

Darlan Carpes (PP)
que trabalha para Joares Ponticelli, que é de Tubarão, questionou o tucano: “Essa campanha não vai colar, pois o Dóia nunca votou em candidatos de Içara, como por exemplo Júlio Cechinel”, alfinetou Carpes.

O presidente do PP de Içara
Arnaldo Lodetti Júnior comentou que vai aguardar alguns encaminhamentos e que até o fim do mês deve dar declarações o que está ocorrendo nos processos de cassações de Gentil Dory da Luz (PMDB) e de José Zanolli (DEM). Parece que vem chumbo grosso.

Comissão de Obras
composta por vereadores deveria fiscalizar a construção da sede da Polícia Militar que deverá ter alteração do projeto pois o local vai precisar de bate estaca e isso não foi visto anteriormente.
Está na hora de acabar com esses projetos politicos, feitos nas coxas. Tem que haver mais fiscalização por parte do Executivo e do Legislativo. Tem que acabar com o faz de conta, pois é desta forma que ocorre em Içara.

Está circulando
na cidade uma carta anônima (mais uma) difamando o secretário de Planejamento (Emerson de Jesus) que é o do Democrata.
Não concordo em cartas anônimas, e qualquer critica deve ser assinada, ao contrário deste pasquim, que denigre a imagem do secretário.
Quem escreveu a missiva parece conhecer bem o secretário de Planejamento, que foi procurado mas não atendeu o fone.

Você ja ouviu
falar do partido caco de vidro? É aquele que fica sempre em cima do muro? Tem algum que você conheça? Eu conheço vários.

GERAL - Construção de sede da PM terá serviço imprevisto em contrato

Até o momento foi realizado apenas serviço de colocação de aterro no local da obra e levantamento deverá apontar a necessidade de implantação de estacas, o que não estava em contrato.

Com o prazo de finalização de 240 dias correndo, a obra para construção do quartel da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, próximo ao Km 8 da Rodovia Paulino Búrigo (SC-444), foi interrompida temporariamente por um imprevisto.
De acordo com Ademir Melo da Silva, responsável pela obra na construtora USS, do município de Braço do Norte, em função de o terreno ser instável, seria necessária a colocação de estacas, o que não estava previsto no contrato.
Segundo Silva, durante esta semana os engenheiros realizarão uma sondagem no local, a qual apontará a necessidade deste serviço. Posteriormente, o levantamento deve ser encaminhado a Florianópolis para serem efetivadas as medidas burocráticas necessárias. “O cumprimento do prazo do convênio dependerá de vários fatores, como o tempo e também do levantamento”, disse. Silva, acrescentando ainda, que pretende retomar o andamento da obra já na próxima semana.
“Após a apresentação do laudo comprovando a carência do serviço, é solicitada a realização de um aditivo no contrato, assim a obra pode prosseguir sem problemas”, explicou o procurador do município, Walterney Réus.
Até o momento foi efetuado o serviço de remoção do aterro no local. O convênio no valor de R$ 557.335, 20, foi assinado com o Governo do Estado no dia 7 de junho, na Câmara de Vereadores de Içara, com a presença de autoridades regionais e locais.
Na época, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa do Cidadão, André Mendes da Silveira, mencionou que esta obra possui grande importância à comunidade, já que está situada em um ponto estratégico, evitando que possíveis fugitivos se refugiem no Distrito Balneário Rincão, durante a baixa temporada, o que causou indignação no vereador Jurê Bortolon, que reside por lá.

POLÍCIA - Arrombamentos assustam comerciantes do Centro

Uma sequência de arrombamentos em três lojas, na madrugada de sábado, acabou assustando os comerciantes de Içara, que pedem mais segurança da Polícia Militar na parte central da cidade.

Os comerciantes do Centro de Içara reclamam sobre a falta de segurança no período da noite, sendo que na madrugada de sábado foram registrados três arrombamentos em lojas próximas, na Rua Marcos Rovaris, perto do Banco Itaú.
O proprietário da Loja Social e Cia, Aleir Benincar, informou que teve a fechadura da porta da frente arrombada e estima que o prejuízo causado pelos ladrões seja de R$ 5 mil em roupas. Segundo ele o local foi alvo de criminosos pela primeira vez e agora pretende colocar um sistema de alarme para coibir os criminosos. “O mal jamais pode dominar o bem”, com essas palavras o comerciante expressou toda a revolta pela falta de segurança.
“Acho que a polícia deveria ser mais atuante, principalmente na área comercial da cidade, uma ronda mais frequente deveria ser feita nesses locais, só assim iria acabar com a segurança dos criminosos em praticar atos como esse”, frisou Benincar.
Alguns metros um segundo furto foi registrado na bicicletaria Cicle Vieira, e seguiu o mesmo padrão da loja anterior: a fechadura foi arrombada e os ladrões entraram pela porta da frente.
O funcionário Maike Viera ressaltou que foi a primeira vez que o estabelecimento foi arrombado. “O alarme acabou assustando os bandidos que tiveram tempo, de, apenas, roubar algumas moedas que estavam no caixa”, comentou. “Tivemos sorte que o único prejuízo maior foi o concerto da fechadura”, finalizou.
O terceiro roubo praticado durante a noite foi em um salão de beleza, que também fica na Rua Marcos Rovaris, e os proprietários do estabelecimento não foram encontrados para dar melhores esclarecimentos sobre os fatos, já que o estabelecimento não abre na segunda-feira. Segundo informações de vizinhos, a porta da frente teve o trinque arrombado.
A principal reclamação feita pelos comerciantes é a falta de segurança no período da noite na área central do município.
O Tenente Coronel Adilton Maciel, da Guarnição Especial da Polícia Militar de Içara, afirmou que as rondas pela cidade são constantes, mas devido ao déficit de polícia e o crescimento constante da cidade alguns pontos acabam sendo deixados de lado.

VARIEDADES - Bombeiros realizam parto em viatura

Durante a madrugada de sábado, os bombeiros de Içara realizaram, dentro da viatura, a caminho do hospital, o parto de emergência de Rosimere Damázio, que deu à luz a Ana Paula

A manhã de sábado foi especial para a dona de casa Rosimere Damázio, residente no bairro Jardim Silvana. Ás 05h45min, ela teve o parto realizado pelos bombeiros Eden Roberto Machado (Militar) e Bataclan Bittencourt Carpes (Comunitário) na viatura 105, que também contaram com a ajuda dos bombeiros voluntários Nilson, Nascimento e Rosimar.
A pequena Ana Paula Damázio Atiagha veio ao mundo medindo 49 cm e pesando 3,835 kg.
Conforme Rosimeri, quando ela ligou ao SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) “já estava com contrações, entrando em trabalho de parto, mas não esperava que não fosse dar tempo. Não pensava em nada, só queria que eles fizessem o parto logo, mas foi uma emoção muito grande”, releembra Rosimere, que já é mãe de outras duas crianças. Ao qualificar o atendimento recebido, ela tece elogios. “Eles estão de parabéns mesmo, fiquei muito contente, e só caiu a ficha quando cheguei ao hospital”, relata, onde os bombeiros encaminharam à menina para os devidos e-xames médicos.
De acordo com Eden, o fato de na ocorrência estarem presentes os voluntários, “foi um apoio, uma força à mais”. Ele e Carpes relatam que foi uma grande surpresa e alegria, pois na sexta-feira, ao atenderem uma ocorrência, uma criança de 28 dias já estava morta, e o nascimento de Ana Paula foi um “presente”.
Contudo, essa não é a primeira vez que eles atendem um caso assim, visto que Eden já realizou dois partos, enquanto Carpes, três. Para as gestantes, eles dão algumas dicas, como a realização de um bom pré-natal, pois assim a Ce-bom (Central de Operação dos Bombeiros), pode repassar com mais detalhes sobre o estado da gestante e do bebê.

ESPORTES - FME/Içara entre as 12 melhores equipes de SC

Equipe Sub-11 da Fundação Municipal de Esportes de Içara conseguiu resultados positivos em Blumenau e garantiu a primeira colocação do Grupo S, superando equipes tradicionais de SC.

Equipe Sub-11 de Futsal da Fundação Municipal de Esportes ( FME) de Içara conquistou quatro pontos, chegando a 10 pontos na classificação geral.
O resultado foi alcançado na rodada, realizada no final de semana, em Blumenau, e assim garantiu a primeira colocação do grupo S. Em segundo lugar ficou AD Colegial, de Florianópolis, com 6 pontos, em terceiro AD Hering, de Blumenau, com três pontos, pois perdeu os pontos conquistados na Içara, quando entrou em quadrada, com atletas irregulares. Já a Apama, de Blumenau, tem zero. Os resultados do fim de semana foram os seguintes: APAMA 0 x 3 FME /Içara; AD Colegial 2 x 2 FME/Içara; e AD Hering 4 x 1 FME/Içara.
Conforme o professor Gustavo Teixeira, treinador da equipe, apesar da boa colocação e da classificação para a próxima fase o time poderia ter rendido mais.”Mesmo com a classificação em primeiro lugar do grupo não foi feito uma boa rodada. A equipe sentiu a diferença no tamanho da quadra e deste modo perdeu muitos gols, mas todos sabem que o time pode jogar melhor, por isso os treinamentos serão mais rigorosos para a próxima rodada, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto, com local ainda a ser definido pela Federação Catarinense”.
O estadual de futsal, que iniciou com 29 equipes, se dividiu em dois grupos regionais: Oeste e Litoral do qual Içara faz parte; e destes grupos passaram para a quarta fase 12 equipes que formam, agora, três novos grupos. Segundo Teixeira fica a expectativa de trazer mais uma fase para Içara, o que será importantíssimo para que a equipe conquiste a vaga na quinta etapa, onde ficam apenas oito times na semifinal.